NADA COMO UM DIA APÓS O OUTRO…

A Copa do Mundo começou…

Não torço para a selenike porque não me identifico com ela, porque ela não me causa nada – minha seleção é o Palmeiras. E não se pode obrigar ninguém a torcer, ou a não torcer. As duas coisas precisam acontecer espontaneamente. E se não for espontâneo, simplesmente não é. Não dá para forçar/fingir um amor que não se sente. Futebol é paixão, não é obrigação.

No entanto, gosto de futebol, e por gostar de futebol acompanho sim a Copa, acompanho as notícias… uma Copa do Mundo é sempre um grande evento, tem sempre grandes jogadores em ação, tem as torcidas de vários países… é tudo muito bacana… (nada disso perde valor pelo fato de a CBF  ter transformado a nossa seleção e o nosso futebol em um grande balcão de negócios), sem contar que essa Copa está servindo para observarmos algumas outras coisas…

O Brasil fez a sua estreia ontem (domingo). O empate de 1 x 1 com a Suíça foi a sua pior estreia em mundiais em 40 anos e meio frustrante para muita gente – de boba a Suíça não tem nada mesmo, mas técnica e individualmente é muito inferior à seleção brasileira. E os brasileiros saíram reclamando da arbitragem, os torcedores reclamaram da arbitragem, a imprensinha reclamou muito da arbitragem… Está todo mundo reclamando ainda um pênalti em Gabriel Jesus, e um empurrão em Miranda no lance do gol de empate da Suíça (eram 8 brasileiros na área para anularem um único suíço, mas o gol que ele fez vai ficar na conta do empurrãozinho que Miranda levou).

……………………………..

É ruim ser prejudicado pela arbitragem mesmo, ninguém gosta de ter um resultado feito no apito.  Porém, na final do Paulistão, quando foi o Palmeiras o prejudicado, quando um esquemão sujo, com a participação da Federação Paulista, anulou a marcação de um pênalti claro em Dudu (outros lances capitais foram ignorados pela arbitragem e pela imprensa também), as reclamações palestrinas eram “mimimi”, “chororô”… A pimenta é refresco no olho do outro, e só no do outro, mas no nosso olho ela sempre arde um bocado, não é?

Eu achei que o empurrão em Miranda não foi nada demais, ele poderia ter tentado disputar a bola mesmo assim.  O agarrão em Gabriel Jesus, achei que foi pênalti sim. Mas não foi preciso gastarmos muito os  nossos neurônios para, ao ouvirmos/lermos as muitas reclamações sobre isso, percebermos a discrepância… Para muitos – para a imprensinha, inclusive, e principalmente – a regra do jogo é mutante, e vai depender da cor da camisa de quem sofre a falta para que ela seja considerada pênalti ou apenas “disputa por espaço”…

Lembra do pênalti em Borja, na final do Paulistão, que a imprensa omitiu como pôde, e que foi classificado pelos “especialistas de arbitragem” e corroborado pelos imprenseiros todos como “disputa por espaço”?

E então, ontem, dois meses depois, aconteceu o pênalti em Gabriel Jesus… e a canalhice, que muitos “torcedores profissionais de imprensa”  escondem atrás de suas mal arranjadas máscaras de isenção, que esconderam atrás das justificativas mais esfarrapadas possíveis, derreteu, escorreu… O que não era pênalti em Abril passou a ser muito pênalti em Junho…

 

…………………….

E não param aí as comparações, as observações…

Hoje, dia seguinte ao jogo, a CBF já pretende entrar com uma representação na Fifa por causa do gol “irregular” da Suíça e também porque não se utilizaram do VAR na partida (VAR, que a CBF faz de tudo para não implantar aqui, – mas permite a sua utilização, permite a interferência externa, só para alguns,  e só quando a interferência vai favorecer esses “alguns”).

Então, um suposto erro no gol da Suíça, e a CBF já quer reclamar em uma instância superior… E isso porque ainda é o jogo de estreia do Brasil na Copa, e em um grupo bastante fácil. Imagina se fosse uma final de campeonato e anulassem, depois de 8 minutos, a marcação de um pênalti claro para o Brasil, com uma tramoia tamanho gigante, que contasse com a participação de dirigente (da federação organizadora do torneio), fazendo uso de celular em campo,  contasse com a participação do “tutor” (alguém que dissesse que era tutor, mas não tivesse um único documento provando isso), de delegado, quinto árbitro,  quarto árbitro … juiz? Com imagens mostrando o roteiro e trajeto dos envolvidos, com leitura labial, com muitas contradições no tribunal, como aconteceu ao Palmeiras, prejudicado na final do Paulistão?

