QUEM VAI SALVAR O PALMEIRAS??

tamandua2

Disseram que seria futebol…
E até parecia que iria ser… Dois times, com 11 jogadores cada, estavam em campo; trio de arbitragem, bola de futebol, torcida… Os jogadores calçavam chuteiras, o gramado era daqueles que se costuma utilizar para a prática de futebol, os repórteres estavam todos ali… Não entendi nada. Será que eu tinha sintonizado o canal errado e o esporte ao qual eu assistia, era um outro qualquer, desconhecido por mim? Não, eu não estava enganada! Imagina! Lá estavam Palmeiras e Vasco! Os jogadores do meu time eu conheço bem! O Santo, único, melhor de todos, estava no gol… Tinha Cleiton Xavier, Pierre, Edinho, Armero… Diego não estava. Ah, mas eu me lembrei!! Diego Souza não vai mais jogar no Palmeiras! A torcida não o quer no time por ele ser o culpado pelo futebolzinho mixuruca que o Palmeiras vem apresentando. Mas, se ele é o culpado, e não está jogando, então porque o time consegue ser ainda pior?? Estranho né?

O time do Vasco é horroroso e só o Palmeiras, de Antonio Carlos, não se dá conta disso E CONSEGUE SER AINDA PIOR! Nosso técnico, covarde, bota o time numa retranca do c…….. até para enfrentar o Tabajara F.C., tá doido! E o Vasco, ‘horroroso’, vem prá cima do Verdão que está completamente desorientado dentro de campo. Que time mais sem ‘cara’, sem identidade… O jogo corre sem que o Palmeiras consiga dar um chute sequer ao gol… Eu, que adoro assistir às partidas do Verdão, não vejo a hora que acabe o primeiro tempo. Que jogo horrível, que castigo acompanhar dois times “assassinando” o futebol! O juiz apita o final da primeira etapa e as estatísticas apontam: o Palmeiras deu 1 (!!) chute a gol.

Em campo eu via um Palmeiras sem brilho, sem técnica, sem criatividade, sem calma, sem gana… Os erros sobravam…Mas essa não é a pior equipe do Verdão que já vi jogar. Não! Os jogadores, ainda que não mostrem, têm qualidade. MAS COM CERTEZA ESSE É O PIOR FUTEBOL (se é que se pode chamar essa desgraça de futebol) QUE EU JÁ VI O MEU VERDÃO PRATICAR!! SINTO VERGONHA DO QUE VEJO. Sinto uma tristeza imensa ao ver a minha camisa vestindo homens apáticos, que parecem não se importar nem um pouco com ela. Parecem não saber que essa camisa já vestiu craques do calibre de um Waldemar Fiume, o “Pai da Bola”, que jogava em todas as posições (exceto a de goleiro) com a mesma dedicação e competência. E será que não tem ninguém lá dentro do Palmeiras para dizer isso prá eles? A letargia é contagiante e vai estendendo as suas garras… Mas ainda há exceções: Marcos, é o coração verde pulsando em campo, Pierre, já um tanto “contaminado”, também não deixa de lutar, mas está confuso, ansioso; Armero, corre, se esforça, mas o futebol se atrapalha com ele, de vez em quando; Edinho, foi o que mais me agradou. E o Vítor? O cara é um dos melhores alas do Brasil, tivemos um trabalhão para trazer, mandamos um monte de jogadores em troca e, quando ele entra no time, não tem liberdade para passar do meio de campo?? Prá piorar, ainda tem que jogar de zagueiro e o Márcio Araújo é quem vem cuidar da lateral inúmeras vezes. O que é que a gente faz com um técnico desse??

