E POR FALAR EM #DIASEMGLOBO…

Na sexta-feira, dia do jogo do Brasil contra Portugal, uma parte da torcida resolveu boicotar a Rede Globo, deixando de assistir à programação da emissora durante todo o dia. O motivo (da maioria) para o #diasemglobo era a discórdia entre Dunga e a Vênus Platinada. Eu tô me lixando prá esse grosso do Dunga! O Ibama que se preocupe com ele! Se quer xingar, que o faça como homem! Mas o que dói na Globo, não são os palavrões que Dunga grosseiramente proferiu, ou melhor, ruminou para o jornalista Alex Escobar , durante a coletiva, após a partida da Costa do Marfim. O que incomoda é ter um cara que a trata como a qualquer outra emissora. E por isso  (só por isso) Dunga tem o meu aplauso. Todos sabemos que um jornalista tem que fazer o seu trabalho, mas também sabemos que muitos deles se acham os tais. Que se sentem como se estivessem prestando favores aos entrevistados, quando se esquecem que seus empregos existem em função de clubes, jogadores, técnicos e dirigentes. E assim falam o que querem e quando querem e não aceitam que outra pessoa faça o mesmo com eles. E se são da Globo, aí são mais suscetíveis a levar uma “peitada” de quem quer que seja.

Eu sei que a Globo paga para ser a primeira e, muitas vezes, a única; mas  de quantos eventos que não pretende transmitir, a Globo compra os direitos, apenas para impedir que outras emissoras o façam? Não é porque o nível das outras emissoras de TV, é muito baixo, que teremos que achar bom tudo que vem da Globo. E também, não é porque não gosto da Globo que tenho que achar Dunga o máximo e gostar dele. Não acho e não gosto! Ele pode até ganhar a Copa que não mudará o que penso dele. É um babaca! Mas acredito que o técnico da seleção vai pagar um alto preço. A emissora não o perdoará por isso e as armas usadas no ‘duelo’, serão as que o próprio Dunga “escolheu”…  Basta ver nas manchetes, que a ‘fritura’ de Dunga já começou. Eu quero mais que a emissora e o técnico da seleção, se danem! Meu negócio é o Palmeiras!!

E admito, eu sempre fui favorável a um boicote à Globo, só que por outras razões: manipulação das opiniões, influência em resultados de eleições,  favorecimentos, lobby para determinados times. Já encheu o saco! Com programas de qualidade muito duvidosa e jornalismo tendencioso (eu acho), a emissora trabalha nocivamente na formação de opinião e comportamento dos brasileiros, principalmente, dos mais jovens e dos que têm apenas a televisão como diversão. É o emburrecimento programado e facilitador da manipulação dos indivíduos.

E não bastasse esse ‘controle’ do que pensa a população, as garras  se estenderam à paixão dos brasileiros: o futebol! A emissora interfere até mesmo nos horários das partidas, que são “devidamente arranjados” pela CBF, em total prejuízo ao torcedor, que trabalha, que se utiliza dos meios de transportes públicos, e fica sem ter como voltar prá casa, com partidas marcadas para às 21h50, por exemplo. Horário esse, favorável à grade da emissora, que insiste em jogar na casa do telespectador, suas novelas e programas com o nível de um BBB, por exemplo. Putaria e baixaria de alto grau, como um oferecimento do padrão de “qualidade” (oi?) global.

Volta e meia, nos deparamos com informações desencontradas, coisas que não batem, não se encaixam. Um caso interessante, aconteceu recentemente, relacionado ao Palmeiras. Há uns dez anos atrás, a Rede Globo levou ao ar  uma pesquisa sobre torcidas. O Palmeiras aparecia em 3º lugar no Brasil, com 15 milhões de torcedores. Corínthians com um pouco mais de 18 milhões e  o Flamengo com quase 20 milhões. Pois bem, eis que semanas atrás a emissora apareceu com inéditos números de uma nova pesquisa, feita pelo Ibope, se não me engano. Tudo bem que  ela apenas divulgou a tal pesquisa,   mas verificar a  falta de coerência nas informações passadas creio que deva ser responsabilidade do informante! Mesmo sem ter ganhado títulos significativos nesse tempo todo, os Gambás e urubus  aumentaram consideravelmente seus números. E, pasmem! O Palmeiras que não aumentou nem um torcedor sequer, teve a torcida diminuída e tem agora 11,6 milhões! Todo mundo sabe que mudamos de casa, de emprego, de marido,  mulher,  perfume,  bebida,  cigarro,  religião, de sexo… MAS NUNCA MUDAMOS DE TIME! A PESQUISA DIVULGADA PELA GLOBO (baseada em uma pesquisa que ouviu 12 mil torcedores. Eu não fui perguntada, você foi?) “MATOU” 3,4 MILHÕES DE PALMEIRENSES!!! E o que é pior, não nasceu mais nenhum!! De onde vem aquela moçada adolescente que enche o Palestra, eu não sei; de Marte, talvez.  OLHA SÓ QUE PICARETAGEM SÃO ESSES NÚMEROS!!! LOGO COM O PALMEIRAS, QUE É O QUINTO CLUBE QUE  MAIS VENDE CAMISAS NO MUNDO!!

