ALÔ, É DO STJD? O “XIMIT” ESTÁ AÍ?

Pois é, amigo leitor, que lambança estamos vendo acontecer no Superior Tribunal de Justiça Desportiva. A cada nova situação, vamos percebendo que não é lenda urbana, paranóia de torcedor e tampouco brincadeira, que os tais promotores andam punindo jogadores e clubes de acordo com a quantidade de simpatia  que têm por eles. A falta de critério nas denúncias ou na falta delas, nos julgamentos e punições nos levam a pensar que estão agindo com clubismo por lá, e cada vez de maneira mais escancarada!

Puniram Valdivia por ter forçado um terceiro cartão amarelo e admitido isso, mas não fizeram o mesmo com o Elias, do Flamengo, que cometeu a mesmíssima infração (infração, nas contas do tribunal, que deu um jeitinho de enquadrar algo corriqueiro no futebol no tal artigo 258, e só porque era com Valdivia, DO PALMEIRAS). Dessa vez, o SporTV não ligou para o tribunal, o jornalista gambá, convenientemente, não viu, não ouviu e não falou nada sobre o cartão forçado do flamenguista; o promotor, já legitimando a punição que não viria para Elias, disse que precisaria analisar a reação do jogador… Uma vergonha! Não há nada na regra sobre conduta anti-desportiva que justifique que um seja punido e outro não, quando os dois agiram da mesma maneira.

A infração, que é o que deve ser motivo de punição, foi a mesma! De diferente só os jogadores, os clubes envolvidos e a raivinha do promotor porque Valdivia sorriu. O que nos leva a pensar que o tribunal pune com mais rigor os jogadores e clubes dos quais os promotores gostam menos. Mas isso não é correto, não é mesmo, Dona Justiça Desportiva? Afinal, eles estão lá para fazer com que o futebol seja conduzido dentro das regras, e só quando se fizer necessária a intervenção do tribunal. Mas não é isso que temos visto acontecer. Os promotores têm atuado e aparecido muito mais do que as arbitragens que já aparecem mais do que os jogadores, verdadeiros donos do espetáculo. E caso fosse mesmo necessário que aparecessem tanto – e não é – isso significaria que, dentro de campo, as arbitragens não estariam fazendo o seu trabalho direito e seriam os árbitros e bandeiras que deveriam ser punidos, não é mesmo?

E assim como Elias foi poupado de punição (detalhe: ele não ia servir seleção alguma. Forçou o cartão para descansar, porque estava meio ‘baleado’. Isso é bem mais anti-desportivo, né “Ximit”?), outros jogadores, de grandes clubes, também serão poupados. A punição mesmo, foi só para o Valdivia, DO PALMEIRAS. Penso que não deram e não darão punições iguais a outros atletas, de grandes clubes, porque não querem (ou será que não podem?) punir determinados jogadores de determinados clubes (pelo menos, essa é a impressão que esse dois-pesos-e-duas-medidas me dá). Assim como não punem também os clubes de determinadas torcidas, façam elas o que fizerem.

E desse jeito, acabam conduzindo campeonatos, quando, através do abuso de poder, através das penas rigorosas para uns e da benevolência e camaradagem pra outros, enfraquecem alguns times, fazendo-os ficar sem alguns de seus jogadores, fazendo-os jogar fora de seus domínios e longe das suas torcidas; enquanto isso, beneficiam outros clubes (são sempre os mesmos os beneficiados) absolvendo seus atletas, até mesmo em caso de agressão ou então, punindo-os, raríssimas vezes, com as penas mais brandas possíveis, e permitindo que suas torcidas aprontem seguidas vezes, sem que o clube pegue nenhum gancho mais pesado – isso, quando ele pega algum gancho.

O Palmeiras perdeu mandos de jogos, de novo, porque duas de suas torcidas organizadas brigaram entre si. As torcidas estão erradas, e sabem muito bem disso. Na verdade, qualquer torcedor que frequenta estádio sabe que a sua má conduta pode motivar uma punição para seu clube. E a torcida do Palmeiras, se pensar mesmo no Palmeiras, sabe que tem que se cuidar ainda mais do que as outras, porque o STJD faz vistas grossas para os delitos de algumas torcidas, enquanto pune com extremo rigor os delitos dos palmeirenses.