Veio a segunda etapa e nada mudou. O PALMEIRAS PRECISOU DE QUASE 70 MINUTOS PARA SE DAR CONTA QUE O VASCO É UM TIME HORRÍVEL, E QUE DAVA PARA IR PRÁ CIMA! Mas o “ir prá cima” do Palmeiras é complicado. São tantos passes errados! Ninguém para criar (Lincoln lesionado estava fora), prá enfrentar os marcadores, driblar e, muito menos, para chutar. A pressão exagerada faz com que o medo seja o senhor das ações. A falta de coragem e confiança é visível na oportunidade desperdiçada em troca da  tentativa de se cavar um pênalti. Zago (acredito que ele tenha intenção de acertar, mas não é capaz!), por sua vez, não se toca que precisa substituir, mexer no que não está funcionando e tentar fazer a coisa  acontecer. Cleiton Xavier, não dá conta do recado, é volante, não é meia, e essa 10 não é prá ele. (A 10 tinha que estar com aquele cara genial,jogado fora pela diretoria anterior. O craque que atuou hoje contra o México e, mesmo sacrificado, fora da sua posição, mostrou que a arte é sua companheira inseparável.) Até eu sabia (só Zago não) que, sem criatividade, com um buraco entre a zaga e o normalmente inoperante ataque, não chegaríamos a lugar algum. Só muito tarde, aos 33′, ele resolveu mexer, mas trocou 6 por meia dúzia. Colocou Bruno Paulo (por que não Paulo Henrique??) no lugar de Ewerthon, que até agora não disse a que veio. Minutos depois, Zago fechou com “chave de ouro” as suas substituições: Marquinhos entrou no lugar de Robert e conseguiu perder todas as bolas que disputou  com… JUMAR!! Nosso técnico deve ser cego ou não tem autonomia porra nenhuma! O QUE DE BOM, ELE JÁ VIU O MARQUINHOS FAZER, PARA COLOCÁ-LO NO TIME QUANDO PRECISAMOS DE MAIS QUALIDADE? E o jogo terminou do jeito que começou, ruim de doer. E olha que o juiz, acho que para nos castigar, deu mais três de acréscimo.

Eu não sei qual é o problema e nem acho que seja só um. Deu “cupim” no Palmeiras, e ele vai corroendo tudo e as coisas só vão piorando. Salários atrasados (mesmo com patrocínios maiores), inércia, contratações equivocadas, dispensas idem, a base (mais uma vez) desprestigiada. Um não saber lidar com questões mais delicadas, pela falta de tarimba e ‘malandragem futebolística’ de nossos dirigentes;  um torpor que vai contaminando os atletas e até mesmo o torcedor… Como podemos muito bem ver agora,  não era Alex Mineiro, nem K9, nem VL, tampouco era  Armero, não é Diego Souza… Eles são apenas reflexos de tudo que está errado, corroído pelos ‘cupins’.  E ainda tem as ‘formigas’, com as suas patas sujas de um passado de desolação, que querem expulsar os ‘cupins’. A guerra entre eles é sem trégua. O rastro de destruição já é grande e  eles vão destruir o que ainda resta se não forem detidos nessa insana busca de poder. Precisamos urgentemente de um bom e alviverde “tamanduá”!!

QUE ALGUÉM SALVE E DEVOLVA O MEU PALMEIRAS!!! E QUE SANTO EXPEDITO FAÇA QUE NENHUM CLUBE EUROPEU CONTRATE FELIPÃO E NEM O MAGO!

Sim, o torcedor não tem ilusões mas ainda sonha…

15 comentários

  1. Parabéns por vc ter conseguido escrever alguma coisa sobre o jogo( ?) de ontem.
    A torcida tem que se unir e se transformar nesse tamanduá.
    Abs.

  2. Admiro seu ânimo, minha amiga, em fazer por escrito uma grande e acertada análise do que foi o jogo desse domingo, 16 de maio, contra o Vasco em São Januário.
    Embora suas palavras, bem colocadas, façam cobrir de cor as cinzas do que foi a partida, não por ela em si, mas pelo trabalho que faz com essas mesmas palavras, cobertas tanto de lágrimas quanto de um férreo anseio por mudança, o óbvio ali demonstrado só aclara mais uma vez a alternativa de demissão de Zago.
    Com isso, criei a impressão que mesmo com esses jogadores, com Robert um a menos pra nós e um a mais para o adversário, se tívessemos entrado em campo para EMPATAR, teríamos ganho o jogo, mas como jogamos para NÃO PERDER, só empatamos. Paradoxo? Quase. Porém, mais paradoxal que a própria equipe do Palmeiras nos últimos tempos é impossível.
    Espero que tudo isso aainda resulte em mudanças imediatas. Se isso não acontecer, ano que vem estaremos novamente na segundona.

  3. LI tudo, e vale a pena ler…..

    Admiro sua criatividade em dizer o que está acontecendo com o nosso #Verdão.
    E concordo em tudo que voce diz..

