O “BOM-SENSO” PRECISA TER MAIS BOM-SENSO

O Bom-Senso F.C. que me desculpe, mas, por melhores que sejam as suas intenções(?), não dá para engolirmos uma paralisação do campeonato, por um problema que pertence a apenas um clube e à sua torcida.

Eu sei que é a segurança dos jogadores (de todos os clubes) que está em jogo, mas, quando o presidente do Palmeiras, Paulo Nobre,  pediu ajuda aos demais clubes para combater os abusos e violência das organizadas, violência que os jogadores do Palmeiras tinham sentido na pele, nenhum clube foi solidário, todos os clubes se recusaram, deixando o Palmeiras sozinho, inclusive, o Corinthians. A mesma coisa se deu quando se pensou em estabelecer regras para que os clubes não dessem mais dinheiro para as suas torcidas organizadas.

Além do mais, dentre os vândalos (destruíram instalações e carros dos jogadores), agressores (funcionários e jogadores foram agredidos) e ladrões (celulares foram roubados) que haviam no CT gambá, tinha gente do grupo que ficou preso na Bolívia, pelo assassinato do garotinho no estádio. Presos, que a diretoria corintiana (seus jogadores e técnico também) fez de tudo para libertar (arranjou até um menor para assumir a culpa); presos, que fizeram com que políticos brasileiros se deslocassem até a Bolívia para tentar negociar a libertação; presos, que a Rede Globo em incansável campanha, vendeu  como “apóstolos”, inocentes e  injustamente presos; presos, que o ex-presidente do Brasil tentou libertar usando a sua influência política; presos, que, segundo os jornais, pertenceriam à uma facção criminosa; presos, que depois de soltos, continuariam a se envolver em episódios de violência e crimes – um, foi preso assaltando na Bahia; outro(s), estava(m) na briga, dentro do estádio, com torcedores vascaínos, outro(s) na invasão do CT corintiano…

E se a diretoria corintiana protege e acoberta esses torcedores e essa torcida (o MP, a Justiça Desportiva e a PM também protegem), por que cazzo o campeonato tem que ser paralisado agora? Não faz sentido algum. Todos os clubes pagarão pela relação de camaradagem, financiamento e acobertamento dos delitos que existe entre o Corinthians e as suas organizadas? 

O Corinthians, além de ter muito interesse na paralisação do campeonato, uma vez que vai muito mal das pernas e das finanças (né, Paulo André?), é o único responsável pelo que aconteceu em seu CT. Foi picado pelas cobras que cria e sustenta (os defendeu até quando mataram um garotinho boliviano). Será que Vicente Matheus incorporou Mario Gobbi e estão tentando fazer um revival de 1979?

Será que é por isso que a maioria da imprensa esportiva (a parte corintiana dela) quer tanto a paralisação? Defendem tanto que isso aconteça? Será por isso que ela não pede a extinção da torcida (isso sim, serviria como parte da solução) como aconteceria se fosse com a torcida de outro clube?

A questão/solução passa muito longe da paralisação do campeonato – em que isso ajudaria os atletas e clubes?

A questão, e isso o Bom-Senso esqueceu, é cobrar do Corinthians, e da PM, os motivos que fizeram com que jogadores tivessem que ficar por 3 horas escondidos numa sala, e a comissão técnica em outra, fazendo barricada com armários, e a PM que estava no local não ter prendido ninguém, não ter sequer os colocado pra fora. Só eu achei  isso muito estranho, mas muito estranho mesmo?

O Bom-Senso, se tem mesmo bom-senso, vai perceber, “facinho”, que se as prisões não aconteceram, foi porque a diretoria do clube não quis que acontecessem. O presidente gambá teve a cara-de-pau (rabo preso?) de dizer que não houve invasão.

Gobbi-declaração

Estava a PM no local enquanto agressões, roubos e vandalismos aconteciam e só agora é que vão analisar as imagens para tentar encontrar os culpados?

E se o Corinthians permitiu que os torcedores entrassem no CT, colocando em risco a segurança de seus atletas e funcionários, se o Corinthians não quis que os seus torcedores fossem presos, para que não levassem o longo rabo do clube junto, porque cargas d’água o movimento de jogadores (liderado por um jogador do… Corinthians), vai tirar da cartola uma paralisação, ao invés de cobrar, forte, uma atitude por parte do clube e  do MP?

