Esclarecendo o incidente no Pacaembu…

É livre a expressão intelectual, artística das atividades científicas e das atividades de comunicação. Essas liberdades de expressão são absolutamente livres, sem censura e independem de licenças.  – Artigo 5º inciso XIV da Constituição Federal.

Eu não pretendia escrever sobre um episódio ocorrido no Pacaembu, na tarde em que Leandro Damião passeou em campo, na tarde em que ele meteu três gols no Palmeiras, do jeito que quis… Na tarde em que quis morrer ao ver meu goleiro e o meu time tomarem um gol, como o terceiro feito pelo Inter… Na verdade, em respeito ao Palmeiras, e ao que isso poderia significar na cabeça já tão confundida do torcedor palmeirense, me abstive até de comentá-lo no Twitter, e aqui no blog. Mas ‘tava na cara’ que o assunto acabaria aparecendo, afinal, muitas pessoas viram, eu estava acompanhada de quatro amigos, conhecidos meus estavam sentados logo atrás de mim. Aí, as conversas, o telefonemas, os e-mails e a indignação fizeram o resto. Algumas pessoas comentaram no twitter e todo mundo ficou sabendo.

Vou ter que voltar no tempo uns dias para explicar a vocês como a coisa se deu. No dia 09/09, à noite, eu comecei a escrever o texto que foi publicado antes deste. Cansada e com sono, deixei para escrever no dia seguinte. Passei a manhã toda escrevendo, mas não conseguia encontrar no Youtube (passei a tarde procurando) , o vídeo que foi publicado junto. O vídeo em questão estava numa reportagem do Terra. Por uma falta de habilidade minha, não sabia e não sei, baixar o vídeo. Precisei encontrar um amigo que, depois de baixá-lo, o hospedou no Youtube, para que só então eu pudesse usá-lo. Isso, claro, levou algumas horas. Afinal, o amigo, ocupado, não tinha seu tempo todo disponível para mim.

Duas pessoas, que não são citadas aqui, que não participaram do episódio lá no Pacaembu, andaram escrevendo por aí que eu mentia quando disse que escrevia o texto antes mesmo das pessoas terem estado no CT. Para essas duas obtusas e limitadas pessoas, segue o print de um e-mail que mandei para um amigo, logo após o almoço do dia 10/09.



À noite, me avisaram que estavam veiculando a informação, que Felipão teria dito lá no CT que sabe quem são os vagabundos do time, e que eles ficariam no Palmeiras até o final do ano. Acrescentei então, o último parágrafo ao texto que já estava pronto.

E ele foi, então, publicado no blog.

No dia seguinte fui ao Pacaembu assistir Palmeiras x Inter. Como é usual, me sentei na arquibancada verde, no lugar de sempre. Notei, com alguma curiosidade, que algumas pessoas conhecidas, que NUNCA se sentam na bancada verde, vieram se sentar ali. Uma parte delas, alguns bons degraus acima de onde eu estava, outra parte, mais abaixo. Depois entendi o porquê.

No intervalo do jogo, numa ação que me pareceu orquestrada, fui cercada por 4 pessoas, que chegaram a mim, uma de cada vez, com posturas agressivas, acintosas, com o intuito de me intimidar. A menos de 30 cm de distância da minha pessoa, no mesmo degrau onde eu estava e, me isolando dos amigos que me acompanhavam, no círculo que fecharam à minha volta, eles vinham tirar satisfações sobre o texto que tinham lido no Blog da Clorofila. Nada amigável, não é mesmo? As pessoas em questão eram Toninho Blanes, Toninho Rosário, Marco Néspoli (todos do Fanfulla) e o Pepe Reale (da Pró Palmeiras que, embora tenha feito parte do círculo que se fechou à minha volta, eu isento da tentativa de intimidação)

Blanes e Toninho Rosário me pareciam bastante nervosos e queriam saber se, as “ratazetes militantes” do texto se referiam ao Fanfulla, e se tinha algo a ver com a manifestação ‘Pró Felipão’ que Fanfulla e Pró Palmeiras tinham ido fazer no CT naquele dia. Ainda que eu não devesse dar explicações a ninguém sobre o que escrevo em MEU blog, sobre o que penso e acredito, em respeito à consideração que sempre tive por aquelas pessoas, disse-lhes que não, que nem tinha ficado sabendo de tal manifestação. Que o termo ‘ratazetes’, se referia aos simpatizantes das ratazanas que infestam o Palestra, e Felipão, com certeza, não era uma delas, portanto não havia lógica alguma na ligação que faziam entre o apoio ao técnico com o que leram no blog. O termo se referia aos amigos das ratazanas, e eu não conseguia entender porque eles se viram naquilo.

