SERÁ QUE TEM ‘MÍDIA GOLPISTA’ NA FRANÇA TAMBÉM? QUE VERGONHA, BRASIL!

A princípio, essa notícia não teria muito a ver com o Blog da Clorofila, mas, como o seu extenso conteúdo é pra lá de interessante, como ele fala, entre muitas outras coisas, de futebol e dos favorecimentos na construção dos estádios, “elefantes-brancos”, da Copa 2014, como o Palmeiras e a WTorre tiveram mil e uma dificuldades para construir o Allianz Parque – dificuldades proporcionadas por quem favorece os “elefantes-brancos” da Copa -, achei que ela passava a ter tudo a ver com o blog. No entanto, todas as informações contidas nessa matéria, informações que conhecemos tão bem, interessam, e muito, não só a palmeirenses, mas a brasileiros de um modo geral.

A revista francesa, “France Football”, uma das mais conceituadas sobre futebol no mundo, divulgou uma reportagem especial sobre a organização da Copa do Mundo de 2014 e fez duras e abrangentes críticas à organização do evento.

Na edição do início do mês, trouxe uma capa toda negra, onde se lê “Peur sur le Mondial”, algo equivalente a: “Medo do Mundial”, sendo que a letra “O” da palavra “mondial” está a bandeira do Brasil, e onde deveria estar escrito “Ordem e Progresso”, há uma tarja negra.

E traz no subtítulo: Atingido por uma crise econômica e social, o Brasil está longe de ser aquele paraíso imaginado pela FIFA para organizar uma Copa do Mundo, a menos de 5 meses do mundial, o Brasil virou uma terrível fonte de angústia.

A revista pode ser acessada no site: www.francefootball.com mas apenas se vê a capa, a reportagem, de 12 páginas, não está liberada no Brasil. (CENSURA!?!?)

Leia com atenção (os negritos são meus):

POLÍTICA:

– Apesar do lema brasileiro: “Ordem e Progresso”, o que menos se vê na preparação deste mundial, é Ordem ou Progresso.

– A FIFA não pediu o Brasil para sediar a Copa, foi o Brasil que procurou a FIFA e fez a proposta.

A corrupção no Brasil é endêmica, do povo ao governo.

A burocracia é cultural, tudo precisa ser carimbado, gerando milhões para os Cartórios.

Tudo se desenvolve à base de propinas.

Todo o alto escalão do governo Lula está preso por corrupção, mas os artistas e grande parte da população acham que eles são honestos, e fazem campanhas para recolher dinheiro para eles.

Hoje, tudo que acontece de errado no Brasil, a culpa é da FIFA, antes era dos EUA, já foi de Portugal, o brasileiro não tem culpa de nada.

– O Brasileiro dá mais importância ao futebol do que à política.

– O Deputado mais votado do Brasil é um palhaço analfabeto e banguela, que faz uma dança ridícula, com roupas igualmente ridículas, e seu bordão é: “pior que está não fica”. Será?

– Em uma de suas músicas ele diz: “Ele é ladrão mas é meu amigo!”. Isso traduz bem o espírito do Brasileiro

http://letras.mus.br/tiririca/176533/ )

A carga tributária do Brasil é altíssima maior que a da França, e os serviços públicos são péssimos, comparáveis aos do Congo.

Mas o Brasileiro médio pensa que ele mora na Suíça. Quem está lá, na verdade, é a FIFA.

– A FIFA, como imagem institucional, busca não associar-se a ditaduras. Tanto que excluiu a África do Sul na época do Apartheid e, ao contrário do COI, recusou a candidatura da China, apesar das ótimas condições que o país oferecia. Mas o Brasil, sede da Copa, vive um caso de amor com ditaduras.

O Brasil pleiteava uma cadeira no Conselho de Segurança da ONU, para sentar-se ao lado da França, mas devido ao seu alinhamento com ditaduras, a França já se manifestou contrariamente.

A Presidente Brasileira parece estar alienada da realidade e diz que será o melhor mundial de todos os tempos, isso, melhor que o do Japão, dos EUA, da França, da Alemanha. 

http://www.youtube.com/watch?v=urmR5fXMJu8

Só ela pensa assim, na FIFA se fala em maior erro estratégico da história da Instituição.

