Todos somos “um… deca”

“Para estar junto não é preciso estar perto, e sim do lado de dentro” – Leonardo da Vinci

Que momento maravilhoso! Estamos vendo/vivendo, e ajudando a escrever também, a história do Palmeiras. História que será contada, lembrada, festejada pra sempre, e por todos aqueles que vierem depois de nós…

……….……

Um turbilhão de felicidade que voltou a nos arrebatar em 2015 e não para de crescer, nos arrastando com ele cada vez mais. Copa do Brasil 2015 (com o técnico Marcelo Oliveira), Campeonato Brasileiro 2016 (com Cuca), Campeonato Brasileiro 2018 (com Felipão), Campeonato Paulista 2020 (com Luxa)… e aí chegou Abel Ferreira.

Atravessou o Atlântico e veio nos encher de felicidade. Veio nos encher de orgulho por tudo o que trouxe ao Palmeiras, pelo profissional competente e muito dedicado que é,  pela pessoa integra que é. Veio nos ensinar a pensar e observar o futebol de maneira diferente… E, por mais que esperássemos muito dele (a imprensinha jurava que ele seria um fracasso) e do nosso time, que tem jogadores muito bons,  quem imaginaria tudo o que aconteceria, o que viria depois?

Libertadores 2021 (UAU! E com apenas 26 jogos comandando a equipe)… Copa do Brasil 2020…  Libertadores 2022 (duas Libertadores seguidas, num espaço de dez meses, não é uma maravilha?)… Campeonato Paulista 2022… Recopa 2022… e, sobrando na competição, Campeonato Brasileiro 2022, nosso 11º título – o maior campeão de Brasileirões e também o maior campeão de torneios nacionais (16). 

“Cabeça fria, coração quente”… “Avanti, Palestra”… “Todos somos um”… Time e torcida mais unidos do que nunca… A nossa Terceira Academia, como bem disse o Divino Ademir da Guia.

E o Palmeiras, que já entrou em campo campeão ontem (o Inter tinha perdido à tarde), que entrou para comemorar com a sua torcida, também fez um jogo digno de campeão… Jogando leve, solto, jogando “por música” diante do Fortaleza… sobrou em campo.  Que jogo! 4 x 0 fora o baile! Jogadores valorosos, alguns bastante diferenciados – Dudu, por exemplo, fez uma grande partida -, um grupo forte, dedicado, focado, que sabe o que tem que fazer em campo, que vai perigosamente pra cima do adversário e, na maior parte do tempo, não dá espaço algum para que eles chutem no nosso gol, nos surpreendam (e isso é importantíssimo). E a torcida só esperando para soltar o grito de gol campeão… 

E foi assim, controlando a posse de bola, criando oportunidades (do começo ao fim) que, aos 14′, após uma maravilha de passe em profundidade de Scarpa, Ronynho saiu na cara do gol e, na saída do goleiro, mandou pras redes com categoria soltando o grito de gol campeão da garganta dos palestrinos. Que delícia! Que alegria! Enlouquecemos lá, mas queríamos mais…

O jogo era todo nosso… Palmeiras infinitamente superior ao bem comandado time do Fortaleza, que até tentava acelerar e incomodar o Palmeiras… mas ficava nisso.

E, então, naquele momento em que parece que Deus resolve premiar alguém por merecimento, por ser o melhor em campo… Marcos Rocha caprichou no lançamento em profundidade para Dudu… e o nosso Duduzinho lindo, craque demais, esbanjando categoria, tocou para encobrir o goleiro Fernando Miguel. Um golaço! 

Na segunda etapa o Palmeiras voltou on fire… Já no primeiro minuto quase que Endrick aumenta o placar. No lance seguinte, Dudu cruzou rasteiro, Endrick não conseguiu finalizar, e a bola foi para os pés de Rony… pra ele guardar o terceiro. A Festa no chiqueiro ficava cada vez mais deliciosa…

O Fortaleza tentava diminuir o prejuízo e, por duas vezes, aos 11′ e aos 14′, Weverton teve que fazer duas boas defesas.

Mas o hendecacampeão (com prefixo latino: undecacampeão) estava demais… E já que o dia era de felicidade palestrina, os palestrinos receberam mais um presente… viram, ao vivo, em cores e com todos os sons,  e no jogo do título, a sua cria, a sua mais nova estrela brilhar… Cruzamento rasteiro de Dudu…  Endrick, aparecendo nas costas da zaga, completou e marcou o quarto gol do campeão Palmeiras. O primeiro gol do nossa cria linda, de sorriso lindo no Allianz Parque. 

Não foi preciso nem esperarmos o apito final… a festa tomou conta dos verdes corações dentro de campo, dos verdes corações nas arquibancadas do Allianz, na Palestra Italia, no Brasil, no mundo…

Que momento abençoado estamos vivendo… quanta gratidão a Deus, à vida, à sorte, ao universo (isso depende do que cada um acredita), por estarmos aqui vivendo esse sonho lindo demais. Gratidão por ter nos dado as dificuldades que nos levaram até Abel Ferreira, por ter nos dado esse time de craques, guerreiros…

Aproveite muito, amigo palmeirense, comemore muito, abrace essa felicidade imensa… nós estamos vivendo, de verdade, o sonho que muitos torcedores palestrinos, e não palestrinos também, só conseguiram sonhar…

PALMEIRAS, 11 VEZES CAMPEÃO BRASILEIRO…  Somos todos “Um Deca”!!

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.