Nervosos, eles insistiam que o texto dava a entender o que tinham entendido. Em meio à discussão que se seguiu, em meio ao seu nervoso discurso, eles (Blanes e Toninho Rosário) usavam frases agressivas como as que me diziam sobre dar um murro na cara do Júnior Gottardi, por algo que ele escreveu e que eu nem sabia o que era. Diziam que ele tinha escrito algo que eles também achavam que era para o Fanfulla e do qual não gostaram nem um pouco. (E o que eu tinha a ver com isso, não é mesmo? Alguém vem me cobrar explicações sobre algo que escrevi, dizendo que vai dar um murro na cara de uma outra pessoa que também escreveu algo que os desagradou. Ainda que não tenha sido a intenção deles (acredito nisso) foi bastante sugestivo, não é verdade?)  Respondi que a minha responsabilidade era sobre o que escrevo e não sobre o que as pessoas entendem. E eles ironizavam o fato de eu ter dito que se equivocaram na compreensão do texto.

Um amigo meu entrou no círculo tentando desfazê-lo. Logo depois chegou o Conrado, que se manteve um degrau abaixo de onde eu estava. Ele e Pepe alegavam que eu deveria dar nomes quando escrevo, Conrado insistia que eu TINHA que colocar nomes. Pepe se mantinha cordial, Néspoli nada disse, só ficou postado à minha frente, e o Toninho Rosário me pareceu estar mais calmo. Blanes continuava nervoso.

Discutimos mais alguns minutos e eles se retiraram, contrariados, não me parecendo muito convencidos. Pepe ficou conversando comigo até o final do desastre dos 3 x 0.

Foi isso o que aconteceu. Ninguém me agrediu, nem me ofendeu. A não ser no meu direito à liberdade de expressão.

E óbvio que isso abriu uma grande discussão entre os meus amigos, entre os meus seguidores no Twitter, entre os torcedores que ficaram sabendo.

Pessoas me cobrando sobre o que escrevo, achando que têm o direito de me dizer como escrever. Pessoas que se sentem criticadas e vão constranger e intimidar os seus supostos críticos… Pessoas que querem mudar as coisas no Palestra… Pessoas que lutam pelo mesmo ideal, se portando de maneira tão agressiva umas com as outras, carregando ódio e revanchismo… Tão parecido com o que querem extirpar do Palmeiras… Tão “Mustafá”… Era a única coisa que eu pensava enquanto saía do Pacaembu… é a única coisa que continuo pensando, ainda hoje.

“Que nada nos limite, que nada nos defina, que nada nos sujeite. Que a liberdade seja nossa própria substância, já que viver é ser livre.” (Simone de Beauvoir)

P.S Prá vocês terem uma ideia de como conheço as pessoas que me abordaram e o quanto eu teria de motivos para atacá-las, cometi um deslize lastimável aqui. Usei equivocadamente o nome do Sr. Luiz Mousinho, quando, na verdade, me referia ao Sr. Toninho Blanes.

Devo desculpas ao  Sr. Luiz Mousinho, que esteve no Pacaembu, apenas para assistir à partida, e nada teve a ver com esse episódio.

  • SENSACIONAL TÂNIA! E UM #CHUPAOTÁRIOS PARA QUEM QUIS LHE INTIMIDAR.

    • me desculpe Murilo, mas os únicos otários q eu vejo nessa estoria toda (e digo toda no sentido TODO O PALMEIRAS) somos nós torcedores, q ainda tiramos partido de uns e outros em briguinhas e revanchinhas daquele q brincam de máfia com nossa paixão.

  • Gaetano

    Lamentável saber disso! Parece briga de quadrilhas.

  • Tania, antes de escrever sobre isso, tenha certeza dos nomes das pessoas! Não era o Mousinho que estava conversando com você!

    • taniaclorofila

      Já editei, e me desculpei no texto e através de e-mail com o Sr. Luiz Mousinho. Mas veja só que engraçado, muita gente que sabia que eu me enganara de nome, apenas me apontou o erro, sem sequer colocar o nome correto. Como vc fez agora. 
      Nem mesmo a pessoa certa aqui apareceu para dizer: Fui eu e não o que você citou!
      Como conheço alguns dos envolvidos de poucos e superficiais contatos, tive que descobrir quem eram, perguntando para outras pessoas. 
      Mas já está corrigido. 
      E o assunto principal aqui não é quem fez, Washington. E sim, o que foi feito! 

      Um abraço

  • Marcos Appelt

    Parece a música do Renato Russo:”E tudo aquilo contra o que sempre lutam, É exatamente tudo aquilo o que eles são.” Se sendo oposição não suportam serem criticados imagine no poder.

