Fanatismo, covardia, ódio… Até quando?

“E eu aqui enaltecendo o amor ao Palmeiras…
E eu aqui discutindo a desonestidade das arbitragens…
E eu aqui consolando meus filhos pelos gols perdidos…
E eu aqui triste pela derrota injusta do meu time…
E eu aqui… E uma família chorando a morte de um filho,
de um neto, de um irmão, sobrinho, amigo…
A tragédia e a tristeza da Família LEZO nos faz enxergar
como são fúteis os que confundem amor com fanatismo,
coragem com covardia, rivalidade com ódio” – Custódio Dias Junior – UPI

Teve de tudo nesse domingo… (o comentário sobre a partida virá num outro post)

Um pouco antes da partida começar, eu li qualquer coisa no twitter sobre uma briga entre palmeirenses e corintianos, com muita violência, paus, pedras, barras de ferro, rojões, gente mascarada, ônibus atravessados no meio da avenida, tiros, feridos a bala… Um horror!

Alguns veículos de imprensa diziam que tinha sido uma briga agendada pela internet. Isso acontece mesmo, tanto, que “comprei” a ideia. Coisa mais sem noção, pessoas se agredindo, se matando, porque torcem para times diferentes. Quanta imbecilidade e estupidez!

O palmeirense, André Alves Lezo, de 21 anos, foi atingido por um tiro na cabeça e acabou morrendo no hospital. Uma calamidade! Um rapaz, de apenas 21 anos, perder a vida apenas porque torce para outro time…

O ser humano cada vez mais deixando de ser humano… Fico imaginando a família, as pessoas que o amavam, as que ele amava, aquelas duas pessoas para quem ele era a coisa mais importante do mundo, os planos e sonhos que ele tinha… Meeeu Deeeus! Como pode uma coisa dessa?

Mas se a guerra foi agendada, ele estava lá porque queria, dirão alguns…  tem bandidos infiltrados em todas as organizadas, dirão outros… Mas sabemos que tem gente bacana também. E, a César o que é de César!  Ao contrário do que noticiaram, dessa vez, segundo testemunhas, foi uma emboscada! O garoto que morreu foi apenas vítima!

Eu não costumo defender torcida alguma, ainda mais quando brigam e acabam se matando. Tenho pavor disso! Critico a Mancha quando acho que devo criticar, elogio quando acho que devo elogiar. Meu compromisso é com a minha consciência, e acho que dessa vez tem algo que não bate!

Quando disseram que foi briga com hora marcada, eu acreditei. Mas me esqueci que na apuração do carnaval, mesmo a gente vendo ao vivo na TV a Gaviões fazendo arruaça sozinha, alguns veículos tentavam de todo jeito associar a Mancha à baderna.

E então, eu li o depoimento de Gilberto Rodriguez, o Portuga do programa Estádio 97, da Rádio Energia 97 FM, de São Paulo:

Esclarecedor e importante. Mas ignorado pela imprensa! Por quê? Não querem esclarecer? Ele viu como a confusão começou. Afirmou não ter visto palmeirenses com paus e pedras! Marcaram a briga e foram desarmados? Por que é que a imprensa não dá espaço ao seu testemunho? Parece ser mais fácil atribuir a culpa às duas torcidas, assim não se pune ninguém para não ter que punir aquela que nunca punem de maneira alguma, sabe-se lá por que, ou por quem…

E já foram tantas as situações… torcida batendo em jogador no vestiário; invadindo o clube, quebrando até mesmo o caixa eletrônico do local; botando abaixo o alambrado do Pacaembu; ateando fogo em carro alegórico (com imagens ao vivo) no Anhembi; matando torcedores rivais (ela também já teve torcedores mortos, eu sei)… Tudo isso fiquei sabendo pelos jornais e noticiários de TV. E o que aconteceu? Nada! No caso do carnaval, a sociedade está esperando a punição, mas quem pode punir, está esperando que a sociedade esqueça o assunto. UMA VERGONHA!

Teve mais uma morte agora, e a culpa é dos torcedores, mas é também é do MP que se utiliza de dois pesos e duas medidas em relação às torcidas organizadas e às suas possíveis punições. Que nunca toma medidas mais enérgicas nos casos de morte (todas as torcidas devem ser responsabilizadas quando seus integrantes tiram a vida de alguém). A culpa é sim dos torcedores, retratos vivos do caos social que vivemos no Brasil, mas é também da polícia, que sabe de antemão que aquele local é um ponto de grandes conflitos, que conhece todos os outros pontos onde podem ocorrer confrontos, e não manda um efetivo à altura para o local. E, se vivem dizendo que monitoram as redes sociais, por que não evitaram o confronto, já que ele teria sido combinado?

A culpa é dos torcedores, claro que é, mas é também do governo. Vivemos a era do pão e circo, sem o pão. Futebol, programas de quinta categoria nas TVs, um boteco em cada esquina, e camisinha de graça!!! E viva o Brasil! Sem investimentos significativos na educação, que vai de mal a pior; sem investimentos significativos na saúde; sem proporcionar o mínimo de cultura ao povo. Há muitos anos as pessoas vêm sendo tratadas como bichos e como bichos agora se comportam… estão aí os animais que os governos criaram!

