Você acha mesmo que os problemas do Verdão estão dentro de campo?

Eu sempre digo aqui no blog que os problemas do Palmeiras não estão dentro de campo. Nossos problemas, há décadas, são administrativos. A falta de amor de alguns, a falta de competência e profissionalismo de todos, mergulhou o nosso time num festival de horrores e coisas mal feitas. E isto, infelizmente, se reflete em tudo o que se relaciona ao Palmeiras, principalmente em seu carro-chefe, o futebol.

Nesta terça-feira, 25 de outubro, a Trevisan Escola de Negócios, com o apoio da Sportv, realizou o Seminário Gestão e Marketing Esportivo no Futebol Paulista. O evento reuniu dirigentes de alguns dos principais clubes do Estado, para apresentar e debater, de forma inédita, assuntos relacionados à administração de entidades esportivas 

Participaram os presidentes ArnaldoTirone (Palmeiras), Andrés Sanchez (Corinthians), Luis Álvaro de Oliveira (Santos) e Manuel da Lupa (Lusa); cada um falou por, aproximadamente meia hora e, depois, os quatro se disponibilizaram para perguntas do público.

Eu não estive no seminário, mas alguns amigos lá estiveram e me contaram o que aconteceu. Como a maioria dos torcedores não tem acesso às informações, vou relatar o que de mais importante aconteceu nesse encontro.

O primeiro a falar foi Andrés Sanchez, e apesar do seu jeito grosseiro e do desmazelo (olha só na foto), foi brincalhão e falou sobre as dificuldades que enfrentou como presidente. Ele afirmou que “os conselheiros são o câncer do clube” – frase repetida pelo Rubinho (Marketing Palmeiras). Disse que cortou 67 conselheiros que não faziam nada. “Tem que sangrar” foi a expressão usada por ele. Falou como a reforma estatutária influenciou nas mudanças e por muitas vezes ironizou o presidente do Palmeiras, de forma amigável, quando citou a pressão da torcida “O Tirone não tem esse problema, toma café tranqüilo” (dia seguinte da manifestação – ele também tem sofrido ameaças).

É óbvio que das suas mazelas ele não fala. E, durante o tempo em que lá esteve, em suas declarações sempre priorizou o seu clube. Coisa que ele tem feito durante toda a sua gestão. Andrés também comentou sobre o Clube dos Treze que “já não servia mais pra nada, só vendia direitos televisivos” – fato.

Em seguida veio o Tirone, que por diversas vezes citou o pai. Não falou absolutamente nada relevante; entre as besteiras  ditas pelo nosso presidente, uma merece destaque: “Eu considero o Palmeiras profissionalizado, o jogador é profissional”. Lamentável uma declaração como essa… Ele ainda contou, rindo, que quando perdemos de 6×0 do Coxa seus filhos o questionaram. Ao falar da dívida do Palmeiras, esqueceu o número correto. Foi uma apresentação fraquíssima e, segundo os amigos palestrinos que lá estiveram, eles sentiram vergonha.

Falou da proposta do São Paulo pelo Felipão; a imprensa falou disso nesses dias todos. Tirone ainda disse que o Palmeiras tem 13 mil sócios. Vale lembrar que este é o mesmo número de sócios que o Santos conseguiu nos últimos dois anos…

O Luis Álvaro, presidente do Santos, falou a seguir e deu um show à parte. Começou  a sua apresentação falando sobre o seu vasto currículo, que justificava seu cargo de presidente num clube grande como o Santos. (Quem pode, pode, né Tirone?) Foi o único que trouxe uma apresentação em PowerPoint com dados e ações descritas. O único que, de fato, tinha conteúdo. Contou a situação em que encontrou o Santos e como a transformou . Por diversas vezes enfatizou a importância do sócio, dizendo: “é o nosso cliente, não quer lucros, quer títulos e orgulho” “Sou apenas um delegado das vontades dos sócios” “na próxima eleição vamos colocar urnas fora da cidade de Santos para que todos participem”. Disse que a reforma estatutária foi aprovada por 100% dos conselheiros e 92,5% dos sócios. Falou também da importância de fazer gestão de carreira com os jogadores, e que foi assim que segurou o Neymar. Meus amigos palestrinos, que lá estiveram, me disseram que o cara é sensacional, digno de cumprimentos, que eles fizeram questão de lhe dar.  