  4. Mais uma vez o seu texto me fez derramar lágrimas… Nosso time tá deixando a desejar… O time e todo o resto que tá lá…. Fico aqui pensando se não seria melhor a diretoria OUVIR de vez a torcida, claro, várias opiniões acabam sempre ajudando… E vamos combinar, a torcida ultimamente tá sabendo muito mais do que aqueles que julgam que sabem dirigir um time.
    Como digo sempre: QUEM AMA CONFIA. Eu confio, eu acredito que uma hora toda essa fase será apenas lembrança. Tenho que confiar nisso. Aprendi a amar o Palmeiras. Como aqueles dizeres do casamento: NA ALEGRIA E NA TRISTEZA, NA SAÚDE E NA DOENÇA, AMANDO-TE E RESPEITANDO-TE POR TODOS OS DIAS DE MINHA VIDA. É… eu aplico isso ao meu time e vou confiar sempre, principalmente, JAMAIS DEIXAREI DE AMÁ-LO.

  5. Parabéns pelas palavras traduzem bem o que estamos sentindo, realmente estamos à deriva e o resgate está demorando, espero que com a copa possamos nos organizar e melhorar nosso futebol, pois o Palmeiras não merece isso nós torcedores não merecemos isso, vlw abs.

  6. É muito triste olhar para a história do Palmeiras e dar de cara com essa realidade atual.
    Ontem, aquilo não foi um jogo de futebol, foi um castigo para quem ama ou odeia o esporte. Foi um festival de horrores. Duas equipes grandes, que pareciam disputar um campeonato de série C,D ou um jogo de várzea.
    O Palmeiras, sempre grande, nas mãos do medíocre Zago, joga como time pequeno. Time que não acerta 2 passes seguidos, não defende, não cria e não ataca. É um amontoado de jogadores, sem esquema, sem vontade, sem brilho, sem nada que remeta ao Palmeiras e sua glória. Um time que tem medo do Vasco, que se continuar assim,não vai ganhar de NINGUÉM e deve seguir seu curso de volta para série B, mas o Vasco não é problema meu.
    O que mais me revolta é ver essa diretoria omissa e incompetente, deixar o Palestra nessa lástima que está hoje. O Cipullo e o Beluzzo podem assistir a um jogo como o de ontem e achar bom?
    O Muricy, que foi mandado embora por essa diretoria, não aceitava ser escravo da Traffic, já o Zago, parece trabalhar pra eles. Marquinhos? Nem a mãe dele o escalaria!
    E toda essa prostituição com a Traffic a troco de quê? Paulo Henrique? Marquinhos? Pelo menos o Corinthians se prostitui por Roberto Carlos, Danilo, etc…
    Essa nossa realidade de hoje é a consequência de um punhado de decisões mal tomadas pelos senhores diretores. Sim, eles levaram o Palmeiras a UTI e agora, é necessário antes de tudo, estancar o sangramento, para que o time não morra.
    E nós, ficamos aqui, na torcida, acendendo velas, fazendo promessas, rezando e implorando pra que haja uma luz no fim do túnel.
    Reformulação já! Aqui é Palmeiras! Quem veste essa camisa e acha que o resultado de ontem foi bom, fora! Vai jogar no Remo, na PQP, mas não no Palmeiras.

    PS: Prefiri nem comentar da tática ABSURDA do imbecil do Zago em usar o Vitor de terceiro zagueiro. É um jumento mesmo!

  7. Agonia, Aflição, medo, angústia e tantos outros sentimentos “sofriveis”. Esse é meu Palmeiras de 09/10. Eu não vejo e não reconheço mas quero de volta. Ótimo post, resumiu bem o que foi “aquilo” em campo ontem…

    Está duro aguentar tdo isso…

  8. .
    .
    .
    Boa tarde Tânia!

    Parabéns por conseguir escrever algo sobre este #Palmeiras. Ninguém na mídia palestrina conseguiu se expressar tão bem sobre o atual momento…

    Como eu não tenho o mesmo dom que vc, vou dar minha opinião em frases curtas:

    – Fora Cippulo, agora!

    – Fora Zago, agora! Coloquem o técnico da copinha por enquanto, até que o Felipão chegue!
    (nem pensem em perder o Felipão);

    – Caso não seja vendido para o exterior, VOLTA Diego Souza! Já deu pra perceber que o problema não era ele, né amendoins?

    – Cala a boca Traffic! A responsabilidade de montar nosso time não é sua, é da diretoria, mas vcs falando m… não ajudam em nada!

    – Belluzzo: aparece pra consertar essas coisas, ou some de vez!

    – Quem salvar o Palmeiras, me salvará por tabela!

    Ano passado eu sonhava, esse ano nem consigo dormir!

    Abraço!
    .
    .
    .

