WTorre garante Arena Palestra para 2012

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=EkC5YyLGbAo[/youtube]

WTorre promete entregar o novo Palestra Itália adequado às exigências da FIFA.
Alvo de dúvidas e discussões nos últimos meses, a Arena Palestra Itália estará pronta em 2012. Quem garante é Solano Neiva, presidente da WTorre, a construtora responsável pela reforma. E ainda por cima, ele procura abafar uma preocupação dos palmeirenses ao anunciar: as alterações realizadas no projeto deixarão o complexo do estádio ainda melhor.

“Fizemos algumas modificações com base no que as autoridades nos pediram”, afirma Solano Neiva, em resposta às críticas de conselheiros alviverdes. “O projeto ficou melhor, tem uma área verde maior ao associado do Palmeiras, beneficiou o conjunto de quadras do clube. O ginásio também será totalmente reformado”, emenda.

Em entrevista exclusiva à GE.Net, Solano Neiva também encerrou com todas as dúvidas sobre a demora no início das reformas, que tinham o início previsto para o ano passado. Na aprovação do projeto, a parceria Palmeiras-WTorre reclama da burocracia encontrada junto a órgãos municipais.

Segundo Solano Neiva, o investimento nas modificações da futura casa palmeirense chega a R$300 milhões. A promessa é de um estádio moderno, totalmente adequado às exigências da FIFA. Contudo, a WTorre quer que a Arena continue atendendo a todos os segmentos sociais: ricos e pobres.

“Haverá diferentes tipos de lugares, desde os mais refinados, com restaurantes, opções diversas, mas não esqueceremos das cadeiras populares”, promete o presidente da construtora.

GE.Net: O Palmeiras agora espera o aval da prefeitura para começar a obra. Qual a previsão?
Solano: São Paulo é uma cidade mais complexa do que as outras, os assuntos passam por diversas instâncias que são extremamente separadas, você conversa com as secretarias de forma separada. Em nosso entendimento, esse projeto estará completamente licenciado entre Outubro e Dezembro deste ano.

GE.Net: O presidente Belluzzo chegou a dizer que poderia procurar até o prefeito Gilberto Kassab para agilizar o processo. Isso é possível?
Solano: O prefeito pode reunir todos os secretários e pedir urgência na aprovação. Se isso ocorrer, a gente iniciaria as obras em 30 dias.
 
GE.Net: No Palmeiras, conselheiros fizeram críticas fortes a essa nova Arena. Eles alegaram que o projeto inicial tinha problemas graves, não era compatível com a área disponível. Isso é verdade?
Solano: Não é verdade. Fizemos algumas alterações com base no que as autoridades nos pediram. Trocamos alguns detalhes. Para se entender melhor, é como se você trocasse de lugar uma janela na construção de uma casa. Mas o projeto ficou melhor, tem uma área verde maior ao associado do Palmeiras, beneficiou o conjunto de quadras do clube. O ginásio será totalmente reformado, com uma quadra dentro das normas da FIFA. Poderemos receber, por exemplo, a seleção brasileira de futsal.

GE.Net: Você esteve recentemente no Palmeiras em uma reunião do Conselho Deliberativo para prestar esclarecimentos do projeto. O que foi discutido? A parte política do clube é uma preocupação da WTorre?
Solano: Na assembleia, ficou discutido que haverá uma série de reuniões setoriais públicas em um intervalo de 25, 30 dias, com a presença do nosso corpo técnico. Estamos à disposição para qualquer esclarecimento. Se for necessário, irei outras vezes ao Palmeiras para conversar. Sobre a política do Palmeiras, é uma situação que não nos pertence.

GE.Net: O ex-presidente Mustafá Contursi fez uma crítica de que a qtual administração de Luiz Gonzaga Belluzzo está dando o patrimônio do Palmeiras a terceiros. Como você encara essa afirmação?
Solano: O Mustafá está equivocado. Todo time moderno deve mudar seu patamar para ter seu patrimônio atualizado. Isso ocorre no mundo inteiro. O Palmeiras será o primeiro clube brasileiro dotado de uma arena dentro das normas exigidas pela FIFA. Atualmente, não há ninguém com esse desenvolvimento.

GE.Net: Então o contrato é vantajoso ao Palmeiras?
Solano: O contrato é confiável para o clube. Qualquer analista econômico aprovaria. Desde o momento zero do contrato, o Palmeiras ganha uma porcentagem. Vamos explorar a Arena Palestra Itália por 30 anos. Mas, a cada ano, a participação do Palmeiras vai aumentando.

GE.Net: E para os investidores, quais as vantagens?
Solano: A ideia é ter uma remuneração de mercado, com 14% ou 15% de rentabilidade. É claro que existe um risco em todo esse investimento. Ninguém garante que as comercializações feitas na arena serão pelos preços que estamos estimando.