Os valores se perderam, se inverteram. Os seres racionais, caminham em sentido contrário à evolução. E onde isso vai parar? Não sei… Mas é óbvio que a situação tende a piorar a cada dia. Não se pode mais andar com a camisa do time nas ruas; não se pode pertencer a uma tribo de jovens qualquer; não se pode ter opção sexual diferente;  não há mais respeito, não há tolerância! Se bate numa garota na escola, porque ela tem o cabelo liso; se mata um jovem na saída da balada, porque ele olhou pra namorada do outro; há mortes no trânsito por causa de uma fechada, de um xingamento qualquer… Não se respeita um mendigo que dorme na rua, fato que, outrora, era motivo de piedade; não se respeitam pessoas idosas, mulheres não são respeitadas, nem crianças, nem animais… a vida não é mais respeitada. E os motivos para se tirar uma vida se tornam cada vez mais banais… Assustador!

Não sei se é verdade, mas disseram que ontem, corintianos comemoravam a morte do palmeirense. Custo a acreditar nisso! Um ser “humano” (não importa para que time torça) comemorando a morte de outro, é o mais fundo do poço que se pode chegar…

Um leitor me mandou essa imagem, tirada de uma rede social, portanto, de domínio público. Preferi esconder nomes e imagens, porque a mim e aos amigos do blog, isso não interessa.

No dia de hoje, soube que a polícia proibiu as duas torcidas de irem ao estádio.  Helloooo! Polícia, tem alguém aí ? Eles não entram com as camisas da torcida, mas entrarão com as camisas dos times!! Será que são as camisas que brigam, ou são as pessoas? Mas que polícia inteligente a nossa! Deu uma punição exemplar… para as camisas! E por uma emboscada feita por uma torcida (e não duas), que ocorreu há 11 km do Pacaembu.

Torcida única, proibição de camisas, liberação dos suspeitos… Não querem mesmo resolver o problema. É tudo “placebo”. Mas, a impunidade, a parcialidade da imprensa, são agravantes dessa violência, e ela vai acabar explodindo de uma vez, quando os revides começarem a se suceder um após o outro. Nesse dia, perderá o futebol, perderemos todos nós.

E ficam aqui as perguntas…

Por que a Globo, na época do carnaval, disse no jornal: “não se sabe quem ateou fogo no carro alegórico”, e a REDETV mostrou as imagens, comprovando que tinham sido os corintianos?

Por que no clássico desse domingo, com 90 câmeras no estádio, a Globo  ocultou a briga entre os corintianos, ocorrida durante o jogo?

Por que, após o gol do Palmeiras, o som de sua torcida foi abafado mais uma vez?

Por que até agora ninguém foi punido por tudo o que aconteceu, e a TV mostrou ao vivo, na apuração do carnaval paulistano?

POR QUE, NESTE CASO DA EMBOSCADA, NÃO SE FALA EM BANIR AS TORCIDAS, COMO FAZEM EM TODOS OS EPISÓDIOS EM QUE A MANCHA ESTÁ ENVOLVIDA (alguns, merecidamente), ATÉ MESMO QUANDO ELA BRIGA COM A TUP?

Porque  a imprensa esportiva (ou parte dela) que vive pedindo a extinção de algumas torcidas, não faz o mesmo agora?

Pra se pensar…

47 comentários

  1. Tânia,eu estou com nojo de certas coisas q li na internet hoje!!Essa conversa aí q vc postou é fichinha perto do q eu li!!E a PM ,hoje,tentava de qualquer maneira se isentar de culpa!!!VERGONHOSO.

  2. Tânia,eu estou com nojo de certas coisas q li na internet hoje!!Essa conversa aí q vc postou é fichinha perto do q eu li!!E a PM ,hoje,tentava de qualquer maneira se isentar de culpa!!!VERGONHOSO.

  3. Eu sou velhinha,m sou do tempo em que a gente – minha mãe e minha irmã – passava as tardes de domingo tomando sorvete nas arquibancadas do Pacaembu, no meio das torcidas, e não havia problema algum. Não, minto, houve UMA vez, com um torcedor mais exaltado. Uma balinha para quem adivinhar de que time ele era. Vão me desculpar, mas torcedor do “small team”, salvo honrosas exceções, é torto da cabeça. Um desses quase me bateu no saguão do BB, onde eu trabalhava, depois da 1.a partida final do Brasileiro-94. Até hoje eu tenho medo dele, e o tranqueira mora perto da minha casa. Resultado? Eu mudo de calçada quando ele aparece. Ontem, passei o dia inteiro triste. Perder duas vidas assim, aparentemente por causa de futebol? Não não me convence. Essas brigas têm outra explicação. Neguinho com máscara? Isso é coisa de BANDIDO!  Eu não gosto desse negócio de torcida organizada. E tenho certeza de que se a mancha estivesse envolvida naquele fuzuê da apuração do Carnaval, já estaria banida do planeta. E banimento de torcida dos estádios é bobagem. Quando houve o ataque? Às nove da manhã, beeeeem longe do estádio. Então, é concluir que um sujeito se suicidou com cinco tiros nas costas. Admitir que a gaviões tem alguma coisa a ver com o problema? Os jornalista pira!!!

