A ARENA PALESTRA, CADA VEZ MELHOR!

Até uns dias atrás isso era segredo… Hoje já é notícia. E notícia muito boa para os palestrinos.
.
Você sabia que na Arena Palestra poderá ser implantado o Conceito Stehplatz? Assim como aconteceu comigo na primeira vez em que li a respeito desse assunto, você deve estar se perguntando: o que vem a ser isso?
.
Todo mundo sabe que, na arquibancada, os torcedores não sentam mesmo. Estão sempre em pé. É quase como uma tradição no futebol brasileiro, ficar em pé na arquibancada. Mas a Arena Palestra vai atender às exigências da Fifa e, segundo ela,  todos os lugares deverão possuir assentos para que os torcedores assistam  às partidas sentados.
.
E aí a gente se pergunta: E as arquibancadas? Vão desaparecer? É aí que entra a inovação chamada de Conceito Stehplatz, que é o nome dado pelos alemães ao espaço no estádio em que as cadeiras podem ser retiradas quando necessário, deixando o torcedor de pé, em contato direto com o concreto.
.
Preocupados em manter a tradição da arquibancada, onde as pessoas são livres para pular, correr, fazer coreografias e quase que atuar junto com o time, um grupo de palmeirenses entregou à WTorre,  o projeto batizado de “La Curva”. Com ele, o estádio pode ganhar entre sete e dez mil lugares extras, passando de 45 mil para até 55 mil.
.
Nesse sistema, as cadeiras deixam de ser implantadas diretamente no concreto e são afixadas à uma barra de ferro. Assim, elas podem deslizar pela estrutura e, caso queiram transformar o espaço em arquibancadas, do jeito que as conhecemos,  as cadeiras podem ser retiradas sem nenhum dano ao assento. Um outro detalhe interessante é que os pés da cadeira podem ser encaixados ou desencaixados à essa barra de maneira rápida.
.
A implantação desse sistema inovador deve custar aproximadamente R$ 1,5 milhão à empresa de engenharia, segundo estimativas de Walter Torre Jr., presidente da companhia.
.
E ele acrescenta: “É um sistema alemão que recolhe as cadeiras. É interessante porque atende a torcida organizada. Não poderíamos usar isso em jogo Fifa, porque é obrigado a sentar, mas em jogo nacional e continental dá para tirar e aumentar o espaço. Vários estádios pelo mundo já têm e como queremos fazer estádio de primeiro mundo, a tendência é adotar isso. Estou 99,99% convencido”
.
A ideia da WTorre é de implantar esse sistema atrás dos gols, para as organizadas, e também no local em que a torcida visitante será alocada. Segundo o projeto entregue à companhia, na Alemanha já é lei que os estádios tenham 10% dos lugares com esse estilo.
.
(Fonte e imagem IG Esportes)
.
Portanto, em jogos nacionais e continentais, ao retirarem as cadeiras, a capacidade da Arena Palestra seria aumentada em aproximadamente 10 mil lugares, aumentando a arrecadação também. Sem contar que nos chamados clássicos, o risco, em caso de tumultos ou revolta das torcidas, seria bem menor.
.
E segundo Walter Torre, as cadeiras não correriam nenhum risco de serem destruídas: “Eles não destruiriam nada, porque a cadeira não fica lá, a gente guarda. O Palmeiras não vai perder nunca para o SãoPaulo e para o Corinthians, mas vai que dá azar, eles ficam nervosos e se revoltam? Não aconteceria nada com as cadeiras(risos)”.
.
Os palmeirenses responsáveis por levar a ideia das cadeiras removíveis para W.Torre são Gabriel Manneta, Rubens Filho e Lucca Barbarisi. Gabriel pesquisou em vários sites de estádios para entender como o sistema funcionava. “Fiquei durante um mês pegando informações, fotos e entendendo como seria. Ia ser algo inédito no Brasil e muito bom para o Palmeiras e para os torcedores que preferem ver o jogo de pé. Depois de fechar uma apresentação, conversei com membros de um grupo político do clube e conseguimos entrar em contato com a WTorre. Eles adaptaram algumas coisas e acho que vai dar certo”
.
Veja um vídeo que explica o funcionamento desse sistema, que já está sendo implantado em alguns estádios europeus:
.
.
Nossa nova casa ficará pronta só em 2013, mas parece que vai ficar melhor do que imaginávamos, não é mesmo? O Palmeiras sempre pioneiro…
.
VIDA LONGA À ARENA PALESTRA! E QUE ELA SEJA PALCO DE MUITAS CONQUISTAS E GLÓRIAS DO NOSSO AMADO PALMEIRAS!!
  • “Nossa nova casa ficará pronta só em 2013, mas parece que vai ficar melhor do que imaginávamos, não é mesmo? O Palmeiras sempre pioneiro…” Como sempre foi e sempre há de ser!

