O JUIZ É LADRÃO, A IMPRENSA É DESINFORMADA E O CULPADO É O FELIPÃO…

Está cada vez mais difícil levar o futebol a sério aqui no Brasil. Seguindo os mesmos caminhos da política, as pessoas não se dão mais nem ao trabalho de disfarçar. Agora roubam e deixam que você tenha certeza que está sendo roubado. E a imprensa, que deveria noticiar os fatos tal qual ocorrem, se faz de besta e noticia o que é menos relevante. Alguns profissionais se comportam como verdadeiros imbecis e ficam  melindrados quando ouvem umas verdades…
.
O Palmeiras foi a Sete Lagoas, na Arena do Jacaré, enfrentar o Atlético/MG, pela Copa Sulamericana. O Galo fugindo do rebaixamento no Brasileiro, poupou alguns de seus jogadores, enquanto o Palmeiras levou força máxima. Se bem que, num elenco tão limitado quanto o nosso, a expressão “força máxima” não tem o peso que deveria. Mas foi o Palmeiras quem, marcando a saída de bola do Galo, buscou o gol desde o início. E quase conseguiu marcar aos 6′, com Kleber. Marcos Assunção num passe preciso, deixou o Gladiador na cara do goleiro. Ele invadiu a área e tocou, na saída de Renan Ribeiro, que fez bela defesa. O Palmeiras era melhor em campo, mas perdeu Valdivia aos 19′. Novamente, ele sentiu dores na coxa e saiu de campo. Lincoln entrou em seu lugar mas, sem o Mago, o Palmeiras se desarranjou. O Galo também teve uma baixa: Daniel Carvalho saiu por contusão.  O Palmeiras começou a fazer o nome do goleiro do Galo mas, sdo outro lado, Deola provava que está numa fase espetacular!  E, se eu não estou doida, houve um pênalti sofrido por Kleber, não marcado pelo juiz e ignorado por narradores e comentarishtash, prá variar. (Procurei as imagens, mas é claro que não encontrei.)
.
Na segunda etapa é que tudo aconteceu… O Galo voltou com Obina para reforçar o ataque   e a dupla Marcelo Lima Henrique, o árbitro,  e Alessandro Álvaro Rocha Matos, o bandeira, para segurarem o Palmeiras. Mesmo assim,aos 9′, Kleber tabelou com Tinga e bateu, abrindo o placar para o Verdão.  O Atlético se abriu e por pouco o Verdão não ampliou aos 15′. Aos 20′, Lincoln ganhou de Jairo Campos, invadiu a área e foi derrubado. Marcelo de Lima Henrique, apontou para a marca da cal, assinalou o pênalti claro e deu amarelo para o jogador do Galo. Porém,  o auxiliar Alessandro Álvaro Rocha Matos o chamou e disse que Lincoln estava impedido. O juiz voltou atrás e anulou a marcação do pênalti. Não teria problema algum com  a decisão SE O BANDEIRA QUE O AVISOU DO IMPEDIMENTO, TIVESSE EM ALGUM MOMENTO LEVANTADO A BANDEIRA, ASSINALANDO A INFRAÇÃO! ELE NÃO SÓ NÃO  A LEVANTOU, COMO CORREU, ACOMPANHANDO A JOGADA (o juiz viu tudo isso!) E SÓ DEPOIS, QUANDO O PALMEIRAS SE PREPARAVA PARA COBRAR É QUE ELE “RESOLVEU” QUE HAVIA IMPEDIMENTO.
.
DE ONDE VEIO A ‘LUZ’ QUE ESCLARECEU ESSA ‘PESSOA HUMANA’ (como diria a ‘sábia’ Dilma)? Teria sido uma mensagem mediúnica, um aviso no céu? Se ele não tinha visto nada, tanto que não levantou a bandeira em nenhum momento (as imagens são claras), de onde diabos tirou esse “impedimento”, ainda que ele tenha ocorrido? Se não viu a infração e um repórter, supostamente, o avisou, COMO ELE PODERIA CONFIAR NESSA INFORMAÇÃO E ASSINALAR O QUE NÃO VIU? Tem coisa aí…Além de árbitro, bandeiras e quarto árbitro, tem mais gente em campo, a serviço da arbitragem? E só “atuam” em jogos do Palmeiras? O Corínthians já recebeu quase 20 pontos no apito, nesse Brasileirão, e não vi ninguém extra-campo denunciar à arbitragem, impedimentos, pênaltis inexistentes… Se foi impedimento, ou não, é outro papo! Se o Palmeiras, completo, por algum tempo, levou sufoco do time misto do Galo (e levou!), que está na zona de rebaixamento, é problema nosso e não dá ao juiz ou bandeirinha o direito de nos roubar. O FATO É QUE O BANDEIRA NÃO VIU E NÃO ASSINALOU IMPEDIMENTO ALGUM, E O JUIZ SABIA DISSO!
.
E mais desonesto ainda, foi o pênalti marcado a favor do Galo, logo depois. Embora a Globo e o Sportv (Globo again) digam que Obina foi deslocado, é visível que ele se jogou. O narrador diz: “Obina à frente de Márcio Araújo foi deslocado”. Puta que pariu! Eu devo estar cega, mesmo, porque é Márcio Araújo quem está à frente e de costas, quando Obina vem em sua direção e se “auto-atropela”, enroscando a sua perna esquerda, na perna do jogador palmeirense. MANIA DESSA CARIOCADA DA GLOBO DE NEGAR O ÓBVIO DAS IMAGENS!! O único erro de Márcio Araújo foi ter sido ingênuo e servido de instrumento à encenação de Obina e à falcatrua do juiz. O que é que tá pegando? É a quarta vaga à Libertadores que tiraram do Brasileirão?
.
O fato é que essa “garfada” da arbitragem deixou jogadores e técnico bravos demais, E COM RAZÃO! Afinal, sair de lá com 2 x 0 (sem contar o pênalti em Kleber), daria ao Palmeiras muito mais chances de conquistar à vaga para a semifinal da competição, e vem uma dupla de sacanas e joga por terra toda a possibilidade de o Palmeiras  fazer uma boa vantagem?  E como bem disse Felipão, ao final do jogo:  “Vamos pesquisar para saber que equipe de TV, rádio, que força tem esse pessoal para influenciar no pênalti que tinha sido marcado”.

