É assim que tratamos os nossos ídolos?

Talvez eu fosse suspeita para escrever sobre Valdivia, dado o tamanho do amor, do respeito e da gratidão que sinto pelo meu ídolo. Mas sei que qualquer coisa que eu escreva, será, como sempre é quando aqui escrevo, a minha verdade.  E também sei que a dor que eu sinto agora, ao constatar a ingratidão de uma parte da nossa torcida, não é só minha, como vocês poderão ler nesta carta que recebi de um amigo:

“Querida Clô, te mando abaixo uma última carta; não escreverei  mais sobre o Palmeiras, to realmente de saco cheio, hoje tinha muito trabalho, larguei absolutamente tudo,   tomado de muito nervoso, lendo a ingratidão da nossa gente, dos irmãos de amor, durante mais de 5 horas…

Sim, porque daquela raça que nos dirige, que tomou posse do maior clube do mundo, eu já esperava tudo, nada de muito ruim iria me surpreender… Mas constatar que sair em defesa dos nossos raros ídolos não é uma unanimidade entre nós, foi como se o raio da desilusão caísse sobre minha cabeça. Na verdade, o que me desanima a ponto de parar mesmo, é que não sei quem é mais traíra, os jogadores- ídolos ou nós torcedores.

Nós é que traimos nossos ídolos, deixamos Evair ir para o Vasco, “Alexotan” (o chamavam assim) para o Cruzeiro, não demos a devida e sonhada despedida honrosa pro Edmundo, estamos dando ou rifando o Pierre e agora traindo Kleber e Vadivia.

Quem somos nós afinal? Imediatistas? Egoístas? Covardes? Que roemos a corda em seis meses, que desistimos dos ídolos por meia temporada?

Caras com um tremendo mercado, que vieram aqui, mesmo sabendo a merda que encontrariam, que não renderam o seu melhor ao lado de Tadeu, Luan, Dinei, Rivaldo, ‘Caramujo’ e outras aberrações; que não treinaram o suficiente e nem entrosaram; chegaram no meio da temporada e encontraram um furacão de desmandos e irresponsabilidades diretivas. Salários atrasados, traições e  guerra política baixa e desleal. Nunca foram defendidos em nenhuma instância do futebol, nem na imprensa e nem nos momentos mais difíceis. São os eternos culpados por mais de 10 anos sem títulos, saem com reputações manchadas e com o fracasso, igual a Muricy e Love, campeões em outras paragens.

E agora, na nossa hora de retribuir, ficamos questionando se dizem a verdade ou se a verdade está com Pescarmona, Palaia, Beluzzo, Cipullo, Mustafá e outros comprovadamente mentirosos, traíras e desonestos, a corja da oposição e da situação que vieram do mesmo esgoto.

Aqui  não é mais Palmeiras!

Aqui quem trai somos nós, aqui temos exatamente o que merecemos ao ver gente nossa erguendo troféus com outras cores.

Não só desisto desse Palmeiras, desisto de nós mesmos, pelo menos até que nos lembremos do nosso legado, da nossa maior herança, que foi o que sempre nos manteve unidos em todas as batalhas que vencemos desde 1914…

Esquecemos de transformar LEALDADE em padrão…”

Texto de  Bruno Damiani

12 comentários

  1. Simplismente a mais pura verdade, não podemos aceitar algum torcedor falar mals de valdivia ou kleber, porra…os caras ESCOLHERAM vir pro Palmeiras, inumeras propostas ateh mesmo melhores, mas por AMOR A CAMISA e por AMAR esse clube como nos tb amamos eles optaram por vir parar aqui…
    Alguem ja viu a entrevista q o kleber concede lah pro Benja no site do Lance! ???…ele fala da fama que o Palmeiras tem entre os jogadores nos bastidores, os caras tem MEDO de vir jogar aqui, se esse medo fose devido a grandeza do clube td bem, mas naum é os cara tem medo é de briga da diretoria ateh mesmo medo da MV…

    Estão matando o nosso PALESTRA, um time onde passa em menos de 3 anos…Luxemburgo – Muricy – Felipão… e nenhum deles conseque sucesso, é pq algo está errado…com um time muito pior o Muricy acabou de ganhar o Brasileirão 2010…

    É fodah

  2. As crises no Palmeiras são em doses halopáticas. Os desmandos são vultuosos e, por incrível que se pareça, transparentes, sim, transparentes, pois somos vidraça para qualquer pedrinha nas mãos de diretores conspiradores e impren$inha. Meu vizinho não tem Internet, o que lhe faz um palmeirense que recebe as notícias via meios de comunicação manipuladores, ou seja, o pobre coitado é bombardeado diariamente com crises, crises e mais crises. Seus três netos, ainda crianças, moram com ele, e são palmeirenses fanáticos. Quando chego do trabalho, lá estão eles brincando na rua, sempre encontro um ou outro com o manto sagrado. Tento de todas as maneiras apagar as fogueiras que lhes impôem essa maldita impren$inha. Ainda bem que nesse caso do nosso Mago, eles não acreditaram na impren$inha, e sim na postura que o nosso ídolo sempre teve em relação aos verdadeiros torcedores. A carta de seu amigo é a imagem dessa torcida desdenhada e sofrida. Estamos a ponto de pular do barco, não por nossas convicções, mas pelo terrorismo implantado por administrações irresponsáveis e safadas, e por essa maldita impren$inha. Alguém, por favor, nos ajude a sair desse inferno.