  4. Eu sou velhinha,m sou do tempo em que a gente – minha mãe e minha irmã – passava as tardes de domingo tomando sorvete nas arquibancadas do Pacaembu, no meio das torcidas, e não havia problema algum. Não, minto, houve UMA vez, com um torcedor mais exaltado. Uma balinha para quem adivinhar de que time ele era. Vão me desculpar, mas torcedor do “small team”, salvo honrosas exceções, é torto da cabeça. Um desses quase me bateu no saguão do BB, onde eu trabalhava, depois da 1.a partida final do Brasileiro-94. Até hoje eu tenho medo dele, e o tranqueira mora perto da minha casa. Resultado? Eu mudo de calçada quando ele aparece. Ontem, passei o dia inteiro triste. Perder duas vidas assim, aparentemente por causa de futebol? Não não me convence. Essas brigas têm outra explicação. Neguinho com máscara? Isso é coisa de BANDIDO!  Eu não gosto desse negócio de torcida organizada. E tenho certeza de que se a mancha estivesse envolvida naquele fuzuê da apuração do Carnaval, já estaria banida do planeta. E banimento de torcida dos estádios é bobagem. Quando houve o ataque? Às nove da manhã, beeeeem longe do estádio. Então, é concluir que um sujeito se suicidou com cinco tiros nas costas. Admitir que a gaviões tem alguma coisa a ver com o problema? Os jornalista pira!!!

  5. Muito oportuno e real o que você postou. É por isso que vejo em você como um destaque entre todos nós que fazemos parte dessa nação e nos enche de orgulho por sermos palmeirenses. Não há como comparar o nível moral de nós, palmeirenses, com outros “co-irmãos” (deixando claro que existem exceções). Somos destaques com a Mídia Palmeirense, blogueiros, como você, colunistas, comentaristas e apaixonados. Infelizmente, ou talvez até não, ainda somos ignorados por agentes da comunicação, travestidos de donos da verdade e que, por vezes, são causadores indiretos da violência, fortalecendo seus motivos, com o apoio e o incentivo, pela impunidade, que recebem.
    Parabéns, Tânia, pelas suas colocações. Tenho orgulho em ser PALMEIRENSE!

  6. Muito oportuno e real o que você postou. É por isso que vejo em você como um destaque entre todos nós que fazemos parte dessa nação e nos enche de orgulho por sermos palmeirenses. Não há como comparar o nível moral de nós, palmeirenses, com outros “co-irmãos” (deixando claro que existem exceções). Somos destaques com a Mídia Palmeirense, blogueiros, como você, colunistas, comentaristas e apaixonados. Infelizmente, ou talvez até não, ainda somos ignorados por agentes da comunicação, travestidos de donos da verdade e que, por vezes, são causadores indiretos da violência, fortalecendo seus motivos, com o apoio e o incentivo, pela impunidade, que recebem.
    Parabéns, Tânia, pelas suas colocações. Tenho orgulho em ser PALMEIRENSE!

  7. Boa Tarde!

    Fico envergonhada com que está acontencendo.

    Sabe Tania, acho que o Brasil está perdendo a Identidade, o país conhecido pelo nosso Carnaval e Futebol se perdeu no caminho.
    Acabaram com o Carnaval 2012 e agoa não acabaram com o classico, destruiram familias, Hoje mais um palmeirense sobe pra fazer compania ao Lezo. Do que vale nossas expectativas, para virem e acabarem com sonhos, familia, amizade e Trofeus???

    Na verdade nem consigo expressar o que estou sentindo, esta meio sem pé em cabeça…. precisamos de pessoas que queiram, apurar, saber, ouvir, para finaliza.

    Fica meus sentimentos as familias de todos os torcedores que foram vitimas dessa brutalidade.

    Grande abraço ou mais uma vez parabéns pelo Blog….

  8. Boa Tarde!

    Fico envergonhada com que está acontencendo.

    Sabe Tania, acho que o Brasil está perdendo a Identidade, o país conhecido pelo nosso Carnaval e Futebol se perdeu no caminho.
    Acabaram com o Carnaval 2012 e agoa não acabaram com o classico, destruiram familias, Hoje mais um palmeirense sobe pra fazer compania ao Lezo. Do que vale nossas expectativas, para virem e acabarem com sonhos, familia, amizade e Trofeus???

    Na verdade nem consigo expressar o que estou sentindo, esta meio sem pé em cabeça…. precisamos de pessoas que queiram, apurar, saber, ouvir, para finaliza.

    Fica meus sentimentos as familias de todos os torcedores que foram vitimas dessa brutalidade.