CONFRONTOS:
Ano passado os brasileiros saíram as ruas para manifestar, pela primeira vez se viu um movimento assim num país acostumado a inércia, mas o Governo disse que eles eram baderneiros e reprimiu o movimento com violência. 2 mortos, mais de 2000 feridos, mais de 2000 prisões. Ninguém foi responsabilizado…

– Analisando mortes em estádios:

www.youtube.com/watch?v=8bn17OLPyOY

– Os próprios brasileiros pedem para os estrangeiros não irem para o Brasil. Há milhares de vídeos feitos por brasileiros neste sentido http://www.youtube.com/watch?v=0A-mFVEE7Ng

O governo brasileiro acaba de gastar 400milhões de Euros com compras de armas para a polícia e disse estar disposto a colocar o exército na rua para proteger a Copa contra os…. Brasileiros (???) Isso mesmo, o governo está ameaçando seu próprio povo.

OBRAS:
– O Brasil foi o país que teve mais tempo na história de todos os mundiais para prepará-lo: 7 anos, mas o Brasil é o mais atrasado.

– O Francês Jérome Valcke, secretário geral da FIFA criticou o Brasil pelos atrasos. O governo brasileiro disse que não conversaria mais com Jérome Valcke.

A França teve apenas 3 anos, e finalizou as obras 1 ano e 2 meses antes.

– A África do Sul teve 5 anos, e terminou com 5 meses de antecedência.

Há pouco mais de 3 meses da Copa, o Brasil ainda tem que fazer 15% do previsto.

O custo do “Stade de France” foi de 280 milhões de Euros (o mais caro da França), uma vergonha se comparado ao “Olimpiastadium” sede da final da Copa da Alemanha em 2006, que consumiu menos de 140 milhões de Euros.

Mas perto do Brasil isso não é nada. Cada estádio custa em média mais de 1/2 bilhão de Euros.

– E o dinheiro sai do bolso do Brasileiro. Tudo é financiado com recursos públicos. Na França tudo foi financiado com recursos privados.

– Mas o custo não é alto porque os trabalhadores recebem muito. Os trabalhadores recebem salários de fome.

As empreiteiras é que ganham muito e há muita corrupção para os políticos.

– Não há segurança para os trabalhadores, acidentes e mortes são comuns. Na França o número de mortes nas construções foi 0(zero)

– Mesmo com os milhões a mais, os Estádios são ruins.

– Em 2007 o Brasil construiu um estádio para o Panamericano do Rio e homenageou quem???? Um diretor da FIFA, um brasileiro, corrupto para variar: João Havelange! No Brasil corruptos recebem homenagens.

– O estádio era tão ruim que não durou nem 6 anos…

Hoje, o estádio está interditado e não recebe mais jogos. Detalhe: custou mais de 150 milhões de Euros (mais do que o Estádio do Olympic de Marseille), e hoje serve de ninho para pombos.

– Na França, os Estádios são multi-uso, servem para competições olímpicas, jogos de Rugby, e são centro de lazer, com lojas e restaurantes e estacionamento nos outros dias da semana. No Brasil são usados só para jogos.

Em Brasília estão construindo um Estádio para 68.000 pessoas, sendo que o time local está na quarta divisão do campeonato brasileiro e tem média de público de 600 pagantes. Tudo com financiamento público.

Em São Paulo há 2 estádios, Morumbi e Pacaembú, ao invés de reformá-los, construíram um 3o. estádio, Itaquerão, a 23km do centro da cidade.

O ex-presidente Lula, torcedor do Corinthians, empenhou-se pessoalmente para que construíssem este estádio em vez de reformar um dos outros 2 já existentes.

– Exceto seus correligionários, ninguém acredita que Lula foi movido por amor ao “Timão” .

