O GAMBÁ E AS UVAS – Paulistão ou Paulistinha?

Uma raposa faminta entrou num terreno onde havia uma parreira, cheia de uvas maduras, cujos cachos se penduravam, muito alto, acima da sua cabeça.

– Essas uvas parecem muito suculentas. Tenho que comê-las. – disse a raposa.

Tentou apanhá-las saltando o mais alto que pôde, mas elas estavam fora do seu alcance. Por mais que pulasse, não conseguia abocanhá-las.

Cansada de pular, olhou mais uma vez os apetitosos cachos e, fingindo estar desinteressada, disse:

– Pensei que estavam maduras, mas vejo agora que estão muito verdes… não prestam.

É fácil desdenhar daquilo que não se alcança.                                                                               La Fontaine

E foi assim que a raposa virou gambá, e o Paulistão virou “paulistinha”…

Acho que depende da fase da Lua, do movimento das marés, da direção dos ventos… talvez dependa de Saturno estar no signo de Escorpião, dos planetas estarem alinhados…

Ninguém explica o fenômeno que acontece com o campeonato paulista. Uma hora é importante, é Paulistão, é queda de braço entre os grandes paulistas, vira filme, é comemorado, antigas conquistas são lembradas décadas depois; outra hora é paulistinha, campeonato pequeno, ninguém quer…

Embedded image permalink

E na semifinal do Paulistão 2015, decidida num derby – clássico de maior rivalidade do país e do mundo -, aconteceu o fenômeno de novo, e num prazo de pouco mais de 90 minutos.

A imprensa e todos os torcedores já falavam no clássico semanas antes. Apontavam o favorito…  Era partida importante, havia muito mais em jogo…

paulistinha-eu-nem-queria9c

paulistinha-eu-nem-queria9d

Era Paulistão, e o “Estádio dos Quatro Tobogãs” iria ser palco da primeira eliminação de um dos dois grandes rivais.

Até a “raposa” peruana esquecia a Libertadores para pensar no jogo diante do Palmeiras, empolgadinha no #vaicorinthians #domingoénosso.

paulistinha-eu-nem-queria3

Era Paulistão, com aproximadamente 40 mil pessoas no estádio…

paulistinha-eu-nem-queria1

Era Paulistão, e a torcida comemorava, efusivamente, os dois gols que os itakeras haviam marcado no Palmeiras. Era Paulistão, o único campeonato que  o S.C.Itaquera conseguiu conquistar até 1990.

Semifinal-Paulistão-até-os-44

Semifinal-Paulistão-até-os-44b

Semifinal-Paulistão-até-os-44d

Era Paulistão, na comemoração do gol de Danilo. Comemoração que, diga-se de passagem, teve a participação até dos reservas…

Semifinal-Paulistão-até-os-44c

Era Paulistão, e valia até dançar para comemorar um gol…

Resultado de imagem para semifinal paulistão 2015

Era Paulistão, valendo vaga na final e, por isso, o goleiro gritava de felicidade no gol do seu time…

Semifinal-Paulistão-até-os-44e

Era Paulistão… O técnico itakera e seu jogadores comemoravam alucinados a vitória parcial e possibilidade de sair da partida com a classificação e a eliminação do maior rival…

Semifinal-Paulistão-até-os-44f

Semifinal-Paulistão-até-os-44h

Era Paulistão… e, na disputa das penalidades, que definiria o classificado à final, os jogadores se ajoelharam  em campo…

Era Paulistão, e ir à final era o objetivo. E isso ficou escrito na expressão de quem foi derrotado, nas lágrimas daqueles que foram batidos…

Paulistão-ou-paulistinha

Era Paulistão, de eliminação sofrida, dolorosa…

paulistinha-eu-nem-queria9

paulistinha-eu-nem-queria9a

Mas… os planetas se desalinharam (e isso teve início antes dos primeiros 15 minutos de jogo). As marés foram mudando as águas de lugar, os ventos enlouqueceram e passaram a ventar em todas as direções… a Lua mudou de fase abruptamente e passou a brilhar em verde… Saturno se mandou de Escorpião…

