E QUE CHUVA! DE GOLS, TALENTO E BOM FUTEBOL!

O Palmeiras foi à MG enfrentar o time do Uberaba, pela segunda fase da Copa do Brasil. Até aí nada demais. Mas foi de ônibus! E a imprensinha achou uma heresia e fez o maior escarcéu! No Lixo Aberto, provavelmente sem pauta, não se falava outra coisa. De propósito, ninguém se atentou para o fato, e para as declarações dos dirigentes que, indo de avião, gastaria-se muito mais tempo e ainda teriam que fazer a última parte do percurso (Uberlândia – Uberada) de ônibus. Alheia aos “incendiários”, a delegação palestrina seguia tranquila, confortável, assistindo a uns filminhos, dormindo, sem check-in, sem espera, sem desce aqui, embarca ali…

E enquanto o Palmeiras viajava sossegado, a imprensinha, que não faz alarde dos números do Palmeiras em 2011 – 16 JOGOS, 11 VITÓRIAS, 4 EMPATES E 1 DERROTA- , tratou de focar mais um “desastre” palestrino: a Arena Palestra Itália e os “problemas” que a sua construção supostamente trará! A Folha de (ou do?) São Paulo, publicou uma matéria tendenciosa, de meias verdades sobre a construção do estádio palestrino com o título: “Palmeiras terá que pedir licença no seu estádio”. Falou sobre o Palmeiras ter que avisar com antecedência as datas de seus jogos,  que lá ele não poderá mandar jogos do time B ou da Base e que, mesmo um amistoso teria que ser comunicado pelo menos 120 dias antes. E por aí foi…
.
Revelando aqui, escondendo ali, a Folha focou apenas metade do todo, sugerindo ao leitor que o Palmeiras estaria sendo feito de bobo, que a W-Torre seria a dona da Arena.  A W-Torre vai gastar 150 milhões e o pessoal da Folha acha que vai ficar por isso mesmo? Tudo bem que aqui é Brasil. ‘Tudo bem’ que aqui tem o Morumbi construído com dinheiro público, com terreno doado também às custas de dinheiro público; ‘tudo bem’ que o Corinthians vai ganhar um estádio com dinheiro público… MAS A ARENA PALESTRA, QUE ESPEROU DOIS ANOS PELA APROVAÇÃO DA PREFEITURA, ENQUANTO OUTROS “PROJETOS” RECEBEM APROVAÇÃO IMEDIATA, NÃO TERÁ NADA A VER COM DINHEIRO PÚBLICO, FAVORES… Então, é óbvio que quem financia a obra, no futuro será ressarcido de alguma forma.
.
E como isso será feito? De várias maneiras, como por exemplo, com a venda do espaço para shows. E como acontecerão alguns grandes shows na nova Arena, é evidente que todas as datas de uso do local terão que ser previamente agendadas, não é mesmo? Além do mais, como bem diz Belluzzo, não está sendo feito um ato de caridade. Não nos dão 150 milhões e apenas dizemos “Obrigado”, como a turma de Mustafá gostaria que fosse. São negócios! De gente grande! Sem contar que o Palmeiras não terá mais nenhuma despesa com a manutenção do estádio. Parece que os “profissionais” da Folha de/do São Paulo e os atuais dirigentes palestrinos, entendem muito pouco deste assunto. E cá entre nós… PORQUE É QUE O MUSTAFÁ, QUE FICOU 12 ANOS NO PODER, NÃO FEZ  MELHOR? TEMPO ELE TEVE DE SOBRA!
.
A matéria tinha muito mais coisa, muito mais de meias verdades e informações omitidas. Desisti de me alongar sobre o assunto quando me lembrei de algo que me contaram certa vez; que em 1999, na redação da Folha se fez uma grande comemoração pela derrota do Palmeiras no Mundial do Japão. Imaginem qual é a motivação a cada vez que escrevem sobre o Campeão do Século.
.
E, contrariando os “Nostradamus” do ‘apocalipse palestrino’, o Palmeiras chegou à Uberaba… E como a imprensinha não encontrou ratos e nem baratas no hotel da delegação, que tal “mandar” Felipão para outro clube? Pois bem, depois dos rumores (devidamente alardeados pela imprensa – que mal noticia que Robinho processa a Nike…),  que candidatos à presidência do Sporting, contratariam o treinador palmeirense caso fossem eleitos, o aprendiz de comentarista e fake de jornalista, Neto,  passou a afirmar que já havia uma negociação. Ouvir proposta não é negociar! E eu duvido que Felipão esteja negociando com quem quer que seja! Mas, não satisfeito, antes do início da partida, Neto disse na TV que as coisas tinham mudado de rumo e o destino de Felipão poderia ser o Fluminense. Porra, esse cara dorme com Felipão? Porque EU DUVIDO QUE FELIPÃO LIGUE PRÁ ELE PARA DIZER QUE ESTÁ EM NEGOCIAÇÃO COM O SPORTING E, LOGO A SEGUIR, QUE MUDOU DE PLANOS E PODE IR PARA O FLUMINENSE!! A não ser que ele receba a informação por parte daqueles “palmeirenses” que querem acabar com o Palmeiras, que querem pressionar Felipão a sair do clube.
.
Então, depois sintonizar a Band e deixar no mute, fui assistir ao jogo do Palmeiras…
.
O estádio estava lotado de palestrinos, e o campo cheio de água,  por causa da chuva que caira durante o dia todo e ainda continuava caindo. Estádio de time pequeno não costuma ter um sistema de drenagem de primeiro mundo, feita com rodos, como têm os bambis… Mas Felipão, atento aos detalhes, resolveu trocar jogadores mais leves, como Gabriel Silva, Cicinho e Vinícius, por Chico, Rivaldo e Luan , fisicamente mais fortes. E olha que Felipão acertou na mosca!
.
E acertou também quando orientou Kleber (de volta ao time) a escolher o lado menos encharcado do campo. Apesar da dificuldade, da quantidade absurda de água, o Palmeiras começou a tocar a bola e a levar perigo. Valdivia, que joga até debaixo d’água, esbanjava categoria em passes, dribles…  Aos 10′, Luan quase marcou com um chutaço de fora da área. O goleiro precisou espalmar.  Aos 11′, Assunção cobrou escanteio pela esquerda e Luan, de cabeça, mandou na rede!  O Verdão saía na frente!
.
O Palmeiras continuou tocando, perdendo algumas chances, até que, aos 21′, o nosso camisa 21, tabelou com Kleber  pela esquerda e chutou forte, sem defesa para o goleiro do Uberaba. Palmeiras 2 x 0. Segundo gol de Luan que, taticamente perfeito, fazia uma grande partida!
.
O Uberaba tentava em contra ataques, mas o Palmeiras, esperto desarmava tudo no meio de campo. E jogava muito bem! Levamos um susto aos 35′, com  uma bola na trave, mas foi só. O Palmeiras , muito superior, comandava as ações de jogo. Mas não era tão fácil quanto parecia. No campo pesado, enlameados, cansados, os jogadores esbanjavam vontade e, para espanto de todos, alegria! E o que já tava bom, ficou melhor ainda! Aos 42′,  Valdivia deu um passe perfeito para Kleber. O Gladiador, que também estava jogando muito, só teve o trabalho de tocar no contrapé do goleiro e ampliar para o Palmeiras! Já sabíamos que a fatura estava liquidada.
.
Na segunda etapa, com o resultado feito, com o time jogando bem, Mago e Gladiador incendiaram o coração do torcedor. Demonstrando grande entrosamento, com belas jogadas, criaram as melhores chances do time. Perdemos muitos gols, é verdade,  mas o chute no vácuo, as embaixadinhas do Mago e o golaço do Kleber aos 46′, foram deliciosos! Com chuva, bom futebol, muita disposição,  belos gols, e com Mago, Kleber e Luan, como os melhores em campo, o Palmeiras passou à fase seguinte da Copa do Brasil.
.
.
Felipão, com poucas opções, está tirando leite de pedra, fazendo o time evoluir e jogar com alegria… É PRECISO APENAS QUE OS INIMIGOS DO PALMEIRAS, QUE AGORA ESTÃO NO PODER, RESPEITEM  O TÉCNICO  E O DEIXEM TRABALHAR EM PAZ…
.
BOOOORA, PALMEIRAS! A TORCIDA ESTÁ COM VOCÊS!!