.

E na coletiva, ainda muito bravo com o roubo que o Palmeiras sofrera, Felipão  teve que aguentar as perguntas de sempre, e  por tantas vezes explicadas,  sobre a contusão de Valdivia. A imprensa, por pura falta de informação, ou leviandade mesmo, insiste em achar que tem algo a mais, que alguém escala o jogador quando não poderia, tentam arrumar confusão onde não tem. COMO É QUE PODE UM JORNALISTA ESPORTIVO NUNCA TER OUVIDO FALAR EM FIBROSE? Até eu sei o que é. Não é possível que sejam tão ignorantes assim. Acredito que é muito mais dissimulação do que qualquer outra coisa. Afinal, não fosse o apito, o Palmeiras poderia ter ganhado a partida e a imprensa esportiva achou mais importante falar da substituição? Ao ser perguntado, COM UMA AFIRMAÇÃO de que o Mago sentia dores desde o início do jogo (será que Valdivia disse isso ao repórter? Se não disse, como ele poderia saber?), Felipão respondeu: não vi nada disso, vocês estão de palhaçada (até aí uma expressão comum), e você (apontando para um repórter que a imprensa não foi capaz de identificar…)  é o mais palhaço de todos. Acredito que, mesmo sendo merecido, Felipão exagerou. Mas não  vale todo escarcéu que estão fazendo.

.