Resultado de imagem para Palmeiras elimina Corinthians Paulistão 2015

Resultado de imagem para Palmeiras elimina Corinthians Paulistão 2015

Resultado de imagem para Palmeiras elimina Corinthians Paulistão 2015

Resultado de imagem para Palmeiras elimina Corinthians Paulistão 2015

Resultado de imagem para Palmeiras elimina Corinthians Paulistão 2015

Resultado de imagem para Palmeiras elimina Corinthians Paulistão 2015

Resultado de imagem para Palmeiras elimina Corinthians Paulistão 2015

Resultado de imagem para Palmeiras elimina Corinthians Paulistão 2015

paulistinha-eu-nem-queria9b

E aí, pronto… apareceram algumas “raposas”, e o Paulistão virou “Paulistinha”, campeonato pequeno, perdeu toda a sua importância, e as “uvas” ficaram verdes (bem verdes, aliás)…

paulistinha-eu-nem-queria-Raposa-Peruanapaulistinha-eu-nem-queria-Raposa-Peruana1

A “raposa peruana”, que parece desconhecer que o seu time conquistou apenas campeonatos estaduais até 1990, deveria ter avisado aos  quase 40 mil bobocas que foram lá sofrer e torcer por eles, que eles não gostam de campeonatos “pequenos” (era só não disputar, né?). Assim, todo aquele nervoso, choro, tristeza e frustração teriam sido evitados.

E, gostem de Paulistão ou não, as “raposas” sabem muito bem que nada poderá apagar ou mudar o fato de que o Palmeiras eliminou o S.C.Itaquera, dentro do Galinheiro, diante de 40 mil pessoas, marcou seu gol de número 500, ficou com a vaga na final do campeonato e, de quebra, levou metade da renda…

Grazie mille!

  • campeão mundial 51

    O que alguns setores e pessoas da imprensa estão fazendo com o palmeiras é totalmente prejudicial ao clube. assiti todos os paragramas de esporte agora e vejam a diferença:

    FOX:
    gol do palmeiras: legal
    penalty no rafael marques: sim
    penalty leandro pereira: falta fora da área.

    CANAL DA RGT A CABO:
    gol do palmeiras: legal
    penalty no rafael marques: sim
    penalty leandro pereira: divergência entre falta dentro ou fora da área.

    ESPN:
    gol do palmeiras: legal
    penalty no rafael marques: divergências
    penalty leandro pereira: divergências.

    MAURO CESAR, da espn discutiu com salvio espinola quando o ex-arbitro estava explicando que o robinho não interfere na joagada e nem no adversário e isso é regra. Mauro cezar não aceitou dizendo que a regra estava errada. Este senhor várias vezes já vi falando mal do palmeiras. ele detesta o palmeiras.

    BAND:
    gol do palmeiras: IMPEDIDO
    penalty no rafael marques: NÃO
    penalty leandro pereira: NÃO

    e ainda tem palmeirense que defende essa emissora.

    e os portais, de sempre, também estão plantando notícias negativas em relação a arbitragem e o palmeiras.

    Sabe qual vai ser o resultado disso? O árbitro de domingo vai ser o CERETTA e vai ter o panalty pro santos domingo. Esperar para ver.

  • Campeão Mundial 51

    o chororô na espn continua. Depois de ganhar a primeira partida da final por 1×0, a dupla dinâmica juca kfouri e m. cezar comentaram sobre o jogo de ontem:

    o gol do palmeiras foi ilegal e o cara que fez a regra é uma anta.
    não foi penalty no rafael marques
    não foi penalty no leandro pereira
    o gramado do alianz parque tava ruim
    dudu pode ter jogado o título fora
    os torcedores do palmeiras são noruegueses e suíços, pois é muito caro o ingresso e o Paulo Nobre está errado gerir o palmeiras como o negócio.
    é um absurdo o valdivia não ser julgado antes da final

    e pra fechar com chave de ouro:
    o penalty no valdivia na primeira partida da final da copa do brasil em 2012 não foi. essa frase foi do m. cezar, muito recalque né não?

    e tudo isso foi em 20 minutos.

    nada positivo do time foi falando, pareceu que o palmeiras era um bandido perigoso a solta, agora os gambás que ganham quase sempre tudo com a arbitragem, ninguém fala nada.

