PRÓXIMA FASE, AÍ VAMOS NÓS!!

zebraVerdeBlog

Dizem que só aqueles que trabalham têm sorte…

Uns probleminhas domésticos me permitiram assistir ao jogo do Palmeiras na quinta-feira, somente depois dos dez minutos do segundo tempo. E estava 1 x 0 pro Crystal… Custei a acreditar! Pelos comentários dos amigos nas minhas postagens do Facebook e nos tweets que eu recebia, o Palmeiras não estava jogando nada de nada.

E quando comecei a assistir, vi que não tava mesmo; além disso, aquela pegada usual tinha ficado aqui em São Paulo. Pra piorar, o Libertad estava levando 3 do Tigre (um resultado totalmente inesperado); se os argentinos fizessem mais um gol o Palmeiras perderia o primeiro lugar no grupo. O jeito era torcer e rezar pro Palmeiras marcar um gol no Cristal (tava difícil), ou pro Tigre não marcar mais nenhum, ou ainda, pro Libertad criar vergonha na cara, fazer valer a fama de bicho papão (bicho-papão paraguaio dá nisso) e marcar uns golzinhos. Eu já estava torcendo e rezando. Por pior que seja o time que o Palmeiras mande a campo, por pior que seja o futebol que ele apresente, eu não consigo não torcer, e sempre vou querer que aconteça o melhor para o meu time. Se o melhor era ficar em primeiro, então, valia torcer por qualquer uma das possibilidades. Mas como tem gente que torce contra!! Só para poder fazer valer os argumentos que sempre usa para criticar esse ou aquele! Difícil acreditar que alguns sejam torcedores do mesmo time. Difícil não perceber em alguns os verdadeiros interesses que acabam ficando escancarados…

Mas, que nenhum torcedor gosta de ver o time jogar tão mal, é fato! Mesmo com o time todo desfigurado, acho que dava pra jogar mais bola, dava para se insinuar lá na área adversária, dava para não perder. Nós até ficamos mais ofensivos  e criamos algumas situações de gol depois de algumas alterações que Gilson Kleina fez, mas na hora da finalização, foi um desastre!

Vida dura essa nossa… Depois daquela boa sequência, tava difícil mesmo ver o Palmeiras jogar lá no Peru, difícil de engolir o festival de erros de passe, de desarmes bestas que sofríamos, de bolas que dávamos de graça pros peruanos, difícil de digerir o chute de longe que foi parar na gaveta do Prass (isso eu vi depois). Mas ainda não dá para exigirmos regularidade de relógio suíço ao time do Palmeiras, ainda mais quando ele entra em campo tão desfalcado. Além do mais, nós somos a zebra, esqueceram? Já saímos de 2012 como a maior e mais provável zebra nesses dois campeonatos que disputamos. E como qualquer zebra que se preze, tudo o que vier de bom é lucro! Afinal, saímos da gestão de Tirone  e Frizzo, rebaixados, desmoralizados e sem perspectiva de ir bem em nenhum campeonato desse primeiro semestre. Todo mundo sabia, e não compreendo qual é a parte disso que muita gente não entendeu ou esqueceu.

Não compreendo também porque uma partida ruim fora de casa, uma derrota por 1 x 0 lá no Peru, com o time já classificado, vale mais que cinco vitórias consecutivas, vale mais do que ter quebrado a invencibilidade da Ponte Preta – nenhum outro time paulista conseguiu -, vale mais que uma classificação épica na Libertadores… é gostar mesmo de detonar o próprio time.

E se já tava complicado, o Tigre fez mais um gol e passou para primeiro do grupo. As cornetas viraram as trombetas do Apocalipse (ô gente doida!)! O jogo do Palmeiras terminou mesmo com o placar de 1 x 0 pro Crystal. E aí, a TV foi mostrar o último minutinho do jogo do Tigre contra o Libertad. Brincando eu disse: Vai Libertad, seu fdp, marca um gol aí! Quando fui prestar atenção no jogo, só vi o jogador paraguaio cabeceando e a bola entrando no gol… Gritei, pulei, comemorei, mas tive medo que, por algum motivo, o gol não tivesse sido validado (é tão difícil a sorte nos sorrir), mas que nada, foi legalíssimo, e em seguida, o jogo deles também acabou! O primeiro lugar do grupo voltava para o Palmeiras! Que maravilha!

Maravilha? Alguns torcedores ficaram  bravos, acredita? É surreal, mas diziam que na sorte não vale… Que absurdo! Imagina você assistindo uma corrida de F1, seu corredor favorito não tá num bom dia, você está torcendo para ele passar quatro carros que estão à frente dele, e nada! De repente, os quatro da frente batem e ele passa para o primeiro lugar. E você não vai comemorar? Vai solicitar à FIA que não valide a colocação dele porque na sorte não vale? Totalmente sem noção, não é mesmo?

Tive um revival de um gambá que encontrei no dia seguinte à conquista do Palmeiras na Libertadores 99. Muito contrariado e despeitado, ele me dizia que assim não valia, que pênalti era loteria e tinha sido na sorte, e título na sorte não tem valor; que Zapata é que tinha chutado pra fora… e assim como o gambá esqueceu todas as partidas que o Palmeiras fez durante o campeonato, esqueceu os gols e as defesas do time, esqueceu o que ele tinha feito naquela partida final, para chegar até a “loteria” dos pênaltis, esses palmeirenses, de quinta-feira, também esqueceram que o Palmeiras só pode se valer da sorte, porque já estava classificado antes, porque já chegara naquela última partida como primeiro do grupo, classificado com uma rodada de antecedência, porque tinha superado uma tonelada de problemas para estar nessa situação mais tranquila, não é mesmo?

E ainda por cima, vem a despeitada GambambiPress dizer: “O Palmeiras é o pior primeiro lugar de grupos na Libertadores”. E ela não diz que o time do Jardim Leonor é o pior segundo lugar, não é mesmo? Não diz que o pior entre os primeiros é sempre melhor do que qualquer dos segundos colocados, até mesmo o melhor deles. E fica a pergunta: Se cada grupo classificava dois times, ser o pior dos segundos lugares, é o mesmo que ser o pior da competição? É isso gente?

Ah, mas o Palmeiras foi na sorte…

Sorte… O dia que a sorte não influenciar o futebol de alguma maneira, o futebol deixará de ser futebol.

O fato é que a zebra (verde e branca), que está com sorte, GRAÇAS A DEUS, que já está classificada no Paulistão, também já está na próxima fase da Libertadores.

E segurem a zebra, porque ela está de malas prontas para a próxima fase, e nós também! Mas, antes, pelo Paulistão, ela vai dar uma passadinha em Itu…

BOOOORA ENTRAR NO G4, SUA ZEBRA, LINDA, QUE EU TANTO AMO!

VAMOS GANHAR PORCOOOO!!

 

  • vc sempre consegue colocar em palavras o que eu, e a maioria dos torcedores sentem! obrigada!

  • Angela Bonora Gamez

    vc sempre consegue colocar em palavras o que eu, e a maioria dos torcedores sentem! obrigada!

  • alcides drummond

    Tania

    Vc está demorando demais para postar. Há cinco dias entro no site e vejo a mesma matéria. Estou com saudade de seus textos. A mídia palestrina precisa de opiniões fortes, abalizadas e descompromissadas politicamente como a sua. abs Alcides.

  • alcides drummond

    Tania

    Vc está demorando demais para postar. Há cinco dias entro no site e vejo a mesma matéria. Estou com saudade de seus textos. A mídia palestrina precisa de opiniões fortes, abalizadas e descompromissadas politicamente como a sua. abs Alcides.