  3. Belo texto, apesar de triste e num momento como este.
    Muito duro ter q reconhecer entre os ‘irmãos’, um ingrato. Mas vimo isto naquele momento em que algum filho da puta jogou um copo no Deola. Matar um cartola ninguém quer, protestar contra o Pescamorta tbm não.
    Há tempos venho mostrando minha ira contra RC que desandou a falar do Palmeiras, mas vejo que ele é igual a alguns palmeirenses: INGRATO.
    Tenho medo, mas não duvido que esses mesmos torcedores teriam coragem de fazer o mesmo com nosso Santo.

  4. O que eu sinto de vdd é falta de forças. Falta de forçar para lutar e para tentar achar uma solução que possa definir o futuro do Palmeiras. Acho q a essencia deste belo texto reproduz uma pouco dessa decepção em q nos encontramos. O meu maior desgosto é com a diretoria. E sempre achei isso. Os jogadores, intensionalmente só transparecem a desordem q há dentro do clube hj. Parte da torcida se preocupa somente se o time ganha ou perde. Essa parte pouco se importa com o interno. E são os q criticam os jogadores sem fundamento.

  5. Olá Tania. sou seu seguidor no twitter ja faz um tempo e várias vezes leio seu blog. Mas nesse texto eu tenho que comentar. O que está acontecendo com o nosso palmeiras?A situação é triste, ao ponto de não conseguir mais ter esperança de nada. Devemos para de apenas criticar os jogadores e começar a cair na real sobre o verdadeiro problema. O problema está naqueles que comandam esse time, aqueles que deveriam zelar pelo nosso bem mais precioso e só olham para o próprio umbigo. Aqueles cretinos que querem o poder, “mamar na teta da vaca”, e esquecem oque é Sociedade Esportiva Palmeiras. Precisa mudar tudo, quem comanda aquela porra. É contra esses que a torcida deve protestar. Seja do jeito certo ou do jeito errado (jogar copo dágua, ou dar porrada no jogador no estacionamento), digo errado pois sou contra a violência, mas o que quero dizer é que se nós quisermos protestar, que seja contra quem é o verdadeiro problema. Precisamos cair na real que se temos jogadores bizarros no elenco, a culpa em primeiro lugar é de quem colocou ele lá, quem gastou o dinheiro do clube pra contratar sem planejamento, quem é o amador que está mandando la dentro, quem rouba e com isso deixa o clube sem grana pra contratar gente que preste, e quem não permite que uma gestão trabalhe em paz e fique sempre querendo vetar alguma coisa, pra ferrar o clube só pra sujar o mandado de quem está governando(Ex. Arena Palestra Itália, né Mustafá?). É contra esses que devemos fazer alguma coisa, senão, pode vir Kaká, Ronaldinho Gaúcho, Messi, Cristiano Ronaldo, Felipão, Muricy ou até Mourinho pro time que a merda vai continuar sempre, pode até ter uma sobrevida com alguma parceria, mas depois sempre vem o tombo e depois o definhamento do nosso time. E também não adianta ganhar, Palaia, Tirone ou Paulo Nobre, situação ou oposição tudo vai continuar do mesmo jeito. Nunca vi um clube onde se escuta falar tanto em “Oposição”. Nunca vi um clube onde quem não está no poder consegue mandar tanto e atrapalhar tanto. Pra mim é isso que deve mudar em primeiro lugar, o modelo político do nosso clube e tirar quase todo mundo que esta lá. Só assim é que vamos poder ter esperança. Ultimamente ta sofrido ser Palmeirense, já estou começando a cansar de ter esperança de alguma coisa e terminar o ano com decepção. Oque está nesse texto é a mais pura realidade, aquela realidade que dói e que se continuar do jeito que está, vai acontecer com muitos torcedores. Desistir desse time…! Abraços nação Palestrina. Deus nos ajude para que venha dias melhores.

  6. Como tem torcedor manipulado hoje em dia hein! Seis meses atras soltavam fogos e se divirtiam com a vinda de Valdivia, hoje estão metendo o pau no Mago! Estou envergonhado com estes torcedores!

  7. Concordo com o texto.

    Eu também cansei de parte da nossa torcida.

    tem muita gente dentro da nossa torcida que age como bambi.

    moloques mimados que reclamam de tudo o tempo todo.

    eu estou profundamente triste com tudo o que acontece com o Palmeiras.

    um sentimento horrível..assistir esses caras fazendo uma bobagem atrás da outra é dolorido demais.

    Valdivia não tem sangue de barata. Espero que ele se entenda com o Felipão.

