Global, mundial… whatever… É Palmeiras campeão do mundo!

E então, ontem, a Fifa parabenizou o Palmeiras pela conquista do Mundial de 51, uma conquista que o cotovelo de um monte de gente insiste em negar…

E então, a Fifa escreveu que “verde era a cor da inveja”, e se referiu ao Palmeiras como “first global champion” – o Ibama não consegue nem calcular a quantidade de gambás (e outros bichos) que foram dizimados com essas afirmações…

Aí, parte da imprensa tupiniquim, a parte dos torcedores (rivais) profissionais de imprensa, se viu meio obrigada a noticiar a homenagem da Fifa ao Palmeiras, uma vez que os palestrinos veicularam as imagens dessa homenagem até não querer mais. Mas a imprensa não foi capaz de traduzir todas as palavras de  “first global champion”, não foi capaz de usar a palavra que tanto a incomoda… fizeram questão de não traduzir “global” como “mundial”, que seria o termo que mais comum aos brasileiros. Embora o significado seja o mesmo, não costumamos dizer aqui “campeão global”. Chegou a ser engraçado ler as tais manchetes.

Talvez, tenha doído muito a articulação entre o braço e o antebraço de uns; talvez, tenha doído o “curanchinho” de outros… talvez, se valendo da ignorância de muitos, tenha a imprensa feito uma última tentativa de fazer parecer diferente o que é fato consumado, é história… who knows?

Mas vamos lá… não exige muito dos neurônios. Até os dois que eu possuo – Edmundo e Valdivia – dão conta do recado…

Primeiro, vamos procurar os sinônimos (palavras de mesmo significado) para o termo “global”, usado em inglês…

Global-sinônimo

Um dos sinônimos é “worldwide”…

E qual será o significado de “worldwide”?

Tcharam…  M-U-N-D-I-A-L !!! Até o tradutor do Google sabe isso.

worldwide-significado

OMG!! Mundial? Como assim?

Será que no dicionário Inglês-Português é mundial também? “Não podice”! “Quitaconteceno??”

I’m sorry, people…

global-tradução

Então, né? Mais do que isso só se for desenhando… Palmeiras “first global champion” = PALMEIRAS PRIMEIRO CAMPEÃO MUNDIAL !! Consummatum est!

Força no analgésico e no antinflamatório, “rivaus”!  😉

 

4 comentários

  1. Preocupante para o restante do campeonato a arbitragem do carioca no jogo com o Atlético. Toda a impressão de que veio com a receita encomendada. Durante todo o jogo, dois pesos e duas medidas, amarrando o jogo e deixando a cera.
    Quem conhece o mínimo do que é o futebol dentro de campo pode perceber que a conduta do soprador de apito foi muito suspeita.
    Detalhe, nenhuma observação por parte da imprensa, tudo normal, só porque não teve lances tão polêmicos, Mas e daí, o jogo foi conduzido de maneira muito estranha.

    Ah, é a imprensa, esse caso do Mundial prova mais uma vez como são medíocres.

    1. Marco, o árbitro deu amarelo pro Tche Tche na primeira falta, mas “esqueceu” de dar amarelo para os jogadores do Galo… Eles cansaram de fazer faltas duras nos palmeirenses, e o juiz evitava o amarelo como podia. Só na segunda etapa, depois de 464756575 faltas pra cartão dos mineiros, é que ele tirou o cartão do bolso.
      Ficou claro que usava de dois critérios. Se amarelou o Tche Tche (era pra amarelo mesmo) na primeira, porque foi camarada com os mineiros?? Se usa de dois critérios, sabe muito bem o que está fazendo, não é mesmo? E está fazendo assim porque quer, ou porque foi incumbido de.

  2. Dizem que nesse dia morreu muito torcedor que ia em notícias do Palmeiras pedir confirmações da FIFA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.