R.I.P JORNALISMO

jornalismo-fail

O Palmeiras está bem, o Mago está de volta – batendo um bolão e fazendo das suas em campo -; o futebol do time tá bonito, os jogadores estão fazendo boas partidas, o ataque tá funcionando, os dois últimos adversários foram goleados… Não tem mais notícia vazando, não tem mais encrenca nos vestiários, o ambiente está tranquilo… é um bom momento pra imprensinha nos deixar livre do seu veneno de cada dia, e falar dos problemas dos outros times, não é mesmo?

Mas, diante disso, o que você acha que ela faz?

1 – Fala da crise no São Paulo? O condena ao rebaixamento, faltando 30 rodadas, como fez com o Palmeiras em 2012?

2- Fala que nesse mesmo São Paulo o ambiente interno é péssimo? Que o time é limitado? Calcula o custo-benefício do Ganso, do Luís Fabiano? Vai fuçar e noticiar se tem alguém abusando das baladas lá?

3- Calcula o custo-benefício do Pato? Diz que ele foi vaiado? Investiga a sua vida particular (como fez e faz com jogadores do Palmeiras) e traz a público a notícia que ele tomou uma “bola nas costas” da italiana?

3- Aproveita a onda de insatisfação da população com o dinheiro público sendo torrado, nos superfaturados estádios da Copa, e traz à pauta todas as irregularidades do Esmolão?

4- Conta, finalmente, por quais motivos o Jorge Henrique foi mandado embora do time?

5- Fala sobre o jogador que tem problemas com a Polícia Federal por contrabando de carros, que tem documentos falsos, e continua tranquilinho por aí, “lindo, loiro e japonês”?

6 – Fala que a prefeitura está exigindo que o Palmeiras custeie o alargamento de uma avenida, no entorno do Palestra, quando ele é o único clube que constrói seu estádio sem o uso de dinheiro público? Ela diz que a prefeitura deveria custear isso com o dinheiro dos impostos com os quais “presenteou” o Esmolão?

NÃO! CLARO QUE NÃO! Isso, dessa forma, você não vai ler  por aí.  O Palmeiras é o favorito da GambambiPress, mas só em pautas que sirvam para depreciá-lo ou para fazer aparecer problemas onde eles não existem.

Por falar em depreciar, em duas notícias da Globo, que falam sobre o jogo-treino do Palmeiras realizado nesta semana, o nome do adversário, Atibaia, vem acompanhado da seguinte informação: “… time da Segunda Divisão Paulista (equivalente à quarta)”. Embora esteja correto, qual a importância de se ressaltar isso em duas notícias? Afinal, com todo respeito ao Atibaia, quem vende a notícia é o Palmeiras.

 notícia-mandrake-Globo

notícia-mandrake-Globo1

Parece que eles não sabem que isso não tem a menor importância, que jogo-treino é assim mesmo, contra times “carne-de-pescoço”, com dois tempos de 50 minutos, sem título em disputa, sem briga pela ponta da tabela; sem a obrigação de vencer, e sim de treinar, de observar jogadores, de testar formações táticas, de ensaiar algumas jogadas, de substituir um jogador no time, e colocá-lo de volta mais tarde, se o técnico assim desejar; de dar ritmo a quem está chegando, a quem volta de contusão, de poupar alguns outros; sem ninguém jogando por um “prato de comida”, saindo contundido… daí o nome “jogo-treino”.

E, ontem, véspera do jogo entre Figueirense e Palmeiras, mesmo o Palmeiras tendo vencido os últimos confrontos diante dos catarinenses, a notícia na Globo era sobre uma goleada que o Palmeiras sofreu num confronto entre os times, ocorrido há 10 anos atrás. Vê se pode! Se a notícia estivesse só na página do Figueirense seria compreensível.

E já que é assim que a GambambiPress raciocina, seria justo que a cada vez que o Palmeiras enfrentasse os gambás, a Globo lembrasse dos 4 x 0 (fora o baile) de 1993, não é mesmo? Ou então, lembrasse daqueles 4 gols palestrinos, em 99, marcados em 12 minutos.

Mas tem coisa pior… Essa mesma imprensa, que blinda o fraquíssimo time do São Paulo de seus inúmeros fracassos, e o chama de vice campeão da Recopa (quem foi o terceiro colocado, Press? E o último?); que não gasta uma letrinha para falar sobre o Esmolão; a imprensinha, que não se favorece mais de notícias vazadas pelas “rachaduras” do Palestra;  a imprensinha, que está sem pauta para esculhambar o Palmeiras, imaginou ter encontrado um “absurdo”. Mas de absurdo mesmo, o que a notícia tinha era a própria pauta.  Beirou o ridículo…