    • Marco

      Quanto ao sociólogo que ocupa espaço na imprensa, torcedor do gambá:
      Qual a autoridade moral de alguém que torce para o gambá comentar qualquer situação do futebol?
      E o seo mauro césar, torcedor do fluminenCe?
      Como ficou a história do rebaixamento da Lusa? Já foi esclarecido o caso?
      Como estão as investigações do ministério público?
      Para quem faz papel de “justiceiro” na TV, não seria um assunto interessante para cobrança constante?
      Esses caras, além de demonstrar total ignorância esportiva, conseguem consolidar a sua credibilidade idêntica a de uma nota de três reais.

    • Marco

      Sobre a Copa do Brasil, a competição que a imprensa deturpou porque o Palmeiras venceu.

      Disseram que a penalidade foi no Valdívia? Foi no Betinho, empurrado para não fazer o gol. Situação clara de gol que deveria causar a expulsão do lateral Jonas.

      Foi nesta partida que o Valdívia recebeu um chute nas partes baixas na metade do primeiro tempo. O volante Willian, que hoje joga pelo Cruzeiro, deveria ter sido expulso por agressão na metade do primeiro tempo. O seo mauro césar não viu isso? O árbitro estava ao lado e viu, mas não quis expulsar o volante.

      Vejam o “link”: https://www.youtube.com/watch?v=zyY0UKkePTo

      Fica fácil, esconder o que não se quer destacar e com o tempo forjar outra realidade. É esse tipo de gente que se faz de honesto e usa seu espaço na imprensa para jogar sujo.

      Justamente no jogo que ele cita sem a menor relação com a decisão desta semana encontramos os melhores exemplos de “edição” da história onde somente o que é conveniente a eles é destacado.

      O “prejudicado” coritiba terminou o primeiro tempo com onze jogadores em campo, sendo beneficiado com a não expulsão de dois jogadores.

  • Gustavo Aroni

    E aí Clorofila? 90% dos comentários que tenho visto e ouvido, de conhecidos, na tv e nas redes sociais (inclusive de palmeirenses) dizem que as Sereias já ganharam o Paulistão, que o Robinho vai jogar, que o Palmeiras perdeu o título junto com o penalti desperdiçado pelo Dudu, que o árbitro será corinthiano ou santista.. O que você acha? Para mim temos plenas condições de voltarmos com o título lá do aquário. Será que estou viajando?

  • Paulo Rogério Almeida

    Perfeito, Taninha. Li esse texto no trabalho e achei sensacional. Essa metáfora do gambá com a raposa foi esplêndida. Bem assim mesmo, mas não adianta. Toda vez que forem olhar a história do estádio vai tá cravado: 1ª ELIMINAÇÃO SOFRIDA: PALMEIRAS.

  • Marco

    Guilherme Cereta de Lima vai apitar a final.
    Um atestado público passado pela FPF de que os palmeirenses são palhaços e não merecem o menor respeito.
    Pelo nosso lado, mostramos mais uma vez que somos amadores, inocentes, sem malícia alguma em relação aos bastidores do futebol.
    Teremos que jogar muito para levar esse título e o Valdívia deve tomar muito cuidado. Vai apanhar à vontade, será caçado em campo sem a menor ação da arbitragem e na primeira reclamação ou na primeira falta que cometer será expulso.
    Um árbitro que já riu na cara dos jogadores do Palmeiras no confronto com o Santos pelo Brasileiro de 2012, que já comemorou pelo Twitter a desclassificação do Palmeiras em favor do Santos em 2013 e que brigou com o Valdívia no intervalo do primeiro jogo da final ficou com a tarefa de arbitrar o confronto final.
    Não seria melhor já dar o título ao Santos e poupar o público desse provável espetáculo circense?
    Caso a Mídia Palestrina e os nossos torcedores não se manifestem com energia pelas redes sociais, chamando a atenção para essa arbitragem, seremos operados por esse elemento conhecido como Cereta de Lima, o moço de Votorantim que deixou de ser modelo para aparecer mais nos gramados.