Não tá certo isso, não, viu ‘seu’ Paulo André? Viu, Bom-Senso F.C.? É em cima do clube facilitador da violência e da PM inoperante que vocês devem ir.

Os jogadores dos demais clubes, principalmente os do Palmeiras, precisam tomar muito cuidado para que o seu movimento, que é muito justo, não seja usado para outros e escusos fins, como, por exemplo, aliviar e ajudar na má fase do Corinthians no campeonato, ou para um fim ainda pior, servir de trampolim para que Andrés Sanchez vá parar  na CBF (abram bem os olhos).

Muito cuidado, boleirada! E muito bom-senso também!

  • Hugo

    Muito o texto, parabéns Tânia.

  • Marco

    Excelente texto, excelente ALERTA.

    Leitura obrigatória para toda a diretoria palmeirense, toda a comissão técnica e todos os jogadores, especialmente alguns que ainda não perceberam o que realmente está acontecendo e se posicionam como inocentes úteis.

    Eles não tem coragem ou não querem resolver os problemas criados por eles mesmos. Querem que os outros o façam. Paralisariam o campeonato para ter o tempo necessário para se reorganizar sob a desculpa de que é para segurança geral.

    Caso estivessem preocupados com segurança, teriam postura totalmente diferente do que tiveram até agora.

    Não façamos papel de trouxas.

    E mais, vamos tomar muito cuidado para o jogo contra eles. Se em situação normal, eles contam com todo tipo de ajuda em campo e extra campo, em uma situação como essa, pode acontecer de tudo.

    • taniaclorofila

      Marco,

      Algumas coisas, de tão óbvias que são, acabam passando despercebidas pela maioria.

      E essa paralisação tá muito descarada.

  • LeoBailer

    Certinho!

  • João vERDE

    ótimo texto, como sempre, Clorofila
    Tá claro que o tal do bom senso é só um trampolim/escada/cabo eleitoral para o andrés chegar à CBF…. isso tá claro desde o começo dos ataques ao marin.
    entretanto, mais hilário de tudo foi o delegado de polícia que preside a sccp dizer que daria “voz de prisão” pros caras só se estivesse fantasiado de HEMAN ou de CONAN….. Orra, é uma pérola

  • Como foi dito, belo texto e leitura obrigatória pra jogadores e diretoria do Palmeiras. Digo mais: sugiro que nós torcedores lotemos os emails de contato no site oficial da SEP com mensagens indo contra a paralização, mas com bons argumentos. Farei minha parte enviando este texto da Tânia (com os devidos créditos), e seria bom que mais palestrinos também o fizessem.

    • taniaclorofila

      Obrigada, Railson.

      Vc está certo, precisamos nos unir contra essa paralisação, que não tem nada a ver com a segurança dos atletas.

      Como disse um amigo meu: “Seria greve contra a polícia que não prendeu ninguém ? Seria contra o presidente do clube que admira e protege os bandidos, seria contra o governador do estado porque é santista ? Seria contra a FPF ?”

      Tá bem suspeito isso, né?

      • Suspeito demais, e todos sabemos que não sofremos de doença nenhuma de “mania de perseguição”. Seus textos são ótimos e se sempre bem esclarecedores à respeito de tudo que jogam contra nós, tudo que nos fazem engolir à força. Farei minha parte e seria bom se você (que nunca vi ficar calada com as injustiçãos que sofremos) juntamente com outros da Mídia Palestrina dessem força à este movimento contra a paralização.

        Obrigado por manter este blog da forma que faz, e assino embaixo do que o Crux escreveu: “(…) seu blog ficou um tempinho fora do ar. Começo a achar que foi um
        ataque… o que provavelmente significa que o que você diz está certo.”

  • Crux

    Tânia, não sei se você viu, mas o seu blog ficou um tempinho fora do ar. Começo a achar que foi um ataque… o que provavelmente significa que o que você diz está certo

    • taniaclorofila

      Crux, eu não vi, não. O.o

      • Crux

        Deu umas duas vezes aqui o.o

      • Elizete

        Adorei o texto, tá certíssimo essa gambazada como sempre querendo se aproveitar de tudo e de todos, se querem greve façam ela sozinhos que eu quero ver se tem coragem, valeu Tânia.

