“MARCOS 500″… 45.000 minutos de dedicação e amor…

“… Não teria como me olhar no espelho e vestir a camisa do rival…” (Marcos, após proposta de Kia Joorabchian/MSI)

Parece mentira… Marcos vai completar 500 jogos pelo Palmeiras… Meu Deus, quando foi que esse tempo passou que a gente nem percebeu? É tão parte da nossa vida, vê-lo fazendo milagres, honrando a nossa camisa, rezando embaixo das traves, que nem reparamos no tempo que passava…

Nunca houve alguém como Marcos… Essa lenda viva da história do Palmeiras que, permita o bom Deus, ficará embaixo das traves palestrinas ainda por muitos anos. Um gigante, um guerreiro, nosso “irmão” muito amado, que tem a alma tão grande quanto o seu talento e caráter. Não é fácil ser ídolo da torcida mais reclamona e exigente do planeta… Mais difícil ainda se o ídolo for desprovido de máscaras, for transparente, generoso… Assim é Marcos! A nossa estrela, de personalidade forte e um amor do tamanho do mundo pelo Verdão.

Sabe Santo, prá gente parece que foi ontem  a sua primeira partida como profissional  e o seu primeiro pênalti defendido. Uma estreia e tanto,  diante daqueles que iriam aprender a amá-lo para o resto da vida. Parece que foi ontem que você deixou de ser apenas Marcos, e virou o nosso São Marcos. É Marcão, os seus milagres embaixo das traves, fizeram que você passasse a ostentar o “Santo” no nome. Mas o respeito que todos têm por você, se deve ao “conjunto-da-obra”, ao seu caráter irretocável, sua franqueza, educação e gentileza para com a imprensa (tantas vezes injusta e leviana com você), jogadores adversários, companheiros de time e torcedores. E esse jeito bonachão, brincalhão faz com que todos simplesmente o adorem!!

500 jogos e nós queremos tanto que venham outros 500! Eu não vou poder estar no Pacaembu hoje. Mas deixo o meu coração com você, Marcos. Leva ele contigo! Tenho certeza de que quando você entrar em campo e se colocar em seu “altar”, vai passar um filme na sua cabeça  e na nossa também… Vamos lembrar de todas as coisas que vivemos juntos… Tantos momentos maravilhosos e inesquecíveis você nos deu, tantas dores que você calou e escondeu atrás do seu sorriso…  Vamos lembrar do café, que você tomou durante uma partida da Libertadores .Lembra disso? hahaha Quem mais poderia?  Do jovem, reserva, que entrou na competição, prá nunca mais sair do time… Das suas inacreditáveis defesas, que passaram a se chamar “milagres”… Da conquista da América, prá sempre gravada em nossos corações… Das defesas maravilhosas da Copa do Mundo, parando os melhores atacantes europeus e conquistando o mundo… Que orgulho sentimos de você! Daquele contrato (real e não forjado) com o Arsenal, que você recusou, para abraçar o Palmeiras, em seu momento mais doloroso e quando nós mais precisávamos… Da alegria de voltar à Série A, de maneira honrada…

Vamos nos lembrar também que você já chorou de dor no aquecimento…  E  teve tantas contusões  que até pensou em parar…  Você sabe as tristezas e medos (nós também tínhamos) que guardou bem no fundo do peito… Mas hoje vamos reviver a esperança, Marcos! Esperança que você plantou em seu coração, (e no do torcedor) desejando apenas e simplesmente, voltar… E, iluminado que é, predestinado, voltou levantando mais uma taça! E não poderia ser diferente. Todo esse talento, usado com sabedoria, dignidade e doses generosas de humildade, só faz com que a vida te devolva todas as coisas na mesma medida

Hoje, quando o Palmeiras entrar em campo, vai ser impossível não lembrar de você, querendo mudar um resultado adverso a qualquer custo,  querendo encher de brios e raça um time apático, indo na área tentar um gol de cabeça. Saiba que foi o nosso único alento naquela noite… Hoje, vai ser impossível não tirar das gavetas da memória, aquela partida da Libertadores de 2000, quando você lavou a alma de milhões de palestrinos, acabando com a pose daquele jogador dissimulado e hipócrita…

Existem goleiros maravilhosos, espalhados pelo planeta mas, igual a você, Marcão, não há  ninguém!  Querido e respeitado por torcedores de todos os times, é só você! E isso nos faz sentir tanto orgulho que o coração às vezes nem cabe no peito. Orgulho de suas entrevistas e declarações, sempre cheias de humor e simpatia que vão direto ao coração de quem as ouve.  E o que dizer de suas defesas, seus milagres? Só quem é palmeirense para saber o que se sente nessa hora.