Detalhe: Tirone saiu no começo da apresentação e quando voltou, já no meio da apresentação do dirigente santista, DORMIU! Sim, amigos, nosso presidente dormiu em meio à explanação do presidente do Santos!

Na hora das perguntas, alguém perguntou ao  nosso mandatário: “Vimos que todos os presidentes comentaram sobre a importância de uma modernização estatutária e da participação dos sócios nas eleições de forma direta. Como o Palmeiras vê isso?”

Resposta: “Ontem tivemos uma reunião, acredito que isso irá acontecer no futuro, mas é preciso ter calma e pensar numa maneira adequada de fazer.” A mesma lenga-lenga de sempre, de quem, dando pinta de querer a mudança, tenta empurrar com a barriga e atrasar, o mais que pode a tão sonhada (por nós torcedores) eleição direta.

Por aí, dá mais ou menos para entendermos os momentos tão diferentes, pelos quais passam os três clubes. Por aí, dá para entendermos porque o Palmeiras está do jeito que está.  

Após o almoço, foi a vez dos diretores de marketing…

Primeiro o Neto (Santos), que também se saiu muitíssimo bem, a começar por sua apresentação “não sou diretor, sou um gerente executivo”.

Falou dos projetos do Santos de se tornar uma marca global. “Pensar pequeno dá o mesmo trabalho que pensar grande”. Falou sobre contratações de impacto, patrocínios, “projeto Robinho” , que teve como ponto principal resgatar o orgulho da torcida e a baixa exposição da marca, coisa que fazemos tão diferente aqui, não é mesmo? Trouxemos de volta personagens capazes de resgatar o orgulho do torcedor mas, com a ajuda das fofocas de alguns dirigentes, os ídolos viraram vilões e o orgulho e a auto estima dos torcedores foram para a lata do lixo. O gerente executivo santista falou ainda do projeto de ingressos (querem fazer algo semelhante a um programa de milhagens – pontos trocados por experiências). Citou alguns números – aumentou 45% o faturamento de produtos licenciados, 300% valor dos patrocínios,  mais 13 mil sócios. Tudo em 2 anos! (E a gente achando que 2 anos não é tempo suficiente para uma diretoria trabalhar…)

Falou muito sobre a gestão de carreira que estão fazendo com o Neymar e com mais três jogadores. Disse ainda que “o Ganso não quis, porque tem empresários que só querem saber de dinheiro”. Contou sobre alguns projetos para a Libertadores, sobre um curta metragem do Neymar, em japonês, e a possível contratação de um jogador japonês.

Foi então a vez do Rosemberg (Corinthians). Ele disse que o clube precisa encontrar seu DNA, que diferentemente do Santos, que foca muitas ações nos jogadores e ídolos, ele foca na torcida. Deve ser porque não têm ídolos lá, né?. Falou sobre cultivar o sentimento do povo, sobre o fiel torcedor (80 mil em três anos), loja virtual (1,5 milhão /mês).

Disse que o marketing corintiano trabalha totalmente separado do futebol, não se comunicam! Ele diz que isso é fundamental para o sucesso mas, cá entre nós, é bem questionável essa afirmação.

Falou também sobre o faturamento com patrocínios. O faturamento, que em 2008 era de 17 milhões, hoje, é de 47 milhões. E, como ele mesmo afirmou, muito se deve ao Ronaldo. Ele contou também, que a verba para investimento no marketing é zero, e mesmo assim patrocinam esportes como automobilismo, Fórmula Truck, MMA (segundo ele, Anderson Silva está montando uma academia na Fazendinha e quer outras, inclusive lá no futuro estádio)

Contou que, todo jogo, eles mandam 2 ônibus para pegar crianças na favela, levam no CT, dão almoço, levam pra assistir o jogo e no final dão uma cesta básica. Apóiam Graac e AACD, além de causas como a do menino atropelado…

Disse que a TV Corinthians só dá certo porque “tem um louco botando muita grana”. Mas que ele acredita que vai morrer. Mostrou vários filminhos, revistas e livros que fizeram.