Mas no caso do Palmeiras, a CBF simplesmente ignorou a mutreta, o tribunal passou pano, a imprensinha e seus torcedores profissionais aliviaram como puderam,  ironizaram o Palmeiras, não se cansaram de fazer deboches em programas, em matérias publicadas, porque o Palmeiras pediu a instauração de inquérito no TJD… Agora, por causa da seleção, todas as reclamações são válidas, não há mais deboches, ninguém precisa mais se preocupar em resolver no campo, o VAR é necessário (o Palmeiras foi um dos únicos a votar pelo uso do VAR no Brasil), os erros de arbitragem são abomináveis, deixaram de ser “chororô”, “mimimi”, a expressão o  “choro é livre” foi esquecida…

Nada como um dia após o outro, não é mesmo?

4 comentários

  1. Olá, Tania! Em cima do que voce comentou, infelizmente o Brasil se transformou no País da desesperança. Veja o comportamento de cidadãos brasileiros na Rússia, a grosseria, a falta de caráter e de educação, o desrespeito à pessoa humana e ao País anfitrião (acredito que voce saiba do que estou falando). Isso, Tania, enfrentamos toda hora, em todos os setores nesta terra abençoada. Veja o despacho da pseudo-magistrada no caso Gustavo Scarpa, as justificativas para fazer o jogador sofrer (a sentença dada só pode ter esse objetivo), justificativas essas que deveriam ter se tornado públicas no programa do Chaves; veja o comportamento de desembargadores do STF e do STJD, canalhas, infames, sacrílegos. Aviltam sua própria profissão. Nem vou falar de políticos, do sinismo, do deboche, de um governo que ao invés de proteger e levar seu povo a ter uma vida melhor, apenas o explora, faz do povo um time de otários. Quanto ao Palmeiras, sem dúvida tem o time mais prejudicado do mundo em termos de arbitragens e politicagem de bastidores do futebol. Mas o Palmeiras tem enfrentado e batido de frente com o poder economico do futebol e isso tem seu preço. Acho que o Palmeiras deve protestar sempre, com veemencia, ir até a última instancia da justiça, sempre, repetir e repetir os protestos e as ações na justiça, nunca se omitir, nem que sempre perca, sempre seja injustiçado, porque a história mostra que um dia, a verdadeira justiça vence, sempre vence.

    1. Oi, Luiz Antonio. Achei um horror o que aqueles torcedores brasileiros fizeram lá na Rússia. Uma vergonha, pra nós brasileiros e pra eles especialmente. Se fossem moleques, seria horrível do mesmo jeito, mas ainda tinha uma desculpa, mas um monte de marmanjos se comportando como imbecis, se comportando de maneira tão estúpida com uma mulher, não tem desculpa alguma. Não acho que aquilo seja propriamente um assédio, mas é um grande desrespeito com a moça, é humilhação, porque ela não sabe o que está acontecendo, o que está repetindo. Uma pena que uma boa parte dos brasileiros (mulheres, principalmente) que se revoltou com o acontecido lá na Rússia não se revolte também com o que acontece aqui… É uma pena que vejam o desrespeito lá e não vejam o desrespeito aqui… Um dos caras perdeu o emprego, mas os MCs da vida, por exemplo, com seus funks, que falam de maneira tão indecente e desrespeitosa das mulheres, das noveeenhas, continuem fazendo sucesso.
      Quanto ao Scarpa, é absurdo o que o tribunal faz. O clube não paga o jogador, não paga outros jogadores também, não paga o técnico e o tribunal pune o empregado que entrou com uma ação contra o patrão que não cumpre as suas obrigações trabalhistas. Tá na cara o que está rolando lá, né? Não vê quem não quer… Ainda bem que é “justiça” do trabalho, imagina se não fosse?
      E na Copa do Mundo está interessante observar o comportamento da CBF, da imprensinha, em relação às arbitragens. Reclamamos dos políticos, mas como tem gente desonesta na imprensinha tb… o que é pênalti na Copa, não é pênalti aqui… O que é errado lá, não é errado aqui.
      Veja só, o comentarista global, Arnaldo Cezar Coelho, em seu perfil no Twitter, ficou horrorizado de o árbitro ter marcado pênalti e, depois ter ido na beira do campo e voltado atrás, reiniciando com bola ao chão. Mas ele não achou nada errado na final do Paulistão quando o juiz marcou, com muita convicção, um pênalti CLARO em Dudu e, depois de 8 minutos, e de uma mutreta imensa, envolvendo um monte de gente ali na beira do campo, ele simplesmente ter voltado atrás na marcação e dado escanteio, né?
      Quanto a nós torcedores, temos que continuar reclamando dessa sujeirada toda e dando apoio ao Palmeiras para bater de frente com os picaretas todos, e ir até a Fifa se for preciso.