    Quero crer que tudo vai se acertar e ele vai arrebentar ano que vem.

    quanto aos torcedores que o chamam de chinelinho….só lamento.
    vcs são iguais aos bambis pra mim.

  8. Se o Palmeiras fosse uma mulher “a” teria pra puta que o pariu. É traição e mais traição.

  9. EM PRIMEIRO LUGAR,ME DESCULPEM SE EU “PASSAR DO PONTO”
    AFINAL FIQUEI MUITO REVOLTADO QUANDO SOUBE QUE TORCEDORES COM “M” NA CABEÇA E QUE SE DIZEM “PALMEIRENSES” COMEÇARAM A MALHAR O VALDÍVIA DE FORMA COVARDE E GRATUITA USANDO DE ARGUMENTOS CRETINOS COM O INTUITO DE DIFAMAR NOSSO MELHOR JOGADOR
    ALGUNS ADJETIVOS USADOS POR TAIS IMBECIS FORAM “CHINELINHO,MIMADO” E OUTROS
    CHINELINHO E MIMADO???O VALDIVIA SEMPRE DEU SANGUE PELO PALMEIRAS E SEMPRE FOI IMPIEDOSAMENTE “CAÇADO” EM CAMPO CHEGANDO AO CÚMULO DE RECEBER UM “CHUTE NO NARIZ” EM UNA PARTIDA CONTRA OI MARÍLIA PELO PAULISTA DE 08 (É,”PALMEIRENSES MODINHAS”,EU TENHO MEMÓRIA MUITO BOA) E NO ENTANTO,TAIS RETARDADOS FICAM COM CHORADEIRA E RECLAMANDO DO VALDÍVIA ALÉM DE O TAXAREM DE BADERNEIRO,AGITADOR…O CARA SEMPRE FOI CORRETO E NUNCA PISOU NA BOLA…
    SERIA BOM SE ESSES “PALMEIRENSES MIMADOS” CALASSEM A BOCA E VISSEM O QUE REALMENTE ACONTECE
    AE O CARA VAI EMBORA E ESSES MESMOS IMBECIS QUE HOJE O MALHAM IRIAM CHORAMINGAR “AHHHHHH EU ERA FELIZ E NÃO SABIA…VOLTA VALDÍVIA”
    O VALDÍVIA ESTÁ NO PALMEIRAS PORQUE GOSTA DO PALMEIRAS E QUEM NEGAR ISSO,SERÁ UM COMPLETO IMBECIL
    TEM TORCEDOR “PALMEIRENSE” COM “ALMA BAMBI” E ISTO ME DEIXA MUITO IRRITADO

    RESPEITEM O MAGO,CAMBADA DE IMBECIS E DIRIJAM SUAS CRÍTICAS A QUEM REALMENTE AS MERECE

  10. É isso mesmo.
    Quanta gente passou por aqui e só aqui não foi campeã nos últimos anos. Parte de nossa torcida tem comprado as mentiras de dirigentes que não nos respeitam e se viram contra ídolos de nossa história recente ou contra profissionais como o Muricy que mesmo com toda a alegada limitação, pelo menos trabalha e ganha títulos com outros clubes. Será que não é o suficiente pra enxergar que temos crucificado as pessoas erradas?
    Entre acreditar em Valdívia e Kleber a acreditar em Pescarmona e demais incompetentes que tem dirigido o Palmeiras para seu próprio benefício é preferível acreditar nos primeiros.
    Parte de nossa torcida está esquecendo que nosso próprio hino exalta e incentiva o time em campo e não os dirigentes que ficam no seu bem bom vendo outros clubes se moverem para montarem equipes competitivas e fazendo promessas que nunca se cumprem.
    Todo ano é a mesma coisa. Chega dezembro e falam de nomes como Adriano, Ronaldinho Gaúcho, Alex. O tempo vai passando e começa o campeonato paulista com um time meia-boca e aí começam a apresentar ao longo de toda temporada reforços tapa-buraco ridículos a conta-gotas. Quando chega o fim da temporada a torcida é usada como massa de manobra e jogada contra os nomes mais importantes do elenco que são exigidos em condições super-desgastantes.
    E os velhos conselheiros vão se perpetuando no poder tranformando a Academia do Futebol brasileiro em Museu.
    A frustração da torcida, ou pelo menos parte dela, tem sido direcionada para as pessoas erradas. Isso é tudo o que os incompetentes que comandam nosso futebol precisam. Eles agradecem!

  11. Cheguei em casa por volta das 20 horas. Parei o carro em frente ao portão e fui abri-lo – não tenho essa modernidade de portão eletrônico. Meu vizinho palmeirense me chamou – junto a ele estavam seus três netos palmeirenses (8, 11 e 14 anos). Ele me perguntou: “Seo Neu, o que o senhor achou desse caso do Valdívia”? A resposta que lhe dei você já sabe. O neto mais velho, então, com um suspiro de alívio, disse ao avô: “Vô, não te disse que o Mago tem razão”!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.