ESTÃO TIRANDO O “IMPONENTE” DO NOSSO HINO…

Parece que alguém abriu a nossa “caixa de Pandora” e até a esperança, tá querendo escapar também.

Eu já vi o Palmeiras perder muitas vezes. Já o vi dar vexame contra times quase inexistentes (isso consta do curriculum de qualquer clube), mas confesso, nunca vi o Palmeiras dar tantos vexames em tão pouco tempo. Hoje, foi mais um tropeço duro de engolir…

No domingo passado, com transmissão de TV aberta (e nós reclamamos tanto para que transmitam nossos jogos), oportunidade que os clubes têm de poder mostrar ao grande público a sua força, o poderio do seu futebol, da sua torcida; onde os clubes têm chances de ganhar novos admiradores e, consequentemente, novos torcedores; quando se expõe a marca dos patrocinadores ao máximo; o Palmeiras, que já tinha perdido do ‘dificílimo’ Mirassol United, resolveu perder também do “poderoso” time do Guarani; aquele mesmo, que ficou em 12º lugar no campeonato da Série B… Hoje, uma semana depois, com dois jogadores a mais, conseguimos empatar com o Comercial, já rebaixado no campeonato paulista. Que vergonha! Ainda bem que a TV não mostrou.

Ah, mas “a oscilação do Palmeiras tem a ver com o desgaste das 2 competições (Copa do Brasil e Paulistão). Isso está pesando…” diria depois, César Sampaio,  que em seu tempo, de tantas conquistas palestrinas, disputava várias competições simultaneamente.

“…neste momento tanto faz ficar em 3º, 4º ou 5º”, disse Felipão. Sabíamos que não era bem assim; as colocações decidiriam os confrontos e os locais onde as partidas serão disputadas. Ele diz também que “fofocas e eleições prejudicam o Palmeiras”… é o famoso “desviar a atenção e tirar da reta”. E o que fazer nesse caso, uma vez que fofocas e eleições sempre farão parte da vida do Palmeiras e de qualquer outro clube do mundo?

Há ainda os que dizem: “O Palmeiras está bem! Classificado no Paulista e foi o único time a se classificar direto à próxima fase da Copa do Brasil”. Fico pensando o que passa na cabeça de  palmeirenses que pensam o Palmeiras de maneira tão pequena. Como disse o amigo Léo Altafini,  “nesta competição Internacional, já enfrentamos o La Coruripe, na altitude de Alagoas, em duas partidas emocionantes e extremamente desgastantes e logo em seguida o El Horizonte na baixitude do Ceará, onde, apostando em um esquema extremamente ofensivo, fomos surpreendidos com um gol mas, pelo menos conseguimos uma virada histórica, eliminando a partida de volta”…

Tem também o velho mantra: “nos últimos anos tivemos os melhores técnicos e não resolveram, portanto, o problema não é técnico”. Tivéssemos pensado assim nos 16 anos de fila, estaríamos com Rubens Minelli até hoje, e não teríamos contratado aquele Vanderlei Luxemburgo novato, excelente estrategista (era na época) que tinha acabado de ganhar um Paulistão com o Bragantino, e que nos encheu de títulos depois.

Há ainda os que jogam a bola para a torcida… ‘Quando estava ganhando a torcida não reclamava’… ‘o time estava indo tão bem e, no primeiro revés, ela joga a toalha’… O primeiro revés, ao que me consta, foi a Sulamericana 2010. Foi o vexame de estarmos ganhando em casa, chamarmos o adversário pra cima e tomarmos a virada, perdendo o jogo e a classificação. E vieram outros reveses depois…  estamos agora no Paulista 2012 e a torcida já está reconhecendo o “filme”. Culpar a torcida, que reclama, mas  que na verdade, é quem carrega o Palmeiras nas costas há muito tempo, é sacanagem!