  • Irineu Curtulo

    Ontem, um garoto de 25 anos, PALMEIRENSE fanatico, me fez a seguinte pergunta – talvez por respeitar meus cabelos brancos e imaginar que teria a resposta na ponta lingua: “o que eles querem fazer com o Palmeiras, eu nao entendo isso, e so contra a gente”.
    Busquei explicaçoes na nossa historia, na pequenez da historia dos inimigos, e nada, apenas impressoes. Como explicar para esse garorto se somos um dos maiores consumidores de produtos vinculados a clubes, e nao temos respeito da imprensa, que dependem tambem diretamente desses patrocinadores.
    Raiva por sermos os campeoes do seculo? Frustraçao, por sermos os pioneiros de quase tudo do futebol? Sinceramente, nao sei.
    Dizemos que a tal impren$$$inha e vendida, e por que nao a compramos tambem?
    Foram mais de duas horas tentando explicar a esse garoto PALMEIRENSE o por que tudo isso acontece, e depois de tanta explicaçao, ele me perguntou:
    “Mesmo com todas essas explicaçoes, o que eles querem fazer com o Palmeiras, eu nao entendo isso, e so contra a gente”.

  • Cynthia Souza

    O Meu Palmeiras é Campeão do Século!!!! Chupa impren$inha!!!

  • Didi

    Oi CLô.
    Que saudades, hein…. Faz tanto tempo que não nos falamos.
    Se lembra de mim, o Didi lá do fórum????
    Que tempão..
    Aconteceu alguma coisa com o site SoPalmeiras? Pois sempre que o quero acessar nunca consigo, se bem que já faz um bom tempo que não o acessava, vejo que sobrou apenas o seu fórum.
    Que trsite, afinal naquele fórum, tivemos bastante momentos legais.
    To com bastante saudades.
    E VIVA O PALMEIRAS
    Beijão, Clô.

    • Oi Didi!

      Claro que lembro de você! Como poderia me esquecer do meu menino? Também sinto saudades…
      O site do SoPalmeiras deixou de existir, saiu do ar. O Ricardo achou melhor… Não sobrou nem o fórum. Pena, né? Nossa “família” ficou sem casa… =[
      Só sobrou o nosso cantinho aqui. Se o pessoal quiser, podemos conversar aqui. Vamos ver se eles topam. 😀

      Beijão, meu lindo!
      Vc mora no meu coração!
      Clo

  • Dionei Didi

    Hum.. muito triste mesmo. É realmente uma lástima. Aquele lugar com certeza irá deixar muitas saudades. Acho legal a ideia de conversar por aqui. Faz tanto tempo que não falo com o Erik. huahshahsahsahhahsauass.
    Abração Clô.