FELIZ NATAL, FAMÍLIA DE SANGUE ESMERALDA!

 

“Não se acostume com o que não o faz feliz, revolte-se quando julgar necessário. Alague seu coração de esperanças, mas não deixe que ele se afogue nelas.” – Fernando Pessoa

O ano está chegando ao fim… Amanhã já é Natal…

As ruas, cheias de luzes e enfeites, estão repletas de pessoas apressadas, carregando pacotes, sacolas, presentes. O que busca toda essa gente?

Todos os anos eu fico me perguntando se Natal é isso mesmo. Comprar roupas e sapatos novos, aparelhos eletrônicos de última geração, mobília nova, carro novo, muita comida… Eu sei, isso faz parte. É compreensível… afinal, é como nos preparamos para celebrar a data. Mas Natal não é isso! Natal é amor! É estar perto de quem se ama (ainda que seja só com o coração) e poder dizer isso. Natal é fraternidade!

De que adianta nos vestirmos com as melhores roupas e sapatos, se dentro de nós não tivermos os melhores sentimentos, se dentro de nós a casa estiver em ruínas? De que adianta distribuirmos presentes, se não formos capazes de dar algo de nós mesmos? Se não formos capazes de compartilhar, de ouvir, de estender a mão ao semelhante? Se não formos capazes de deixar o orgulho e o egoísmo de lado? Se não formos capazes de abraçar alguém, de verdade, com o coração…

O espírito mais iluminado que já pisou neste planeta veio aqui só para nos ensinar isso. E, 2010 anos depois, ainda apresentamos tanta dificuldade em aprender. Parece que o homem, cada vez mais se distancia da evolução que aqui veio buscar e, mesmo em meio à uma multidão, se sente cada vez mais sozinho. E nessa desesperada busca daquilo tudo que, ilusoriamente, imaginamos necessitar (mas não necessitamos de verdade), não conseguimos encontrar paz…

Na nossa Família Palestrina não é diferente. Um dia estamos em paz com a vida e, no outro, ao menor motivo, uma guerra “nuclear” tem início. Ano após ano, o torcedor palestrino não consegue a paz tão sonhada…

Essa, é uma parte do texto que escrevi no Natal de 2010…

Naquele momento, eu pedia paz… E 2011, foi uma verdadeira guerra! Com direito a “batalhas” inimagináveis… Nunca a animosidade e o ódio estiveram tão presentes. Quem poderia prever tudo o que nos aconteceu? Quem poderia imaginar todas as decepções, os resultados desastrosos, todas as vergonhas por que passamos? Tivemos até que lutar para não cair. Nosso coração, pobre coitado, nunca apanhou tanto!

Mas é Natal, de novo… Estamos tão assustados com tudo que nos aconteceu, que tememos ‘colocar o sapatinho na janela’ e ele acabar sendo roubado, como nos foi roubada a vaga à final do Paulistão…

Afinal, roubaram todos os nossos sonhos em 2011… E o que é pior, estão nos roubando a capacidade de sonhar, de ter esperanças…

E a gente fica com o coração dilacerado. Confia, desconfiando. Reclama, xinga, acusa! E continuamos ali, firmes e fortes, às vezes, nem tão firmes e nem tão fortes, mas aguentando, sempre. E sabem por que? Por amor, incondicional, ao Palmeiras. Aconteça o que acontecer, nunca deixaremos de amá-lo. Eu, pelo menos, não deixarei. Talvez seja genético, cármico, loucura, vai saber. Nomes e razões não importam. Só sabemos que “é”, e isso basta! Somos vinte milhões de apaixonados, espalhados pelo planeta e queríamos tantas coisas para o Palmeiras, que às vezes entramos em parafuso, diante de tantos obstáculos que nos aparecem e de tantas pessoas que prejudicam o clube. Ficamos tão cansados de sempre ter que desacreditar em alguém em que depositamos a nossa confiança, de que esperar o ano que vem, e o outro, o outro… Santa paciência a nossa, Batman!