Lula é amigo íntimo de Marcelo Bahia, Diretor da Odebrecht, vencedora da licitação. Um reforma custaria menos de 100 milhões de Euros, um novo estádio tinha previsão de custo inicial de 300 milhões de Euros (mas já passou de 500 milhões) um dos mais caros da história da humanidade. Lula e Marcelo são constantemente vistos em caríssimos restaurantes de Paris, tomando bons vinhos franceses.

– Este estádio é igualmente ruim, alagamento, péssima infraestrutura, e antes mesmo de inaugurar já caiu, matando funcionários. vide: http://oglobo.globo.com/esportes/video-mostra-momento-do-acidente-no-itaquerao-10911765

TRANSPORTES:
– A atual presidente Dilma Rousseff garantiu que faria um trem-bala, nos moldes do TGV Francês, que ligaria 4 cidades-sede: SP-RJ-BH-Brasilia. A promessa está gravada em redes sociais.

(www.estadao.com.br/noticias/esportes,governo-garante-trem-bala-pronto-ate-a-copa-de-2014,381839,0.htm)

Em 2009 foram aprovados 13 bilhões de Euros no PAC, uma soma gigantesca de dinheiro, suficiente para construir um TGV de Paris a Cabul no Afeganistão. Nunca se viu um orçamento tão alto.

Mas o dinheiro desapareceu e nem um único centímetro do TGV brasileiro foi construído.

Nenhum brasileiro cobra da Dilma a responsabilidade sobre a promessa do trem bala.

Para os taxistas não há cursos de inglês financiados pelo governo, mas para as prostitutas sim. Parece piada, mas é verdade: (vide:www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2013/01/1211528-prostitutas-de-bh-tem-aulas-gratis-de-ingles-para-se-preparar-para-a-copa.shtml)

– É assim que o Brasil está se preparando para receber os turistas, ensinando inglês para as prostitutas. Pergunte se há um programa assim para policiais???

– Metrôs não funcionam bem, não cobrem nem 10% das cidades ou simplesmente não existem.

– O sistema de ônibus é complicadíssimo e ineficiente.

– O aeroporto da Megalópolis São Paulo tem uma capacidade de receber vôos inferior ao Aeroporto da pequena cidade de Orly, no interior da França.

– Os preços de passagens de aviões dispararam. Por um trajeto de 400km chegarão a cobrar 1.000 Euros durante a copa.

Como o Brasil não tem infraestrutura, não aproveitará a alta demanda, devendo permitir que empresas aéreas estrangeiras atuem durante a Copa, o lucro virá para a Europa ou os EUA.

– Aluguel de carros é caríssimo, e, como disse um ex-presidente brasileiro, Fernando Collor, também afastado por corrupção, os carros brasileiros são carroças, sem os principais itens de segurança.

As estradas estão caindo aos pedaços, sem sinalização e o número de mortes em acidentes de trânsito em 2008 foi de 57.166, na França, 399, ou seja, quase 15.000% a mais de mortes, e levando em conta que no Brasil não há acidentes por neve ou gelo na pista.

Apesar do Brasil ser autossuficiente em petróleo e estar do lado de países da OPEP, como Venezuela e Equador, a gasolina uma das mais caras do mundo, e de péssima qualidade, misturada com etanol e solvente de borracha, não há fiscalização nos postos.

– Mas o Brasileiro defende o monopólio do petróleo. É o único país do mundo onde os consumidores acham que o monopólio é bom para o consumidor, e não para o monopolista.

SAÚDE:

– Os hospitais públicos são péssimos,comparáveis à zonas de guerra. vide:

http://www.youtube.com/watch?v=cE9znkKV–k
Nos últimos 10 anos o número de leitos em hospitais públicos caiu 15%. vide

http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/em-11-anos-taxa-de-leitos-hospitalares-caiu-15-no-brasil-o-bravateiro-no-entanto-dava-licoes-a-obama-vinda-de-cubanos-serve-para-demonizar-medicos-brasileiros-e-e-projeto-ideologico-dos-paises-do/

– O Brasil precisa importar médicos de Cuba, já que não tem competência para formar médicos no próprio país. Acredite: Há um programa governamental para isso.