Já tínhamos perdido 10 mandos de jogos e, agora, perdemos mais dois. Você já viu algum clube grande perder tantos mandos assim? Mas já viu torcida soltar fogos em cima da torcida rival (flamenguistas, nos torcedores do Atlético-GO, por exemplo), já viu torcedores botarem abaixo a cerca do Pacaembu; invadirem o local destinado a outra torcida e baterem em torcedores e policiais; dispararem sinalizadores na direção do campo; matarem torcedores de emboscada; matarem torcedor dentro do estádio, num outro país;  já viu uma torcida atear fogo em carro alegórico de carnaval, fazer arruaça na Marginal; já viu são-paulinos quase matarem um flamenguista (caso recente e o tribunal nada fez)… os casos são tantos, um pior do que o outro e, alguns, são sucessivos, e de uma mesma torcida. Eu concordo que os atos de vandalismo de torcidas, de qualquer torcida, atos de violência cometidos por elas, resultem em punição. Mas quando só o Palmeiras é punido, a coisa fica com cara de trambique.

Na rodada de ontem, o Corinthians, do estádio com entulho reciclado – com sapo e tudo – do Palestra (pausa para risos… hahahahahaha) foi goleado pela Lusa por 4 x 0 (mais uma pausa… hahahahah). O bandeira, que ficou à frente da torcida alvinegra marcou um impedimento do ataque corintiano (milagre essa marcação), acertadamente, diga-se de passagem (não pagaram o BolsaApito), e levou uma garrafada da contrariada torcida.

Veja as imagens:

garrafada-bandeirinhagarrafada-bandeirinha1

 

garrafada-bandeirinha2garrafada-bandeirinha3

Mais um caso de perda de mandos de jogos, né? Mas o promotor Paulo Schmitt já me saiu com essa:

“Deverá constar na súmula (CUMA?), mas as imagens serão solicitadas, sem dúvida”. Mas se não constar na súmula, o tribunal pega as imagens e pune mesmo assim, né “Ximit”? Como já fez ‘trocentas’ vezes com o Palmeiras. Não me faça pensar que você está preparando o terreno para deixar o clube sem punição. Já tá ficando impossível adjetivar esse ‘modus operandi’ do tribunal. Tratem de usar o mesmo Livro de Regras para todos os clubes.

Mesmo porque, se o árbitro não colocou essa ocorrência na súmula, ele é quem tem que ser punido. Foi avisado pelo bandeira, que lhe entregou a garrafa que havia sido  atirada em sua cabeça. Olha aí a imagem:

garrafada-bandeirinha4garrafada-bandeirinha5

garrafada-bandeirinha6

E nada de pensarem em dizer que foi torcedor da Lusa quem atirou a garrafa, como já disse, com a maior desfaçatez, o tal Dr. Osmar. Olha o bandeirinha onde estava e olha qual era a torcida atrás dele. Pra ser torcerdor da Lusa, tinha que ter sido atirado um bumerangue e não uma garrafa.

garrafada-bandeirinha7

A mim, não importa que a torcida infratora seja da Ponte Preta da Capital, da Ponte de Campinas ou qualquer outra, de qualquer outro clube. Importa que esse tal de Tribunal de (IN)Justiça Desportiva, aplique as regras e distribua as punições IGUALMENTE. Como deve ser para um tribunal que se intitule ‘de Justiça’.

Talvez seja gostoso – para alguns torcedores – punir jogadores de clubes rivais; talvez seja divertido punir clubes adversários aos clubes de coração, deixá-los em má situação… mas isso não é correto, e não é divertido para todo mundo também. O Palmeiras e a gente do Palmeiras têm que receber o mesmo tratamento dos demais clubes.

Porque, se não for assim, está na hora de acabarem com esse modelo de tribunal que temos aqui. No resto do mundo tem alguma coisa parecida com essa Capitania Hereditária Brasilis, que passa de pai pra filho? Com a demora para se julgar alguns e uma baita rapidez para se julgar outros? Então…

Vão lá pra arquibancada, senhores. É lá que devem estar os torcedores. Ou então, arrumem uns apitos e umas bandeiras e vão pra dentro do campo apitar os jogos. Só tá faltando isso mesmo.

  • Angela Bonora Gamez

    maravilhoso texto, como sempre! Colocou em palavras o que me vai no coração!

  • Angela Bonora Gamez

    maravilhoso texto, como sempre! Colocou em palavras o que me vai no coração!

  • Marco

    O Tribunal ( infelizmente isso é chamado de tribunal ) age dessa forma porque tem como grande companheira a imprensa esportiva. Sem a conivência ou a omissão da imprensa esportiva, conforme o caso, esse tribunal não teria a menor condição de atuar com parcialidade. Lamentavelmente essa indignação que manifestamos aqui não parte dos meios jornalísticos, Caso partisse, a cobrança e a vigilância sobre ele fariam com que a justiça fosse feita como deveria ser, com imparcialidade e apenas de acordo com a lei, nunca de acordo com as simpatias pessoais.

