ALLIANZ PARQUE, GIGANTE E IMPONENTE… COMO O PALMEIRAS!

Na sexta-feira, na companhia de alguns amigos, fui visitar o Allianz Parque, cuja obra está mais ou menos próxima da sua conclusão.

Sabia que iria me emocionar – eu me conheço – mas não pensei que fosse algo tão arrebatador!

Quando chegamos lá, depois de calçarmos os sapatos adequados à visita, de colocarmos os capacetes, óculos de proteção, e vestirmos os coletes, começamos o  nosso trajeto pelos corredores que ficam embaixo das arquibancadas.

20140516_151328

20140516_151707

Logo adiante, nos deparamos com o pedaço de arquibancada que sobrara do Palestra, aquele, que a prefeitura não deixou a WTorre demolir. Ele está lá, intacto, fazendo a ponte no tempo entre o Palestra Italia e o Allianz Parque; aquele pedaço de bancada – que não ficou ali por acaso – ainda guarda os nossos segredos, as nossas orações, nossas superstições, nossos cantos e gritos de gol… Quantas vezes eu me sentei ali… quantas lágrimas de alegria derramei naqueles degraus… Ali, assisti à final do Paulistão 2008, o último título conquistado no Palestra… Sim, essa visita teria altas doses de emoção.

20140516_151657

Íamos conversando, fotografando, ouvindo atentamente as informações que a Karina, da assessoria da WTorre, e nossa guia, nos dava… de repente, por uma das aberturas que levam ao campo, eu vi o gigante!! Meeeeu Deeeus! Pela abertura, eu vi parte dos dois anéis que foram construídos para acomodar os torcedores, vi o campo, ainda sem grama… me aproximei mais da “janela” aberta diante de mim e meu coração até perdeu o ritmo. Fiquei muito emocionada, mas segurei a onda e seguimos em frente.

20140516_151802

Numa outra “janela”, mais um pedaço do ‘salão de festas’ da nossa casa…

20140516_151856

Encontrávamos operários por todos os lugares onde passávamos, e eles estavam também em todos as direções que olhássemos.

E foi então, que entramos no estádio, propriamente dito… E ao dar de cara com o “objeto de desejo” do qual estamos “grávidos” há tanto tempo, ao me deparar com a transformação assombrosa que o Palestra Italia sofrera, fiquei arrepiada, e o coração, velho de guerra, até parou de bater por um momento. O Allianz Parque é imponente, e faz jus ao seu dono.

Eu mal sabia para onde olhar e, ao mesmo tempo, devorando as imagens do local. E, confesso, a grandiosidade da nossa casa foi impactante pra mim… as palavras me faltavam. Se eu tinha conseguido driblar a emoção lá atrás, agora ela destruía a minha defesa, fazia um chute no vácuo, me dava um chapéu e fazia um golaço…

Allianz-Parque-entradalateral2S

Tão logo coloquei os meus pés lá dentro, eu pedi a Deus que abençoasse a nossa casa, que abençoasse o Palmeiras e seus jogadores, para que mais 100 anos de glórias pudessem ser escritos ali. Pedi ao Alto para que os palmeirenses de agora, e os que virão depois de nós, fossem muito felizes naquele lugar. As lágrimas, na maior cara de pau, nem faziam mais cerimônia para aparecer…

Um dos dois telões, que já está colocado, nos olhava imponente lá do alto…

Você sabia que os  telões do Allianz, serão os maiores da América Latina, com cerca de oito toneladas e com área de 103 metros quadrados?E que são necessárias 200 televisões de 42 polegadas lado a lado para igualar ao tamanho dos gigantes da arena palmeirense?