    Grande abraço ou mais uma vez parabéns pelo Blog….

  9. covardes só o que dizer desse tipo de pessoa e em relação a rede globo cabe a nós deixarmos de dar ibope e a diretoria do PALMEIRAS e de outros grandes clubes mostrar sua força, quero ver se tds tomarem atitude se a Globo vai viver só desse time 

  10. covardes só o que dizer desse tipo de pessoa e em relação a rede globo cabe a nós deixarmos de dar ibope e a diretoria do PALMEIRAS e de outros grandes clubes mostrar sua força, quero ver se tds tomarem atitude se a Globo vai viver só desse time 

  11. Taninha, é tudo muito  triste.Não temos força política para nada.E tantas  e  tantas  mazelas.Dinheiro para organizadas.Má gestão no clube, que não ganha títulos e faz com que nos irritemos  mesmo com comentários, sempre tendenciosos.Enfim os nossos jovens se foram.Nada vai preencher a dor.Esse nosso amor é tão grande, mas  sem a mínima reciprocidade, enfim hoje não é um dia legal.Parabéns novamente pelo texto.E espero de coração que em uma admistração competente, lá esteja voce.Na assessoria de imprensa, no jurídico, no financeiro sei lá, falando sempre dessa nossa alma verde.!

  12. Pois é, amigos..

    Não sabemos ao certo o que aconteceu, e não ficaremos sabendo, pelo visto.
    Nenhuma das torcidas é composta por anjinhos, e sabemos muito bem disso. Mas nem por isso, MP, PM e imprensa precisam ser parciais e acobertar uma delas.
    Se há uma testemunha, que acompanhou o desenrolar das coisas, por que é que ninguém fala sobre isso? Por que é que nenhum veículo de imprensa foi até ela, para ouvir a sua versão?  Por que a polícia não chamou essa pessoa para depor, para confrontar o que ela tem a dizer, com as imagens captadas no posto e com o depoimento de outras pessoas?  Por que é que não investigam para ver se essa testemunha fala a verdade, ou mente? 
    Não somos bobos, não é mesmo? 

    Já vimos o NADA que aconteceu no carnaval, depois daquela baderna toda. Já estamos escolados com coisas assim.

    Mas, não investigarem, não esclarecerem e não punirem da maneira que deve ser feito, só fará com que isso vire uma bola de neve, que um dia ainda terá tamanho descomunal. E sairemos todos perdendo.

    Abs
    Tânia Clorofila

    1. Gente sou Corinthiano, em primeiro lugar meus pesames para a familia do jovem.Lendo os demais comentarios uns falando da globo e outros falando de indignaçao e tudo mais, o maior problema que o Brasil tem hoje é a palavra imunidade e lei duas palavras que infelizmente andam juntas a muito tempo.Vamos voltar a semana passada quando um tal de Thor atropelou outro cidadao e pelo o estado que ficou o carro 150km por hora é pouco.Pra vc ter ums país com menos violencia a lei sera aplicada ate no filho do Presidente, no BRASIL se o cara for filho de milionarios ou de gente influente nao da nada.Infelizmente irao falecer mais Ze,Mané,Joaquim e varios outros.Ficaremos aqui debatendo o resto de nossas vida e teremos o Brasil que merecemos,sem educação,sem segurança publica,  sem moradia e sem carater.

      1. Pois é, Creek

        Falamos do Thor quando aconteceu, mas não aqui no blog porque o espaço é para o futebol. 
        Você fala da impunidade, e eu concordo. E é sobre isso que o texto trata. Sei que o assunto é muito mais complexo, o buraco é muito mais embaixo, nessa guerra de organizadas. Mas reclamamos da postura da imprensa que é formadora de opinião e, sendo parcial, forma opiniões distorcidas pelo Brasil afora.

        Talvez não possamos mudar as coisas, mas ficarmos calados é que não dá. Um jornalista tem por obrigação ouvir os dois lados, colher informações dos dois lados. Neste caso, porque ninguém menciona a tal testemunha? Ela não aparece nos noticiários da TV.

        Talvez ela diga mesmo a verdade, talvez não… Mas o que pega é que parece que a coisa não vai ser investigada e esclarecida como deveria. E tampouco as punições serão dadas do jeito que as pessoas merecem. E isso é muito ruim. Vai criar novos “monstros”, fortalecidos pela impunidade, e vai agravar ainda mais essa insanidade que alguns torcedores insistem em dizer que é amor.

        Amor ao time é outra coisa!

        Obrigada por acessar o blog.
        Tânia Clorofila

  13. Pois é, amigos..

    Não sabemos ao certo o que aconteceu, e não ficaremos sabendo, pelo visto.
    Nenhuma das torcidas é composta por anjinhos, e sabemos muito bem disso. Mas nem por isso, MP, PM e imprensa precisam ser parciais e acobertar uma delas.
    Se há uma testemunha, que acompanhou o desenrolar das coisas, por que é que ninguém fala sobre isso? Por que é que nenhum veículo de imprensa foi até ela, para ouvir a sua versão?  Por que a polícia não chamou essa pessoa para depor, para confrontar o que ela tem a dizer, com as imagens captadas no posto e com o depoimento de outras pessoas?  Por que é que não investigam para ver se essa testemunha fala a verdade, ou mente? 
    Não somos bobos, não é mesmo? 

