Descanse em paz, Seu Valdir

Até o dia amanheceu triste hoje… nublado, chovendo… O coração palmeirense está de luto… Na tarde de ontem, aos 88 anos,  Valdir Joaquim de Morais nos deixou.

O nosso  “gigante de 1,75 m de altura”…  Tricampeão Brasileiro, Tricampeão Paulista, Campeão do Torneio Rio-São Paulo. Primeiro treinador de goleiros do Brasil – a função não existia no futebol, antes que ele a iniciasse no Palmeiras.  Era também uma pessoa educada, gentil, que tive o privilégio de conhecer.

Em 10 anos como atleta do clube, Valdir fez 480 jogos. E, colecionando títulos e condecorações, se tornou um ídolo, um dos maiores goleiros da Sociedade Esportiva Palmeiras, ajudando a escrever momentos memoráveis da nossa história.

……

……….

Quem não ouviu falar da ocasião em que o Palmeiras, completo, do goleiro ao ponta-esquerda, do técnico ao massagista, inclusive os reservas, representou a seleção brasileira diante da temida seleção uruguaia? Era 1965, inauguração do Mineirão, e o Palmeiras/Brasil, com Valdir no gol,  venceu a seleção celeste por 3 x 1.

…………

E aquele derbi, do Torneio Rio-São Paulo, em 1966? Palmeiras vencendo por 2 x 1 e, aos 43′ do segundo tempo, um pênalti foi marcado para os rivais… Na cobrança, ninguém menos que Garrincha… no gol, ninguém menos que Valdir de Moraes… E ele defendeu!

…………….

E, na nossa maravilhosa escola de goleiros, ele continuaria a fazer um grande trabalho…

……..

……………………………………….

Nós, palmeirenses, somos gratos por tudo o que você fez vestindo a nossa camisa, Valdir de Morais. Seus feitos continuarão na lembrança dos que amam o Palmeiras, dos que amam o futebol;  o seu trabalho continuará no trabalho de cada preparador de goleiros… e a cada vez que um goleiro nosso fizer uma defesa, suas mãos também estarão ali… pra sempre. A história do Palmeiras nunca poderá ser contada sem que você seja lembrado.

Descanse em paz, Seu Valdir. Que seu caminho no outro plano, no Olimpo Verde, seja de muita luz. 💚  Dá um abraço no Oberdan, e cuidem do Verdão daí. 

 

……….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.