Hoje é dia de festa!! Estamos comemorando 500 jogos e ainda vamos comemorar 600, 700… Comemoramos o privilégio de ter um ídolo como você, Marcão!! Prá nós, o melhor do mundo! Agradecemos do fundo do nosso coração por você vestir a camisa do Palmeiras, durante 18 anos, com tanta  entrega e profissionalismo. Nós te amamos muito e nunca poderemos lhe retribuir toda a dedicação e carinho. E desde já, saiba que, passe o tempo que passar, jamais iremos ver aquele gol sem você. Porque a cada vez que olharmos aquelas traves, mesmo que tenhamos cem anos, iremos ver o nosso Santo, de camisa azul, braços abertos, olhos fechados, apontando para o céu… essa é a imagem que está impressa em nossos corações, prá sempre…

OBRIGADA, SÃO MARCOS DE PALESTRA ITÁLIA! VOCÊ É ETERNO!!

Que Deus te abençoe na partida de hoje e por toda a vida…

  • Isabella

    Você é sempre maravilhosa né Clo? E mais uma vez me fez chorar com esses seus textos MARAVILHOSOS. Continue assim, viu!!
    E quanto ao Marcos, ele merece as melhores coisas do mundo, não só profissionalmente mais no pessoal também. E que ele deveria ler essa homenagem linda que você fez para ele. Parabéns Marcão, e que muito mais jogos venham pela frente!! Beijos, Isa.

  • Fefa Lettiere

    Que lindooooooo!! Perfeito!!! To toda arrepiada aqui com suas palavras…
    São Marcos é meu maior ídolo no Palmeiras, lembro dele desde pititinha qdo nem entendia o q era futebol rsrs se hj gosto assim é por causa dele *-*

    Beeeijos =**

  • Marta

    PQP É O MELHOR GOLEIRO DO BRASILLLL ( OU SERIA DO MUNDO) MARCOOOO!!

    Lindo texto Clo, Marcão hoje recebeu o presente que ele mais queria nesses 500 jogos, uma vitória, mais uma virada histórica, que dia, que noite, estou emocionada e fiquei ainda mais lendo seu texto 🙂

    OBRIGADA MARCÃO, OBRIGADA PALMEIRAS!!!

    EU ACREDITO SEMPRE!!

    Beijo e saudades amore

  • Rafael Falsetti

    Tânia, MARCOS é insuperável.
    Mas ajude nessa campanha:

    VOLTA PRA CASA RIVALDO!!!!!

    mesmo ele não sendo o jogador que encantou a torcida, que conduziu o time no título contra os gambás em 94, Rivaldo merece terminar a carreira no Palmeiras.
    Merece ser homenageado por todas as alegrias que nos proporcionou!!! Merece ser recebido com festa, como as que fazíamos nos gols dele no palestra itália, quando ele subia no nosso escudo atrás do gol e deixava a torcida louca!!!!
    Mesmo que não jogue, mas que possa voltar a vestir a nossa camisa, camisa que ele respeitou mesmo depois de anos longe do Palmeiras, ao contrário de laterais esquerdos traíras que existem por aí!!!!!

    VOLTA PRA CASA RIVALDO!!!!!

    Rafael Falsetti

  • Loh

    Ai Clo…vc sempre nos emocionando.SEMPRE
    Parabéns, São Marcos..e obrigada por proteger nosso Palmeiras

  • Renan(@NananRe)

    Como você mesmo disse Tania….só Palmeirenses para saber o quanto Marcos representa para a história do nosso Verde.Um goleiro admirado e vangloriado por muitos.Um goleiro pra história do futebol mundial. Ótimo texto querida.