    Já vimos o NADA que aconteceu no carnaval, depois daquela baderna toda. Já estamos escolados com coisas assim.

    Mas, não investigarem, não esclarecerem e não punirem da maneira que deve ser feito, só fará com que isso vire uma bola de neve, que um dia ainda terá tamanho descomunal. E sairemos todos perdendo.

    Abs
    Tânia Clorofila

  14. Gente sou Corinthiano, em primeiro lugar meus pesames para a familia do jovem.Lendo os demais comentarios uns falando da globo e outros falando de indignaçao e tudo mais, o maior problema que o Brasil tem hoje é a palavra imunidade e lei duas palavras que infelizmente andam juntas a muito tempo.Vamos voltar a semana passada quando um tal de Thor atropelou outro cidadao e pelo o estado que ficou o carro 150km por hora é pouco.Pra vc ter ums país com menos violencia a lei sera aplicada ate no filho do Presidente, no BRASIL se o cara for filho de milionarios ou de gente influente nao da nada.Infelizmente irao falecer mais Ze,Mané,Joaquim e varios outros.Ficaremos aqui debatendo o resto de nossas vida e teremos o Brasil que merecemos,sem educação,sem segurança publica,  sem moradia e sem carater.

    1. Pois é, Creek

      Falamos do Thor quando aconteceu, mas não aqui no blog porque o espaço é para o futebol. 
      Você fala da impunidade, e eu concordo. E é sobre isso que o texto trata. Sei que o assunto é muito mais complexo, o buraco é muito mais embaixo, nessa guerra de organizadas. Mas reclamamos da postura da imprensa que é formadora de opinião e, sendo parcial, forma opiniões distorcidas pelo Brasil afora.

      Talvez não possamos mudar as coisas, mas ficarmos calados é que não dá. Um jornalista tem por obrigação ouvir os dois lados, colher informações dos dois lados. Neste caso, porque ninguém menciona a tal testemunha? Ela não aparece nos noticiários da TV.

      Talvez ela diga mesmo a verdade, talvez não… Mas o que pega é que parece que a coisa não vai ser investigada e esclarecida como deveria. E tampouco as punições serão dadas do jeito que as pessoas merecem. E isso é muito ruim. Vai criar novos “monstros”, fortalecidos pela impunidade, e vai agravar ainda mais essa insanidade que alguns torcedores insistem em dizer que é amor.

      Amor ao time é outra coisa!

      Obrigada por acessar o blog.
      Tânia Clorofila

  15. O povo brasileiro tem que deixar de ser otario,brigam por time de futebol,por escola de samba e ai, oqueeeeeeeeeee essa gente ganha? Ex: um ingresso custa + ou – uma media de R$ 40,00 reais por partida dando um total de R$ 320,00 reais po mês,isso fora as camisa do time,agasalho,bone,o lanche, a cervejinha,se voce for ver, a grande maioria dos torcedores ganha uma mixaria pra sobreviver,e o leite das crianças,a luz,a agua,o aluguel,quem que paga???? o palmeiras,corinthias,são paulo,flamengo,a globo,bandeirante.Porque não vão estudar pra se melhora sua vidas e nao ficar ajudando jogador semianalfabeto a ficar milhonario!!!!!!!!!!!!pense nisso

    1. Mais uma vez somos obrigados a ver e ouvir estas notícias. Pois é. Pensar que meu pai nos anos 70/80 já se recusava a me levar em jogos do Corinthians. Cresci ouvindo: são vândalos, brigões, bebem e fazem arruaça. Não é privilégio deles, sabemos. O que mais nos deve deixar indignados é o acobertamento feito pelos órgãos oficiais e pela imprensa nebulosa que comanda o país. Assisti a um policial militar dizendo que estava “escoltando” os palmeirenses, mas como eram poucos os homens e a massa de corinthianos vindo era grande, deixaram “o pau comer” (não nestas palavras, claro). Ou seja, eles que se matem. Seria legal, se estivéssemos na idade média. Já estou achando que vamos voltar para lá a passos largos.

      1. Pois é, Cunio

        Eu tb assisti a esse policial dizendo que estavam escoltando os palmeirenses. E depois li o depoimento do Portuga.
        Fico aqui pensando, teriam os dois mentido? 

        Eu também vou aos jogos há muito tempo. Meu primeiro jogo, foi um derby, e eu me sentei na divisa das torcidas. Ainda se podia fazer isso. Só uma corda e uma fileira de policiais separavam palmeirenses e corintianos. Nunca vou esquecer as coisas que vi do lado de lá nesse dia…

        Mas, de qualquer forma, palmeirenses e corintianos saíam juntos, caminhavam pela avenida em frente ao Morumbi, juntos. Agora, parecemos animais, precisamos ficar separados, precisamos de escolta policial, precisamos fazer trajetos diferentes… Acho isso um absurdo.