E imagine se a choradeira e os ataques da imprensinha não iriam começar? Como se a maioria não merecesse… NÓS SABEMOS MUITO BEM QUANTAS VEZES A IMPRENSA TENTA FAZER UM INCÊNDIO DE ONDE APENAS EXISTE UMA BRASA. TODO MUNDO SABE! Conhecemos o “leva-e-traz” que promovem, até causarem polêmica ou discórdia, entre jogadores e técnicos rivais; jogadores e seus comandantes; quando não tentam jogar a torcida contra esse ou aquele. Além do mais,  a imprensa não acha que tem o ‘direito’ de chamar técnico, jogador, árbitro…  de burro, grosso, perna-de-pau, maldoso, animal (nos mais variados sentidos), anti-ético, anti-desportivo, mal educado… ? Não é ela que adora ridicularizar as suas roupas, seus nomes (quando são muito exóticos), seus cortes de cabelo, de fazer chacota,  com esses mesmos profissionais durante os programas esportivos e nas  transmissões das partidas? E essa mesma imprensa não se importa nem um pouquinho que dentre seus espectadores existam filhos, pais, esposas e amigos desses jogadores, técnicos, árbitros….  E quando acontece o inverso começa a ‘viadagem’? Aí vêm os amiguinhos, paladinos da justiça, defender os ‘pobres’ e desinformados jornalistas… Como parece que um dos envolvidos foi Raphael Prates da Rádio Globo, tava na cara que seria na página da Globo, que viria o massacre:

.

Um blogueiro, José Ilan, num corporativismo ferrenho,  revoltado por Felipão ter chamado um colega seu de palhaço, faz o mesmo com Felipão. Olha a incoerência: o dito jornalista critica uma atitude, agindo exatamente da mesma maneira de quem ele critica.  Entre outras bobagens, reclama que os jornalistas e repórteres, são chefes-de-família, que tomam sol e chuva para trabalhar… E OS JOGADORES E TÉCNICOS NÃO SÃO CHEFES-DE-FAMÍLIA, SR ILAN? Não tomam sol e chuva também? Os jogadores ainda levam um sem número de porradas. Porradas que, infelizmente, vocês não levam! Se vocês não são obrigados a ouvir respostas mal dadas, que façam perguntas melhores, procurem ser melhor informados e deixem de ser tão cínicos e dissimulados. E outra coisa, preocupe-se apenas com a informação; procurar culpados pelas dificuldades que o Palmeiras possa ter, não é da sua alçada,  e você pode estar a  um milhão de anos-luz da verdade.

.

O outro blogueiro da Globo, Sr. Marcelo Barreto, diz que é muito feio ver um senhor de idade xingando na TV (nem me dei ao trabalho de ler o resto)…  O título já  é um “fail” total. Logo ele que trabalha para a Globo, vem dizer uma coisa dessa?  E O QUE O SENHOR ME DIZ DAS NOVELAS DA GLOBO, SR. MARCELO? Um senhor de idade xingar, não pode; mas você deve achar bacana uma senhora de idade cafetinando a neta. Talvez o Sr. prefira a “decência” de um BBB, não é mesmo? Aquela putaria que o seu empregador joga na casa da população brasileira, é  uma coisa muito bonita de se ver na TV.  Recomende aos seus filhos, caso os tenha. Hipocrisia total!

.

E, para terminar, parece que hoje houve uma conversa entre a Aceesp e Felipão e as coisas se esclareceram. Pelo menos é o que dizem. Acho legal que procurem promover o respeito entre entrevistadores e entrevistados do cenário esportivo. Vale lembrar que Felipão desde que chegou, sempre foi bastante educado. Agora parece que não está aguentando a estupidez de alguns profissionais. É a lei da ação e reação! Mas existem outras coisinhas erradas com a imprensa, também. Quantos jornalistas mentem, dão notícias furadas (lembram de “Felipão contratado pelo Flamengo”, de Renato Maurício Prado; ou “Valdivia nos bambis”, de Juca Kfouri; “Ronaldinho Gaúcho no Palmeiras” de ‘trocentos’ outros?) e não sei de nenhuma providência, ou retratação exigida pela Aceesp. Quando os ditos profissionais de imprensa “erram”, enganam o torcedor e causam um rebuliço nos clubes,  basta dizer, na maior cara-de-pau, que foi uma fonte , que ele nunca poderá revelar, quem mentiu. Fácil prá eles, né? Acho que tá na hora da Aceesp também  dar um jeito de melhorar a qualidade  e a credibilidade dos serviços prestados pelos seus associados…