    • taniaclorofila

      Foi exatamente o que pensei…

  • Forzaalviverde

    Reproduzo comentários de um amigo via Skype. Desmentem se puderem.

    1. AO PERCEBEREM O TIME DO PALMEIRAS ARRUMADO, MESMO SEM O VALDÍVIA….DO
    NADA GLOBO/UOL E LANCE PUBLICAM REPORTAGEM MOSTRANDO SER O TIME DO
    PALMEIRAS O QUE MAIS FAZ FALTA.

    À PARTIR DESSE MOMENTO COMEÇARAM A AMARELAR DEMASIADAMENTE NOSSOS JOGADORES E DEIXAREM OS ADVERSÁRIOS DESCEREM O SARRAFO.

    LUAN PASSOU A RECEBER POR QUALQUER COISA.

    2. DO NADA E QUANDO O TIME PARECIA QUE IRIA ENGRENAR, APÓS OS 5X0 CONTRA
    O AVAÍ….O “NOSSO IDOLO GUERREIRO” ARMOU AQUELE BARRACO E O DESFECHO
    TODOS CONHECEM.

    3. SCOLARI “OUSOU” MANDAR O TIME DA PATRICINHA VENDER A GÁVEA.

    (CULHÃO QUE NENHUM PALMEIRENSE TEM).

    IMEDIATAMENTE FOI EXPULSO NO PRÓXIMO JOGO (MAIS UMA VEZ POR UM BADEIRINHA)….. E FOI JULGADO E SERÁ REJULGADO.

    O RECADO FOI DADO.

    4. AO MESMO TEMPO O CANALHA DO GILTO CHAMA TODO PALMEIRENSE DE
    BUNDA-MOLE E DEBOCHA DE TODOS DIZENDO SER ELE O X-9 PARA PROTEGER O VICE
    DA FPF…INTERESSADO NO CARGO DO FRIZZO.

    NENHUM DOS TAIS 15 MILHNØES DE TORCEDORES SE MANIFESTOU.

    2 SEMANAS DEPOIS GILTO AINDA DEBOCHA MAIS AINDA DOS FROUXOS PALMEIRENSES.

    5. COMEÇA UMA SÉRIE DE ERROS CRUCIAIS DAS ARBITRAGENS CONTRA NOSSO TIME
    QUE SE VÊ INOPERANTE E RELEGADO AO LÉO, POIS NÃO TEM A QUEM RECORRER E
    NEM APOIO NOS BASTIDORES.

    ISSO TIRA A TRANQÜILIDADE DE QUALQUER TIME.

    RESULTADO, PELO MENOS 8 PONTOS A MENOS NA CONTA.

    INCLUSIVE COM DIREITO A GOL COM DUPLO IMPEDIMENTO CONTRA O BAHIA.

    6. E A DIRETORIA TENTANDO VENDER O VALDÍVIA….

    7. SOMENTE EM AGOSTO, DEPOIS DE MANDAR QUASE TODO O ATAQUE EMBORA…FORAM ATRÁS DE 1 CENTROAVANTE….E UM MEIA.

    A CONTRATAÇÃO DO MEIA VIROU MAIS UMA NOVELA.

    8. MAIKON LEITE SE CONTUNDE, MENOS UMA OPÇÃO PARA FAZER GOL, ALÉM DA BIRRINHA COM O KLEBER.

    9. O TAL CRAQUE DO TIME, O REI DO TWITTER QUASE NÃO E AINDA SE CONTUNDE NA SELEÇNAO CHILENA.

    10. MARCOS, CADA VEZ MAIS BIZONHO NO GOL.

    11. O TAL DO GLADIADOR COMEÇA SE CONTUNDIR E O TIME FICA CADA VEZ MAIS SEM OPÇNOES NA FRENTE E SEM ARMADORES.

    12. PAULOS SCHMIDT, MAIS UMA VEZ PARECE QUE SÓ VÊ JOGO DO PALMEIRAS… VAI REJULGAR SCOLARI E CHAMOU O VALDÍVIA TAMBÉM.

    13. E TODA SEGUNDA E TERÇA-FEIRA A IMPRENSINHA CRAINDO CRISE.

    QUANDO GANHOU DOS GAMBÁS….NOSSAS NOTÍCIAS “SUMIRAM” DOS PROGRAMAS ESPORTIVOS

    14. APARECE NO PALESTAR PICHAÇÃO PEDINDO A SAIADA DO SCOLARI.

    NADA SOBRE A DIRETORIA.