“Ah, mas têm jogadores fazendo panelinha por ciúmes do salário de outro”, “panelinha” é a desculpa a cada campeonato que vai pro saco. Ano passado era contra o técnico… Fico aqui pensando que Felipão teria que ser muito inocente, muito tonto, para ser sacaneado assim, à cada hora por um jogador diferente. Ou então, que ele deve ser um tirano que ninguém suporta… Fico pensando como é que o torcedor não consegue raciocinar que, altos salários, existem em todos os clubes, e esses clubes estão conquistando títulos por aí…

Eu sei que temos problemas de toda ordem no Palmeiras e, como um esgoto, eles vão parar dentro de campo. Temos problemas na administração (os mais sérios), com os jogadores, que parecem não saber que aqui é Palmeiras; temos problemas no DM (que leva um século para devolver os atletas em 100% de condições), temos problemas com os serviçais dos ‘ratos’, interessados em cargos e carteirinhas, disseminadores de “informações” cirurgicamente planejadas, que, a cada novo tropeço, aparecem com novos e premeditados ‘culpados’. Eu sei que Felipão tem que enfrentar problemas extra campo, tem que aguentar o babaca do Frizzo, as fofocas, o ambiente meio hostil, a ausência de jogadores importantes, mas passou da hora dele parar com esse ‘mimimi’, com essa posição de vítima, e assumir a parte que lhe cabe nesse futebolzinho xinfrim, sem padrão algum, cheio de volantes, com bizarras improvisações, com substituições que ninguém entende,  e ser cobrado por isso. Por que não?

É como assistirmos a um concerto horrososo e culparmos apenas os músicos, esquecendo do maestro. Não dá!

Nosso time, essencialmente defensivo, tomou dois gols do Guarani, no domingo passado, em menos de 10 minutos… Nosso time, cheio de volantes, QUE MARCAM MUITO MAL, tomou gol do Horizonte; hoje, tomou dois gols do Comercial, sendo que um deles, quando o adversário tinha 9 jogadores em campo. Nosso time sobrevive há dois anos do esquema de bolas paradas, que privilegia um jogador que só sabe cobrar faltas, esquema que funciona sempre que esse jogador acerta. E como sempre não é todo dia…

Nosso time, sem padrão, desorganizado, com um esquema bagunçado, onde ninguém do meio-campo marca, os zagueiros sofrem para ganhar uma de cabeça; nosso time, com atacante dando combate na linha de passe, com armador na lateral;  nosso time, que basta o adversário ir pra cima e toma gol; nosso time, que poderia tirar muito mais proveito das peças que possui; nosso  time, que não conhece mais a grandeza que tem, que não se porta mais como grande que é…

Os que falam que os jogadores não têm comprometimento, são os mesmos que há poucas semanas, diziam que a “família estava de volta”. Dizem que o elenco é uma m….! Não é verdade! Um bom número de jogadores aí foram contratados a pedido do técnico. Mas, ainda que, no geral, por culpa da diretoria, o elenco não esteja à altura das tradições do Palmeiras, e eu sei que não está, nós temos mais time que Mirassol e Guarani, não temos? Mas, diante do Palmeiras, foram esses times os mais arrumados e organizados em campo. Também temos mais time que o rebaixado Comercial…

Será que os jogadores desses times são camarões? Será que os técnicos deles ganharam mais títulos que o nosso, têm mais experiência? Se a resposta para essas duas perguntas for “não”, aí vai uma terceira: ENTÃO, COMO É QUE ELES CONSEGUEM NOS VENCER,  E O QUE É PIOR, MERECENDO A VITÓRIA (no caso de hoje, o empate)?

Sei que hoje, entre outros erros graves da arbitragem, ao anular um gol legítimo do Palmeiras, foi o bandeira quem determinou que o resultado fosse o empate. No entanto, pelo futebol que não apresentamos, por todos os nossos erros, ficamos com um sentimento de derrota e com vergonha de reclamarmos do bandeira e do juiz.

E ver o Palmeiras sucumbindo diante de qualquer timeco, é mais grave do que parece. Apequenar o Palmeiras dentro de campo, na sua postura, na sua maneira de jogar, acabando até mesmo com o respeito que os clubes pequenos costumavam ter por ele, é muito mais nocivo do que ficar sem títulos.

Sempre gostei muito do Felipão pelo que fez em outra época. Eu o respeito pelo que conquistou aqui, em sua outra passagem e, por isso mesmo, me entristeço ao admitir que ele está ultrapassado, que ele não trouxe nadinha de novo, nada de diferente ao futebol do Palmeiras. E me espanto que, diante de tantos insucessos, ele se mantenha fazendo tudo do mesmo jeito de sempre.

