PALESTRA ITALIA, PRA SEMPRE EM NOSSOS CORAÇÕES…

Hoje eu vou ao Palestra. Palmeiras e Grêmio vão jogar pelo campeonato Brasileiro. Será a despedida da nossa casa para a construção da nova Arena. Despedida? Como posso me despedir do Palestra? Ele faz parte da minha vida, da minha história, vive e viverá pra sempre em meu coração. Mesmo diante da alegria de ter a nova casa (sim, eu acredito!), não posso evitar esse aperto danado no peito, as lágrimas que ficam ‘espiando’ enquanto eu escrevo, e o filme fantástico que passa na minha cabeça, as cenas e ídolos guardados na minha retina… Benditos os pés que jogaram com poesia…

Marcos, Edmundo, Evair, Rivaldo, Djalminha, Alex, Zinho, Galeano, Oséas, Jorge Mendonça, Mazinho, Jorginho Putinatti, Euller, Paulo Nunes, Pedrinho, Leão, Ademir da Guia, Fedato, Beto Fuscão, Leivinha, Dudu, Oberdan, Tupãzinho, Eurico, Edu Bala, Arce, Djalma Santos, César Maluco, Chinesinho, Pierre, Filpo Nuñes, Servílio, Turcão, Oberdan, Cleber, Luis Pereira, Brandão, Antonio Carlos, Velloso, Valdemar Fiume, Julinho Botelho, Junqueira, César Sampaio, Valdir Joaquim de Moraes, Mazzola, Roque Junior, Felipão, Fábio Crippa, Jair da Rosa Pinto, Valdivia… e  tantos outros Craques maravilhosos, ídolos, correndo em campo, marcando gols de tirar o fôlego, fazendo jogadas alucinantes, defesas inesquecíveis, desarmes,  carrinhos,enlouquecendo a torcida de alegria… Times perfeitos, comandados por técnicos vencedores, competentes… São esses, os ‘fantasmas’ do Palestra, que assombraram os adversários por quase cem anos… É a eles, que devemos o título,  só nosso, de Campeão do Século. Seus feitos permanecerão mesmo quando não mais restar pedra sobre pedra… As vozes de gerações de torcedores palestrinos serão ouvidas pela eternidade… O riso e o choro que lembraremos tanto…

Olhem! Estou vendo! Pênalti pro Palmeiras e Evair é quem vai bater! Até o placar sabe que Evair, o Matador, nunca erra. De braços abertos ele corre pra torcida..”, “… que categoria de Valdemar Fiume, o Pai da Bola”,”… aquele ali não é Edmundo? Driblando, naquele pedaço minúsculo de campo, ali na linha de fundo? Animal!! Só ele faz isso…”, “… e vejam quem aparece, é Jorge Mendonça! Com que classe ele marca seu gol”, “… esse é Oberdan, eu conheço! Sem luva, segura a bola com uma mão só, que muralha!!””… Olha só quem apareceu:  Mestre Rivaldo, que jogada ele fez, e que golaço marcou! Um dia ainda vai ser o Melhor do Mundo…”, “… olhem a torcida festejando o gol e comemorando com Paulo Nunes, que usa uma máscara de porco…,” “… e vejam ali, que dupla! Ademir, o Divino, e seu companheiro inseparável, Dudu. Até a grama os reverencia”, “… o jogador colombiano se prepara para a cobrança; correu, bateu, DEFENDEU MAAAAAAAARCOS!!!…, “…. bola na área do Palmeiras, Cleber tira o perigo…”, “… Zinho vai para a cobrança da falta e manda direto pro GOOOOOOOOOL…”, “… que cruzamento perfeito de Arce!…”, “…Vejam só, é GOOOOOOL de Euler!!!! O Palmeiras vira pra cima do Flamengo no último minuto…”, “… bola levantada na área; Oséas de cabeça, É GOOOOOOOOL!…”, “… e olhem ali, que lançamento do César Sampaio! A torcida aplaude a jogada…”, , “… e lá vem Wendel que cruza do outro lado para Valdivia, que fuzila Rogério Ceni… eu posso ver o Mago que baila feliz”, “… e que gol é esse de Diego Souza? Histórico! Sensacional…”, “… Os campeões Paulistas de 2008, dão a volta olímpica e recebem o carinho da torcida…”,”…Aquele é  Zapatta, e ele vai para a cobrança do pênalti.  O Palestra Itália não respira, os torcedores abraçados, alguns estão de joelhos; os jogadores  também abraçados, lá no campo rezam com a torcida… Ouçam o silêncio enquanto ele corre e bate…   PRÁ FOOOOOOOORA!!!! O Palmeiras é Campeão da Libertadores da América!!! Olha lá, vejam o Marcos correndo alucinado e agradecendo a Deus!”  Essas imagens bailam diante dos meus olhos…