Então, foi a vez do nosso representante, o Rubinho. Pra começar, era o único sem apresentação de PowerPoint e com umas folhas de papel. Segundo quem lá esteve, foi um show de horror! Parecia não completar as idéias… Eis algumas de suas frases, tirem suas conclusões…

“Os outros estão na frente do Palmeiras”

Repetiu algumas vezes: “O Palmeiras está vivendo um momento difícil”

“Trabalhamos junto com a torcida que é fanática” (Torcida fanática? Ah, vá…)

“O conselheiro é um câncer dentro do clube”

“Queremos aumentar o número de sócios, acredito que com a Arena isso vai acontecer” (esta é a única possibilidade que o nosso Depto de Marketing enxerga para aumentar o número de sócios?)

Elogiou o Rosemberg “ele teve visão no caso Corinthians, devemos muito a ele”.

“Eu entendo que o Palmeiras vai copiar o Santos e o Corinthians. Nada se cria, tudo se copia” (sem comentários…)

“Atravessamos um momento político ruim, mas o Palmeiras é muito grande, temos 16 milhões de torcedores” (o velho chavão que prova que só o torcedor mantém o Palmeiras grande)

“A marca Palmeiras é uma coisa maluca. É fácil vender Palmeiras”  (Acho que é por isso que colocam qualquer um para cuidar dessa marca tão “maluca”, que se vende sozinha, né? E, mesmo sendo fácil vender Palmeiras, eles nunca trazem nada de novo em relação ao marketing.  Pobre Palmeiras! Quanta gente incompetente cuidando de você…)

Ele ainda desculpou-se por não ter trazido uma apresentação, disse que está há 8 meses nesse cargo (pouco tempo para se organizar, né?) e que ainda está organizando as coisas, mas ano que tem vai trazer vários jogadores da Europa, porque o Palmeiras tem dinheiro pra isso. (E o torcedor acredita que, com economia nas tintas da impressora, vamos poder trazer até o Messi…)

Disse que o mailing do Palmeiras é impressionante e que ele usa isso para fazer negócios (!!!!) 

“A ascensão começa agora!” (oi??)

“Nós emprestamos a Arena por 30 anos, como disse o Rosemberg” (oi??????? Nem se preocupou em defender e valorizar o projeto que é a menina dos olhos do Palmeiras. Principalmente, pela sua legitimidade, por não se utilizar de dinheiro público, obscuramente destinado ao rival, pela ilegal isenção de impostos)

“O site é o segundo ou terceiro mais visitado e a webTV deve ficar pronta nos próximos 20 dias”

“Tudo isso com pouca estrutura”

Disse que vai brigar com a Adidas porque ela não quer colocar dinheiro nas lojas franqueadas. (Era só o que faltava, esses incompetentes arrumarem uma briga com um patrocinador como a Adidas)

“Vamos fazer um trabalho para identificar o torcedor, ele é consumista, apesar de tudo isso que está acontecendo” (Vamos fazer quando? Está lá há oito meses e, pelo visto, nem começou)

Depois de brindar os ouvintes com essas pérolas do marketing esportivo, ele passou um vídeo de 1,5min sobre a Arena e alguns lances da década de 90. A pessoa que me passou essas informações, me disse que derramou algumas lágrimas, de tristeza..

Pode ser que a bocha, as piscinas e a sauna, sejam motivo de orgulho para os nossos dirigentes. Porém, em relação à gerência do futebol, estamos há anos luz dos nossos rivais, amigos. É triste, mas é verdade! Além de não trabalharem com competência e em prol de um Palmeiras melhor, esses senhores envergonharam o nosso clube e os palestrinos que participaram do seminário. Segundo as informações que recebi, até o marketing da Lusa trouxe uma apresentação contando sobre suas ações e projetos. Eles têm ações e projetos!! Ao final, o nosso representante Rubinho foi esculachado pelos que estavam presentes. Não pode, né?