E assim vamos nós, amigos… Quem é parmera sabe que precisamos matar um leão por dia e, tem dias, que os leões são muitos… Você não está sozinho, Felipão. Seu exército tem 20 milhões de guerreiros!!!

FORZA, PALESTRA! QUE SEJA CONTRA TUDO E CONTRA TODOS, MAS VAMOS BUSCAR A VAGA NA SEMIFINAL!

P.S. Deus, por favor, ajuda o Valdivia a se recuperar. Precisamos tanto dele…

  • FORZA, PALESTRA! QUE SEJA CONTRA TUDO E CONTRA TODOS, MAS VAMOS BUSCAR A VAGA NA SEMIFINAL!

    P.S. Deus, por favor, ajuda o Valdivia a se recuperar. Precisamos tanto dele… +1

    Concordo com cada palavra que você escreveu, e o nome disso é perseguição, não consigo entender o motivo…. talvez porque a imprensa tenha vendido a alma pros gambás, fede como tal.
    QUE REVOLTA!
    Queria MUITO que cada um desses repórteres lesse isso, porque esse é o sentimento de cada palmeirense agora, tudo que queremos falar, gritar..

  • Eliana Habermann

    Tânia fomos roubados descaradamente por esse árbitro e bandeirinha. Tinha certeza que a mídia iria cair em cima das declarações do Felipão após o jogo, pois numa das imagens da entrevista consegui identificar o microfone do repórter ao qual ele chamou com razão de mais palhaço de todos, e o mesmo pertencia ao time da rádio globo, daí o motivo de tanta indignação da mídia. Mas hoje ri muito com uma declaração do Marcão goleiro ao ser perguntado em como se sentiria se um repórter o chamasse de palhaço, ao que ele respondeu que se sentiria honrado já que ser palhaço está em moda, sendo que o deputado mais votado nas últimas eleições foi o PALHAÇO TIRIRICA… ri demais com a resposta dele, e achei que foi super merecida, Pratzel e sua equipe na band perderam o rebolado.Quem sabe depois destes episódios a imprensa passe a nos tratar com um pouco mais de respeito.
    Forte abraço de sua admiradora.
    Eliana Habermann

  • @DuduCuri

    Parabéns pelo texto, isso é o que está engasgado na garganta de todo palmeirense, perseguição e falso moralismo da imprensa, acredito que estes palhaços fantasiados de repórteres só estão tendo o que merecem… a imprensa precisa de nós, não nós deles…… VAI PALESTRA!!!!!!!!!!!

  • Juninho

    UMA SAFADEZA, Clô!! Esse ano ainda não tinha passado tanta raiva com um arbitro! Típico de ARBITRAGEM CASEIRA. Uma verdadeira VERGONHA! QUANDO ISSO VAI ACABAR??

  • Bruno Batera

    Belo texto. Mandei o parágrafo que vc escreveu sobre o José Ilan, nos comentarios do blog do próprio. Sabemos q ñ vai ser publicado, mas pelo menos a nossa parte nós fizemos. Pra cima deles, Palmeiras! Nada se compara à sua história!

  • Belo texto Tania, como sempre. É ridiculo mesmo a atitude de alguns indivíduos na imprensa. Está tudo muito banalizado hoje em dia, até pra ser um jornalista, que não é ser qualquer coisa, é ser um formador de opiniões conseguem sem diploma. Consequencia disso tudo é essa patifaria que vem acontecendo na mídia, não apenas no esporte como no geral.