    Teremos isso tudo mesmo com dirigentes das cavernas, imaginem onde já estaríamos se tivéssemos gente profissional no comando?

  • Tânia mais uma vez meus parabéns pelo post.
    Interessante como muitos criticaram a WTorre, achando que era uma furada para o Palmeiras. Eu mesmo, me peguei na dúvida em relação ao trabalho da construtora. Daí um clarão me veio quando comecei a acompanhar o Walter Torre no Twitter.
    Ficou claro pra mim que aquela MÚMIA do Mustafá é quem assustava a toda a torcida em relação ao projeto Arena e a qualquer assunto em que ele não se beneficiasse. políticas à parte, tiro o meu chapéu pela OUSADIA e entrega da WTorre em relação a Arena. Não é só uma aposta do Palmeiras. Começa a se tornar uma realidade na parceria das empresas.
    Será muito bom cantar, pular, gritar e correr nas arquibancadas pra empurrar o time brigar com o juíz e vibrar a cada vitória. Mas eu também quero sentar e ver de perto pelo tempo que me for necessário para a ficha cair.
    Cair a ficha de que temos o maior projeto de futebol das Américas e um dos mais inovadores do mundo.
    Tenho certeza que a Arena será motivo de orgulho para o Brasil e não só pra gente.
    Tenho tido boas surpresas, pelo menos por enquanto com essa “nova” diretoria do Palmeiras. Acho que o Tirone foi muito esperto. Usou o Musgambá se elegeu e agora pode dar um pé na bunda gorda desse senhor caquético.
    Espero poder estar na inauguração. Os palmeirenses de verdade PRECISAM de uma casa que comporte o tamanho da sua grandeza.

    Forza Palestra. Dá-lhe WTorre…
    A ARENA SERÁ PERFEITA!

  • Felipe Parra

    Parabens primeiramente aos idealizadores dessa idéia do arena palestra,parabens tambem para o tirone que tinha tudo pra acabar com a construção do estadio mais deu continuação,começamos a ver o espiríto da união palestrina no ar de novo que fazia tempo que não via.
    Esse estádio vai ficar sensacional.

    OLHO NELE CBF

  • diego

    Parabéns ao pessoal que montou a apresentação, e ao Walter Torre, que está cumprindo com o prometido de aceitar idéias de torcedores para melhoria do nosso projeto ARENA PALESTRA ITÁLIA.

  • Otávio

    Meus parabéns aos dois que pensaram neste ponto. Aliás, com a construção dos estádios da Copa, nosso estádio servirá de modelo. Ou vocês acham que o Gambarena não vai adotar este projeto (claro, se o Gambarena sair do papel, algo que pode não acontecer)?

  • Otávio

    Ou melhor, os três! Errei a quantidade de pessoas! rs

  • Juninho

    Esse Palestra vai ser LINDO!

  • Recebi este comentário no e-mail do Blog.

    De: Stephany
    Enviada: sábado, 16 de abril de 2011 17:49:21

    Tania, parabéns pelo seu blog. Eu sou viciada por ele, amo demais seus textos. Continue assim! Obrigado.

  • vai ser mais um orgulho pra nação !!!!!!!!!!