A ARENA PALESTRA, CADA VEZ MELHOR!

Até uns dias atrás isso era segredo… Hoje já é notícia. E notícia muito boa para os palestrinos.
.
Você sabia que na Arena Palestra poderá ser implantado o Conceito Stehplatz? Assim como aconteceu comigo na primeira vez em que li a respeito desse assunto, você deve estar se perguntando: o que vem a ser isso?
.
Todo mundo sabe que, na arquibancada, os torcedores não sentam mesmo. Estão sempre em pé. É quase como uma tradição no futebol brasileiro, ficar em pé na arquibancada. Mas a Arena Palestra vai atender às exigências da Fifa e, segundo ela,  todos os lugares deverão possuir assentos para que os torcedores assistam  às partidas sentados.
.
E aí a gente se pergunta: E as arquibancadas? Vão desaparecer? É aí que entra a inovação chamada de Conceito Stehplatz, que é o nome dado pelos alemães ao espaço no estádio em que as cadeiras podem ser retiradas quando necessário, deixando o torcedor de pé, em contato direto com o concreto.
.
Preocupados em manter a tradição da arquibancada, onde as pessoas são livres para pular, correr, fazer coreografias e quase que atuar junto com o time, um grupo de palmeirenses entregou à WTorre,  o projeto batizado de “La Curva”. Com ele, o estádio pode ganhar entre sete e dez mil lugares extras, passando de 45 mil para até 55 mil.
.
Nesse sistema, as cadeiras deixam de ser implantadas diretamente no concreto e são afixadas à uma barra de ferro. Assim, elas podem deslizar pela estrutura e, caso queiram transformar o espaço em arquibancadas, do jeito que as conhecemos,  as cadeiras podem ser retiradas sem nenhum dano ao assento. Um outro detalhe interessante é que os pés da cadeira podem ser encaixados ou desencaixados à essa barra de maneira rápida.
.
A implantação desse sistema inovador deve custar aproximadamente R$ 1,5 milhão à empresa de engenharia, segundo estimativas de Walter Torre Jr., presidente da companhia.
.
E ele acrescenta: “É um sistema alemão que recolhe as cadeiras. É interessante porque atende a torcida organizada. Não poderíamos usar isso em jogo Fifa, porque é obrigado a sentar, mas em jogo nacional e continental dá para tirar e aumentar o espaço. Vários estádios pelo mundo já têm e como queremos fazer estádio de primeiro mundo, a tendência é adotar isso. Estou 99,99% convencido”
.
A ideia da WTorre é de implantar esse sistema atrás dos gols, para as organizadas, e também no local em que a torcida visitante será alocada. Segundo o projeto entregue à companhia, na Alemanha já é lei que os estádios tenham 10% dos lugares com esse estilo.
.
(Fonte e imagem IG Esportes)
.
Portanto, em jogos nacionais e continentais, ao retirarem as cadeiras, a capacidade da Arena Palestra seria aumentada em aproximadamente 10 mil lugares, aumentando a arrecadação também. Sem contar que nos chamados clássicos, o risco, em caso de tumultos ou revolta das torcidas, seria bem menor.
.
E segundo Walter Torre, as cadeiras não correriam nenhum risco de serem destruídas: “Eles não destruiriam nada, porque a cadeira não fica lá, a gente guarda. O Palmeiras não vai perder nunca para o SãoPaulo e para o Corinthians, mas vai que dá azar, eles ficam nervosos e se revoltam? Não aconteceria nada com as cadeiras(risos)”.
.
Os palmeirenses responsáveis por levar a ideia das cadeiras removíveis para W.Torre são Gabriel Manneta, Rubens Filho e Lucca Barbarisi. Gabriel pesquisou em vários sites de estádios para entender como o sistema funcionava. “Fiquei durante um mês pegando informações, fotos e entendendo como seria. Ia ser algo inédito no Brasil e muito bom para o Palmeiras e para os torcedores que preferem ver o jogo de pé. Depois de fechar uma apresentação, conversei com membros de um grupo político do clube e conseguimos entrar em contato com a WTorre. Eles adaptaram algumas coisas e acho que vai dar certo”
.
Veja um vídeo que explica o funcionamento desse sistema, que já está sendo implantado em alguns estádios europeus:
.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=YViOCl_YAh8[/youtube]
.
Nossa nova casa ficará pronta só em 2013, mas parece que vai ficar melhor do que imaginávamos, não é mesmo? O Palmeiras sempre pioneiro…
.
VIDA LONGA À ARENA PALESTRA! E QUE ELA SEJA PALCO DE MUITAS CONQUISTAS E GLÓRIAS DO NOSSO AMADO PALMEIRAS!!