Para a sorte do Palmeiras e dos palestrinos que lá estavam, a imprensa foi embora no almoço.

Todos sabemos do amadorismo, da falta de competência, da falta até mesmo de respeito com as coisas do Palmeiras. Cansamos de reclamar. Mas, quando comparado aos outros clubes, a coisa piora muito… 

Nossa luta é grande, meu amigo. Precisamos colocar gente capacitada lá no Palestra. Gente que ame e respeite o Palmeiras. E precisamos pra ontem! 

  • Desde q li aquela entrevista do Tirone acho q ao Estadão, q ele só falou besteira, eu ja desisti de pensar q ele podia fazer algo de bom, e agora lendo isso, tenho total certeza de q a incompetencia dele é ALTA, assim como o tal ‘Rubinho’ q escancarou de forma infantil q ele parece um cara sem formação alguma, q foi contratado apenas pra ocupar o lugar onde ele está, sem saber nem o pq de ele estar la, infelizmente irmãos Palestrinos essa é a realidade do nosso clube, ‘profissionais’ incompetentes q mal sabem oq estao fazendo …

    E o Andres Sanchez ta digno de corintiano na foto hahaha

    • Anônimo

      Pois é, DaaN…

      Com dirigentes desse naipe, vamos esperar um Palmeiras vencedor, campeão, de que jeito? Incompetência e sucesso não caminham juntos.
      E toda essa falta de preparo e descaso (Tirone poderia ter se cercado de pessoas competentes, e não o fez) acabam atingindo o nosso futebol fulminantemente.
      Não sabem contratar, não sabem lidar com os craques, não têm competência para blindar o time e o técnico e muito menos para buscar soluções que sejam favoráveis ao Palmeiras.
      Fazem tantas bobagens e o prejuízo é do clube, do seu prestígio e da sua torcida…

      Passa da hora de tirarmos essas pessoas de lá. DIRETAS JÁ! MUSTAFÁ, PALAIA E SEUS AMIGOS, NUNCA MAIS!

      P.S. E o gambazão lá, não nega a raça, né? Que “crasse”… kkkkk

      Beijo DaaN!
      Tânia Clorofila

      •  To passando a me desesperar a cada jogo q passa, e a cada notícia sobre reuniões com membros da diretoria, pq é de dar vergonha em qualquer um isso ai … E sobre tudo oq vc disse, eu assisti ao jogo hoje (Atlético-MG 2×1 Palmeiras), e a li a sua frase: “não sabem lidar com os craques”, realmente, foi CLARISSIMO, nesse jogo q os jogadores tao fazendo corpo mole quando Valdívia ta em campo, o time nao fazia nada, e apos o tal ser expulso, o time com 2 a menos consegue jogar 2x melhor q o Atlético e incrivelmente fazer um gol em lances rapidos e q nem acreditaria q eles seriam capazes de fazer …

        Então no meu visto disso tudo hoje, creio q jogadores esperam q o Mago resolva tudo sozinho, afinal o salario dele ta realmente muito alto, ele não fazia nada antes, NÃO ta jogando tanto pra ter o salario q tem, POR ISSO relacionei com a sua frase citada logo acima, pois a diretoria q se nao me engano ainda era da gestão Belluzzo, fez uma porcaria pagando ouro pelo Mago, e não valorizando o resto do elenco, paga ouro por um jogador BOM, acima da média, mas q não é pra tanto assim como fizeram .. Valdívia é jogador diferenciado, joga bem? SIM, mas não é pra receber tanto qnt recebe…

        Finalizando, eu sinceramente gosto bastante do Mago, mas a volta dele ta sendo como a do Kleber soh q não em questoes de mercenarismo, e sim de custo benefício … Chega de falar agora kkkkkk