O Brasil gasta apenas 4% do seu PIB com saúde, e 12% com pagamentos de funcionários públicos. Nos últimos anos o gasto com funcionários cresceu, e com saúde encolheu.

– A França gasta 12% com saúde e 4% com funcionalismo.

 Resultado: Brasil está na 72ª posição entre 100 países pesquisados pela OMS, a França 7.

– O craque Zinédine Zidane já era mal visto no Brasil, por ser responsável direto por 2 derrotas humilhantes da “canarinha” em mundiais. Ao saber que o Brasil sediaria a Copa, Zidane afirmou que o Brasil tinha outras prioridades, como a saúde, não os Estádios.

Ronaldo Fenômeno rebateu a frase dizendo que “não se faz copa com hospitais”. vide

http://www.youtube.com/watch?v=uRRoXJQf8f0

– A frase de Ronaldo Fenômeno virou hit no Twitter e record e visualizações no youtube.

O Pelé pediu para os Brasileiros esquecerem os problemas e curtirem a Copa.

HOSPEDAGEM:
– Paris é a cidade mais visitada do mundo, com quase 20 milhões de turistas / ano. São Paulo é menos visitada que a pequena Benidorm na Espanha, ou que a cinza Varsóvia, na Polônia ou a poluída Chenzen na China.

– São Paulo perde para Buenos Aires, Cuzco e outras cidades Sul americanas.

São Paulo amarga o posto 68 na lista das mais visitadas do mundo.
– No entanto, um hotel em São Paulo custa em média 40% mais do que se hospedar em um equivalente hotel em Paris.

Leve adaptador de tomada. O Brasil adotou um sistema que só existe no Brasil, e muda a cada 4 ou 5 anos, gerando milhões para algumas empresas.

TELECOMUNICAÇÕES:
Minuto de celular mais caro do mundo.

http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2013/10/1352956-minuto-do-celular-no-brasil-e-o-mais-caro-do-mundo.shtml

O sinal é péssimo, um dos piores do mundo.

4G não existe na maioria das cidades.

A internet é horrível e caríssima. Para o Brasil chegar aos níveis do Iraque deveria dobrar o investimento em banda larga.

http://veja.abril.com.br/noticia/vida-digital/conexao-de-internet-no-brasil-e-mais-lenta-que-no-iraque-e-cazaquistao

SEGURANÇA:
– Se você não gostou do que leu até agora, o pior está aqui.

No Brasil há mais assassinatos que na Palestina, no Afeganistão, Síria e no Iraque JUNTOS.

No Brasil há mais assassinatos que em toda a AMÉRICA DO NORTE + EUROPA + JAPÃO + OCEANIA.

A guerra do Vietnã matou 50.000 pessoas em 7 anos. No Brasil se mata a mesma quantidade em um ano.

– Ano passado foram 50.177 segundo o governo, segundo a ONGs superam 63.000 mortes.

– Todo brasileiro conhece alguém que foi assassinado.

1% dos casos resultam em prisão.

Este 1% não chega a cumprir 1/6 da pena, e é beneficiado por vantagens que se dão aos criminosos.

– As prisões parecem masmorras e não recuperam.

– Não leve o cartão consigo, você pode ser vítima de uma espécie de sequestro que só tem no Brasil: “Sequestro Relâmpago”.

– Não use relógios, máquinas fotográficas, celulares, pulseiras, brincos, colares, anéis, bolsas caras, bonés caros, óculos caros, tênis caro, etc… vista-se da forma mais simples possível.

– Não ande pelas ruas após as 22hs.

– Só faça câmbio em bancos ou casas autorizadas. Existe uma grande quantidade de moeda falsa e estrangeiros são alvo fácil.

CONCLUSÃO:
O que falta no Brasil é educação. Os números são assustadores, mesmo quando comparados com seus vizinhos sul americanos.

O Brasil tem uma porcentagem de universitários menor que o Paraguai;

– A Argentina tem 5 prêmios Nobel, a Colombia 3, o Chile 3, a Venezuela 1, a Colombia 4, o Brasil??? Zero!

Entre as 300 melhores Universidades do mundo, não tem nenhuma Universidade Brasileira.