  • Marco

    O Tribunal ( infelizmente isso é chamado de tribunal ) age dessa forma porque tem como grande companheira a imprensa esportiva. Sem a conivência ou a omissão da imprensa esportiva, conforme o caso, esse tribunal não teria a menor condição de atuar com parcialidade. Lamentavelmente essa indignação que manifestamos aqui não parte dos meios jornalísticos, Caso partisse, a cobrança e a vigilância sobre ele fariam com que a justiça fosse feita como deveria ser, com imparcialidade e apenas de acordo com a lei, nunca de acordo com as simpatias pessoais.

  • Marcello Monteleone

    Olá pessoal a semana começou maravilhosa, os gambas levaram de 4 no morenão ( ontem pedi pizza portuguesa pra comemorar), o nosso lixo junto com o sapo enterrado foi pro Entulhão da ZL, os bambis jogaram como nunca e perderam como sempre, continuamos lider isolados e por fim a diretoria conseguiu resolver o embrolhio dos refinanciamento da divida para ter fôlego para o ano do centenário. Agora achar justiça neste tribunal é acreditar no Papai Noel!!!

  • Marcello Monteleone

    Olá pessoal a semana começou maravilhosa, os gambas levaram de 4 no morenão ( ontem pedi pizza portuguesa pra comemorar), o nosso lixo junto com o sapo enterrado foi pro Entulhão da ZL, os bambis jogaram como nunca e perderam como sempre, continuamos lider isolados e por fim a diretoria conseguiu resolver o embrolhio dos refinanciamento da divida para ter fôlego para o ano do centenário. Agora achar justiça neste tribunal é acreditar no Papai Noel!!!

  • Marco

    E ai seu ximit, vai denunciar o ABC?
    Briga entre torcidas do mesmo time é punição para o clube, e colocar gente como sardinha em lata não tem importância?
    Também vai denunciar o cara do apito? Por que o senhor não pede a quebra do sigilo bancário, fiscal e telefônico desse cara?
    Já denunciou a garrafada de Campo Grande?

  • Marco

    E ai seu ximit, vai denunciar o ABC?
    Briga entre torcidas do mesmo time é punição para o clube, e colocar gente como sardinha em lata não tem importância?
    Também vai denunciar o cara do apito? Por que o senhor não pede a quebra do sigilo bancário, fiscal e telefônico desse cara?
    Já denunciou a garrafada de Campo Grande?

  • Lincoln – Campeão Mundial 1951

    Palestrinos recebemos 2 notícias absurdas:

    1- Árbitro que apitou ABC e Palmeiras vai apitar seria A na quarta. (em vez de ser suspenso foi promovido? porque, se errou tanto no sábado?)

    2- Jogo possível do acesso no sábado, onde com certeza ia ter estádio lotado, renda ultrapassando 1 milhão, foi adiado SEM MOTIVOS para sexta as 19:30 (o pior horário e o pior dia para ir ao estádio).

    e ai? é isso mesmo? porque querem segurar o crescimento do Palmeiras, ainda mais com um administração bem mais profissional que anos anteriores.

    Sabe quando isso vai começar a mudar? quando todos se unirem em pró do Palmeiras. Quando as torcidas organizadas deixarem de brigar entre si, quando o torcedor comum deixar de brigar com organizados, quando todos os torcedores pararem de se preocupar de xingar jogador.

    Será, que se todo palmeirense (diretoria, torcedor comum e organizado) protestasse contra quem realmente prejudica o palmeiras ano após ano, não seríamos mais respeitados? Não deixaríamos de ser prejudicados?

    O Palmeiras precisa de nós amigos, unidos, mais do que nunca senão vamos sempre ser prejudicado por todo mundo.

  • Lincoln – Campeão Mundial 1951

    Palestrinos recebemos 2 notícias absurdas:

    1- Árbitro que apitou ABC e Palmeiras vai apitar seria A na quarta. (em vez de ser suspenso foi promovido? porque, se errou tanto no sábado?)

    2- Jogo possível do acesso no sábado, onde com certeza ia ter estádio lotado, renda ultrapassando 1 milhão, foi adiado SEM MOTIVOS para sexta as 19:30 (o pior horário e o pior dia para ir ao estádio).

    e ai? é isso mesmo? porque querem segurar o crescimento do Palmeiras, ainda mais com um administração bem mais profissional que anos anteriores.

    Sabe quando isso vai começar a mudar? quando todos se unirem em pró do Palmeiras. Quando as torcidas organizadas deixarem de brigar entre si, quando o torcedor comum deixar de brigar com organizados, quando todos os torcedores pararem de se preocupar de xingar jogador.

    Será, que se todo palmeirense (diretoria, torcedor comum e organizado) protestasse contra quem realmente prejudica o palmeiras ano após ano, não seríamos mais respeitados? Não deixaríamos de ser prejudicados?

    O Palmeiras precisa de nós amigos, unidos, mais do que nunca senão vamos sempre ser prejudicado por todo mundo.