Preste atenção, leitor, o mundo nunca mais será o mesmo depois que você ler a notícia abaixo; a cotação do dólar vai cair vertiginosamente, a inflação vai desaparecer; a crase vai passar a ser bem usada pelos estagiários das redações; O Batman vai sair do armário e dar um beijo na boca do Robin; os mensaleiros condenados irão pra cadeia, o Luís Fabiano, o Ganso e o Pato vão passar a ser maravilhosos investimentos de seus respectivos clubes; Mustafá vai admitir que torce pros gambás; o Papa vai encampar o projeto de cura gay junto ao Feliciano; o Obama vai te cumprimentar a cada vez que você usar o telefone…

matéria-sacana-Lance

Por essa você não esperava, né? ACABARAM AS VAGAS NO ESTACIONAMENTO DO PALMEIRAS (onde já se viu uma coisa dessa?) E OS ARMÁRIOS NOS SEUS VESTIÁRIOS; ACABOU A VAGA PARA A CONCORDÂNCIA VERBAL NA REDAÇÃO DO LANCE (“quem é da base… sofrem mais”. Que deselegante! Cadê a vaga para a concordância verbal? Em que armário ela foi guardada? Sujeito no singular e verbo no plural, não!).

E reparem,  a noticia traz chamadas “simpáticas”: “Alan Kardec… perde gol incrível em jogo-treino”  O gol, incrível, que o Alan Kardec perdeu no treino, (por estar sem ritmo), pareceu ter mais importância do que aquele que o Pato perdeu diante do Boca, na desclassificação do Corinthians na Libertadores…

O título da outra notícia: “André não quer ver o Palmeiras comparado a times da Série A”, (que pode deixar furioso qualquer palestrino que não leia a notícia toda) não resume o que o jogador realmente disse:

“O Palmeiras é time de Série B porque está disputando a Série B. Mas a maioria, para bem dizer todos, pode jogar a Série A, não vejo tanta diferença em nível de jogador. Mas não tem que fazer a comparação. Temos que chegar na Série A ficando entre os quatro primeiros da Série B”

A verdade é que, enquanto mascaram os reais problemas de alguns times e fazem a vida deles mais fácil, encontram problemas “imensos” no Palmeiras, na tentativa de fomentar a discórdia entre clube, jogadores e torcida. Onde já se viu o Palmeiras ter o elenco inchado? Não era essa mesma imprensa que, n começo do ano, batia na tecla que o Palmeiras não tinha elenco nem pra fazer um coletivo? Melhor ter gente sobrando, né? Ainda mais quando se sabe que isso é provisório.

Mas o Lance foi até ouvir um especialista em gestão…  De tão ‘especialista’ que o especialista é, não foi preciso nem citarem o seu nome. Como é que citam um especialista, sem dizer quem ele é? Credibilidade… nenhuma! Podemos arriscar que o consultado foi o…  Gasparzinho? (no dia de hoje, a notícia traz o nome do especialista. Mas, como você pode ver no printscreen abaixo, a notícia foi publicada sem ele)

E ele sabe tanto, que afirma que “está muito claro que houve, talvez…”. Decide, Gasparzinho, está muito claro ou é talvez?

E ele fala até sobre a questão da dificuldade para que muitos atletas façam as suas refeições. Mas ninguém o consultou quando os gambás, sem ter um refeitório, faziam as refeições no “Linguição” (acho que era esse o nome), não é mesmo?

matéria-sacana-Lance1a

Nunca vamos ter certeza se pautas como essas são feitas por “torcedores profissionais”, por inexperientes estágiários, ou são pautas compradas, matérias pagas. Só podemos imaginar.

Mas é como eu sempre digo… Abre o olho, leitor, senão a GambambiPress engana você!

26 comentários

  1. falem mal, mas continuem falando de nós. Só um exemplo: sairam nas ruas para manifestar contra tudo. Tentaram marcar uma manifestação na frente do “Esmolão”, que não foi permitido pelas organizadas dos Gambás. A imprensa de merda não repercutiu e ficou na dela. Ou seja: o povo não aceita mais desmandos e corrupção no Brasil, a não ser que favoreça o Curintcha! E o pior ainda: nem nós repercutimos isso!! Culpa nossa também!!

    1. Verdade, Sílvio.
      Como a mídia ‘faz a egípcia’ em relação à vergonha que é essa construção do Esmolão, nós deveríamos fazer muito barulho e divulgar o que ela não divulga.

  2. falem mal, mas continuem falando de nós. Só um exemplo: sairam nas ruas para manifestar contra tudo. Tentaram marcar uma manifestação na frente do “Esmolão”, que não foi permitido pelas organizadas dos Gambás. A imprensa de merda não repercutiu e ficou na dela. Ou seja: o povo não aceita mais desmandos e corrupção no Brasil, a não ser que favoreça o Curintcha! E o pior ainda: nem nós repercutimos isso!! Culpa nossa também!!

    1. Verdade, Sílvio.
      Como a mídia ‘faz a egípcia’ em relação à vergonha que é essa construção do Esmolão, nós deveríamos fazer muito barulho e divulgar o que ela não divulga.

  3. quando alguém tem a verve para a escrita, coloca em poucas e certas palavras o que a gente sente, e para variar Taninha, vc foi mestra no assunto!

    1. Obrigada, Angela.

      Como é bom ter amigas. rsrs

      Mas, brincadeiras à parte, acho que os palmeirenses todos se aborrecem com essa perseguição ao Palmeiras, por parte da imprensa.

