Depois de ter vetado a primeira partida do Palmeiras no Allianz Parque, o que fez com que a estreia da nossa arena fosse adiada para 19 de Novembro, quando o Palmeiras enfrentará o Sport, a nossa “querida” PM – a mesma PM que liberou o Esmolão, ainda EM OBRAS -, tirou 4 mil lugares do Allianz Parque. Lugares dos torcedores palestrinos.
Eu explico… Embora o Allianz Parque tenha conseguido um alvará para 43 mil lugares, depois da última vistoria em nossa arena, ele perdeu quatro mil desses lugares. Sim, 4 mil cadeiras serão inutilizadas, e a lotação máxima do Allianz passará de 43 mil para 39 mil pessoas, por causa de uma determinação da Polícia Militar (só para o Palmeiras é essa encheção de saco. Cada hora inventam alguma coisa. Faça as contas de 4 mil lugares a menos em cada partida, e calcule o prejuízo e transtorno que isso trará).
De acordo com a WTorre, construtora do estádio, a decisão tem a ver com a preocupação da PM com a segurança da torcida visitante. Na avaliação feita para liberar a arena para a inauguração, os órgãos de segurança pública chegaram à conclusão de que deveria haver um maior distanciamento entre os assentos e determinaram que fossem colocadas barreiras físicas, além de determinarem a inutilização de quatro mil assentos nas proximidades dessas barreiras.
A WTorre já providenciou grades para o local, o que provavelmente fará com apareçam alguns “pontos cegos” na arena. No entanto, o Allianz Parque foi projetado para não ter separação física, como determina o Caderno de Especificações da Fifa, e também para que a visibilidade seja total de qualquer de um dos seus 43 mil assentos. Portanto, não há pontos cegos em nossa arena, ou melhor, não havia, até a PM interferir e determinar a colocação das barreiras físicas.
Aí, eu fico pensando… de que adianta fazer um estádio padrão Fifa, sem dinheiro público, diga-se de passagem, se a PM exige que as normas da Fifa não sejam respeitadas, que a arena “padrão Fifa” seja apenas padrão tupiniquim? E porque não temos uma justiça que funcione, de verdade, com os briguentos, com os violentos dos estádios, que não representam nem 15% da capacidade total de público, todos os outros torcedores acabarão sendo punidos?
Pega-se uma arena como o Allianz Parque, considerada a mais bonita e moderna do mundo, e faz-se com que ela funcione como se fosse o Brinco de Ouro? Não faz sentido algum, não há bom-senso algum nisso.
Até quando vamos ser tão atrasados no Brasil? Até quando as medidas todas serão tomadas em função desse atraso de mentalidade, desse atraso de educação? Até quando a violência entre torcidas será apenas evitada ao invés de ser efetivamente combatida?
E cá entre nós, quando é que as exigências serão igualmente rigorosas para todos os clubes?
Na semana passada, o Palmeiras não conseguiu permissão para inaugurar o Allianz Parque (lindo o nome dele, né imprensinha? ALLIANZ PARQUE!! Decora aí, para parar de falar “arena do Palmeiras”, tá?), agora, não pode dispor de todos os lugares – quatro mil cadeiras é muita coisa pra se perder, né?
E foram os mesmos órgãos de segurança pública que permitiram que um estádio fosse inaugurado assim, em obras, sem ter todas as arquibancadas…
Mas proibiram o Allianz Parque de ser inaugurado assim:
Vai entender os “critérios” dessa gente, não é mesmo?
E se fosse só isso… Na verdade, uma tonelada de exigências têm sido feitas ao Palmeiras desde que ele apresentou o projeto de reforma do Palestra. Pra se iniciar a construção do Allianz foi um parto, à fórceps, enquanto que o “istádio dos 4 Tobogãs”, por exemplo, pôde começar a ser construído mesmo sem ter um projeto. E, enquanto os órgãos de segurança pública e as autoridades faziam vistas grossas para um estádio construído em área de dutos da Petrobras, para o Palmeiras, até um laudo sobre os efeitos das buzinas, na região do entorno da arena, era necessário para que as obras tivessem continuidade.