        #DiretasJa

  • Desde q li aquela entrevista do Tirone acho q ao Estadão, q ele só falou besteira, eu ja desisti de pensar q ele podia fazer algo de bom, e agora lendo isso, tenho total certeza de q a incompetencia dele é ALTA, assim como o tal ‘Rubinho’ q escancarou de forma infantil q ele parece um cara sem formação alguma, q foi contratado apenas pra ocupar o lugar onde ele está, sem saber nem o pq de ele estar la, infelizmente irmãos Palestrinos essa é a realidade do nosso clube, ‘profissionais’ incompetentes q mal sabem oq estao fazendo …

    E o Andres Sanchez ta digno de corintiano na foto hahaha

    • taniaclorofila

      Pois é, DaaN…

      Com dirigentes desse naipe, vamos esperar um Palmeiras vencedor, campeão, de que jeito? Incompetência e sucesso não caminham juntos.
      E toda essa falta de preparo e descaso (Tirone poderia ter se cercado de pessoas competentes, e não o fez) acabam atingindo o nosso futebol fulminantemente.
      Não sabem contratar, não sabem lidar com os craques, não têm competência para blindar o time e o técnico e muito menos para buscar soluções que sejam favoráveis ao Palmeiras.
      Fazem tantas bobagens e o prejuízo é do clube, do seu prestígio e da sua torcida…

      Passa da hora de tirarmos essas pessoas de lá. DIRETAS JÁ! MUSTAFÁ, PALAIA E SEUS AMIGOS, NUNCA MAIS!

      P.S. E o gambazão lá, não nega a raça, né? Que “crasse”… kkkkk

      Beijo DaaN!
      Tânia Clorofila

      •  To passando a me desesperar a cada jogo q passa, e a cada notícia sobre reuniões com membros da diretoria, pq é de dar vergonha em qualquer um isso ai … E sobre tudo oq vc disse, eu assisti ao jogo hoje (Atlético-MG 2×1 Palmeiras), e a li a sua frase: “não sabem lidar com os craques”, realmente, foi CLARISSIMO, nesse jogo q os jogadores tao fazendo corpo mole quando Valdívia ta em campo, o time nao fazia nada, e apos o tal ser expulso, o time com 2 a menos consegue jogar 2x melhor q o Atlético e incrivelmente fazer um gol em lances rapidos e q nem acreditaria q eles seriam capazes de fazer …

        Então no meu visto disso tudo hoje, creio q jogadores esperam q o Mago resolva tudo sozinho, afinal o salario dele ta realmente muito alto, ele não fazia nada antes, NÃO ta jogando tanto pra ter o salario q tem, POR ISSO relacionei com a sua frase citada logo acima, pois a diretoria q se nao me engano ainda era da gestão Belluzzo, fez uma porcaria pagando ouro pelo Mago, e não valorizando o resto do elenco, paga ouro por um jogador BOM, acima da média, mas q não é pra tanto assim como fizeram .. Valdívia é jogador diferenciado, joga bem? SIM, mas não é pra receber tanto qnt recebe…

        Finalizando, eu sinceramente gosto bastante do Mago, mas a volta dele ta sendo como a do Kleber soh q não em questoes de mercenarismo, e sim de custo benefício … Chega de falar agora kkkkkk

        #DiretasJa

  • Está bem claro que a solução é a eleição direta. Assim, pessoas poderão se candidatar a presidente sem precisar fazer alianças politicas que engessem a gestão. O resultado disto será a profissionalização do futebol e marketing, coisa que nossos rivais, com excessão dos bambis, já fizeram e colhem hj os frutos desta mudança.

    A caminhada ainda é longa, mas não podemos desistir. Pelo contrário, precisamos convencer mais pessoas a participar desta mobilização pacifica pelas diretas, pois só assim voltaremos a vencer em todos os aspectos.

    abraço!

  • Gustavo Moraes

    Está bem claro que a solução é a eleição direta. Assim, pessoas poderão se candidatar a presidente sem precisar fazer alianças politicas que engessem a gestão. O resultado disto será a profissionalização do futebol e marketing, coisa que nossos rivais, com excessão dos bambis, já fizeram e colhem hj os frutos desta mudança.

    A caminhada ainda é longa, mas não podemos desistir. Pelo contrário, precisamos convencer mais pessoas a participar desta mobilização pacifica pelas diretas, pois só assim voltaremos a vencer em todos os aspectos.

    abraço!