No Brasil há 33.000.000 de analfabetos funcionais.

– Ano passado surgiram 300.000 novos analfabetos.

– No ranking da ONU de 2012 o Brasil, que já estava mal colocado, caiu mais 3 posições, e hoje é o número 88 no mundo. (A França é 5.)

 O Brasil fica atrás de Belize, Ilhas Fiji, Tchad, Azerbaijão, Ilhas Maurícios, Uzbequistão, Mongólia, Paraguai, Trinidad e Tobago, Belarus, Tijiquistão, Botswana, São Tomé e Príncipe, Namíbia, Santa Lúcia, Moldavia…. até atrás da Palestina em guerra, o Brasil conseguiu ficar.

UMA VERGONHA INTERNACIONAL mas o brasileiro está muito feliz de ser pentacampeão de futebol. Nos corredores da FIFA já se admite que foi o maior erro da história da Instituição eleger o Brasil como sede. O que se fala é que os dirigentes deveriam ter ouvido o grande Estadista Francês Charles de Gaulle, quando disse:

“O Brasil não é um país sério”

Fonte:

http://virgula.uol.com.br/esporte/futebol/revista-france-football-faz-materia-sobre-copa-de-2014-e-cita-medo-do-mundial

As informações todas você pode encontrar aqui:

http://forum.esporte.uol.com.br/capa-da-france-football-sobre-a-copa-no-brasil_t_2920094

  • Acelino

    Tenho Vergonha de ser Brasileiro. Morei na França, gosto daquele povo, sei que são corretos e cumpridor de suas leis, Pena que eu “Nós” não podemos escolher o País em que nascemos.

  • Crux

    O grande problema está na educação, Tânia: desde que adotou-se o método do Paulo Freire (sim, vai parecer um choque o que vou escrever, mas…) a educação no Brasil caiu mais que o Nottingham Forest na Inglaterra. Como consequência, temos uma cambada de intelectualóides que aplaudem qualquer coisa que o governo faça desde que ele tenha as mesmas ideias que eles.

    Por isso qualquer crítica é vista como “golpista!” e piores…

  • Guilherme Bonjorno

    Gente, que absurdo…espero que todos os países vejam essa reportagem e não venham para a Copa aqui no Brasil…seria um “soco no estômago” de todo mundo! Sou estudante universitário aqui da UFTM. Há 2 semanas está tendo manifestação estudantil contra a precarização da educação pública…meu curso(Medicina) está com 120 professores, mas o da Psicologia está com “incríveis” 13 professores…onde já se viu? Acredito que haverá muitas manifestações durante a Copa, mas infelizmente pouco será noticiado, pouco será atendido e tão pouco solucionado…é desesperador….

  • Cauê ⓟ

    nunca antes na historia desse pais, eu vi tantas verdades.

    isso a imprensa não fala.

    IMAGINA NA COPA!

  • Marco

    A opção paulista para a Copa deveria ser o Allianz Parque. Sem os entraves criados pelo poder público, a nossa Arena já estaria pronta.
    O panetone teria custo igual ou maior que um estádio novo, pois incluiria grandes obras externas. A diferença é que o beneficiário seria outra instituição particular.
    Não vejo em nenhuma reportagem ou na citação de qualquer autoridade a menção de que o Allianz Parque seria a opção de custo zero para os cofres públicos.
    Essa é a única observação que faço sobre a oportuna reportagem do “France Football”

  • Moisés N. Pereira

    PArabéns Clorofila. Excelente texto que retrata a reaalidade de nosso país. Estou sem palavras,

  • Marcio Lima

    Tânia parabéns pela postagem. Não vou torcer para que a Copa seja um fiasco, pelo contrario por ser brasileiro e para não sentir vergonha, vou torcer para que seja uma das melhores que já teve, mesmo sabendo que isso é surreal e impossível de acontecer.
    Mas a Copa será um tiro no pé desses que estão as usando para roubar. Muitos vão perceber que os corruptos foram os culpados e quem sabe esqueçam das “bolsas” que recebem no dia das eleições.