        No confronto desse final de semana, a polícia sabia de antemão que aquele local era perigoso, a ajuda às duas viaturas deveria ter vindo mais rápido. Na verdade, ali já deveria ter um policiamento ostensivo.

        Segundo o que contaram, os rivais chegaram, atravessaram os ônibus no meio da avenida, desceram impondo (a princípio duas pessoas) o terror, e a polícia não pode, ou não soube, impedir a guerra antes que ela tivesse início.

        Quero só ver como vão caminhar as investigações e que providências serão tomadas. Impedir camisas de irem ao estádio, não faz diferença alguma.

  16. O povo brasileiro tem que deixar de ser otario,brigam por time de futebol,por escola de samba e ai, oqueeeeeeeeeee essa gente ganha? Ex: um ingresso custa + ou – uma media de R$ 40,00 reais por partida dando um total de R$ 320,00 reais po mês,isso fora as camisa do time,agasalho,bone,o lanche, a cervejinha,se voce for ver, a grande maioria dos torcedores ganha uma mixaria pra sobreviver,e o leite das crianças,a luz,a agua,o aluguel,quem que paga???? o palmeiras,corinthias,são paulo,flamengo,a globo,bandeirante.Porque não vão estudar pra se melhora sua vidas e nao ficar ajudando jogador semianalfabeto a ficar milhonario!!!!!!!!!!!!pense nisso

  17. Mais uma vez somos obrigados a ver e ouvir estas notícias. Pois é. Pensar que meu pai nos anos 70/80 já se recusava a me levar em jogos do Corinthians. Cresci ouvindo: são vândalos, brigões, bebem e fazem arruaça. Não é privilégio deles, sabemos. O que mais nos deve deixar indignados é o acobertamento feito pelos órgãos oficiais e pela imprensa nebulosa que comanda o país. Assisti a um policial militar dizendo que estava “escoltando” os palmeirenses, mas como eram poucos os homens e a massa de corinthianos vindo era grande, deixaram “o pau comer” (não nestas palavras, claro). Ou seja, eles que se matem. Seria legal, se estivéssemos na idade média. Já estou achando que vamos voltar para lá a passos largos.

    1. Pois é, Cunio

      Eu tb assisti a esse policial dizendo que estavam escoltando os palmeirenses. E depois li o depoimento do Portuga.
      Fico aqui pensando, teriam os dois mentido? 

      Eu também vou aos jogos há muito tempo. Meu primeiro jogo, foi um derby, e eu me sentei na divisa das torcidas. Ainda se podia fazer isso. Só uma corda e uma fileira de policiais separavam palmeirenses e corintianos. Nunca vou esquecer as coisas que vi do lado de lá nesse dia…

      Mas, de qualquer forma, palmeirenses e corintianos saíam juntos, caminhavam pela avenida em frente ao Morumbi, juntos. Agora, parecemos animais, precisamos ficar separados, precisamos de escolta policial, precisamos fazer trajetos diferentes… Acho isso um absurdo.

      No confronto desse final de semana, a polícia sabia de antemão que aquele local era perigoso, a ajuda às duas viaturas deveria ter vindo mais rápido. Na verdade, ali já deveria ter um policiamento ostensivo.

      Segundo o que contaram, os rivais chegaram, atravessaram os ônibus no meio da avenida, desceram impondo (a princípio duas pessoas) o terror, e a polícia não pode, ou não soube, impedir a guerra antes que ela tivesse início.

      Quero só ver como vão caminhar as investigações e que providências serão tomadas. Impedir camisas de irem ao estádio, não faz diferença alguma.

  18. que coisa mais absurda , pessoas acabando coma vida do proximo ou de si mesmo, por causa de futebol, não tem nada a ver, futebol, é arte, alegria, não uma guerra, mas quem faz isso não é torcedor de verdade, são marginas que aproveitam a ocasião pra fazer o mal, 

  19. que coisa mais absurda , pessoas acabando coma vida do proximo ou de si mesmo, por causa de futebol, não tem nada a ver, futebol, é arte, alegria, não uma guerra, mas quem faz isso não é torcedor de verdade, são marginas que aproveitam a ocasião pra fazer o mal, 

  20. O pior de tudo é que até parecia que as torcidas estavam pacificadas, desfilando juntas no Sambódromo sem problemas, a gente até via dirigentes das duas torcidas se reunindo, frequentando juntos programas de TV pregando a paz. Houve até aquela “troca de familias” na Record. Parecia tudo tão bem e de repente acontece uma tragédia dessas, sem um motivo aparente. Eu não acreditei naquela história de vingança por morte de torcedor no ano passado, pois pelo que fiquei sabendo naquele sábado o rapaz que morreu estava na sede da Gaviões, quando ficaram sabendo que havia um ônibus da Mancha saindo para viagem, então resolveram ir até lá, fazer o quê eu não sei, imagino que foram lá provocar o pessoal da mancha. Mas por que essa vinança agora, tá muito estranho. Pra mim tem outros motivos por tras disso, mas ninguem quer falar.