  9. Traduz exatamente o que o torcedor sente e está sentindo. Mandar todos os jogadores embora e não contratar nenhum, é totalmente ridiculo e só prejudica a equipe do Palmeiras. Sempre colocamos a culpa em alguém: já mandamos técnico embora, mandamos o love e agora o DS. Perdemos e nunca repomos alguém a altura ou melhor. O Zago não serve pra ser técnico. Será que só os torcedores pereceberam isso? Tomara que quando a diretoria perceber não seja tarde, e nós não estejamos na segunda divisão.

    Boa escrita, como sempre. Tá de parabéns!
    Beijosss, amiga palestrina!

  10. Fomos entregues a essa corja, e o pior de tudo isso é que nem demos conta de que isso acontecia sob os nossos gloriosos corações. Sabe de uma coisa: mesmo tendo a resistência como lema, tradição e conquistas, não vejo perspectiva pra tal revolução, não por não termos sangue nas veias e artérias, mas por não acreditar que teremos de volta o que nos pertencia por direito, o respeito á SOCIEDADE ESPORTIVA PALMEIRAS. O dinheiro sujo transformou um pífio coadjuvante(Chelsea), num dos mais poderosos clubes do planeta. E é assim no mundo inteiro, “se não quiser se juntar ao mundo dos canalhas, suma”!
    Sinceramente, e digo isso sem saber exatamente o por que, me cansei do que chamam de disputas futebolísticas. Acho que fiz a minha parte, todos meus filhos e netos continuam a amar o que meu bisavô ensinou meu avô a amar, e que ensinou meu pai. Cansei! Espero que meus netos continuem essa saga, o que realmente, não acredito.
    O futebol, realmente, é do povo, mas a imensa maioria desse povo jamais entendeu o que isso significa, e se deixou levar pelos inescrupulosos e covardes mentirosos que dominam o mundo.

    A turma que vai à geral ficará assistindo só na tevê. É gente que não consome nada, depreda e mata no metrô. Não interessa mais ao futebol. Dá orgulho ver o público pagar R$ 300 pelo ingresso. Não defendo a elitização. Mas o futebol precisa de dinheiro.” (J. HAWILLA)

    ESSE É O PERFIL DO PARCEIRO DA SOCIEDADE ESPORTIVA PALMEIRAS.

  11. Como já disse num comentário em outro post, admiro o seu texto, Tania. Passa muito do sentimento de todos nos.
    Mas, permita-me discordar num ponto apenas. DS tinha mesmo que sumir do Palmeiras. É um enganador. Sempre achei isso dele, desde os tempos do Gremio. Tem mais fama do que bola. Tem lampejos de bom jogador, é verdade, mas nada além disso. E isso é muito pouco para jogar no Palmeiras. Seria absurdo dizer que ele era o único responsável pelo futebol medíocre do time, visto que saiu e a mediocridade continua.
    O elenco atual do Palmeiras é recheado de jogadores medianos. Numa eventual limpeza, sobrariam poucos. Não bastasse isso, a diretoria anuncia que o elenco será reformulado após a copa do mundo. Que tipo de reação esperar, então, desses jogadores, que já são limitados, sabedores que muitos serão dispensados?
    Esta tudo errado. Desde a contratação de ACZ, passando pela formação do elenco, pelo descaso com os jovens da base, pelo “esquema tático” ou pela falta dele, pela covardia do “técnico” e omissão da Diretoria, pelo modelo de parceria adotado. A imagem dos “cupins” é perfeita. O Palmeiras esta sendo corroído por dentro, e vai desmoronar antes da Arena estar em pé, se nada for feito com urgência. O quê eu não sei, mas que precisa, precisa!!

  12. Brilhante texto Tânia… Mas a última frase do texto é a que melhor define na nossa ótica de torcedor.

    (Sim, o torcedor não tem ilusões mas ainda sonha…) Sim, ainda sonhamos, ainda temos esperança, mas a sensação de impotência é a mesma… Nos perguntamos, até quando esse estado de coisas e não dá pra acreditar que isso seja imediato, não dá mesmo, e isso que é o mais triste.

    Eu confesso a vc Tânia e a todos que leem este blog, que nem em 2002, eu sofri tanto, como estou sofrendo agora. E o tempo nos mostra que poderiamos dar a volta por cima, voltamos ao nosso lugar, mas estamos voltando a sofrer, chorar, se decepcionar e ter incerteza em relação ao futuro.

    Que venha o Mago, que venha o Felipão, que venham homens que façam por merecer nosso respeito e nossa torcida, e que venha a esperança de um futuro melhor, pq agora, tá muito dificil.

    Beijo Tânia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.