Já basta, Palmeiras! É hora de jogar bola!

Per amore hai mai speso tutto quanto la ragione
I tuo orgoglio fino al pianto
Io sai stasera a resto non ho nessun pretesto
Soltanto una mania che è ancora forte e mia
Dentro quest’anima che strappi via
–  (Mariella Nava)

Depois de, “coincidentemente”, ter ficado doente na quarta-feira à noite e ter me restabelecido somente hoje, eis que me atrevo a falar do jogo do Palmeiras contra o Vitória…

Passei a noite de quarta para quinta-feira, me perguntando (até mesmo durante o sono): Quando é que esse time vai começar a jogar? Caramba, cada hora é um diagnóstico para a  “doença” da falta de futebol que o Palmeiras apresenta. A gente muda tudo e nada muda! Já basta de desculpas, Palmeiras! Uma hora é salário atrasado (que a diretoria desmente e diz que são apenas os direitos de imagem. Se direito de imagem faz parte dos ganhos mensais dos atletas, é salário também), outra hora é o juiz (que nos mete a mão, mesmo, mas nem sempre é o responsável) e agora é a falta de vontade da maioria, segundo Felipão… É mais do mesmo… outra vez… É mais do mesmo Palmeiras, dividido na busca de poder entranhada em suas paredes, na briga eterna dos sócios do clube (muitos, nem mesmo palmeirenses) com o futebol que fez o Palmeiras o Campeão do Século…

Eu concordo que não temos um elenco à altura do Palmeiras, mas também não temos um time tão diferente dos demais. Tem muita gente capaz jogando no Verdão, que parece não ter se dado conta disso ainda. Só que Felipão está inventando demais pro meu gosto. Contratamos o Vítor, pela boa performance nas duas últimas edições do campeonato brasileiro, e ele fica no banco. ALGUÉM AQUI ACHA QUE, MÁRCIO ARAÚJO, IMPROVISADO NA POSIÇÃO, É MELHOR QUE O VÍTOR (acho que ele ainda não “vingou”,  por jamais ter sido escalado do jeito certo. Melhor consultar o Hélio dos Anjos para ele dar umas dicas de como o Vítor jogava no Goiás…)?? Gabriel Silva, não vinha muito bem, MAS SERÁ QUE ALGUÉM AQUI ACHA QUE O RIVALDO ESTÁ BEM? QUE MERECE ESTAR NO TIME? Se não querem escalar Gabriel, que seja escalado o Fabrício, que mesmo sendo zagueiro, joga muito melhor que Rivaldo, lá na esquerda. Gostaria que Felipão nos dissesse o que justifica a escalação e permanência de Rivaldo no time. Ele não joga bem, erra demais, atrapalha muitas jogadas, irrita a torcida e até os companheiros de equipe, por não passar a bola, e o nosso técnico não o tira do time nem a pau! Eu não consigo encontrar um motivo prá isso. VOU RECLAMAR NO “PORCON”!

Valdivia no banco então, é sem comentários… Tá certo que ele não aguenta jogar 90 minutos, mas Luan e Rivaldo aguentam uns 45, pelo menos? Ficar em campo, sem fazer nada, eu também fico! Kleber, de centroavante (sozinho), é uma #putafaltadesacanagem com o jogador! Ele é raçudo, se esforça, apanha, mas não consegue produzir. Então, vejamos… Nas laterais a produção cai, no ataque, tem só o Kleber  sem um ‘puto’ de um companheiro; Valdivia (que vem sendo desperdiçado, jogando no ataque) no banco; e ficamos dependendo apenas de Assunção… Aí fica fácil o adversário ficar “batendo na nossa porta” à toda hora, né?  É trabalho demais para a zaga dar conta. Não é a toa que qualquer timeco perde o respeito e vem prá cima, como fez o Vitória lá na Bahia, e como vimos até o Atlético/GO fazer, em terras paulistanas…

Não, eu não quero outro técnico, se é isso que você está pensando!  Isso nem me passa pela cabeça. É claro que sei que Felipone vai acabar acertando o time, mas ele precisa parar de errar. E, para isso, precisa admitir que erra também. Jogar a culpa só nos seus comandados não combina com o que estamos vendo… Escalar o time com 3 zagueiros e 5 volantes é o fim da picada, Felipão!

O Verdão se apresentou muito mal lá na Bahia. Não jogamos nada! No começo do jogo o Palmeiras investia em jogadas de velocidade pela esquerda, mas errava passes demais. Errando passes, as jogadas não saem, e o adversário vem prá cima, né? Pois tomamos um gol já aos 9 minutos. E o Palmeiras sentiu o golpe. Sem criação no meio campo, com erros de posicionamento, nosso time não conseguia fazer uma jogada sequer que o levasse com real perigo ao gol do Vitória. Um castigo para o torcedor palestrino ver o time se apresentar tão mal, ver Valdivia (ainda que  machucado e sem totais condições), Tinga e Fabrício no banco… Um sofrimento ver Rivaldo e Luan em campo… Uma tristeza ver Kleber sozinho no ataque. Levamos perigo ao gol de Viáfara aos 37′, com um chute de Rivaldo (a única coisa que ele fez na partida) que o goleiro baiano teve que se esticar para defender.