      Um abraço.

  2. Revolvendo o fatídico pseudo-pênalti da final do ‘paulistinha’, canso de ouvir os analistas dizerem de um tal ‘força excessiva’, ‘ação temerária’ e outras besteiras inventadas para justificar roubos descarados. Na ocasião, vendo e ouvindo a Fox, os comentaristas esportivos Oswaldo Pascoal e Fábio Sormani (da velha guarda) foram categóricos em afirmar que foi pênalti em Dudu. Já o ex “juiz” Carlos Simon afirmou que não houve pênalti pois o zagueiro tocou primeiro na bola e por mais que se assista a repetição do lance, fica claro que no máximo o toque na bola foi concomitante ao toque na perna de Dudu. Considerando que não poderia e não pode ainda ter influência externa, o que vale é a marcação do ‘árbitro” mas o que se viu claramente foi interferência externa clara, inequívoca e incontestável. O STJ correu desesperadamente para anular a petição de anulação do resultado tentado pelo VERDÃO e outras maracutaias mais. Mas O ROUBO já foi consumado e não nos interessa pôr a mão naquela taça imunda. Agora na Copa, com VAR (5 analistas) mais o juiz, no jogo Suécia x Alemanha, houve um lance de pênalti claro e indiscutível a favor da Suécia e que não foi marcado mesmo com o VAR e o mesmo Carlos Simon no momento da análise do lance disse em alto e bom som que não houve pênalti. Sujeito cara de pau, e digo isso pois após o jogo e depois de várias análises e opiniões de vários comentaristas, admitiu-se que aquilo foi muito pênalti e que HOUVE ERRO de análise do pessoal do VAR e ouvi o Simon falar que O JUIZ ERROU em não ter dado o pênalti . Na minha opinião, além dos ‘juízes’ serem de péssima qualidade, existe sim interesse em favorecer este e aquele (um do rio e outro de sampa) explicitamente. Se com os inúteis chamados assistentes (flanelinhas, olheiros atrás do gols, 4º, 5º, 6º árbitros ou quantos sejam necessários) cada vez mais os erros e roubos acontecem, agora com essa desgraça de VAR (Vai Acontecer Roubo), a coisa vai ser legalizada e avalizada. A verdade é que houve época em que o JUIZ era a autoridade máxima e nada mais se discutia. Houve sim erros escabrosos mas agora o juizinho não tem mais opinião sobre coisa alguma, apita sem convicção, muda as marcações conforme a cara de bravo do jogador do time que interessa a ele (juizinho) então esses bananas agora terceirizam tudo e se o VAR for oficializado vai piorar muito mais pois esses 4 ou 5 analistas também vão terceirizar as decisões como foi o caso do pênalti entre Suécia x Alemanha. A grande sorte é que a Suécia acabou ficando como 1ª do grupo e a Alemanha caiu fora como última do grupo atrás até da Coreia do Sul (com mérito) mas uma grande injustiça poderia ter ocorrido.
    No empate entre Brasil x Suíça, Gabriel Jesus foi agarrado pelo zagueiro e os inúteis do VAR nem analisaram o lance de pênalti claro. Conclusão, tudo vai ficar como está só que agora vai ser roubo oficializado e avalizado. Valha me Deus!!!

    1. Como eu digo, nada como um dia após o outro… Hoje, durante a transmissão de Brasil x México, comentando um lance do jogo, o mesmo Simon afirmou: “Pegou a bola e o pé do jogador. Não é amarelo, mas é falta” .

      Só no lance do Dudu que não era, né?? 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.