GE.Net: A torcida do Palmeiras teme que a Arena mude o perfil dentro do estádio, beneficiando aqueles com maior renda. Os torcedores mais humildes serão prejudicados?
Solano: Com certeza, o estádio não deixará de ser popular. O que a arena pretende trazer são espaços para um público que atualmente não frequenta as partidas por falta de estrutura nos locais. Haverá diferentes tipos de lugares, desde os mais refinados, com restaurantes, opções diversas, mas não esqueceremos das cadeiras populares, já que o futebol é um esporte de massa.

GE.Net: Sobre a Copa do Mundo de 2014, a FIFA já se mostrou preocupada com o projeto de reforma do Morumbi. A Arena Palestra Itália pode rivalizar com o estádio do São Paulo para ser o palco dos jogos na capital paulista?
Solano: Se precisar, a Arena Palestra Itália está aí, com um investimento que chegará a R$ 300 milhões. Não comportaria o jogo de abertura, por exemplo, como quer o São Paulo. Até onde eu sei, o projeto do Morumbi foi rejeitado. Mas deixo claro que o novo estádio é parte da obrigação que temos com o Palmeiras, atendendo ao caderno de encargos da FIFA, para receber um público de 42 mil pessoas.

Bem aí está uma boa notícia, para todos os palestrinos que temiam pela continuidade do projeto. A nossa tão sonhada Arena Palestra Itália será realidade em 2012. Palavras de Solano Neiva, presidente da WTorre. Que o Palmeiras possa ganhar muitos títulos e que sejamos todos muito felizes  em nossa nova casa!

10 comentários

  1. Estádio para 42000 torcedores sendo o único totalmente nos padrões FIFA, coberto, 18000 vagas de estacionamento só nos dois shoppings ao lado, ótima localização, trem e metrô praticamente na porta e, principalmente, tudo totalmente bancado com dinheiro privado independente da Copa do Mundo.
    Espero que o fato de terem contratado o genro do Ricardo Teixeira por esses dias não influa em nada a escolha do estádio que será usado em São Paulo durate a Copa.

  2. Tânia, boa tarde!

    Você saberia me dizer já existe um vídeo demonstrativo do novo projeto?
    Irineu Curtulo

  3. Sem a Arena somos o segundo paulista em público e o primeiro em renda entre os grandes de São Paulo
    Imaginem com a arena construida e com toda a infra estrutura para proporcionar conforto aos nossos torcedores aonde vamos chegar. Saudações a todos.

  4. Irineu, editei o post e coloquei um vídeo que encontrei à disposição no site oficial do Palmeiras. Parece que por enquanto só tem esse. Mas vou procurar, tá?

    Aversa, não sei se é verdade, mas ouvi dizer que além de genro do Ricardo Teixeira, a esposa do no técnico bambi, é do comitê que escolhe as sedes para a Copa do Mundo. Caso seja mesmo verdade – coisa que não sei ao certo – até que dá para entender a contratação de um técnico que não ganhou nadinha por onde passou…

    Alcides, você tem mesmo razão, imagine só como será a frequência na nossa Arena, confortável, linda, com lugares marcados, restaurantes, lojas… Vamos, como diria um amigo meu, “abalar Paris”, ooops o Brasil!!!

    Saudações Clorofiláticas!

  5. Tânia, foi desmentida a informação do parentesco do Ricardo Gomes com o Teixeira, mas é aquela coisa, quando o Milton Neves declarou, conhecendo o modus operandi do outro lado do muro, todo mundo achou mesmo que fosse verdade.

  6. ja ta no site do verdão a data do ultimo jogo do palestra ,sera dia 22/05/2010 contra o gremio pelo brasileiro de 2010,antes das obras para a construção da nova arena!

  7. Pessoal, tenho um cliente bem na frente do Palestra, por enquanto não dá pra perceber obras no estádio, apenas nas áreas das quadras internas colocaram uns tapumes, hoje por lá somente movimentação do pessoal do show do aerosmith….. Conforme as coisas forem acontecendo eu informo. Gostaria muito da divulgação do cronograma de obras, pois assim acompanharíamos tudo de perto sem ficarmos vítimas de especulações.
    Saudações alviverdes

  8. Um estadio para um clube do tamanho do Palmeiras deveria ter no minimo 65 mil pessoas para eventos de futebol, 60 mil para eventos da fifa, e 80 mil para shows etc. Ai sim teriamos chance de realisar a abertura e a final da copa do mundo no ano do nosso centenário.

  9. Deixa eu ver se entendi.
    O Palmeiras deixa de ser dono e passa a ser inquilino.
    hahahahaahahahahaha
    Pagará aluguel de 70 mil reais por jogo, durante 30 anos ?
    Que negócio bom, né … pra WTORRES.
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  10. [green]SEM COMENTARIO A NOVA CASA DO MEU ALVI-VERDE,QUE É O MELHOR TIME MAIS AMADO DO MUNDO,NIGUEM VAI TER UMA CASA TÃO LINDA COMO O NOSSO PALESTRA ITALIA,DALI DALI DALI PORCOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO,,,Rômullo…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.