Valeu Palestra! Valeu pelos amigos, pelas risadas, brincadeiras, por tantas alegrias, pelos títulos e por todos esses anos em que você foi a nossa casa, o solo sagrado da Sociedade Esportiva Palmeiras

A Turiassu lotada de parmeras, camisas verdes, brancas, azuis, limão. ISTO É PALESTRA!!  Bandeiras, chapéus, torcida cantando, papéis picados, balões, faixas, fogos… ISTO É PALESTRA! Bares lotados, gente feliz, amigos “irmãos”… ISTO É PALESTRA!  Amor, imenso, contagiante, incondicional…  Gritos de Campeão… ISTO É PALESTRA!!

Que a nossa nova casa seja o palco de tantas glórias quanto foi o nosso “velho” Palestra Italia, que por quase cem anos recebeu e acolheu, gerações de palestrinos e perpetuou os seus risos e lágrimas, seus cantos e aplausos…  E não importava, se era com sol, chuva, frio ou calor, a Que Canta e Vibra sempre esteve lá e vai estar hoje também, para te dizer adeus, Palestra.

Bendito seja pra todo o sempre Palestra Italia! Bendito seja o orgulho de estarmos em “casa”! Benditas sejam todas as nossas orações que deram certo! Benditos sejam todos os atletas que honraram as tuas cores! Benditas sejam as lágrimas derramadas a cada campeonato conquistado! Benditas sejam as nossas esperanças, a cada dia renovadas!

E bem aventurados sejam todos aqueles, que respiram em verde e branco, o orgulho e a raça de ser palestrino!!!

PALESTRA ITALIA, ETERNO EM NOSSOS CORAÇÕES!!!!

E essa foi a imagem que ficou brilhando, no escuro da noite, ao final da partida…

OgAAANkkSna1VLPrm4POeqeBxWdA5uBybW6LBafQ8G2Emv_U6Ci2UoMz0OcwGQjqTlEtzRMYra8dPWqUh_eWohWH-IQAm1T1UFxaXhtvGeOzCMPlMirEKJ-z1F_j

  • Nelson da Cunha

    Sabia que nesse momento iria emergiar dessa grande palestrina Tania um senhor texto de despedida do nosso Palestra. Na verdade, como a própria autora diz, não é uma despedida. Talvez mais um “até logo”. No meu texto, deixei de mencionar jogadores que passaram pelo Palestra porque eu tinha certeza que Tania poderia fazê-lo com mais propriedade. E eu tinha razão. Parabéns, Tania, mais uma vez por esse texto que definitivamente só pode nascer do próprio coração.

  • LittleLucy

    Ah Palestra, é com lágrimas nos olhos que deixo meu recadinho.. Lágrimas de saudade e de alegria. Obrigada por ter sido palco de tantas emoções, obrigada por ter proporcionado tantas amizades, obrigada por ser minha casa, meu Templo Sagrado; o lugar que me sinto em paz, que me emociona toda vez que passo perto.Irei acompanhar essa tua mudança, essa tua cara nova. Nos encontraremos em 2012, Arena Palestra Itália, para assistir um novo espetáculo do Alviverde Imponente; estarei lá, na Torcida Que Canta e Vibra lhe apoiando como sempre. Te Amo Tanto Meu Palmeiras S2.See you =)

  • Camila Faquim

    Ótimo texto, como sempre! ^^
    Chega a dar uma dor no coração de pensar que hoje eu vou ter que me despedir do Palestra!
    Lugar onde vi meu Palmeiras ser Campeão… Ganhar algumas vezes meio sofrido… Onde fiz amigos!!!
    Jogadores que se tornaram eternos, vestindo nosso manto, e pisando naquele gramado!
    Tantas lembranças… Tantos momentos bons…. que as lágrimas são inevitáveis!
    Mas não são lágrimas de tristeza… são de saudades antecipadas!