Eu quero ver meu time campeão de novo, e quero muito. Torcedora romântica que sou, saudosa de tempos passados, eu até imaginei que esse título viria através de Felipão… Ainda que fosse como foi em 99, um parto, um sofrimento desgraçado, na bacia das almas, com pênaltis defendidos por Marcos e com a sorte de outras cobranças terem sido desperdiçadas pelos rivais.

E, ainda que não acredite mais que isso vá se repetir, vou esperar, vou desejar, sinceramente, que nosso técnico tenha um ‘coelho na cartola’  para a próxima fase e para as que vierem (se vierem) depois dela. Que consigamos engrenar e acertar nas partidas que faltam e conquistemos o título do Paulistão, ou o da Copa do Brasil. Impossível não é! Só não é provável…

Mas não vou ficar de mal com o meu Palmeiras! Meu amor por ele aumenta ainda mais vendo-o tão maltratado… Vou continuar indo aos jogos, comemorando as vitórias, reclamando das derrotas, brigando com o mundo pelo Verdão, e vou continuar torcendo muito, por todos os que vestirem a camisa do meu time. Vou continuar acreditando, à cada partida, que o Palmeiras vai vencer! Vou morrer de felicidade se vierem títulos, vou chorar, gritar, agradecer a Deus, pagar as promessas, esquecer os desastres, as derrotas, as broncas… tudo o que faz um coração louca e incondicionalmente apaixonado. Mas, hoje, me desculpem, estou muito triste e envergonhada por ver o Palmeiras jogando como time pequeno, com esse esquema de “salve-se quem puder e que venham as faltas”. Me dói o coração ver o meu time com essa postura. Fica faltando o “Imponente” do hino…

  • ESPETACULAR

    • taniaclorofila

      Obrigada, César.
      Fico sem saber o que pensar e o que esperar desse resto de Paulistão que temos pela frente.
      Às vezes, a minha esperança acredita que sei lá como, vai acabar dando tudo certo e vamos ganhar o título. Outras vezes (a maioria das vezes), minha razão me diz que não vai dar mesmo.
      Vida de torcedor não é fácil…

      Beijo, querido
      Clo

  • César Augusto Moreira

    ESPETACULAR

    • taniaclorofila

      Obrigada, César.
      Fico sem saber o que pensar e o que esperar desse resto de Paulistão que temos pela frente.
      Às vezes, a minha esperança acredita que sei lá como, vai acabar dando tudo certo e vamos ganhar o título. Outras vezes (a maioria das vezes), minha razão me diz que não vai dar mesmo.
      Vida de torcedor não é fácil…

      Beijo, querido
      Clo

  • Ronaldocamolez

    todos nos estamos com essem msm sentimento.parece qe estamos vivendo um pesadelo a 12 anos

  • Ronaldocamolez

    todos nos estamos com essem msm sentimento.parece qe estamos vivendo um pesadelo a 12 anos

  • manso10

    Deu um prazer danado de ler esse seu texto, Tânia.

    E compartilho desse seu mesmo sentimento, sensações e conclusões.

    Leitura obrigatória para todos os palmeirenses.

    Parabéns pela sua eloquência e pelo seu brilhantismo. Redundância dizer isso, mas…

    • taniaclorofila

      Obrigada, Manso.
      Complicado, né?

      Momento difícil esse…  E a gente lê umas bobagens por aí… tem torcedor que prefere acreditar em cada coisa!  Em ciúme por causa de salários, em panelinha, no Kleber que nos fez perder o brasileiro de 2011… qualquer coisa que vitimize o técnico.
      Acho isso um absurdo. E acho um absurdo ele se utilizar desse expediente também.

      Temos problemas de todos os tipos e tamanhos, em todas as áreas. Mas não dá para fingirmos que Felipão não foi o responsável por muitos pontos que perdemos ao longo desses campeonatos todos.

      Que todos sejam cobrados, inclusive ele.

      Um abraço
      Tânia Clorofila

  • manso10

    Deu um prazer danado de ler esse seu texto, Tânia.