Uma outra coisa que me faz mudar de canal é o lobby desgraçado que a emissora faz para gambás e urubus, em todos os programas possíveis da sua grade. Quantos palmeirenses, moradores em outros estados, reclamavam (e ainda reclamam) via internet, não poder ver na TV as vitórias e gols do Palmeiras contra o Corínthians, por exemplo. Principalmente, durante os quatro anos em que eles ficaram sem nos vencer e sem conseguir marcar um gol sequer. Segundo esses torcedores, A EMISSORA NÃO MOSTRAVA NOSSAS VITÓRIAS NOS PROGRAMAS ESPORTIVOS DE OUTROS ESTADOS!! Se assim for, é interferência direta na possibilidade de outros torcedores descobrirem que o time dos gambás era (e é) motivo de piada, ao mesmo tempo em que impedem que o Palmeiras arrebanhe mais torcedores para o lado verde.

E o que pensar daquele gol que o Roger, do Flamengo, fez no Corínthians (em vias de ser rebaixado), em 2007? A emissora mostrou as imagens do impedimento do jogador flamenguista, imagem essa, editada com partes de um outro lance, ocorrido em outro momento da partida. ROGER NÃO ESTAVA IMPEDIDO, COISA NENHUMA! Quando os torcedores descobriram o “truque”, a emissora se desculpou alegando ter sido um erro de edição. Fica a dúvida…

Sport e Gambás na Ilha do Retiro. Estádio lotado, de torcedores do Sport, a imagem não mente, mas o que se ouve na Globo é a torcida dos gambás ensurdecedora. No mesmo instante, na Band, o som do estádio é outro, completamente diferente. Lá, ouve-se a torcida do Sport. Um “fenômeno inexplicável” facílimo de entender, não é mesmo???

Mas prá mim, o supra sumo da ‘filhadaputice’ aconteceu com a entrevista justificando e inocentando Carlos Eugênio Simon, após ele ter “operado” o Palmeiras, e ter lhe tirado qualquer chance de brigar pelo título do Brasileiro/09, enquanto salvava do rebaixamento, o Fluminense, time de coração de João Havelange, sogro de Ricardo Teixeira. Parecia que Simon era a vítima! Uma tentativa clara de prejudicar e complicar Belluzzo, por suas declarações tão verdadeiras. Foi nojento, e um tapa na cara do torcedor palestrino!  Mas essa “proteção” talvez explique porque muitos árbitros, tão “manjados”, após encerrarem as carreiras, conseguem emprego de comentaristas na emissora e suas afiliadas. Wright está na Globo, Márcio Resende de Freitas na afiliada de Minas… Mas esses fatos todos são só alguns exemplos. Quantos mais os leitores desse blog não serão capazes de lembrar e apontar?

O lance mais recente é o Palmeiras sendo pressionado pela Globo, por ter feito uma parceria com a Record para o licenciamento de produtos com a sua marca. A parceria está rendendo reclamações da Vênus Platinada. Dirigentes da emissora estariam pressionando o clube por conta de adiantamentos em dinheiro, dados pela Rede Globo ao Palmeiras, com relação à compra de direitos de transmissão de campeonatos de futebol. Para a Globo, a aproximação entre Palmeiras e Record atrapalha futuras negociações pelos direitos de transmissão do Brasileirão e do Campeonato Paulista. (Eles só passam jogos dos gambás e bambis e ainda querem nos pressionar?) Como resposta, o clube deve perder espaço (MAIS?) na cobertura esportiva da emissora. A Globo compra os direitos de transmissão dos jogos do Palmeiras, paga por eles, para nos entupir com jogos dos gambás. Mas até aí, ela pagou, não transmite porque não quer. MAS O QUE A GLOBO TEM A VER COM A FORMA COMO O PALMEIRAS DECIDE LICENCIAR OS SEUS PRODUTOS? O lançamento de produtos com a marca Palmeiras vem aí e, por certo, a retaliação platinada também virá.