        • taniaclorofila

          O que muita gente não sabe, porque não tem idade pra isso e a imprensinha não conta, é que em 1979, o Corinthians já fez isso de paralisar um campeonato em que ele não vai bem.

  • Edu

    Parabéns Tânia, pela lucidez e pelo posicionamento. Temos que nos opor a mais essa jogada dos Black Chickens. Só elas vão lucrar com a paralisação do campeonato a duas rodadas antes do clássico contra o Verdão! Se o pessoal da marginal sem número perdeu o controle sobre a torcida que chame a polícia. Quando a torcida deles aprontou contra o Vasco, não pediram a paralisação. Principalmente porque ali, quem estava com a vida em risco eram os torcedores e não eles, jogadores. Se elas querem parar, que parem. Não coloquem os jogadores em campo e percam por W.O.. Chega de sermos o bonzinho que é passado pra trás.

    • taniaclorofila

      Bem lembrado, Edu.

      Quando aprontaram contra o Vasco não se falou em paralisação. Nem quando mataram um garotinho inocente lá na Bolívia…

      E é bem isso, se os jogadores dos Corinthians estão revoltados com o que aconteceu, que não entrem em campo. Façam o time perder por WO até a diretoria tomar providências para protegê-los.

  • jair

    Perfeito o seu penúltimo paragrafo.
    Eu tenho certeza que o gangster que implodiu o clube dos treze esta por trás disso.
    A origem desse mafioso é a torcida organizada dos marginais!

    • taniaclorofila

      Eu também acho, viu Jair?
      Mas imagino que a maioria dos jogadores do Bom-Senso não sacaram que estão sendo usados…

  • Claudio Romano

    Ótimo texto, Taninha.
    É exatamente o que eu penso.
    Lembro bem quando Paulo Nobre veio a público dizer que havia cortado os benefícios das organizadas e como pediu que os outros clubes fizessem o mesmo.
    Também notei como tal pedido foi ignorado tanto por outros clubes como também pela impren$iiiinha.

    Outro dia ouvi o sr. Flávio Prado, aquele que não sabe distinguir uma S.U.V. de luxo de um caminhão pau de arara, dizer que os jogadores do corinthians tem mais é que fazer greve mesmo. Ao ser questionado sobre a possível punição do clube com eliminação do campeonato ou até mesmo a expulsão da FPF, ele respondeu: “que se dane, um campeonato mequetrefe, o corinthians que saia da FPF e faça o seu próprio campeonato, eles não precisam dessa porcaria de campeonato, etc etc etc.

    Pois é…

    • taniaclorofila

      Claudio,

      Esse Flávio Prado é um tonto. Se foi o presidente do Corinthians que deixou os caras entrarem, os jogadores que processem o seu empregador por tê-los colocado em risco.
      Quando o Palmeiras passou por isso, quando Prass foi agredido com copos, a imprensinha não falou nada de greve, né? Tampouco apoiaram o Paulo Nobre quando ele pediu o apoio dos clubes.
      O Corinthians não tem grana, não tá dando nada de renda, e vai fazer campeonato próprio? O Flávio Prado deve estar comendo esterco…

      By the way, o campeonato só não é mequetrefe quando Gambás, Bambis e Sardinhas o conquistam, né? Ou quando o Palmeiras está fazendo uma campanha ruim…

      Esses caras estão bons para carpir um lote… comendo a grama!

  • Marco

    O nome completo do Paulo André, “líder do movimento “bom senso” ” é Paulo Andrés Sanches?

  • Jessica

    Primeiramente queria dizer que nos momentos mais draga (ruim) do Palmeiras era aqui no seu blog que eu me renovava rsrs, confesso que morro de inveja de quem mora em SP e podever nosso Palmeiras de tão perto!

    Vamos ao que interessa, moso em MOSSORO -RN ( fica entre duas capitais Fortaleza CE e Nata- RN) ja até comentei aqui o quão grande é nossa torcida nessa cidade, então, estamos nos organizando, cerca de 30 apaixonados (nem todos tem condições de ir) pra irmos na inauguração do Allianz Parque (saudoso Palestra Italia), a maioria de nós somos socio avanti,apesar de não termos beneficio nenhum é o amor que nos move, mas minha duvida mesmo é, vc acha que teria ingresso pra gente? estamos reservando um Hotel, seria o Hotel Turiassu fica perto?
    QUal conselho que vc nos daria?