  21. O pior de tudo é que até parecia que as torcidas estavam pacificadas, desfilando juntas no Sambódromo sem problemas, a gente até via dirigentes das duas torcidas se reunindo, frequentando juntos programas de TV pregando a paz. Houve até aquela “troca de familias” na Record. Parecia tudo tão bem e de repente acontece uma tragédia dessas, sem um motivo aparente. Eu não acreditei naquela história de vingança por morte de torcedor no ano passado, pois pelo que fiquei sabendo naquele sábado o rapaz que morreu estava na sede da Gaviões, quando ficaram sabendo que havia um ônibus da Mancha saindo para viagem, então resolveram ir até lá, fazer o quê eu não sei, imagino que foram lá provocar o pessoal da mancha. Mas por que essa vinança agora, tá muito estranho. Pra mim tem outros motivos por tras disso, mas ninguem quer falar.

  22. Só mais uma observação: não sei se vc assistiu ontem o jornal Nacional? falaram que a policia deu uma batida na sede das duas torcidas e que aprenderam na sede da mancha computadores e prenderam 6 pessoas. Mas não disseram nada sobre dorgas e 180 mil reais sem origem, que foram apreendidos na sede da Gaviões. Eu fiquei indignado porque a rede Globo vive fazendo aquelas reportagens longas sobre corrupção, como tem feito no fantástico dos últimos domingos, mas omite os crimes dessa quadrilha Gaviões da Fiel. Os caras chamaram a Globo de gangster, agrediram a equipe de reportagem da Globo na apuração do carnaval, e mesmo assim a Globo baba ovo pra eles. Será que a Globo depende deles pra viver?  estou começando a achar que sim, pois não encontro juificativa para tal atitude da emissora que posa de caçadora de corruptos.

  23. Só mais uma observação: não sei se vc assistiu ontem o jornal Nacional? falaram que a policia deu uma batida na sede das duas torcidas e que aprenderam na sede da mancha computadores e prenderam 6 pessoas. Mas não disseram nada sobre dorgas e 180 mil reais sem origem, que foram apreendidos na sede da Gaviões. Eu fiquei indignado porque a rede Globo vive fazendo aquelas reportagens longas sobre corrupção, como tem feito no fantástico dos últimos domingos, mas omite os crimes dessa quadrilha Gaviões da Fiel. Os caras chamaram a Globo de gangster, agrediram a equipe de reportagem da Globo na apuração do carnaval, e mesmo assim a Globo baba ovo pra eles. Será que a Globo depende deles pra viver?  estou começando a achar que sim, pois não encontro juificativa para tal atitude da emissora que posa de caçadora de corruptos.

  24. Parabéns pelo seu ponto de vista, e por todos os esclarecimentos divulgados no blog. O pior de toda esta situação, é você saber quem são os culpados pela morte do André, torcedor Palmeirense, e saber que o irmão da vítima está detido. Eis a pergunta no ar, a policia desconfia que o próprio irmão matou o outro? Eu digo para as pessoas, e na grande maioria das vezes sou ignorado, porém continuo carregando esta opnião comigo mesmo, pois quanto mais eu vivo no Brasil, mais eu sinto vergonha!

    Parabéns de verdade pelo texto, muito verdadeiro e pontual.

  25. Parabéns pelo seu ponto de vista, e por todos os esclarecimentos divulgados no blog. O pior de toda esta situação, é você saber quem são os culpados pela morte do André, torcedor Palmeirense, e saber que o irmão da vítima está detido. Eis a pergunta no ar, a policia desconfia que o próprio irmão matou o outro? Eu digo para as pessoas, e na grande maioria das vezes sou ignorado, porém continuo carregando esta opnião comigo mesmo, pois quanto mais eu vivo no Brasil, mais eu sinto vergonha!

    Parabéns de verdade pelo texto, muito verdadeiro e pontual.

  26. Daqui à pouco a policia vai alegar que o rapaz se suicidou com um tiro na cabeça. Cadê as câmeras do posto de gasolina, e o Pet Shop será que tb não tem câmeras? Todas as testemunhas alegam que a mancha vinha em paz quando foram atacados por torcedores da Gaviões. Aquelas armas que aprenderam, paus e canos, não poderia ser da mancha, pois a policia estava acompanhando os caras, onde que eles iam esconder material daquele tamanho? a policia teria visto, logo conlui-se que os palmerenses não estavam portando aqueles paus e canos, foram os agressores que trouxeram.