    15. E NOSSA TORCIDA SÓ RECLAMANDO EM BLOGS…RECLAMANDO…RECLAMANDO….

    16. SCOLARI COMETE SIM UM OU OUTRO ERRO, MAS NINGUÉM SABE O QUE ROLA NOS BASTIDORES.

    17. SCOLARI DECLARA DEPOIS DA VITÓRIA CONTRA OS GAMB´S QUE O TIME VAI SIM LUTAR PELO TÍTULO TENTANDO MOTIVAR OS CARAS.

    IMEDIATAMENENTE SOMOS GOEADOS PELO BOTA, EMPATAMOS COM CRUZEIRO E ATLÉTICO-PR E SOMOS GOLEADOS PELO INTER.

    18. NINGUÉM SABE O QUE MUSTAFÁ E GILTO ESTÃO TRAMANDO.

    19. APARECE A CRISE “VENDA DO VALDÍVIA”.

    20. SCOLARI CONTINUA TENDO QUE IR AO ENCONTRO DA DIRETORIA, NO QUESTO…”ECONOMIA”.

    O PLANO É DIMINUR A DÍVIADA.

    21. SR. NR. 30 CONTINUA UNS 8 JOGOS SEM MARCAR UM GOLZINHO SEQUER, PERDÃO…MARCOU 1 NA ELIMINAÇÃO CONTRA O VASCO.

    22. A MELHOR ZAGA E DEFESA MENOS VAZADA COMEÇÅ A TOMAR OS GOLS MAIS….DIGAMOS, BIZONHOS DO FUTEBOL.

    23. DEPOIS DA GOLEADA CONTRA O INTER…O CRAQUE ISENTO NETO….PEDE PARA O SCOLARI PEDIR O CHAPÉU E SAIR.

    24. APARECEM PICHAÇÕES NO PALESTRA…”FORA FELIPÃO, FORA DIRETORIA, FORA LUAN”

    FORA MUSTAFÁ, FORA GILTO, FORA DEL NERO, FORA TIRONE, FORA TODOS ESSES FDP…. NÃO TEM.
    TODOS ESSES FATORES SOMADOS, DESESTABILIZAM QUALQUER ELENCO. MAIS
    CONTINUAMOS VENDO PICUINHAS E N~ÅO VENDO O TODO, O CONJUNTO DA OBRA. E
    QUANDO A TORCIDA MAIS FROUXA DO PAÍS VAI TOMAR UMA ATITUDE?

  • não interessa

    Sobre esses “elementos” do episódio do Pacaembú só digo uma palavra. MARGINAIS. Isso é coisa de marginal covarde. Um bando de bunda mole q só quer aparecer, levar vantagem e ganhar dinheiro na cabeça do Palmeiras. Tem mto Palmeirense, mto Parmerista, Palestrino, q se acham importantes, se acham acima de qq suspeita. Se acham donos do ‘Mondo’. Vem com o papo de Mídia Palestrina, de querer o bem do Palmeiras…PAPO FURADO! CONVERSA! Querem regalias, vantagens, lucrar, td em cima do nome do clube. Praticam os mesmmo atos os quais criticam em outros. E ainda querem gente gente bajulando eles em blogs e afins, e o pior é q tá cheio de otário q ainda entra nessa. Gente q pensa no bem do clube, q pensa em ajudar única e exclusivamente a SE Palmeiras são raridades. Querem colaborar? Fiquem sócios! Mas entrar pelas portas dos fundos é mais fácil né, através de favores…BANDO DE VAGABUNDOS!

  • João Paulo R.

     É incrível como as mesmas pessoas que tanto batem na mesma tecla de “desunião” há tanto tempo, e tanto criticam os que estão no comando do clube por atitudes mesquinhas, conseguem ter o mesmo comportamento… é por causa de atitudes como essa que o Palmeiras está AFOGADO NA MERDA há mais de 10 anos! ACORDEM!

    É muito fácil manter o discurso de “Palmeiras acima de interesses pessoais”, já na prática…

  • João Paulo R.

     É incrível como as mesmas pessoas que tanto batem na mesma tecla de “desunião” há tanto tempo, e tanto criticam os que estão no comando do clube por atitudes mesquinhas, conseguem ter o mesmo comportamento… é por causa de atitudes como essa que o Palmeiras está AFOGADO NA MERDA há mais de 10 anos! ACORDEM!