    E compartilho desse seu mesmo sentimento, sensações e conclusões.

    Leitura obrigatória para todos os palmeirenses.

    Parabéns pela sua eloquência e pelo seu brilhantismo. Redundância dizer isso, mas…

    • taniaclorofila

      Obrigada, Manso.
      Complicado, né?

      Momento difícil esse…  E a gente lê umas bobagens por aí… tem torcedor que prefere acreditar em cada coisa!  Em ciúme por causa de salários, em panelinha, no Kleber que nos fez perder o brasileiro de 2011… qualquer coisa que vitimize o técnico.
      Acho isso um absurdo. E acho um absurdo ele se utilizar desse expediente também.

      Temos problemas de todos os tipos e tamanhos, em todas as áreas. Mas não dá para fingirmos que Felipão não foi o responsável por muitos pontos que perdemos ao longo desses campeonatos todos.

      Que todos sejam cobrados, inclusive ele.

      Um abraço
      Tânia Clorofila

  • PARABÉNS !! CONCORDO COM CADA UMA DE SUAS PALAVRAS E COMPARTILHO O MESMO SENTIMENTO.

  • Gaetano

    PARABÉNS !! CONCORDO COM CADA UMA DE SUAS PALAVRAS E COMPARTILHO O MESMO SENTIMENTO.

  • cassio

    verdade verdadeira!

  • Willtapajero

    Se você ganha rios de dinheiro, por conta do curriculum que tem e mesmo assim:
    Tem duvidas entre Fernandão e Bueno.
    Engole o “craque” Vinicius.
    Insiste com o “craque” Tinga.
    Tem o “craque” Patrik, como xodózinho.
    Consegue queimar todos os laterais do elenco.
    Quanto mais volantes manda ao jogo, mais gols toma.
    Deixa de ter um profissional da preparação física no banco, para ter um escudeiro…
    Tem alguma coisa muito estranha com você!

    • taniaclorofila

      Will,

      Escrevi “trocentas” linhas e, você, com apenas 9, fez um comentário perfeito!

      Um abraço
      Tânia Clorofila

  • Willtapajero

    Se você ganha rios de dinheiro, por conta do curriculum que tem e mesmo assim:
    Tem duvidas entre Fernandão e Bueno.
    Engole o “craque” Vinicius.
    Insiste com o “craque” Tinga.
    Tem o “craque” Patrik, como xodózinho.
    Consegue queimar todos os laterais do elenco.
    Quanto mais volantes manda ao jogo, mais gols toma.
    Deixa de ter um profissional da preparação física no banco, para ter um escudeiro…
    Tem alguma coisa muito estranha com você!

    • taniaclorofila

      Will,

      Escrevi “trocentas” linhas e, você, com apenas 9, fez um comentário perfeito!

      Um abraço
      Tânia Clorofila

  • Perfeito, Taninha.
    Como pode um time campeao do seculo virar o fiasco do seculo seguinte ?
    Soh com muita incompetencia.

  • Perfeito, Taninha.
    Como pode um time campeao do seculo virar o fiasco do seculo seguinte ?
    Soh com muita incompetencia.

  • Lidiane

    Eu tenho fé que o  palmeiras ainda via nos dar muitas alegrias, eu acredito sempre no palmeiras, e pode apostar que este ano ele sera campeão, mesmo que o palmeiras esteja muito ruim, sem passar confiança a torcida, eu acredito que tudo é possivel e o que tem que ser,  sera, se for pro palmeiras ser campeão ele vai ser com este elenco e com o tecnico felipão.

  • Lidiane

    Eu tenho fé que o  palmeiras ainda via nos dar muitas alegrias, eu acredito sempre no palmeiras, e pode apostar que este ano ele sera campeão, mesmo que o palmeiras esteja muito ruim, sem passar confiança a torcida, eu acredito que tudo é possivel e o que tem que ser,  sera, se for pro palmeiras ser campeão ele vai ser com este elenco e com o tecnico felipão.