Não dá para entender essa má vontade/implicância com um e a tão boa vontade com outro…
E aí, fica a pergunta:
A PM, que tirou 4 mil lugares do Allianz Parque, para o “perigosíssimo” jogo de estreia do Palmeiras diante do Sport, é a mesma PM que aceitou essa divisão de torcidas mandrake, feita “nas coxas”, e sem segurança alguma, para o confronto de maior rivalidade do país, o primeiro dérbi do Itaquerão?
Que coisa, não?
O Allianz Parque, a arena mais moderna e bonita do planeta, é padrão Fifa, mas o “dois-pesos-e-duas-medidas” utilizados pela PM é padrão “Desafio ao Galo”, né?
E pensar que, em 2012, houve até um projeto que objetivava fortalecer o futebol nacional e fazer do Brasileirão 2015, o melhor campeonato do mundo…
https://blogdaclorofila.sopalmeiras.com/2012/05/29/por-um-futebol-melhor-um-projeto-de-responsa/
E pensar que, naquela ocasião, se falava em “um momento importantíssimo na construção de um futuro do nosso futebol”…
Parece que não vai dar, né?
É por essa razão que parei de comentar e o faço agora por respeito a você que faz representar toda a nossa indignação.
Gaetano, muito obrigada pela consideração.
Quanto a parar de comentar, se pararmos de falar e comentar… eles vão adorar!!
Não podemos.
Tania para tudo!
4 Tobogãs,kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Essa é a maior do ano.SENSACIONAL!
E não é, Ednei?
hahahahahahahahah
E mais, está PROIBIDA a colocação dos escudos do Palmeiras nas colunas laterais do estádio.
É preciso atender a lei da “Cidade Limpa”.
Escudo do time é publicidade para nossas otoridades.
Continuo não esquecendo dos ilustres jornalistas que se dizem palmeirenses, aqueles que nunca abrem a boca, a não ser para ter a sua boquinha.
Marco,
Essa do escudo eu não sabia.
Que vigarice, meu Deus!!
E quanto aos jornalistas que se dizem palmeirenses, eles “estão em outra”, e não se importam com o que fazem de ruim ao Palmeiras.
Vamos acompanhar muito de perto a conduta do STJD e do seu procurador neste caso de denuncia do Ministério Público no caso Lusa.
Também deve ser acompanhada a conduta daquele tipo de jornalista que se auto denomina sério e profissional, aquele que diz praticar o jornalismo consciente e ético.
Caso se comprove que alguém recebeu, será certo que alguém pagou.
Então, queremos saber quem pagou? E se pagou, qual será a punição?
Como é de praxe no Brasil, haverá crime, mas não haverá criminoso… sou quase capaz de apostar nisso.
Mas vamos acompanhar sim, e muito atentamente.
Não sei porque estão bravos por ter tirado 4mil lugares, o tempo é o Sr. da razão. Vocês Verão que com esse elenco e esse Playboyzinho , não vamos por nem 30mil por jogo, se der uns 15mi na média geral. A torcida da SEP esta parando de ser otária. A respeito da PM, devemos agradecer a ela, visto que inauguraríamos nossa Arena com uma derrota para o reserva dos galinzés. Obrigado PM por ter tirado mas esse vexame da administração porquinho rosa.
Felipe, estamos bravos porque o clube para o qual torcemos está sendo prejudicado com essas medidas.
E vc, por não gostar da administração do clube acha que todo o resto está certo?? O.o
Então, tá…
tania mais uma vez adorei tudo que foi falado por vc
tambem quero aconpanhar as denucias sobre o rebaixamento da lusa nao sei sse posso falar mais acho que todo mundo sabe quem pagou pra segurar o flamingo e serio ;(flamingo)na serie A
Fabio,
Também quero acompanhar, mas já sabendo que não vai dar em nada, como não deu o caso do Petros, escalado irregularmente.
O mais surreal é o pessoal fazendo de conta que não sabe quem pagou, né?
Oi Clorofila. Será que na Vila Belmiro , por exemplo, existem 4 mil lugares separando os torcedores locais dos visitantes?
Oi, Gustavo. Muito provavelmente não fazem o mesmo na Vila Belmiro. Mesmo porque, a Vila Belmiro não comporta nem 20 mil pessoas.
É só com o Palmeiras essa aporrinhação toda.