Em um ano a “Girafa Amarela”, o “rei dos beirutes” e a falta de capacidade de ambos, destruiram completamente a imagem do Palmeiras, algo que se assemelha ao “capolavoro” de nos levar à segundona, de Mustafá, mentor e mestre da dupla de incapazes que administra o Verdão. Temos um time limitado, fizemos uma única contratação até agora, perdemos os maiores patrocínios, jogadores se recusam a vir para o clube, outros preferiram ir embora, Pierre não quer mais voltar, viramos motivos de piadas, o presidente, que vive da sombra do que foi o pai, só abre a boca para nos envergonhar… um prejuízo inimaginável para quem tem por lema fazer dinheiro, economizar, mas que não cuida do que deveria cuidar. Nossas esperanças se esvaem…

E, em pleno Natal, eu sinto vergonha de ter Arnaldo Tirone como presidente do Palmeiras!

As profecias apontam o fim do mundo para 2012 (será que os Maias já eram parmeras antes mesmo do clube ser fundado?). E nós, aterrorizados, nunca acreditamos tanto nelas. Mas, graças à um maluco que resolveu dividir o tempo e o contar em dias, meses e anos, nós temos sempre a oportunidade de, a cada Dezembro, encerrar um ciclo e começar tudo de novo em Janeiro. As coisas não vão mudar só porque um ano vai acabar e outro irá começar. Somos nós que usamos esse marco para repensar e consertar os erros, para repetir os acertos. Renascer! Para nos abrirmos às oportunidades que surgirão, às surpresas, às alegrias. Nos enchermos de esperanças e deixarmos prá trás o que não vale a pena ser lembrado. E não é diferente agora. É Dezembro!!! Um novo ano vai nascer! Um novo Palmeiras há de surgir!

Não sei você, meu amigo, mas aqui no meu coração, como rescaldo da guerra que foi 2011, sobrou uma esperançazinha. Meio encolhida, é verdade, meio machucada, tímida, sem graça, mas ela consegue me sorrir apesar de tudo.

Não consigo não acreditar! Não consigo não esperar que tudo de ruim vá embora e que possamos encontrar tempos de paz, de alegrias. Somos do tamanho daquilo que sentimos e fazemos, do tamanho dos nossos sonhos, e não do tamanho que os outros nos enxergam. E o Palmeiras é do tamanho do amor que a ele dedicamos. Por isso ele é o maior clube do Brasil, o primeiro no ranking, ainda que tenhamos atravessado anos tão difíceis. O Palmeiras é do tamanho do respeito que devemos ter por nossos ídolos e por quem veste a nossa camisa. Ele é do tamanho da nossa coragem de caminhar e buscar com ele tempos melhores…

E se em 2011 eu pedia paz de espírito, paz entre os palestrinos, agora eu peço que lutemos! Não adianta apenas nos enchermos de esperança! Neste ano que termina, quase nos afogamos nelas. Não basta esperarmos que o “Papai Noel” nos dê os presentes que queremos ganhar; teremos que buscá-los, conquistá-los. É hora de arregaçarmos as mangas e lutarmos para trazer o nosso Palmeiras de volta! Não podemos mais permitir que maltratem, que façam mal ao nosso amor! Precisamos estar unidos, e só assim é que nossos objetivos serão alcançados e melhores tempos chegarão.

UM FELIZ NATAL, DE PAZ, SAÚDE E AMOR, À FAMÍLIA DE SANGUE ESMERALDA QUE O PALMEIRAS ME DEU, E A TODOS OS LEITORES DO BLOG! Que Deus os abençoe!

P.S. Feliz Natal, Mago!! Muita Paz pra você! Que Deus ilumine a sua vida e a de sua família! 

22 comentários

  1. Que neste Natal, você “Humanidade” possa rever seus conceitos,
    olhar mais para o coletivo e não pro próprio umbigo, que sejamos mais irmãos e
    menos parceiros, lembrem-se , somos todos filhos de Deus!

    Já para nós PALESTRINOS, 
    que tu nos dê somente os Campeonatos; Paulista, Copa do Brasil, a Sul-americana
    e o BRASILEIRÃO.