    É muito fácil manter o discurso de “Palmeiras acima de interesses pessoais”, já na prática…

  • Coisa ridícula o que fizeram, por mim não é preciso explicar nada, e muito menos expor um e-mail seu pessoal para provar para essas pessoas que você fala a verdade, quem tem conhece sabe muito bem como você faz, quantos textos você ja me mandou antes de terminar? VÁRIOS, “combatem”, falam mal de Mustafá e cia mas agem igual, preocupante já que dizem que isso pode ser o futuro do Palmeiras, como bem falou o Gotta o virus esta se espalhando mesmo.
    Liberdade de expressão e democrácia é um bom caminho para uma sociedade viver em armonia, fico triste pelo Palmeiras isso ter acontecido.

    beijo pro cê e precisando to aqui, você sabe que pode contar comigo sempre que precisar =] no momento passe a ignorar essas coisas, é assim que se age com ignorantes.

  • Coisa ridícula o que fizeram, por mim não é preciso explicar nada, e muito menos expor um e-mail seu pessoal para provar para essas pessoas que você fala a verdade, quem tem conhece sabe muito bem como você faz, quantos textos você ja me mandou antes de terminar? VÁRIOS, “combatem”, falam mal de Mustafá e cia mas agem igual, preocupante já que dizem que isso pode ser o futuro do Palmeiras, como bem falou o Gotta o virus esta se espalhando mesmo.
    Liberdade de expressão e democrácia é um bom caminho para uma sociedade viver em armonia, fico triste pelo Palmeiras isso ter acontecido.

    beijo pro cê e precisando to aqui, você sabe que pode contar comigo sempre que precisar =] no momento passe a ignorar essas coisas, é assim que se age com ignorantes.

  • Lobatoandre

    Futebol é uma bosta mesmo. Nem sei porque sou palmeirense. Hoje em dia é tudo grana e só. Futebol porra nenhuma. O que isso tem a ver? Bom, talvez nem haja nada a ver até mesmo para a leitora, mas pra mim tem. Palmeiras do caralho! Mancha Suja! E esses grupinhos aí, infelizmente, toda vez que um desses ganham um pouquinho de poder ficam igual a todos os outros que já estão lá. Alguns, como a Tânia, criam o blog para falar (só por falar) de palmeiras, outros criam para criar polêmica. E na maioria das vezes em cima de meras suposições, de verdades que só pertencem a um grupo ou a uma pessoa. Criaram até a “figura” do “corneta”, que é pra censurar quem se opõe às suas verdades toscas.

    vou continuar torcendo, fazer o quê!!

    Mancha suja!!

    E esses caras aí, sujos também, bando de covardes, ratazanas!!

    abraço!!

    • Lobatoandre

      *LEITORA que nada, AUTORA/BLOGUEIRA =P

  • Lobatoandre

    Futebol é uma bosta mesmo. Nem sei porque sou palmeirense. Hoje em dia é tudo grana e só. Futebol porra nenhuma. O que isso tem a ver? Bom, talvez nem haja nada a ver até mesmo para a leitora, mas pra mim tem. Palmeiras do caralho! Mancha Suja! E esses grupinhos aí, infelizmente, toda vez que um desses ganham um pouquinho de poder ficam igual a todos os outros que já estão lá. Alguns, como a Tânia, criam o blog para falar (só por falar) de palmeiras, outros criam para criar polêmica. E na maioria das vezes em cima de meras suposições, de verdades que só pertencem a um grupo ou a uma pessoa. Criaram até a “figura” do “corneta”, que é pra censurar quem se opõe às suas verdades toscas.

    vou continuar torcendo, fazer o quê!!

    Mancha suja!!

    E esses caras aí, sujos também, bando de covardes, ratazanas!!

    abraço!!

    • Lobatoandre

      *LEITORA que nada, AUTORA/BLOGUEIRA =P

  • se identifica! Ficar todo machão atras de um Nick q nem nome tem é facil!

  • taniaclorofila

    Amigos,

    Eu só resolvi escrever a respeito, porque no twitter estava todo mundo comentando, e muitas versões diferentes da que realmente vivi, já se apresentavam.
    De nada vai adiantar ficarmos nos ‘degladiando’ aqui, usarmos o espaço para atacar uns aos outros. Afinal, se estamos combatendo um tipo de atitude, não será fazendo o mesmo que isso se dará, não é?
    Reclamamos tanto que os dirigentes não colocam o Palmeiras acima de tudo, e vamos fazer o mesmo?
    Chega de animosidade. Chega de brigas.
    A atitude que tiveram comigo no Pacaembu foi errada. E nada vai mudar isso.
    Assim como nada mudará a minha maneira de escrever e de falar sobre o que penso e acredito.
    E vamos em frente! A vida segue e o Palmeiras precisa de nós, precisa do nosso amor!

    Abraços

    • Tânia,

      Já tinha dito pra vc que por mim o assunto morreria pela internet, mas gostaria de perguntar se eu posso responder a acusação de um leitor seu onde fui chamado de marginal, de querer ganhar dinheiro do Palmeiras, de virar sócio em troca de favor, etc, etc, etc ??