  • Larissa Rodrigues

    Excelente texto Tania, como sempre.

    Mesmo tendo 19 anos, eu acompanho o Palmeiras desde meus 7/8 anos. Eu NUNCA vi um lance tão absurdo como o do jogo contra o Atlético-MG. Eu nunca fiquei tão revoltada em um lance, foi de uma falta de profissionalismo e vergonha que não tem como mensurar. Foi clara, explícita a roubalheira, diria que foi nojento, demostrando mais uma vez a imensa PODRIDÃO do futebol.

    Mas, se tratando de Palmeiras poderiamos esperar todo tipo de respercussão da imprensa. Não achei correta a atitude do Felipão, ele poderia ser mais contido na resposta. Porém, não tiro a razão dele de ficar revoltado por aturar perguntas, repetitivas, de pessoas desinformadas e que só querem tumultuar, não é fácil. Ser questionado SEMPRE pela mesma coisa é irritante, cansa e estressa. A ignorância do futebol ultrapassa os gramados e atinge a imprensa, que hoje só serve para manipular o que convém a ela. E é claro, óbvio que o Palmeiras não convém!!!
    O futebol hoje deixou deser um jogo esportivo, e virou jogo de interesses. Essa é a verdade , triste verdade.

    Contudo, somos Palmeiras e viraremos esse jogo podre mais uma vez. Mostraremos com o nosso futebol que somos capazes , e calaremos muita gente por ai, que tem que começar a olhar o próprio umbigo antes de falar da atitude dos outros.

  • luiz

    Parei na ‘sábia’ Dilma, que usa o termo pessoa humana. A ‘sábia’ clorofila não sabe que o termo consta da prórpia constituição federal do Brasil. Não sabe que não está perdido no meio dos 250 artigos, como algo obscuro, mas que consta do artigo 1o, como fundamento da República Federativa do Brasil. Não sabe também que o termo tem uma razão de ser, pois pessoa, na terminologia jurídica, é um sujeito de direitos e deveres. Nesse sentido, pode ser humana, como também pode ser uma pessoa jurídica.

    Aliás, alguém conhece uma pessoa que não seja física? Que seja imaterial? ‘Sábios’ todos!

    Ou seja, Dilma usou um jargão da prática constitucional, do meio político, diria até do discurso de proteção dos direitos humanos.

    A grande piada é alguém querer tirar uma casquinha de sabichona sem nem ter dado um google antes pra entender a expressão.

    Adoro as coisas que você escreve, mas nessa (no resto do post concordo quase que totalmente), vc tá errada.

    • Luiz,

      Ainda que a discussão política não tenha lugar aqui, acho que devo responder. O seu discurso é muito pertinente, mas é óbvio que não é o mesmo da senhora que disse que “o meio ambiente é uma ameaça ao desenvolvimento sustentável”, que um deficiente auditivo é um “excepcional auditivo”, que a Baixada Santista fica no RJ, entre outras pérolas….
      Se você der um Google, como diz, verá que tem um monte de outras declarações tão mais estapafúrdias quanto essa que citei. E nenhuma delas inventada. Mas você tem certeza que eu desconheço um monte de coisas, não é verdade? Meio presunçosa essa sua afirmação. Mas não tem problema, ainda bem que sou só torcedora e não candidata à presidência da República em meu país.
      Em todo caso, é a sua opinião, eu a respeito e não vou lhe atacar e nem desmerecer (como você faz aqui), para fazer valer o que acredito. Essa prática não me agrada e não me parece nada democrática.

      Obrigada por acessar o Blog.

      Tânia “Clorofila” Dainesi

  • luiz

    Tania,

    1) só quis te alertar para um erro, que se não me lembro mal, já vi você twittar algum tempo atrás.

    2) não é uma afirmação presunçosa. Todos nós desconhecemos um monte de coisas. Precisamos saber que nada sabemos.

    E deve ser uma baita fogueira falar com 300 câmeras em cima de você todos os dias. Todos os candidatos escorregam e falam asneiras, confundem-se. Pegar nesses pontos é o menos relevante do debate político.

