AH, VERDÃO… POR ESSA EU NÃO ESPERAVA

Nenhum torcedor, por mais crítico ou reclamão que seja, esperava pelo que aconteceu ontem. O Palmeiras de Luxemburgo tomou um baile do time chileno, em pleno Palestra Itália…

Cheguei mais cedo ao estádio, em tempo de ver o time desembarcando. Desceu Della Monica, depois Belluzzo, seguidos pelos jogadores. Outros ares e outros tempos no Palmeiras. Pena que não permitam que os torcedores sequer vejam seus ídolos. Blindagem totalmente desnecessária. O Palestra estava quase vazio e os torcedores vinham chegando…  do trabalho, de suas casas, correndo, ansiosos e esperançosos. E quanta camisa verde, quanta gente diferente que fala uma com a outra e ri, brinca, na intimidade de quem pertence a uma mesma família.

Palestra lotado, a torcida em festa recebe seus craques, só o time chileno é que demora demais a subir pro campo. O jogo teve início e o Palmeiras já foi prá cima sufocando o Colo Colo. A velocidade de Willians parecia ser a arma do Verdão. Primeiros minutos, Edmilson é agarrado na área, mas o juiz fez que não viu a infração. Alguns minutos depois, Willians é derrubado quando ia sair na cara do goleiro, sozinho. O juiz,  que chegou a pegar o vermelho no bolso, apenas deu amarelo. Trio argentino, era de se esperar… Nem o penalti claro em K9 (bem na minha frente) ele marcou… e quantas faltas pro Palmeiras deixou de ver, também.

Mas o Palmeiras não estava bem. E foi perdendo o ímpeto inicial rapidamente, por conta de suas falhas. Graças às escolhas de Luxemburgo (que me fez lembrar do Leão), entramos em campo, num jogo de Copa Libertadores, sem laterais. Capixaba pode muito bem ser trocado por um cone, sem prejuízo ao time. Não apóia, não marca e cruza péssimamente. Marcão, no lugar de Armero, também não deu nada certo. Pobre Pierre… sozinho lá no meio segurando as pontas. O Colo Colo ficava só na marcação, fazendo cera, dando mostras que viera buscar o empate. E se não tínhamos
marcação, tava na cara que o caminho até a defesa era uma baba. Danilo e Maurício são jogadores comuns (Gustavo era muito melhor), Edmílson é bom, inteligente, mas não tem mais pique para ficar correndo atrás de atacante. Quem tinha que fazer isso eram os outros e deixar o Edmílson na sobra.

Se do meio prá trás, as coisas estavam horrorosas, lá na frente não era diferente. Diego, não fazia nada e o pobre do K9, marcadíssimo, nem via a cor da bola. Xavi também estava num dia bem ruim. Bruno já tinha feito dois ‘milagres’; as coisas não iam bem A gente, na arquibancada, não conseguia acreditar no que via. E nos perguntávamos: “cadê aquele time veloz, perigoso, inteligente?” E aos 44′, Lucas Barrios marcou para o time do Chile. Tava anunciada a trágédia… Mas o torcedor sempre acredita, né? E eu acreditava. E todos os outros milhões de palmeirenses, acreditavam, também. Luxa vai mudar, não é possível que ele esteja contente com Capixaba e Diego. Mas eu torcia para que ‘baixasse’ um Arce no nosso lateral e um Edmundo, no camisa sete.

Veio o segundo tempo e, para quem queria o Capixaba e  Diego fora, sobrou a frustração. Maurício deu lugar à Jumar, e Marcão à Jefferson. Que lambança! Jefferson é muito ruim e Jumar não jogou nada. Não sei que análise Luxemburgo fez do time do Colo Colo para preparar o Palmeiras. Aos 4′, Melendez (que já tinha amarelo) foi expulso por falta em Willians. A Nação exultou! Agora a gente ia prá cima. Eu chorava de nervoso. Mas aos 9′ o Colo Colo ampliou. O Palmeiras não reagia, não cruzava bolas da linha de fundo e só tentava bolas alçadas de longe. Que grande equívoco. Apenas Pierre lutava com ‘unhas-e-dentes”, e mesmo diante do futebol ruim do time, a torcida reconheceu o gigante em campo, que foi ovacionado. De arrepiar!

