ESSE É O PALMEIRAS, O TIME DA TORCIDA QUE ‘DIMINUI’…

 

Nós, torcedores, sabemos que a média de público do futebol brasileiro têm deixado a desejar e, até agora, quase na metade das primeiras fases dos campeonatos estaduais, o número de torcedores que acompanham os seus times são reduzidos. Poucos times têm se salvado, mas levando-se em conta os  públicos dos campeonatos Paulista, Mineiro, Carioca e Gaúcho, os clubes que têm melhores médias de público são: Palmeiras, Corinthians, Cruzeiro, Grêmio e Atlético-MG.

Mas você sabia que, dentre os clubes que têm melhor média nos principais campeonatos estaduais do Brasil, o Verdão é o que vem em primeiro? Isso mesmo, palestrino! O nosso “Parmera”, no ano do seu centenário, tem colocado, em média, 14.549 pessoas no Pacaembu, deixando os “canpiaum mundiau” e seus fiéis(??) que não vivem de títulos(??) em segundo, com 13.942 torcedores por jogo. Em seguida vêm Cruzeiro (10.836), Grêmio (10.742) e Atlético-MG (10.075). Esses, são os únicos com médias de público acima de 10.000.

Ah, essa torcida palmeirense, que as pesquisas (compradas) teimam em dizer que está encolhendo…

Dentre os clubes não considerados “grandes” quem está melhor no quesito “média de público” é o São Bernardo, que tem a oitava melhor média de público dentre os quatro maiores estaduais, com 8.356 torcedores por jogo, e está à frente de times como o São Paulo (7.412), Santos (7.198), Inter (3.813), Vasco (8.252), Botafogo-RJ (1.255).

E como você viu no parágrafo anterior, alguns times andam amargando médias de público baixíssimas, e, consequentemente, rendas insignificantes, como é o caso do Inter, 15º da lista, com média de 3.813 torcedores por jogo, e do Botafogo, 33º, com 1.255 torcedores por jogo (quase a torcida inteira deles). E, acredite, eles não estão atrás só do São Bernardo. Clubes como Pelotas-RS, Friburguense-RJ, URT-MG e Audax Osasco-SP, levam mais público aos estádios.

E se formos comparar os campeonatos estaduais entre si, o Paulistão é o que tem melhor média, com 4.398 torcedores por jogo, seguido pelo campeonato mineiro, carioca e gaúcho (xiiii, Tamoxunto, o campeonato gaúcho é o que tem menos público. E a visibilidade?). Confira os times melhores colocados nos quatro campeonatos com melhores médias de público do país (presta atenção no time lindo que está em primeiro):

 Melhores públicos nos quatro estaduais
(Melhores Públicos nos quatro estaduais. Crédito: Revista Placar)

E segundo a Placar, se levarmos em conta os públicos em outros estaduais, o do Palmeiras ainda é o melhor.  A equipe que chega mais perto do líder de público Palmeiras,  é o Remo (Pará), que tem média de 12.549 torcedores por jogo. Depois vem o Criciúma (SC), que  coloca 7.757 torcedores por jogo.

Paysandu (Pará), Central, Salgueiro e Santa Cruz (Pernambuco), Maringá e Coritiba (Paraná), e ABC (Rio Grande do Norte), aparecem bem na lista, com números que se aproximam dos melhores colocados dos quatro estados com melhores médias de público.

Confira os 29 melhores públicos dos estaduais dos outros estados (Pernambuco, Ceará, Pará, Bahia, Goiás, Brasília, Santa Catarina, R.G.Norte):

Públicos superiores a 3 mil torcedores em outros estaduais

(Fonte: http://placar.abril.com.br/materia/palmeiras-tem-melhor-media-de-publico-dentre-os-grandes-estaduais)

Como você pode ver, amigo palestrino, ainda que possamos colocar muitos torcedores mais no estádio (nossos números costumam ser ainda melhores do que esses), o Palmeiras, da torcida que está “diminuindo” (e teve quem acreditasse nisso) é o clube que mais torcedores leva aos estádios.

E a gente sabe, aqui não tem “modinhas”, não tem “fiéis” e nem bando de louco… aqui tem uma torcida perdidamente apaixonada pelo seu clube, pelo seu time…

E amanhã tem Verdão, lindo, no Pacaembu!! Vamos aumentar a nossa média e mostrar para o Brasil que AQUI É PALMEIRAS, P%$@RRA!!

  • Vini

    Vamo que vamo pro Pacaembu daqui a pouco!

  • Celio Oliveira

    O Ypiranga de PE leva mais torcida que o Botafogo-RJ kkkkkkkkkkk

  • marcello rego

    palmeirenses estão concentrados mais em saõ paulo;

    • taniaclorofila

      Claro que em São Paulo temos mais torcedores, assim como qualquer outro time tem mais torcedores em seus estados de origem. Mas o Palmeiras tem muita torcida em outros estados também.
      Tenho contato com torcedores do Brasil inteiro e posso te dizer , o Palmeiras tem torcedores, e muitos torcedores, espalhados pelo país todo. Na Bahia tem palmeirense pra caramba, no Paraná, no Mato Grosso, na Paraíba, no Ceará, em Rondônia, no Acre… em muitos estados. Dá pra termos uma ideia disso quando ele vai jogar fora. Lembra do jogo Fla x Pal em Brasília? A maioria da torcida lá era de palmeirenses.