  • Js1993

    Motivos para o Palmeiras atropelar, humilhar e estraçalhar o Santos dentro de campo e fora após a conquista do título:

    1- O funk do mascarado Robinho, já cantando vitória e desrespeitando o elenco do Palmeiras.

    2- A declaração do caloteiro presidente do Santos, que disse que o Robinho verdadeiro está no Santos e que o nosso é falso.

    3- Alguns dos maiores anti-palmeirenses da medíocre imprensa esportiva paulistana são santistas: Fábio Sormani, José Calil, Paulo Roberto Martins e Milton Neves.

    4- O assassinato covarde do palmeirense Cláudio Fernando de Morais, morto em uma emboscada feita pela maior torcida organizada do Santos, que é intimamente ligada ao crime organizado de SP.

    É por essas e outras que essa final de Domingo não vai ser apenas uma decisão de Campeonato Paulista, mas valerá sim para resgatarmos a grandeza do nosso clube e mostrarmos para a boleirada e a imprensa esportiva do Brasil inteiro que pensem mil vez antes de tentarem denegrir a imagem da gigante Sociedade Esportiva Palmeiras.

  • Renner

    Kkkkk quem ri por último, ri melhor. Posta ai na pagina, agora! Ah, não vai querer né….

  • taniaclorofila

    Eu só não postei antes porque estava rindo um bocado do time do Alfacio que comeu um chester contra o Guarani… do Paraguai!!!! hahahahah

    Nada como um dia atrás do outro, né “raposa”?
    Para quem não queria “paulistinha”, comemorar o paulistinha alheio é muito significativo… kkkkk

    NADA VAI MUDAR O FATO QUE O CU RINTIA FOI DESCLASSIFICADO PELO PALMEIRAS, E DENTRO DO ESTÁDIO QUE ELE ALUGA DO GOVERNO!

    Se virem com esse fato. É imutávell!

    • Paulo Rogério Almeida

      Deixa eu ver se entendi, o Palmeiras chegou na final e perdeu nos pênaltis depois de igualdade nos placares agregados das duas partidas (da qual ganhamos a primeira partida). A “risada” foi por que nós perdemos a final na casa do adversário e acuando o time deles, quase empatando a partida em 2×2 com 9 jogadores em campo?

      Ah, é… Esqueci, o senhor da postagem acima deve ser gambá… Então é freguês fiel.

      Una pergunta, o Palmeiras ter perdido a final na Vila Belmiro para o Santos nos pênaltis, retira o FATO que o Palmeiras foi o PRIMEIRO TIME A ELIMINAR O CORINTHIANS EM SUA CASA?

      Outra, o fato do Corinthians ter perdido a decisão com o Fernando Prass pegando DUAS cobranças dos jogadores corintianos os classificou para alguma final?

      Mais uma, o fato de em menos de um mês o Corinthians ter sido eliminado DUAS vezes dentro de casa, DE DOIS TORNEIOS diferentes… classificou o Corinthians pra final da Liga dos Campeões?

      Eu acho que vi que a final vai ser Juventus x Barcelona… Onde o Corinthians estava? Hum… A Libertadores, me responde ai por que o Corinthians perdeu do Guarani de 3×0 no placar agregado e safou-se de tomar uma goleada histórica atuando no Paraguai?

      É, ser despachado pelo Palmeiras do Paulista doeu pra burro, depois disso conseguiu tomar um piau do fraco time do São Paulo e logo a seguir duas nabas do “poderoso” Guarani do Paraguai… E isso que era só “um Paulistinha”.

      DERBY É DERBY E VICE VERSA. O derrotado sempre sai com um prejuízo imenso e nós causamos o início dessa crise de vocês, portanto, menos gambá. Bem menos vai.

      Volte aqui mais vezes, o freguês fiel merece atenção redobrada.

      Obrigado pela preferência, passar bem!