  • NananRe

    Tania, a pouco tivemos um revés com a situação da quantidade de jogos a serem transmitidos pela Globo. Inclusive eu, fiquei revoltado. Mas logo após pensei: Por mais filha da puta que eu ache a rede Globo, os caras vivem de audiência. Como é que ele transmitirão mais a jogo do Palmeiras se o Palmeiras desvaloriza sua marca, mancha sua imponência e se apequena? Isso em todos os sentidos. De resultados dentro a fora de campo. O técnico se perdeu no tempo e em esquemas táticos que nem Deus entende. A diretoria, nem falo mais nada. O MKT e uma piada. O DP médico e seus tratamentos com “efeito sanfona”. De que forma nossa torcida vai crescer? “Ganhando carteirinhas e fazendo check-ins em nossa casa? Difundindo merda para armar àqueles que às plantam? Falam de profissionalização a décadas, mas até agora nada. Chegamos ao ponto de termos que profissionalizar a própria torcida pois penso que apenas assim elas entenderão que o Palmeiras é um só, o Hino é único e que cantando todos juntos o mesmo hino, fica mais imponente nosso Alviverde…

  • NananRe

    Tania, a pouco tivemos um revés com a situação da quantidade de jogos a serem transmitidos pela Globo. Inclusive eu, fiquei revoltado. Mas logo após pensei: Por mais filha da puta que eu ache a rede Globo, os caras vivem de audiência. Como é que ele transmitirão mais a jogo do Palmeiras se o Palmeiras desvaloriza sua marca, mancha sua imponência e se apequena? Isso em todos os sentidos. De resultados dentro a fora de campo. O técnico se perdeu no tempo e em esquemas táticos que nem Deus entende. A diretoria, nem falo mais nada. O MKT e uma piada. O DP médico e seus tratamentos com “efeito sanfona”. De que forma nossa torcida vai crescer? “Ganhando carteirinhas e fazendo check-ins em nossa casa? Difundindo merda para armar àqueles que às plantam? Falam de profissionalização a décadas, mas até agora nada. Chegamos ao ponto de termos que profissionalizar a própria torcida pois penso que apenas assim elas entenderão que o Palmeiras é um só, o Hino é único e que cantando todos juntos o mesmo hino, fica mais imponente nosso Alviverde…

  • Dinahsarto

    Taninha, a mágica das palavras.PARABÉNS.

    • taniaclorofila

      Dinah, querida…

      Obrigada!

      Bacio!

  • Dinahsarto

    Taninha, a mágica das palavras.PARABÉNS.

    • taniaclorofila

      Dinah, querida…

      Obrigada!

      Bacio!

  • CALVIM

    Calvim,

               Texto Excepcional que merece um quadro para ser colocado na porta dos vestiarios do PALMEIRAS para que todos os jogadores,  comissão técnica e dirigentes consigam de uma vez por todas entender o que eles estão fazendo com o VERDADEIRO PATRIMÔNIO DO CLUBE, que é a sua Enorme e Sofrida Torcida.
                Obrigado! Tânia por conseguir expressar de maneira tão clara e contundente  o sentimento de dor, revolta, raiva, que este senhores estão fazendo a nossa linda torcida experimentar. E, se este senhores tivessem um pingo de vergonha nas suas  caras, deveriam LER ESTE BELO TEXTO cada vez que forem representar o gigante PALMEIRAS em qualquer atividade que tenha por objetivo dignificar a grandeza de suas conquistas em nossa IMPONENTE HISTÓRIA.
                  Grato, Tata!

  • CALVIM

    Calvim,

               Texto Excepcional que merece um quadro para ser colocado na porta dos vestiarios do PALMEIRAS para que todos os jogadores,  comissão técnica e dirigentes consigam de uma vez por todas entender o que eles estão fazendo com o VERDADEIRO PATRIMÔNIO DO CLUBE, que é a sua Enorme e Sofrida Torcida.
                Obrigado! Tânia por conseguir expressar de maneira tão clara e contundente  o sentimento de dor, revolta, raiva, que este senhores estão fazendo a nossa linda torcida experimentar. E, se este senhores tivessem um pingo de vergonha nas suas  caras, deveriam LER ESTE BELO TEXTO cada vez que forem representar o gigante PALMEIRAS em qualquer atividade que tenha por objetivo dignificar a grandeza de suas conquistas em nossa IMPONENTE HISTÓRIA.
                  Grato, Tata!