Na segunda etapa, o Palmeiras voltou com Valdivia e Tadeu, nos lugares de Luan e Pierre. O time já mudou de postura e se mostrou bem mais ofensivo. Mas  aos 12′, numa falha de comunicação, Maurício Ramos recuou uma bola para Deola (achei que o zagueiro estava certo), eles se atrapalharam  e a bola sobrou para Elkeson, sem goleiro, chutar  na trave. Graças a Deus que ele errou!!! Um gol naquele momento, teria nos complicado ainda mais a vida. O Palmeiras buscava, só que o Vitória embalado com a vantagem no placar, continuava criando. Aos 24′, Deola espalmou uma bola de Ramon. Mas, aos 26′, Edinho chutou forte e Viáfara largou. Tadeu, oportunista, apareceu e só desviou do goleiro. GOOOOOOL DO PALMEIRAS!! Uffa! Felipão colocou Vítor no time, mas nem Palmeiras (que pena) e nem Vitória (grazie Dio) conseguiram mudar os números do placar. E o jogo terminou empatado… E o Palmeiras ficou na 12ª posição na tabela, com 5 Vitórias, 10 Empates e 5 Derrotas; 22 gols marcados e 23 sofridos; saldo de menos 1 gol!!! E isso porque temos jogado numa retranca do cazzo!

Agora vamos enfrentar o Vasco, amanhã (12/09), no Pacaembu. À exceção de Valdivia, que continua no banco, e que eu queria ver armando o time, desde o início, Felipão vai promover algumas alterações que muitos torcedores queriam. Fabrício, Gabriel Silva, Tinga e Tadeu, vão sair jogando.  De qualquer forma, prefiro essa equipe que iniciará a partida amanhã (ainda que Rivaldo tenha sido escalado), do que aquele absurdo que vimos entrar em campo na Bahia.

Claro que eu vou lá torcer pelo meu time, o amor que sinto por ele não permite fazer nada diferente disso, mas não faço a mínima ideia de qual Palmeiras irá se apresentar. Se aquele do primeiro tempo contra o Cruzeiro, ou o da segunda etapa;  quem sabe seja aquele Palmeiras heróico, do jogo contra o Vitória, pela Sulamericana;  tomara não seja o que vi jogar diante do Atlético de Goiás, e que me fez passar vergonha no aniversário do Verdão…  Talvez seja o Palmeiras que me faz chorar de alegria ou então aquele que me dilacera o peito… Não há como ter certeza de qual Palmeiras entrará em campo… A nós só cabe torcer…

Incertezas e decepções à parte, a única coisa que sei é que não quero mais ficar desejando que volte o tempo da Parmalat, o tempo da Academia, do Dream-Team… nada disso! Chega! Estou cansada de suspirar pelo que passou!  EU QUERO NOVAS HISTÓRIAS, NOVAS  ALEGRIAS E CONQUISTAS, MAIORES E MELHORES! Nós merecemos e o Palmeiras também!!

E cá entre nós, amigo. QUANDO É QUE VAMOS COLOCAR MAIS DE 30 MIL TORCEDORES NO PACAEMBU???? Vamos encher o estádio, porra! Nossos ídolos estão aí, nosso técnico preferido também, e se  no momento atual, eles precisam de ajuda, a gente carrega o time nas costas!

VAAAI, PALMEIRAS! PELO AMOR DE DEUS!!!

3 comentários

  1. Tânia, assino quase tudo que voce disse, somente dou um ressalvo, meu tem os meninos que jogam um bolão como por exemplo o Ramos, cadê ele??? A porcaria da diretoria e comissão tecnica vai deixar acontecer o mesmo que aconteceu com o Ilsinho, Bruno César e outros??? Fico com dó do nossa Gladiador, só ele ta mostrando amor a camisa e ao Palmeiras. E quem disse que este Rilvaldo joga bem??? Dio Mio… Bem domingone é dia de macarronada da mama e verdone na tela… espero não sofrer tanto para não ter um infarto….

  2. FALANDO A VERDADE RIVALDO MEU DEUS ELE ERRA PASSES QUE NEM JUVENIL ERRA

    RIVALDO NAO ROUBA BOLA FAZ MTA FALTA SE ELE É O TITULAR DO FELIPAO E SEMPRE TEM QUE POR PRA JOGA

    PELO MENOS TIRA ELE NO INTERVALO ACHO QUE O FABRICIO JOGA MUITO MAIS QUE ELE ALI NA LATERAL

    LUANN MEU DEUS NAO SABE CHUTA BOLA NAO SABE FINTA É LENTO

    O FELIPAO ESCALOU CERTINHO O TIME CONTRA O GREMIO TEM QUE JOGA COM AQUELE TIME DEPOIS MAIS PRA FRENTE EM FORMA POR O VALDIVIA NO LUGAR DO TINGA OU ARAUJO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.