    Tenho a certeza que o Serra, por sua experiência, possui menos “deslizes” de linguagem, mas tem também as suas pérolas, como a do “espirro do porquinho” (esse video é ótimo), como a frase “Eu estava na escola pública e convivia com eles (os nordestinos) numa total normalidade”, ou com o video dele passando xaveco na repórter.

    Enfim, acho que esse tipo de defeito é mais democrático do que parece.

    De qualquer forma, respeito seu voto e sua opinião. E se soei ofensivo, não foi a intenção: deixo já meu pedido de desculpas por ter me excedido na reta final dessa campanha política tão suja (de parte a parte).

    • Luiz,

      Quando eu disse que a sua afirmação parecia presunçosa, me referi ao fato de você estar seguro ao afirmar sobre as coisas das quais eu não teria conhecimento. É óbvio que há uma tonelada de coisas que desconheço, um monte de informações que não possuo, mas não há como você aquilatar os meus conhecimentos, assim como não posso fazer o mesmo com os seus. Podemos apenas imaginar, jamais afirmar.
      O que temos visto, durante a campanha dos candidatos é que, os simpatizantes de um, apontam os defeitos do outro e esquecem os defeitos do seu preferido. Fazemos o mesmo com o time e com muitas outras coisas. Todos fazemos.
      Penso que é muito mais fácil e coerente que foquemos Serra ou Dilma nas nossas críticas, eles são a “vidraça” e não os seus eleitores. Quem vota em quem, e porque vota, é de outra alçada.
      Tenho consciência que Serra não é o candidato perfeito, infelizmente não temos essa pessoa. Mas acho que é bem menos ruim do que a Dilma.
      Mas, com uma coisa eu tenho que concordar, é muita sujeira nas duas campanhas.
      E, admito, a mim pareceu ofensivo o seu comentário. Mas tá tudo certo. Desculpas aceitas. E me desculpe caso tenha se sentido ofendido também. 😀

  • Alexandre Araujo

    Tania, infelizmente os militantes petistas se perdem em discussões desnecessárias inclusive num blog sobre o Palmeiras…

    Pra mim, sempre até que apareça alguem que me prove o contrario o presidente perfeito para o Brasil se chamava MARIO COVAS!

    Abs,
    Alexandre

  • Heitor

    Perfeito Tânia, você só esqueceu de mencionar um detalhe. A imprensinha tem ‘direito’ de chamar técnico, jogador, árbitro e etc de burro, grosso, maldoso, animal (nos mais variados sentidos), anti-ético, anti-desportivo, mal educado.
    Sem se importar que dentre seus espectadores existam filhos, pais e amigos daqueles que ofendem.
    Mas não admite o inverso.
    Avanti Palestra.
    Parabéns Tânia.

  • Tem razão, Heitor!
    Tanto por dizer que acabei me esquecendo desse detalhe tão importante.
    Vou até editar…
    Obrigada!

    Um abraço
    Tânia “Clorofila” Dainesi

  • Oi Alexan,

    Prá você ver… Tantas coisas sendo abordadas no texto, tantas coisas que prejudicam o Palmeiras e aborrecem o seu torcedor (este é o assunto tratado), mas a piada feita com a candidata em mais ou menos 6 dúzia de palavras, foi o que chamou a atenção, em meio aos 12 parágrafos, sobre futebol e imprensa esportiva, que o texto contém.
    A mim impressiona, não o que foi dito em resposta, mas a atitude em querer afrontar quem pensa diferente.
    Em todo caso, pelo menos aqui no Blog, as coisas acabaram sendo esclarecidas de maneira educada e, pelo que foi dito depois, não teria sido essa a intenção.

    Mas o bom é que hoje tem Parmera, de camisa nova!!! ÔÔÔ VAMOS GANHAR PORCOOOOOO!! o/ o/

    Beijo prá você, Alexan! 😀