      Bjs

  4. quando alguém tem a verve para a escrita, coloca em poucas e certas palavras o que a gente sente, e para variar Taninha, vc foi mestra no assunto!

    1. Obrigada, Angela.

      Como é bom ter amigas. rsrs

      Mas, brincadeiras à parte, acho que os palmeirenses todos se aborrecem com essa perseguição ao Palmeiras, por parte da imprensa.

      Bjs

    1. Aí é que está, Gibão.
      Se a mídia é encomendada, comprada, como imaginamos, temos que combatê-la, porque, senão, o Palmeiras vai ser sempre alvo dessas notícias sacanas, que acabam trazendo bastante prejuízo pra ele.

    1. Aí é que está, Gibão.
      Se a mídia é encomendada, comprada, como imaginamos, temos que combatê-la, porque, senão, o Palmeiras vai ser sempre alvo dessas notícias sacanas, que acabam trazendo bastante prejuízo pra ele.

  5. Perfeito texto! É exatamente tudo isso que converso diariamente com meus amigos. Como o time do SP é ridículo e limitado e a imprensa não diz nada. Outra coisa, adoram citar o custo do Valdivia o tempo todo, mas e o Ganso e o Pato? Foram caríssimos e não estão jogando absolutamente nada? E o pior, por ruindade! O mago ao menos não jogou por lesões, enquanto esses dois ai são banco por opção.

    Enfim. A mídia brasileira me enoja.

  6. Perfeito texto! É exatamente tudo isso que converso diariamente com meus amigos. Como o time do SP é ridículo e limitado e a imprensa não diz nada. Outra coisa, adoram citar o custo do Valdivia o tempo todo, mas e o Ganso e o Pato? Foram caríssimos e não estão jogando absolutamente nada? E o pior, por ruindade! O mago ao menos não jogou por lesões, enquanto esses dois ai são banco por opção.

    Enfim. A mídia brasileira me enoja.

  7. A diferença entre os políticos corruptos e os jornalistas que fazem
    apologia ao estádio construído com dinheiro público é o PREÇO.

    Enquanto o político corrupto se vende, aceita propinas, o jornalista que
    festeja a construção desse estádio se vende por audiência ou para atender aos
    interesses dos chefes.

    E ainda têm aqueles que festejam o estádio, ao mesmo tempo que criticam os gastos da Copa
    fazendo o papel de paladinos da justiça.

  8. A diferença entre os políticos corruptos e os jornalistas que fazem
    apologia ao estádio construído com dinheiro público é o PREÇO.

    Enquanto o político corrupto se vende, aceita propinas, o jornalista que
    festeja a construção desse estádio se vende por audiência ou para atender aos
    interesses dos chefes.

    E ainda têm aqueles que festejam o estádio, ao mesmo tempo que criticam os gastos da Copa
    fazendo o papel de paladinos da justiças.

  9. O pior, é que do ponto de vista do marketing, é um grande erro irritar a torcida do Verdão.
    Por simples razões:
    *A torcida do Verdão tem poder aquisitivo.
    *A torcida do Verdão é das mais organizadas na internet.
    *A torcida do Verdão, assim como os anonymous, não esquece e nem perdoa esses vacilos.
    Basta ver os posts da Tânia!

  10. O pior, é que do ponto de vista do marketing, é um grande erro irritar a torcida do Verdão.
    Por simples razões:
    *A torcida do Verdão tem poder aquisitivo.
    *A torcida do Verdão é das mais organizadas na internet.
    *A torcida do Verdão, assim como os anonymous, não esquece e nem perdoa esses vacilos.
    Basta ver os posts da Tânia!

  11. Concordo plenamente com seu texto, o jornalismo esta péssimo mais não só no futebol em outras áreas também, faltam mais reportagem investigativas, porém quero só ver no ano que vem como será tratado o nosso CENTENÁRIO, ALLIANZ ARENA E S.E.P se vão dar destaques positivos ou vão detonar só com os bambis na segundona e falar deste ralo de dinheiro chamada copa do mundo com estádios super faturados como o Cadeião da zona lost. Só para lembrar, ganhamos mais uma 2×3 dos gambas catarina!! AVANTI PALESTRA!!!

  12. Concordo plenamente com seu texto, o jornalismo esta péssimo mais não só no futebol em outras áreas também, faltam mais reportagem investigativas, porém quero só ver no ano que vem como será tratado o nosso CENTENÁRIO, ALLIANZ ARENA E S.E.P se vão dar destaques positivos ou vão detonar só com os bambis na segundona e falar deste ralo de dinheiro chamada copa do mundo com estádios super faturados como o Cadeião da zona lost. Só para lembrar, ganhamos mais uma 2×3 dos gambas catarina!! AVANTI PALESTRA!!!

  13. eu sei que é muito bom ter amigos,mas realmente vc tem verve, vc é boa no que faz e tem o adicional de ser Palmeirense.

  14. eu sei que é muito bom ter amigos,mas realmente vc tem verve, vc é boa no que faz e tem o adicional de ser Palmeirense.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.