  • RG

    Tania – excelente retrato 3×4 sobre a atual diretoria – risivel – que temos.  Olha que meu pai torcia pelo Peixe e se estaria vivo hoje, eu deixaria ele bem contente passando o link do seu artigo.  Para mim, o SFC na atualidade e’ o time melhor dirigido (melhor do que gambas, po-de-arroz, e do Parmera eu nem falo).  Estamos realmente na fossa, e espero que o “grupo dos 80” ganhe forca la dentro do Palmeiras e que o pessoal de fora (inclusive gente como o Aldo Rebelo) se empenhe a fazer tudo possivel para mudar as coisas… 

  • RG

    Tania – excelente retrato 3×4 sobre a atual diretoria – risivel – que temos.  Olha que meu pai torcia pelo Peixe e se estaria vivo hoje, eu deixaria ele bem contente passando o link do seu artigo.  Para mim, o SFC na atualidade e’ o time melhor dirigido (melhor do que gambas, po-de-arroz, e do Parmera eu nem falo).  Estamos realmente na fossa, e espero que o “grupo dos 80” ganhe forca la dentro do Palmeiras e que o pessoal de fora (inclusive gente como o Aldo Rebelo) se empenhe a fazer tudo possivel para mudar as coisas… 

  • Ricardo Manolio

    Nossa, não sei se choro ou dou risada, este texto mostra exatamente a realidade do clube dentro e fora de campo.
    Horas, qualquer aluno de colegial sabe que hoje em dia em qualquer seminário, que seja da aula de história,geografica, biologia e etc, o mínimo que se faz é uma apresentação, ou esse povo que esta mandando no Palmeiras não sabe o que é isto? Os outros clubes deitam e rolam em cima do Palmeiras, aquele time que era respeitado morreu, hoje somos motivo de piada para todos os outros.
    Dificil falar isto, mas o Palmeiras esta merecendo a segunda divisão, tomara a Deus que isto não aconteça.
    Parabéns pelo texto, simples, direto e objetivo….e vamos torcer pelo Palmeiras.
    Abraços.

  • Ricardo Manolio

    Nossa, não sei se choro ou dou risada, este texto mostra exatamente a realidade do clube dentro e fora de campo.
    Horas, qualquer aluno de colegial sabe que hoje em dia em qualquer seminário, que seja da aula de história,geografica, biologia e etc, o mínimo que se faz é uma apresentação, ou esse povo que esta mandando no Palmeiras não sabe o que é isto? Os outros clubes deitam e rolam em cima do Palmeiras, aquele time que era respeitado morreu, hoje somos motivo de piada para todos os outros.
    Dificil falar isto, mas o Palmeiras esta merecendo a segunda divisão, tomara a Deus que isto não aconteça.
    Parabéns pelo texto, simples, direto e objetivo….e vamos torcer pelo Palmeiras.
    Abraços.

  • Mahemzo

    Quem vai para um seminario de marketing como se fosse para uma mesa redonda, e dorme no meio da apresentação, não pode ser levado a sério. Esse jogou na lama o nome do pai e de toda a familia.

  • Mahemzo

    Quem vai para um seminario de marketing como se fosse para uma mesa redonda, e dorme no meio da apresentação, não pode ser levado a sério. Esse jogou na lama o nome do pai e de toda a familia.

  •  “Ontem tivemos uma reunião, acredito que isso irá acontecer no futuro, mas é preciso ter calma e pensar numa maneira adequada de fazer.” Tradução para o português de Perdizes e região: NÃO VAMOS FAZER LOUCURAS!!! Lee Oswald, onde está voc^çe quando mais precisamos???

  •  “Ontem tivemos uma reunião, acredito que isso irá acontecer no futuro, mas é preciso ter calma e pensar numa maneira adequada de fazer.” Tradução para o português de Perdizes e região: NÃO VAMOS FAZER LOUCURAS!!! Lee Oswald, onde está voc^çe quando mais precisamos???

  • Bela Analise TANIA.