20140516_152346Allianz-Parque1S

Foto: Que Deus te abençoe Allianz Parque , e vc seja o palco de muitas conquistas do Palmeiras. Que a sua gente seja sempre feliz...(Chorando litros)

Minha cabeça dava voltas… Ali, naquele lugar, era o Palestra Itália, dá para acreditar? Ali, vi Evair e Edmundo enlouquecerem uma Nação… Ali, o mundo conheceu o Divino; Ali, jogaram Leão, Leivinha, Luisão Pereira, Oberdan, Turcão, Jorge Mendonça, Junqueira, Valdemar Fiúme, Arce, Sampaio, Clebão… Ali nos encantaram Alex, Rivaldo… Ali, Mago Valdivia bailou e nos levou ao delírio… Ali,  Marcos se tornou São Marcos…

E eu ficava me perguntando como é que o nosso Palestra ficou daquele ‘tamanhão’ todo? Acredite, ele é gigantesco! A gente vê as fotos e não faz ideia da grandiosidade do Allianz Parque. Nossa casa é um espetáculo! E, tenho certeza, será a melhor e a mais bonita do Brasil.

E nunca mais vamos assistir partida alguma tomando chuva…

20140516_152400

20140516_152402

20140516_152409

Eu, que tinha lido há um tempo atrás que a grama seria colocada logo, fiquei pasma de saber o motivo pelo qual ainda não o fizeram. Como estamos numa época do ano em que o dia tem menos luz, e como o estádio tem uma parte coberta, e a grama precisa de luz, seria necessário usar um tipo de lâmpada para que a grama se mantivesse bem cuidada e não perecesse. As tais lâmpadas já foram compradas, mas estão lá na alfândega esperando a liberação, que nunca acontece. E, enquanto não acontece, o gramado não pode ser colocado. ‘Legal’ esse país, que faz vistas grossas para as irregularidades dos estádios da Copa, mas atrapalha o quanto pode a construção do Allianz Parque (será que é porque no Allianz, não há uso de dinheiro público, e não dá para a “tchurminha” brincar de superfaturar?)

Mas, sigamos com o nosso passeio pelo Allianz…

Nesse espaço, bem próximo da cobertura, será o restaurante panorâmico. Nada mau poder almoçar ou jantar no Allianz, não é mesmo? “Nóis é chique, benhê!!” Eu aproximei a foto, mas ele fica bem lá no alto.

20140516_152926

Nas imagens abaixo, a preparação da área destinada aos atletas, com banheiras, vestiários, chuveiros…  e as imagens de como ficará cada área ao final da construção. Não pude deixar de imaginar o time do Palmeiras ali, jogadores abraçados (com Valdivia, claro), fazendo os seus gritos de guerra e suas orações, antes de entrar em campo, numa final de campeonato. Fiquei arrepiada só de imaginar… E não deixei de rezar ali, de mentalizar uma monte de coisas boas pro meu bem amado Verdão…

20140516_153551

20140516_153613

20140516_153636

20140516_153715

Vimos os vestiários dos árbitros também. Não tirei foto, mas deixei uma Praga de Parmera lá, of course, para todos aqueles homens e mulheres do apito e das bandeiras que ousarem garfar o Palmeiras em sua casa nova.

E então fomos conhecer o anel superior. Lá do alto, aproveitei para dar uma espiadinha na Rua Turiaçu e arredores. Olha o Bar Alviverde ali, de toldo verde e amarelo.

20140516_154200

A visão de lá do anel superior, onde estarão os lugares mais populares, é excelente. E não há pontos cegos no Allianz Parque.

20140516_154224

 

Essas são as armações onde serão colocadas as cadeiras.

20140516_154230

Entre os anéis superior e inferior estão os camarotes, que, segundo a nossa guia, já foram quase todos vendidos.

20140516_154239

20140516_155352

Essa é a visão da área dos camarotes. Que “chato”, né?

20140516_161529

O camarote visto do lado de dentro e do lado de fora…

20140516_161542

20140516_161627

E, para terminar, a fachada do Allianz Parque, lindo… Imagina quando essa fachada tiver luzes, acesas?

20140516_16484520140516_164851

Falta pouco agora… Se Deus quiser, não demora muito e voltaremos pra casa… nossa casa nova e espetacular, como o Palmeiras merece, como merecemos nós… Uma casa digna do Campeão do Século e clube mais vencedor do Brasil.