Vamos acompanhar este caso, amigos. Em favor do Palmeiras é que devemos dirigir as nossas mobilizações. PRÁ DEFENDER O VERDÃO É QUE A NOSSA TORCIDA, DE MAIS DE 20 MILHÕES DE PALESTRINOS (sim senhor!), TEM QUE MUDAR DE CANAL, SE PRECISO FOR.

Não sei se haverá “guerra” mas, se houver, os guerreiros palestrinos lá estarão!!

  • Aversa

    Clorofila, belo texto de novo. Concordo com a questão de espaço na emissora sobre a cobertura do time mas sobre passar jogos do Verdão, não sei em outros estados mas aqui acho que estamos bem servidos. Quando a escória foi pra segunda divisão passava um jogo por semana nosso especialmente aos domingos. Inclusive um tempo atrás o Cosme Rimoli falou que a Globo ia pagar um pouco mais para a bambizada para poder dividir uma parte dos jogos delas entre Palmeiras e gambás pois estes davam muito mais audiência.
    E de onde você tirou esta informação de sermos os quinto maiores vendedores de camisas?

  • Oi Aversa,

    Quando os gambás foram prá segundona, as coisas nem poderiam ter sido diferentes, né? A Globo teve que abrir mão de algumas coisas. Mas num derby, onde vencemos por 3 x 0 (acho que ainda tinha o Edmundo no time), muita gente de outros estados reclamou que, no Globo Esporte local, eles não passaram nem os gols. E não foi só essa vez, não.
    Sabemos bem como é isso. A Globo já deixou de passar jogo importante da Libertadores, para transmitir um gambá x um timeco qualquer.
    Quanto ao fato de o Palmeiras ser o quinto time que mais vende camisa no mundo, foi notícia dada pela Adidas. Vou ter que procurar o link e aí te passo, ok?

    Abraço
    Clorofila

  • Aversa

    Encontrei a matéria. Somos o quinto maior mercado da Adidas. Perdemos para Real Madrid, Milan, Chelsea (torcida de modinha, logo passa) e Bayer de Munique, mas vendemos mais que Benfica e Liverpool. E também descobri que temos o maior patrimônio do país e a menor dívida entre os grandes clubes (isso porque eu tenho certeza que tem nego aí que maquia balanço pra dizer na mídia que é bem administrado). Além disso temos o segundo torcedor que mais gasta, atrás apenas da escória paulista e entre as mulheres temos a torcida que mais gasta, seguidos bem de longe pelas torcedoras do flamengo e pelos torcedores do são paulo.
    Fonte: http://adcastellari.wordpress.com/2010/06/23/tamanho-das-torcidas/

    E uma outra coisa, vi no blog APalestrina uma pesquisa na Folha online perguntando onde deve ser a Copa agora que a gaiola das loucas está fora. Toda a ajuda nesse momento é necessária e nem tanto pelo Palmeiras, mas para garantir que o dinheiro do contribuinte não seja gasto nessa Copa. Acho que a Mídia Palestrina deveria comprar essa briga:

    http://polls.folha.com.br/poll/1016701/

  • Aversa, o texto anterior a esse fala exatamente disso, da farra com nosso dinheiro e da recusa ao Panetone, que agora está servindo de motivo para justificar outro assalto aos cofres públicos.

  • Sandro

    Ainda bem que existem mulheres como vc, que amam o Palmeiras com tanta força e ainda possui senso crítico. Realmente as coisas estão nesse nível que vc colocou Clorofila…A força da mídia é incontestável para manipular a massa e o resultado são tantas distorções, especialmentente contra o Palmeiras, afinal não somos nenhum fálido clube carioca, muito menos aliciadores sujos ou ladrões de estádios públicos….a nossa História se confunde com a de um povo emigrante que foi tido como inimigo por aqui.
    Sempre vamos ter q lutar contra a maré. Abraços

  • Autor: Fernanda Lettiere
    Enviado: sexta-feira, 9 de julho de 2010 15:30:14

    Oieee querida!! Belissimo texto, e sempre mantive uma conduta anti-globo, como vc msm disse depois dessa parceria com o Grupo Record sofreremos uma retaliação pesada, então se já havia uma escassez na mídia televesiva sobre nosso alviverde, agora então…
    Mas eu ameiii essa parceria para licenciamentos de produtos,e como iremos ver hoje, se extendeu pra transmissão de eventos, como nossa linda despedida, e diga-se q bela homenagem estamos recebendo com matérias no principal jornal da Record, chamadas de tirar o fôlego; e mal posso esperar para a bela cobertura q farão do evento *-*
    Como disse o amigo acima “Sempre vamos ter q lutar contra a maré” , mas podemos buscar parceiros contra esse monopólio dos Marinhos 😉

    Beeeijos Clo