      • taniaclorofila

        Claro que sim, Néspoli.
        Da mesma maneira que o leitor pode comentar, vc tb pode responder.

        • Ele não comentou, fez acusações gravíssimas, mas ok, vou responder e não se preocupe que não baixarei o nível

          • taniaclorofila

            Néspoli, Tinha liberado os comentários que esperavam aprovação, de uma vez só. Não tinha lido todos. Achei por bem deletar os do Forza. Continham muitas ofensas sem que se soubesse de quem eram.Tânia Clorofila

  • Marcia_PTD

    Tania querida.
    Quando a Marta me contou não acreditei, quanta covardia, quanta idiotice, quando se pensa que estão fazendo algo, ledo engano se juntaram a essa corja e estão agindo como eles, lamentavél.
    Força minha amiga , não se intimidi por causa de pessoas tão baixas e pequenas como essas.

    beijo

  • Marcia_PTD

    Tania querida.
    Quando a Marta me contou não acreditei, quanta covardia, quanta idiotice, quando se pensa que estão fazendo algo, ledo engano se juntaram a essa corja e estão agindo como eles, lamentavél.
    Força minha amiga , não se intimidi por causa de pessoas tão baixas e pequenas como essas.

    beijo

  • Libaia

    Clo, seguinte! Sei que você com toda sua postura, com sua classe, não fez o que deveria ser feito, MANDAR A MERDA! O blog é seu e a opinião é sua e você a expressa da maneira que melhor entender. Ao invés de pressionar você, pq não bancam os machões e pressionam o Frizzo, o Kléber que não joga e não faz gol, o Gilto, Mustaphá, Dioguardi, Del Nero, Perrone que só cria picuinha! Depois não sabemos o pq de nosso Palmeiras hoje, estar assim, por torcedores exemplares como os tais citados acima.

  • Libaia

    Clo, seguinte! Sei que você com toda sua postura, com sua classe, não fez o que deveria ser feito, MANDAR A MERDA! O blog é seu e a opinião é sua e você a expressa da maneira que melhor entender. Ao invés de pressionar você, pq não bancam os machões e pressionam o Frizzo, o Kléber que não joga e não faz gol, o Gilto, Mustaphá, Dioguardi, Del Nero, Perrone que só cria picuinha! Depois não sabemos o pq de nosso Palmeiras hoje, estar assim, por torcedores exemplares como os tais citados acima.

  • Olá Tânia,
    como já havia dito pra você eu não comentaria mais sobre esse caso pela
    internet, mesmo porque não agregará em nada ao Palmeiras e essa foi sua opinião
    sobre o ocorrido, a minha é totalmente diferente e você sabe disso, mas não
    importa isso agora continuo com minha consciência tranqüila porque sei que nada de errado
    fiz. Mas acontece que um dos seus leitores fez inúmeras acusações sobre os ‘elementos’
    no episodio Pacaembu.

    Como fui
    citado no seu texto, mesmo sem ter lhe dirigido a palavra, como você mesma
    afirmou, me senti atingido. Talvez não tenha sido essa a impressão que o leitor
    quis passar, mas ao generalizar ele atinge todos os envolvidos. Esse é o grande
    problema em generalizar tudo e todos.

    Gostaria de
    perguntar ao leitor Forzaalviverde:

    1 – Qual o fundamento para afirmar que eu
    quero “levar vantagem e ganhar dinheiro do Palmerias”?

    2 – Qual o seu fundamento para me chamar de
    marginal?

    3 – Que regalias eu quero do nosso clube?

    4 – O Sr. sabe o que já fiz pelo clube, para
    tecer a seguinte afirmação: “Gente q pensa no bem do clube, q pensa em
    ajudar única e exclusivamente a SE Palmeiras são raridades.”

    5 – O Sr. sabe o que faço da minha vida para me chamar de vagabundo?

    6 – Eu nasci em 1977, tornei-me sócio do clube na década de 80, que
    favores uma criança poderia querer em troca? E de quem?

    Fico por aqui, como disse não entrarei em discussões pela internet.

    Quem quiser me conhecer e debater sobre o
    Palmeiras, todas as terças a partir das 18h e aos sábado a partir das 11h30 eu
    estou no clube.Grande abraçoMarco Néspoli

    • Bruno

      Não poderia jamais me furtar em dar meu testemunho no seu blog.
       
      Saibam todos que fui eu quem recebeu o email, dia 10, o “print” de que trata o post.
       