Que Deus te abençoe Allianz Parque, e você seja o bem aventurado palco de muitas conquistas do Palmeiras! Que a sua gente seja sempre feliz e nunca pare de cantar!

Allianz-Parque-pronto

  • Acelino José Aparecido

    Um amor não se mede, não há como
    expressar um sentimento assim.

    Acredito ser de todos os amores
    terrenos, depois do amor pelo pai, pela mãe e filhos, o amor pelo time do
    coração (PALMEIRAS) vem na sequencia e ai nada, nada é maior que esse amor,
    como os que já citei antes, esse amor é insubstituível.

    • taniaclorofila

      Tem razão, Acelino. É um amor insubstituível, intrasferível e incondicional,

  • Paulo Rogério Almeida

    Fantástico, a visão do setor popular é ótima. Pontos cegos, oi? O que é isso? Fascinante, magnífico, esplêndido e tudo demais que possa dizer.

    Mas, não deixo de criticar a Wtorre… Atrasou bonito a entrega (um ano), claro, que teve ajuda de terceiros, mas mesmo assim a “parceira” pisou na bola e tomara que ela perca feio na votação da Câmara Fundação Getúlio Vargas de Conciliação e Arbitragem.

    • taniaclorofila

      Também achei excelente que a visão lá do setor popular fosse tão boa, Paulo.
      E sem pontos cegos. Isso é coisa do Panetone… hahahah

  • Júnior Mendonça

    Clô.. Me emocionei mais com suas palavras que com as fotos hahaha

    • taniaclorofila

      Ô meu rei, eu também me emocionei lá viu?
      E passei pro texto um pouco do que senti e pensei durante a visita.

  • taniaclorofila

    Ô meu rei, eu também me emocionei lá viu?
    E passei pro texto um pouco do que senti e pensei lá.

  • Bruno MD

    Tive o privilegio de visitar recentemente as obras também e a nossa nova Arena esta ficando espetacular. A vista do ultimo pavimento onde terá um restaurante panorâmico é simplesmente fantástica. Alias de qualquer lugar a visão para o campo é fantástica, tenho certeza que teremos muitas alegrias no Allianz Parque.

  • Valdir Teodoro Dos Santos

    que vai ser um dos melhores e mais bonito do mundo não ha duvidas mais gostaria de saber se já foi feito os testes de peso na arquibancada da arena

  • Marcelo Bamba

    Todos os dias busco imagens atualizadas da obra do nosso templo, ao ver o link no seu blog achei que seria a mesma coisa dos outros. Me enganei e muito. Além das belas imagens, seu texto foi extremamente comovente. É o mais puro exemplo da famosa frase de Joelmir Beting.

  • taniaclorofila

    Este comentário do leitor “arenapalmeiras2014” , foi parar por engano na postagem ‘Palmeiras/adidas lançam “Dias de Glória”, música oficial do centenário’.

    arenapalmeiras2014 • 22 hours agoarenapalmeiras2014

    Nenhuma descrição poderia ser mais apaixonante do que a sua. Parabéns, digna representante de Nostro Palestra!!!!

  • Tânia, parabéns pelo registro, nunca entrei no Palestra, espero poder realizar este sonho em agosto. Realmente está ficando tudo maravilhoso.

    Que suas orações tenham força e abençoe nossa casa e toda a família palestrina. Amém.

    Avanti PALESTRA.

  • Gustavo Fernandes Caetano

    Tania, as visitas tem horários, são agendadas? Como funciona? Estou indo a SP em julho e queria visitar nossa arena, sou de SC e não tenho muitas oportunidades de ir a Sp. Abraço

  • Wil GT

    Tania,
    Por favor, você poderia dar umas dicas de quanto:
    – quais os dias abertos para visita?
    – quais os horários para visita?

    Aguardo seus comentários.
    E muito legal seu blog.

    • Wil, eu não sei te dizer se tem dia para visitação.
      Por acaso, vou estar lá hoje, num evento. Prometo que vou me informar a respeito disso, e depois te falo, ok?