    Volte logo, Palestra!!!!

  • Saudades…Já!
    sem palavras…as mais belas palavras de amor, são ditas no silencio de um olhar!

    Belo Post Tania!

    =*

    #PALESTRAITALIA

  • E meus olhos se enchem de lágrimas mais uma vez… Não por tristeza, ta bom vai, um pouco sim. Mas pela saudade de recordações maravilhosas que o ETERNO Palestra Itália nos proporcionou. Como não se lembrar daquela simples imagem do Marcão correndo pra torcida em 99 … Como não se lembrar de gols fantásticos como aquele gol de Euller na virada sensacional em cima do Flamengo, 4 x 2 na Copa BR que nos proporcionou um momento único em todas nossas vidas… e um Palestra Lotado mesmo se passando mais de meia hora de término do jogo. Palavras de Cléber Machado após o jogo: “Nunca vi uma coisa dessas em toda minha vida!”
    É isso, coisas que só o Palmeiras proporciona… coisas que só o velho Palestra proporcionou…
    Coisas que vamos lembrar e amar pro resto de nossas vidas !!

  • Otimo Comentario adorei ler foi muito bom mesmo e tenho certeza que o Palestra Italia vai deixar muitas saudades para todos os verdadeiros Palmeirenses que como eu passou otimos momentos da vida nas arquibancas torcendo rindo chorando e ultimamente reclamando muito dos ratos que estao no comando do PALMEIRAS como voce disse no Post anterior com o qual concordo plenamente ACORDA BELLUZZO.

  • Cicero

    Cara Clorofila, CHOREI… nada mais a dizer. CHOREI!

  • Priscila

    Texto absolutamente lindo.
    Até logo Palestra , adeus ? JAMAIS ♥
    __
    ‘ O amor mais lindo mora no meu coração, teu nome é Palmeiras teu apelido é Verdão.’

  • Jairo

    Eu, que tantas vezes fui levado ao nosso estádio pelas mãos de meu saudoso pai, fui com meu filho, na quinta feira – dia 20, participar de um tour pelo Palestra. Foi emocionante, é o mínimo que posso dizer. Ter a oportunidade de entrar no vestiário, na sala de troféus, na sala de imprensa, no campo e em cada lugar por onde passaram tantos de nossos ídolos, foi mágico. Em alguns momentos, confesso, a emoção bateu forte e as lágrimas não foram contidas, motivadas por tantas lembranças maravilhosas e, também, pelas tantas incertezas que nos cercam no presente. Não dá para explicar essa paixão que nos impulsiona e que nos faz acreditar que é possível, sim, virar esse jogo e fazer nosso PALMEIRAS voltar ao topo, pois que é lá o seu lugar.
    Obrigado, Tânia, por mais esse texto emocionante.

  • Andreia

    Lindo texto, chamei a minha mãe palestrina fanática p/ ler o texto junto comigo e quando menos percebi estávamos as duas chorando. Vou sentir saudade do velho palestra mas tenho certeza que a arena vai ficar linda.

    “palmeiras amor meu grande amor “

  • Saxx_autos

    Maravilhoso texto, não tem como não se emocionar (lágrimas…) coisa de família, coisa de família palestrina…PARABÈNS!!! a tradução exata de uma paixão…= TANIA

  • DJALMA

    Simplesmente LINDO

  • Lindo seu texto, assim como todos os outros, nao tem como nao se emocionar quando alguem fala do nosso Palmeiras, quando alguem relembra nossos craques, nossos titulos, nossas vitorias, os gols mais incriveis, e tudo que se relaciona ao Palmeiras. é ao mesmo tempo triste e feliz, essa despedida, porque foi lá que vimos feitos historicos que marcaram a vida de cada Palestrino! Mas nosso “Antigo”, amado e acolhedor Palestra sempre continuará conosco!