Com dois “no lombo”, Luxa finalmente resolveu tirar ‘Capicone’ e chamou Lenny. Coitado do garoto, já entrava com a pressão de ter que consertar a desgraça. Sete minutos depois, no único cruzamento certo, K9 descontou de cabeça. O Palestra explodiu!  A gente acreditava na virada. Podia-se sentir no ar a energia que a torcida desprendia. Eu não conseguia parar de chorar. A única forma de aliviar o coração tão apertado. Ainda agora enquanto escrevo, as lágrimas molham meu rosto. Eu torci, cantei, chorei, rezei, fiz promessas… mas só recebi a dor de ver nossas bolas na trave, passando perto, e mais uma do Colo Colo, na rede. Estava liquidada a fatura. Que saudade eu senti do Felipão… Mas se serve como consolo, em 99 perdemos  duas partidas, também e nos classificamos em segundo, no grupo. Sabemos que é muuuuito difícil, mas não é impossível. A nós, só resta torcer, que é o que fazemos melhor. E vamos tentar aprender e ‘lucrar’ com a noite de ontem ,quando o Expresso das Perdizes atropelou seu próprio torcedor…

“… Mas é preciso ter força,
              É preciso ter raça,
                    É preciso ter gana sempre…”
                                        (Milton Nascimento/Fernando Brant)

14 comentários

  1. Tânia, recebi um email da Visa dizendo que o jogo era as 21:50.
    Fiquei enrolando pra por na Sportv e quando coloquei pensei ser tape de algum outro jogo. Demorou pra cair a ficha e perceber que era o jogo de ontem, já era 44 do segundo tempo e tava 3 a 1 pros caras.
    Só vi os gols depois.
    Dito isto, concordo, é super valorizado esse torneio enquanto o Paulistão é desvalorizado, tudo graças ao marketing bambi. Mas é um torneio importante sim e precisamos ganhar.
    A defesa tá foda e os caras precisam aprender a cruzar e bater escanteio lá na frente. Teremos agora um mês para arrumar a defesa pois ser primeiro no paulista virá com um pé nas costas, mesmo se perdermos pros leprosos.
    Sobre o jogo contra eles, acho que pagarão pelo que não fizeram. Estão zoando mas vão levar no rabo e na segunda vão ficar pianinho.
    Na Libertadores, o Palmeiras centrado ganha do Sport lá e aqui. Sapeca a LDU também. E não vejo porque não não consegue ganhar lá no Chile na última rodada. Só precisa jogar bola e parar de tentar cavar falta. Se tomar falta, levanta e continua, depois vê se o árbitro parou ou não.
    Estou um pouco preocupado mas acho que dá perfeitamente. É só melhorarmos o entrosamento contra os sparrings do Paulistão e acertar a defesa.
    Gambazada, sinto muito, mas serão enrabados no domingo.
    Desculpe pelo linguajar…

  2. “O Verdadeiro Palmeiras” não jogou na 3.ª feira, contra o Colo-Colo.

    Eu acredito no “Verdadeiro Palmeiras”.

    “O Verdadeiro Palmeiras jogará domingo, em Presidente Prudente”.

    Quem viver, verá!

    “Construir para poder conquistar! Acreditar sempre!”

  3. Tânia, em 99 as duas primeiras partidas foram vitórias sobre o gambá leproso e o cerro porteño. Em 97 o Cruzeiro perdeu as 3 primeiras e foi campeão.
    E falando nos leprosos, hoje falaram que o patrocinador deles será a Telhanorte. Se for mesmo, a medida é previdente, porque a casa deles vai cair.

  4. É foi uma noite muito infeliz do time e principalmente do sr.Luxemburgo, que começou as cacas deles já a escalação e não satisfeito continuou nas substituições, lamentável.

    Pontos positivos Pierre, esse joga MUITO, e Willians, haaa se todo o time tivesse jogado com a raça e determinação que esses dois jogaram, e se Luxa não tivesse errado tanto, não perderiamos nem a pau, aconteceu…

    Bruno também foi bem, pena que falhou feio no primeiro gol dos chinelos, mas compensou depois com belas defesas, e não teve culpa dos outros 2 gols sofridos, foi pura incompetencia da nossa zaga.

    Bola pra frente, que o caminho é longo, mas a América sera nossa 🙂

    Rumo ao Bi Verdão – EU ACREDITO!!!

    E Domingo VERDÃO 3X0 gambazada 😀

    beijo Tânia, fica triste não que o Verdão vai se recuperar, levanta sacode a poeira e da volta por cima 😉

  5. Eu tb acho que em sua função , raça e desarme, o Pierre foi bem, só que foi o que mais recebeu passes no segundo tempo e não tinha criatividade, habilidade para fazer algo,não sabia o que fazer com a bola, aí poderíamos ter feito algo mais, o Léo Lima enquanto jogou ano passado fez bem esta função. O Magrão era outro volante reçudo que fazia gols, não é porque jogou em outros times que vou deixar de ver que é um bom jogador.