    No mais que estejamos todos  contentes, que a vida nos dê no mínimo 2012
    oportunidades de sermos FELIZES 

    1. Acelino,

      Eu também espero o mesmo. 
      Que o mundo deixe de ser tão egoísta (se eu me desfizer da minha parte de egoísmo, acho que já tá valendo), que tenhamos o nosso Palmeiras de volta, e que a vida nos dê novas oportunidades de sermos felizes. (Acho que vou precisar de mais de 2012 delas. Costumo desperdiçar as minhas com grande facilidade… rsrs)

      Beijo grande pra você.

  2. Que neste Natal, você “Humanidade” possa rever seus conceitos,
    olhar mais para o coletivo e não pro próprio umbigo, que sejamos mais irmãos e
    menos parceiros, lembrem-se , somos todos filhos de Deus!

    Já para nós PALESTRINOS, 
    que tu nos dê somente os Campeonatos; Paulista, Copa do Brasil, a Sul-americana
    e o BRASILEIRÃO.

    No mais que estejamos todos  contentes, que a vida nos dê no mínimo 2012
    oportunidades de sermos FELIZES 

    1. Acelino,

      Eu também espero o mesmo. 
      Que o mundo deixe de ser tão egoísta (se eu me desfizer da minha parte de egoísmo, acho que já tá valendo), que tenhamos o nosso Palmeiras de volta, e que a vida nos dê novas oportunidades de sermos felizes. (Acho que vou precisar de mais de 2012 delas. Costumo desperdiçar as minhas com grande facilidade… rsrs)

      Beijo grande pra você.

  3. OI, Tania,  diante desse nosso quadro, só consigo pensar em algo drástico tipo  deposição  mesmo desse banana, não sei como, mas é só isso que consigo projetar para o nosso amado  Palmeiras.Mas deixo um ótimo Natal, para voce e sua  família.E que Deus nos proteja, se nada conseguirmos nem que seja em off.Beijos

    1. Dinah, minha amiga…

      O quadro não nos é nada simpático. Eu diria que, no momento, é desastroso, mas nada que não possa ser consertado. Vai levar algum tempo, é verdade, mas o Palmeiras não seria o CAMPEÃO DO SÉCULO  e nem o primeiro do ranking da CBF, se, ao longo de quase 100, não soubesse superar as adversidades.
      Essa fase é apenas mais uma das muitas que já tivemos e das que, por certo, teremos.
      MAS VAMOS DAR A VOLTA POR CIMA!!

      Que 2012 te traga paz, alegrias e o Palmeiras de volta!

      Beijão!

  4. OI, Tania,  diante desse nosso quadro, só consigo pensar em algo drástico tipo  deposição  mesmo desse banana, não sei como, mas é só isso que consigo projetar para o nosso amado  Palmeiras.Mas deixo um ótimo Natal, para voce e sua  família.E que Deus nos proteja, se nada conseguirmos nem que seja em off.Beijos

    1. Dinah, minha amiga…

      O quadro não nos é nada simpático. Eu diria que, no momento, é desastroso, mas nada que não possa ser consertado. Vai levar algum tempo, é verdade, mas o Palmeiras não seria o CAMPEÃO DO SÉCULO  e nem o primeiro do ranking da CBF, se, ao longo de quase 100, não soubesse superar as adversidades.
      Essa fase é apenas mais uma das muitas que já tivemos e das que, por certo, teremos.
      MAS VAMOS DAR A VOLTA POR CIMA!!

      Que 2012 te traga paz, alegrias e o Palmeiras de volta!

      Beijão!

    1. Obrigada, Andreia querida!

      Que 2012 te seja de muitas alegrias e realizações. (Palmeiras incluído no pacote, tá? rsrs)

      Beijão

    1. Obrigada, Andreia querida!

      Que 2012 te seja de muitas alegrias e realizações. (Palmeiras incluído no pacote, tá? rsrs)

      Beijão

  5. Para os gambás que comentam aqui, e que, pelo visto, não têm um blog corintiano decente para comentar, aqui vai um recadinho:

    Sei que vocês estão mordidos porque o Palmeiras é o primeiro do ranking da CBF, mas, contra fatos, não há argumentos, não é mesmo? O Palmeiras é o clube mais vencedor do Brasil!!! 
    Um aí diz: “comemorem o ranking, que comemoramos os títulos”. Títulos, que temos mais que vocês,  NÃO SE ESQUEÇAM DISSO! E nem precisamos lavar dinheiro de máfia russa para conquistar nenhum deles.
    Os palestrinos não têm culpa se vocês só ganharam o primeiro título significativo nos anos 90, depois de 80 anos da fundação do seu clube. O futebol já existia muito antes disso, só o Cu rintia, que procurava desesperadamente por um “Rui Rei” para “ganhar” um Paulista,  é que não sabia… hahahaha
     
    Obrigada por acessarem o blog.
    Tânia Clorofila

  6. Para os gambás que comentam aqui, e que, pelo visto, não têm um blog corintiano decente para comentar, aqui vai um recadinho:

    Sei que vocês estão mordidos porque o Palmeiras é o primeiro do ranking da CBF, mas, contra fatos, não há argumentos, não é mesmo? O Palmeiras é o clube mais vencedor do Brasil!!! 
    Um aí diz: “comemorem o ranking, que comemoramos os títulos”. Títulos, que temos mais que vocês,  NÃO SE ESQUEÇAM DISSO! E nem precisamos lavar dinheiro de máfia russa para conquistar nenhum deles.
    Os palestrinos não têm culpa se vocês só ganharam o primeiro título significativo nos anos 90, depois de 80 anos da fundação do seu clube. O futebol já existia muito antes disso, só o Cu rintia, que procurava desesperadamente por um “Rui Rei” para “ganhar” um Paulista,  é que não sabia… hahahaha
     
    Obrigada por acessarem o blog.

    Tânia Clorofila
    PENTACAMPEÃ BRASILEIRA DESDE 1972

  7. Eu sempre recebo comentários que acabam indo parar no e-mail do blog. Alguns, penso que devem ser postados aqui:

    De:Lidiane  
    Enviada:domingo, 25 de dezembro de 2011 20:45:33
    Para:blogdaclorofila

    oi Tania feliz natal pra voce e todos os palmeirenses,muita saude , paz e amor.

    –This mail is sent via contact form on Blog da Clorofila https://blogdaclorofila.sopalmeiras.com

  8. Eu sempre recebo comentários que acabam indo parar no e-mail do blog. Alguns, penso que devem ser postados aqui:

    De:Lidiane  
    Enviada:domingo, 25 de dezembro de 2011 20:45:33
    Para:blogdaclorofila

    oi Tania feliz natal pra voce e todos os palmeirenses,muita saude , paz e amor.

    –This mail is sent via contact form on Blog da Clorofila https://blogdaclorofila.sopalmeiras.com

  9. De:Guido  
    Enviada:terça-feira, 27 de dezembro de 2011 12:11:22
    Para:blogdaclorofila

    Querida e virtual amiga Tânia,

    Parabéns pela lucidez e paixão que você sempre mostra no blog, no twitter e com toda a certeza em seu dia-a-dia.

    Receba um colossal abraço verde-piracicabano e o desejo de que todos os seus sonhos pessoais se realizem!

    Muita saúde e continue escrevendo e descrevendo tão bem este nosso amor pelo Palestra!

    Guido e família

  10. De:Guido  
    Enviada:terça-feira, 27 de dezembro de 2011 12:11:22
    Para:blogdaclorofila

    Querida e virtual amiga Tânia,

    Parabéns pela lucidez e paixão que você sempre mostra no blog, no twitter e com toda a certeza em seu dia-a-dia.

    Receba um colossal abraço verde-piracicabano e o desejo de que todos os seus sonhos pessoais se realizem!

    Muita saúde e continue escrevendo e descrevendo tão bem este nosso amor pelo Palestra!

    Guido e família

    1. Obrigada, Will!

      Que o Ano Novo te traga muitas alegrias, saúde e Paz. E traga também o nosso Palmeiras de volta, né? Estamos morrendo de saudade dele…

      Um abraço
      Tânia

    1. Obrigada, Will!

      Que o Ano Novo te traga muitas alegrias, saúde e Paz. E traga também o nosso Palmeiras de volta, né? Estamos morrendo de saudade dele…

      Um abraço
      Tânia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.