  • Marta

    Primeira vez que o Palmeiras vence e eu choro de tristeza, acabou o jogo, sentei na bancada e viajei, nó na garganta e impossível segurar as lágrimas, esse Palestra já deixa saudades, não tem arena no mundo que apague os bons momentos vividos no Estádio Palestra Itália, esses próximos dois anos vai ser uma eternidade para passar, quero minha casa de volta logo =(

    Beijo Clo, foi bom demais matar a saudade de você e em um dia tão especial.

  • Aversa

    Pra variar mais um jogo que tivemos de tudo. Casa cheia, tomando pressão no começo, dando pressão, juizada sacaneando, fazendo dois gols e matando o jogo, deixando os caras empatar, voltando a mandar no jogo, jogadorsaindo aplaudidíssimoo e finalmente brindando a que canta e vibra com mais uma bela vitória. Um dos jogos mais gostosos de ter ido lá ver. Graças à Deus que os jogadores mudaram a pegada, entraram com vontade de vencer e brindaram a última apresentação no Palestra com uma bela vitória. Antes de sair de lá, já estava com saudade.
    Agora, se a turma do mal vai fazer outra votação sobre a Arena, devíamos jogar contra os urubus mais lindos do mundo (pelo que fizeram a 15 dias) e contra o time testa de ferro das meninas, lá no Palestra mesmo. É só ganharmos daas meninas na quarta que são dois públicos de 25.000 fácil.

  • Vamos nos unir torcida palmeirense:

    http://www.verdazzo.com.br/materias/que-embaco-e-esse/comment-page-1#comment-2970

    http://www.mondopalmeiras.net/blog/2010/05/querem-atrapalhar-a-arena-palestra-italia-ajude/

    Apóio nós em uma revolução no dia 31. Quando será essa reunião? Espero que seja a noite e não em horário comercial.

    Se for preciso a Mancha e a Tupi se unirem para derrubar esse pensamento retrógado. Eu APÓIO.

    Esse post tem que se espalhar pela net a ponto dos caras sentirem a pressão.

  • Julio

    Receba um abraço palestrino!

    Você é perfeita na forma de expressar sua paixão alviverde!!

  • As glorias vivida neste palco chamado Palestra Itália vai ficar pra sempre na memória e no coração de todos Palmeirense, que venha o futuro e com ele nossa arena que com certeza vai se palco de muitas outras glorias que nos, nossos filhos e netos vamos assistir

  • Quero deixar minha contribuição à ansiedade pela Arena e minha homenagem ao eterno estádio Palestra Itália. Estes são meus verdadeiros momentos eternos, vividos no Palestra:

    Festa no Palestra Itália pelo rebaixamento dos gambás

    “Eliminado!” pros bambis + Hino do Palmeiras

  • Estephany Baby

    Olá,

    Estou fazendo um livro para faculdade de jornalismo, sobre o Palestra. Podemos conversar para falar sobre o tema?

    Abraço.

  • Autor: yanverdao_
    Enviadao: sexta-feira, 9 de julho de 2010 14:04:20

    # PALESTRA ITÁLIA ETERNO! ♥

  • Autor: André Seoane
    Enviado: sexta-feira, 9 de julho de 2010 15:30:33

    Texto DuCA !! Mandou bem so pra variar um pouco neh ?kkkkkkkkk

  • Furia 94

    Eu fui nesse jogo, e digo só uma coisa: inesquecível!

    4 a 2 pra cima do Grêmio, que ainda contava com o matador Jonas. Foi um jogo emocionante, saí de lá com 0% de voz heheheh. 

  • Furia 94

    Eu fui nesse jogo, e digo só uma coisa: inesquecível!

    4 a 2 pra cima do Grêmio, que ainda contava com o matador Jonas. Foi um jogo emocionante, saí de lá com 0% de voz heheheh. 

  • ATÉ BREVE QUERIDO PALESTRA ITÁLIA!!

  • Donizete Rivera

    ATÉ BREVE QUERIDO PALESTRA ITÁLIA!!