  6. Aversa, você tem razão. Não perdemos as duas primeiras partidas. Perdemos duas na fase de classificação e ficamos em segundo no grupo.
    Estava tão atordoada (e ainda estou) que acabei me atrapalhando.
    Obrigada pelo toque. Já editei.

    Mas vamos em frente, que temos um caminho a percorrer. A estrada ainda não acabou à nossa frente.

    Abraço

  7. hehehehe Esse Leivinha aí não é Palmeirense não, o cara começa a comparar jogador que não tem nada a ver, com o que está sendo discutido, fica sempre indo contra tudo e todos. Sei; elogiar os lixos e criticar os bons, sem contar que deve ser apaixonado pelo lixo do Leo lima né, e o bosta do Magrão não chega nem aos pés do Pierre, vai bambi procurar seu lugar ao sol querida huahua

    A sua hora vai chegar..

    ÔÔÔ BIXARRAAADDDAAAA!! ÔÔÔ BIXARRAAADDDAAA!!!

    OLE OLE EU CANTO EU SOU PALMEIRAS ATÉ MORREER OLE OLE!!

    Desculpa Tania, mas seu espaço não merece uns comentários sem noção como esse cara anda fazendo, repito, isso não é coisa de Palmeirense.

    Beijo 😉

  8. Depois de verem o jogo do gambá ontem vocês não acham que se botassem no peito um distintivo da escória e pintassem um cabelo no bonequinho da Michelin ele não ficava igualzinho ao Fofomêno?
    Vamos passar o trator em cima deles…
    E Marta, eu gostava do Magrão. Não achava um craque, mas era acima da média e muito melhor que o ídolo Galeano.
    Quanto ao Pierre não fazer gols, acho que na função dele, de primeiro volante, apesar de ter gambá retardado que acha o Cristian melhor, ele é o melhor aqui no Brasil. Falta ao lado dele um Martinez. Se fizer menos faltas pode tranquilamente ir pra Seleção.
    E sempre lembrando, quando o Cruzeiro foi campeão da Libertadores, perdeu as 3 primeiras.

  9. AVERSA – Você tem razão! O que é aquilo? O craque gambá, que parece, sim, o boneco da Michelin, estava quase morrendo em campo.
    Com 10 minutos de jogo ele estava bufando. uhauhuaha
    E quer jogar contra o Palmeiras?? Debaixo do sol? Vai entrar em auto combustão… UHAUHAUHAUHAUHAU

    Só não gostei do juiz… ABADE 🙁
    Mas com juiz ou sem juiz, vamos ganhar!!

    Boraa Verdão, enfrentar a freguesada!

  10. Aversa, já que o bambi aí de cima resolveu comparar, eu continuo com a mesma opinião, Pierre é muito mais jogador que Magrão que realmente foi melhor que o Galeano, só que eu nunca fui fã do futebol dele não, respeito sua opinião, mas não tem nem comparação, Pierre joga muito mais.

    Saudações Alviverdes 😉

  11. “O Verdadeiro Palmeiras” não jogou na 3.ª feira, contra o Colo-Colo.

    Eu acredito no “Verdadeiro Palmeiras”.

    “O Verdadeiro Palmeiras jogará domingo, em Presidente Prudente”.

    Quem viver, verá!

    “Construir para poder conquistar! Acreditar sempre!”

  12. Depois sou eu que desrespeito os outros… rs
    Eu posso achar o Pierre um jogador limitado? Pois acho.
    Ele é excelente no desarme, raça. Fraquíssimo na criação.Para mim só raça não basta, nunca bastou e eu pegava no pé do Galeano por isso tb. Eu prefiro volantes habilidosos ou que pelo menos tenham algo mais como tinha o Magrão ou outros volantes que tem por aí. Eu cheguei a ouvir de um, porque eu disse que o Marcos está falhando muito frequentemente, sinal do fim de carreira, infelizmente, que eu sou ingrato. Então ele terá que ficar até que idade jogando? Para mim não pode existir “gratidão” no futebol, está bem joga, senão não. O Pierre tem sua qualidade para o elenco, em meu time , se eu tivesse opções de volantes mais habilidosos , era banco.Como não temos… ele joga e então em jogos como o de terça, onde volantes e laterais/alas poderiam decidir o jogo, vimos a merda que foi. Nesse erro o Luxa tem parte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.