      Meu intuito não é defender, aliás, nem de defesa carece a Tânia Clorofila que tantas batalhas travou em nome do bem e do bom para a Sociedade Esportiva, suas ações públicas falam por si só… desnecessária portanto,  seria minha intervenção a não ser pela obrigação que devo à minha própria consciência.
      No mais, somos todos irmãos unidos pelo amor ao Palmeiras, desentendimentos são comuns em qualquer “família” e devem sim ser esclarecidos dessa forma, aberta e franca, que dá fim de forma cabal ao assunto, não permitindo que inverdades sejam usadas contra as partes envolvidas, ação que, infelizmente, se tornou presente em tempos difíceis como estes.
      Os inimigos do Palmeiras são facilmente inidentificáveis, nossa união é indispensável, espero que este episódio seja superado o mais rapidamente possível, afinal precisamos de todos os bens intencionados.

  • TaniaClorofila

    Amigos,

    Eu só resolvi escrever a respeito, porque no twitter estava todo mundo comentando, e muitas versões diferentes da que realmente vivi, já se apresentavam.
    De nada vai adiantar ficarmos nos ‘degladiando’ aqui, usarmos o espaço para atacar uns aos outros. Afinal, se estamos combatendo um tipo de atitude, não será fazendo o mesmo que isso se dará, não é?
    Reclamamos tanto que os dirigentes não colocam o Palmeiras acima de tudo, e vamos fazer o mesmo?
    Chega de animosidade. Chega de brigas.
    A atitude que tiveram comigo no Pacaembu foi errada. E nada vai mudar isso.
    Assim como nada mudará a minha maneira de escrever e de falar sobre o que penso e acredito.
    E vamos em frente! A vida segue e o Palmeiras precisa de nós, precisa do nosso amor!

    Abraços

    • Tânia,

      Já tinha dito pra vc que por mim o assunto morreria pela internet, mas gostaria de perguntar se eu posso responder a acusação de um leitor seu onde fui chamado de marginal, de querer ganhar dinheiro do Palmeiras, de virar sócio em troca de favor, etc, etc, etc ??

      • Anônimo

        Claro que sim, Néspoli.
        Da mesma maneira que o leitor pode comentar, vc tb pode responder.

        • Ele não comentou, fez acusações gravíssimas, mas ok, vou responder e não se preocupe que não baixarei o nível

          • Anônimo

            Néspoli,

            Tinha liberado os comentários que esperavam aprovação, de uma vez só. Não tinha lido todos.
            Achei por bem deletar os do Forzaalviverde. Continham muitas ofensas sem que se soubesse de quem eram.

            Tânia Clorofila

  • TaniaClorofila

    Já editei, e me desculpei no texto e através de e-mail com o Sr. Luiz Mousinho. Mas veja só que engraçado, muita gente que sabia que eu me enganara de nome, apenas me apontou o erro, sem sequer colocar o nome correto. Como vc fez agora. 
    Nem mesmo a pessoa certa aqui apareceu para dizer: Fui eu e não o que você citou!
    Como conheço alguns dos envolvidos de poucos e superficiais contatos, tive que descobrir quem eram, perguntando para outras pessoas. 
    Mas já está corrigido. 
    E o assunto principal aqui não é quem fez, Washington. E sim, o que foi feito! 

    Um abraço

    • Tania, não seja leviana, pq o Blanes te mandou um email esclarecendo.

      • Anônimo

        Leviano é terem feito o que fizeram e fazerem de conta que a errada sou eu. Você não tem acesso aos meus e-mails, mas vá lá… Eu recebi um e-mail do Mousinho me dizendo que não foi ele e sem dizer quem era a outra pessoa. Apenas isso.
        Esperava mais das pessoas. Esperava que rebatessem a suposta e imaginária crítica com argumentos e não com ‘comentariozinhos’ e palavras soltas, como esse “leviana” que vc usou aqui.

    • Tania, não seja leviana, pq o Blanes te mandou um email esclarecendo.

      • taniaclorofila

        Leviano é terem feito o que fizeram e fazerem de conta que a errada sou eu. Você não tem acesso aos meus e-mails, mas vá lá… Eu recebi um e-mail do Mousinho me dizendo que não foi ele e sem dizer quem era a outra pessoa. Apenas isso.
        Esperava mais das pessoas. Esperava que rebatessem a suposta e imaginária crítica com argumentos e não com ‘comentariozinhos’ e palavras soltas, como esse “leviana” que vc usou aqui.