9 comentários

  1. “Nossa nova casa ficará pronta só em 2013, mas parece que vai ficar melhor do que imaginávamos, não é mesmo? O Palmeiras sempre pioneiro…” Como sempre foi e sempre há de ser!

    Teremos isso tudo mesmo com dirigentes das cavernas, imaginem onde já estaríamos se tivéssemos gente profissional no comando?

  2. Tânia mais uma vez meus parabéns pelo post.
    Interessante como muitos criticaram a WTorre, achando que era uma furada para o Palmeiras. Eu mesmo, me peguei na dúvida em relação ao trabalho da construtora. Daí um clarão me veio quando comecei a acompanhar o Walter Torre no Twitter.
    Ficou claro pra mim que aquela MÚMIA do Mustafá é quem assustava a toda a torcida em relação ao projeto Arena e a qualquer assunto em que ele não se beneficiasse. políticas à parte, tiro o meu chapéu pela OUSADIA e entrega da WTorre em relação a Arena. Não é só uma aposta do Palmeiras. Começa a se tornar uma realidade na parceria das empresas.
    Será muito bom cantar, pular, gritar e correr nas arquibancadas pra empurrar o time brigar com o juíz e vibrar a cada vitória. Mas eu também quero sentar e ver de perto pelo tempo que me for necessário para a ficha cair.
    Cair a ficha de que temos o maior projeto de futebol das Américas e um dos mais inovadores do mundo.
    Tenho certeza que a Arena será motivo de orgulho para o Brasil e não só pra gente.
    Tenho tido boas surpresas, pelo menos por enquanto com essa “nova” diretoria do Palmeiras. Acho que o Tirone foi muito esperto. Usou o Musgambá se elegeu e agora pode dar um pé na bunda gorda desse senhor caquético.
    Espero poder estar na inauguração. Os palmeirenses de verdade PRECISAM de uma casa que comporte o tamanho da sua grandeza.

    Forza Palestra. Dá-lhe WTorre…
    A ARENA SERÁ PERFEITA!

  3. Parabens primeiramente aos idealizadores dessa idéia do arena palestra,parabens tambem para o tirone que tinha tudo pra acabar com a construção do estadio mais deu continuação,começamos a ver o espiríto da união palestrina no ar de novo que fazia tempo que não via.
    Esse estádio vai ficar sensacional.

    OLHO NELE CBF

  4. Parabéns ao pessoal que montou a apresentação, e ao Walter Torre, que está cumprindo com o prometido de aceitar idéias de torcedores para melhoria do nosso projeto ARENA PALESTRA ITÁLIA.

  5. Meus parabéns aos dois que pensaram neste ponto. Aliás, com a construção dos estádios da Copa, nosso estádio servirá de modelo. Ou vocês acham que o Gambarena não vai adotar este projeto (claro, se o Gambarena sair do papel, algo que pode não acontecer)?

  6. Recebi este comentário no e-mail do Blog.

    De: Stephany
    Enviada: sábado, 16 de abril de 2011 17:49:21

    Tania, parabéns pelo seu blog. Eu sou viciada por ele, amo demais seus textos. Continue assim! Obrigado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.