  27. Daqui à pouco a policia vai alegar que o rapaz se suicidou com um tiro na cabeça. Cadê as câmeras do posto de gasolina, e o Pet Shop será que tb não tem câmeras? Todas as testemunhas alegam que a mancha vinha em paz quando foram atacados por torcedores da Gaviões. Aquelas armas que aprenderam, paus e canos, não poderia ser da mancha, pois a policia estava acompanhando os caras, onde que eles iam esconder material daquele tamanho? a policia teria visto, logo conlui-se que os palmerenses não estavam portando aqueles paus e canos, foram os agressores que trouxeram.

  28. A verdade é clara. GOVERNO DE MERDA, PAIS DE MERDA ! Mas se vocês pensam que a culpa é deles, vocês estão muito enganados. Os errados somos nós. Que não saímos na rua para “reivindicar”. Você já viu o que acontece quando ocorre isso lá fora nos países europeus?? Ele saem na rua, quebram tudo até conseguir resolver. Eu acho que os Brasileiros são muito acomodados. Então por isso que continua desta forma. E enquanto não fizermos nada, e deixarmos assim. Vão morrer pessoas inocentes, próximas a todas e assim por diante.
    PENSE NISSO!

  29. A verdade é clara. GOVERNO DE MERDA, PAIS DE MERDA ! Mas se vocês pensam que a culpa é deles, vocês estão muito enganados. Os errados somos nós. Que não saímos na rua para “reivindicar”. Você já viu o que acontece quando ocorre isso lá fora nos países europeus?? Ele saem na rua, quebram tudo até conseguir resolver. Eu acho que os Brasileiros são muito acomodados. Então por isso que continua desta forma. E enquanto não fizermos nada, e deixarmos assim. Vão morrer pessoas inocentes, próximas a todas e assim por diante.
    PENSE NISSO!

  30. Não sei nem o q comentar sobre suas palavras!!! Mto bem expressado…mto bem questionado! Estou de pleno acordo com cada palavra acima e tb me pergunto todos os dias, qdo isso vai acabar? Qdo os verdadeiros responsáveis serão punidos? Lamentável o q tudo isso ta se tornando!

  31. Não sei nem o q comentar sobre suas palavras!!! Mto bem expressado…mto bem questionado! Estou de pleno acordo com cada palavra acima e tb me pergunto todos os dias, qdo isso vai acabar? Qdo os verdadeiros responsáveis serão punidos? Lamentável o q tudo isso ta se tornando!

  32. Alguém postou no blog como “Tup Leste”, fazendo um monte de acusações à Mancha. Por favor “Tup Leste”, poste com o seu nome, e aí eu libero o comentário,  do jeitinho que você escreveu, ok? 

  33. Alguém postou no blog como “Tup Leste”, fazendo um monte de acusações à Mancha. Por favor “Tup Leste”, poste com o seu nome, e aí eu libero o comentário,  do jeitinho que você escreveu, ok? 

  34. Perfeito o texto! O local é conhecido como ponto de encontro (marcado ou não) de briga? SIM, isso todos sabemos, porem não podem culpar pessoas erradas e não fazer justiça por causa de fatos passados e deixar passar em branco a morte do André do Vinicius e de quem se feriu nessa emboscada! Como podem comentar esse absurdo que a briga foi marcada pela internet levando em conta que a gaviôes foi pronta para uma verdadeira GUERRA onde a unica intenção era matar e a Mancha sem nada? Tudo que você ve de foto de pedaços de madeira, barras de ferro, rojões, mascaras etc. tudo isso que foi apreendido era de porte deles! QUAL SER HUMANO É IDIOTA AO PONTO DE MARCAR UMA BRIGA DESSA PROPORÇÃO E ESPERAR SER ATROPELADO PELAS COSTAS?!? A questão não é de Palmeiras x Corinthians nem de Mancha x Gaviões.. estamos falando que não existe justiça nesse país… Familias, amigos.. estão chorando a morte de 2 pessoas amadas enquanto outros comemoram as mesmas mortes pelas redes sociais.. o buraco é muito mais profundo que qualquer rivalidade.

  35. Perfeito o texto! O local é conhecido como ponto de encontro (marcado ou não) de briga? SIM, isso todos sabemos, porem não podem culpar pessoas erradas e não fazer justiça por causa de fatos passados e deixar passar em branco a morte do André do Vinicius e de quem se feriu nessa emboscada! Como podem comentar esse absurdo que a briga foi marcada pela internet levando em conta que a gaviôes foi pronta para uma verdadeira GUERRA onde a unica intenção era matar e a Mancha sem nada? Tudo que você ve de foto de pedaços de madeira, barras de ferro, rojões, mascaras etc. tudo isso que foi apreendido era de porte deles! QUAL SER HUMANO É IDIOTA AO PONTO DE MARCAR UMA BRIGA DESSA PROPORÇÃO E ESPERAR SER ATROPELADO PELAS COSTAS?!? A questão não é de Palmeiras x Corinthians nem de Mancha x Gaviões.. estamos falando que não existe justiça nesse país… Familias, amigos.. estão chorando a morte de 2 pessoas amadas enquanto outros comemoram as mesmas mortes pelas redes sociais.. o buraco é muito mais profundo que qualquer rivalidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.