  • TaniaClorofila

    Foi exatamente o que pensei…

  • cassio

    oi Tania, bom dia, estou perplexo com toda está história, e com o desemrolar dos acontecimentos, e na minha modesta opinião,  tudo o que foi relatado aqui no blog reflete o momento vivido, aonde o torcedor apaixonado pelas cores do clube, é esmagado pela truculência e bestialidade dos “profissionais”(torcedores?!), que cada vez mais infestam o clube, e que querem fazer valer sua opinião a qualquer custo, que se aconchegam com este ou aquele grupo que está no poder, única e exclusivamente para saciar seu egoísmo, e para ficar na notoriedade nas alamedas do nosso querido Palestra, acredito que estes senhores agem exatamente assim dentro dos seus lares, massacrando aqueles que eles acham que estão contra suas desvairadas posições.
    Beijo prá voce Tania, e força, pois voce precisa mesmo!

  • cassio

    oi Tania, bom dia, estou perplexo com toda está história, e com o desemrolar dos acontecimentos, e na minha modesta opinião,  tudo o que foi relatado aqui no blog reflete o momento vivido, aonde o torcedor apaixonado pelas cores do clube, é esmagado pela truculência e bestialidade dos “profissionais”(torcedores?!), que cada vez mais infestam o clube, e que querem fazer valer sua opinião a qualquer custo, que se aconchegam com este ou aquele grupo que está no poder, única e exclusivamente para saciar seu egoísmo, e para ficar na notoriedade nas alamedas do nosso querido Palestra, acredito que estes senhores agem exatamente assim dentro dos seus lares, massacrando aqueles que eles acham que estão contra suas desvairadas posições.
    Beijo prá voce Tania, e força, pois voce precisa mesmo!

  • Só espero que Mustapha não tenha aprendido a botar ovos em outros ninhos!

  • Gaetano

    Só espero que Mustapha não tenha aprendido a botar ovos em outros ninhos!

  • Lorena Gomes

    Perdão pelo tardio comentário,Clo 😉 Mas, como eu ja havia dito no twitter ”pouquíssimas pessoas são tão sensacionais e tocante quanto você”. Particularmente, considero desrespeitoso e medíocre todo tipo de opressão, intimiadação…o que seja. O Blog é seu, é maravilhosamente bem feito e vc merece todo respeito do universo. To contigo e não abro!!!!

  • Lorena Gomes

    Perdão pelo tardio comentário,Clo 😉 Mas, como eu ja havia dito no twitter ”pouquíssimas pessoas são tão sensacionais e tocante quanto você”. Particularmente, considero desrespeitoso e medíocre todo tipo de opressão, intimiadação…o que seja. O Blog é seu, é maravilhosamente bem feito e vc merece todo respeito do universo. To contigo e não abro!!!!

  • Por essas e outras q eu acho q o Palmeiras está fadado a virar um timeco tipo juventus ou Portuguesa, ou acabar sendo só um clube social mesmo. Os q se propõe a mudar a situação atual brigam entre eles antes mesmo antes de chegarem ao poder….

  • Por essas e outras q eu acho q o Palmeiras está fadado a virar um timeco tipo juventus ou Portuguesa, ou acabar sendo só um clube social mesmo. Os q se propõe a mudar a situação atual brigam entre eles antes mesmo antes de chegarem ao poder….

  • me desculpe Murilo, mas os únicos otários q eu vejo nessa estoria toda (e digo toda no sentido TODO O PALMEIRAS) somos nós torcedores, q ainda tiramos partido de uns e outros em briguinhas e revanchinhas daquele q brincam de máfia com nossa paixão.

    • Perfeito, Rafael. 
      E, INFELIZMENTE, a História vai se repetindo, repetindo, repetindo… não aprenderemos NUNCA?!

    • Ruy S. P.

      Perfeito, Rafael. 
      E, INFELIZMENTE, a História vai se repetindo, repetindo, repetindo… não aprenderemos NUNCA?!

  • Bruno

    Não poderia jamais me furtar em dar meu testemunho no seu blog.
     
    Saibam todos que fui eu quem recebeu o email, dia 10, o “print” de que trata o post.
     
    Meu intuito não é defender, aliás, nem de defesa carece a Tânia Clorofila que tantas batalhas travou em nome do bem e do bom para a Sociedade Esportiva, suas ações públicas falam por si só… desnecessária portanto,  seria minha intervenção a não ser pela obrigação que devo à minha própria consciência.
    No mais, somos todos irmãos unidos pelo amor ao Palmeiras, desentendimentos são comuns em qualquer “família” e devem sim ser esclarecidos dessa forma, aberta e franca, que dá fim de forma cabal ao assunto, não permitindo que inverdades sejam usadas contra as partes envolvidas, ação que, infelizmente, se tornou presente em tempos difíceis como estes.
    Os inimigos do Palmeiras são facilmente inidentificáveis, nossa união é indispensável, espero que este episódio seja superado o mais rapidamente possível, afinal precisamos de todos os bens intencionados.