90 MINUTOS DE AMENDOIM…

amendoim1

Nunca pensei que ir assistir a um jogo do Palmeiras fosse me trazer tantos aborrecimentos… Como qualquer palestrino, eu sei que o nosso momento não é nada bom; que o time, líder do campeonato Brasileiro/09, ao perder o título, perdeu também o “jeito” e a confiança. Que a diretoria, pega de surpresa, com os insucessos do boa equipe que havia montado, na ocasiaõ, também acabou perdendo as rédeas da situação e agora faz uma trapalhada atrás da outra, pressionada pela nociva política interna do clube. Sei também, que a torcida ajudou a despachar jogadores do time, de maneira errada e precipitadamente e isso nos atrapalhou ainda mais. Então, é claro que eu não fui à Arena Barueri, esperando um espetáculo ‘daqueles’ de encher os olhos. EU FUI POR QUE É O PALMEIRAS! É MEU TIME, EU O AMO DE QUALQUER MANEIRA E EM QUALQUER SITUAÇÃO. Fui apenas para torcer, apoiar; para ver se, de alguma forma, eu posso ajudar, com um aplauso que seja, a fazer com que essa fase lazarenta passe mais rápido.

Comprei o ingresso pelo Avanti e, sem conhecer direito os setores da Arena Barueri, acabei escolhendo o SETOR AZUL. Bem no meio da “plantação de amendoins”. Alguns, bem mal educados, por sinal. Lugares marcados e quando você chega tem gente no seu lugar. Claro que quisemos nos  sentar no lugar que tínhamos comprado. Mas um sujeito ao lado insistia que cada um deveria sentar onde bem entendesse… Eita povo que não aprende a respeitar as coisas mais simples do dia-a-dia…

O estádio é bacana, o gramado é bom e a gente vê de pertinho os jogadores. E aí é que mora o perigo… De onde estávamos, podia-se ouvir até o que Toninho Cecílio falava aos seus jogadores em campo e, consequentemente, do campo, os jogadores poderiam nos ouvir perfeitamente. E como na “plantação de amendoins” ninguém torce, canta ou bate palmas, aí é que se podia ouvir melhor o boquejar que vinha das cadeiras.O Palmeiras começou o jogo muito bem, com total domínio da posse de bola e se mostrava muito ofensivo. Assim que o juiz apitou o início, as chances foram surgindo, uma atrás da outra.  Com Cleiton, aos 5′, depois com Vinícius, com Vitor (um perigo ele é!), por duas vezes seguidas;  aos 13′, Maurício Ramos marcou um gol, após bola alçada na área, mas o juiz apontou irregularidade no lance. Ele até poderia ter razão, mas as regras são seguidas à risca só com o Palmeiras, taí a rodada do domingo que não me deixa mentir…

Continuamos tendo problemas de finalização, mas o Palmeiras joga melhor do que quando tinha Zago no comando. Fiquei surpresa com a  desenvoltura e o futebol do Vinicius. O garoto é bom, embora ainda chute mal ao gol. Ele e Ewerthon, deixavam os defensores do Prudente  desnorteados!  Gabriel,  também estava fazendo uma boa partida. Mas é claro que, como garotos que são, ele e Vinícius, têm  muitas coisas para aprimorar com o tempo e com a sequência de partidas. Mas vá explicar isso para aqueles neuróticos que, por acaso, também são torcedores do Palmeiras! Essas pessoas têm problemas! E sérios!! Só sabem criticar o tempo todo e ninguém é poupado. Parece que precisam de alguma forma chamar a atenção dos demais.  Tinha um cara na minha frente, que reagia descontroladamente a qualquer lance errado. Ao lado da namorada, ele parecia  participar de um ‘ritual de acasalamento’para chamar a atenção da fêmea. Fiquei com dó da moça…

O Prudente não estava jogando bem, mas marcava em cima e o Toninho, vendo o Palmeiras tão perigoso, deu uma adiantada na marcação. O jogo ficou equilibrado. As chances do Palmeiras surgiam, mas nada de balançar a rede. A impressão que eu tinha era que o gol ia sair, uma hora ou outra. A “plantação de amendoins” começava a se chacoalhar! E as bobagens e os impropérios se faziam ouvir.  Tão pertinho estávamos, que dava para ver na cara de Gabriel, por exemplo, o medo de errar. Ele então, muitas vezes abdicava de fazer uma  jogada mais ousada e simplesmente passava pro companheiro. É PRÁ ISSO QUE A TORCIDA QUER QUE SUBAM OS GAROTOS DA BASE? Para chamá-los de “podre”, de “lixo”, como esgoelavam os torcedores do SETOR AZUL? O Palmeiras jogava bem, mas faltava competência para marcar o seu gol. Não temos atacantes que resolvam. Agora é hora de cobrarmos a diretoria  e de termos paciência. Não vamos mudar a situação de outra forma.

Eu queria torcer, cantar com o resto do estádio! Que nada! Parecia que fazia parte de Resident Evil. Olhava à minha volta e via um bando de zumbis. Um torcedor que não torce (parece piada, né?), não faz a parte dele, e cobra, com ódio (imagina!), os que estão em campo para que façam tudo certinho, sem um erro sequer. Simplesmente insuportável! Eu me sentia ofendida e indignada vendo e ouvindo tanto desrespeito à nossa camisa. Agora sei bem como Diego Souza se sentiu quando xingou aqueles desequilibrados torcedores das numeradas! O Palmeiras em cima e o Prudente tirando do jeito que dava. Era hora da torcida jogar com o time. E nos outros setores, ela jogava!  Só que, no Setor Azul, na 5ª rodada do Brasileiro, faltando ainda 33, os “profetas do apocalipse” (ao invés de apoiar o time e amendrontar o Prudente), já vaticinavam que o Palmeiras vai cair. Vitor jogando tão bem e não podia errar uma bola. Quem é que suporta isso, meu Deus? Quem é que pode trabalhar assim? E não tinha como nos sentarmos em outro lugar. Era um suplício! O resto do estádio torcia, apoiava. Só na ‘plantação de amendoins’ é que era aquela desgraça. Em campo, Cleiton e Lincoln faziam boas jogadas de aproximação, mas a falta de artilheiros é o nosso grande problema. Um outro, são os chutes a gol, sempre fracos, descalibrados, que no jogo iam ‘fazendo o nome’ do goleiro Márcio,do Prudente.

Metade do segundo tempo e os técnicos “abriram” os times. Parraga colocou Paulo Henrique no lugar de Lincoln e depois Vinícius deu lugar a Ivo.  Se eu não achei uma boa ideia, imagine a “plantação de amendoins” inteira… Cansado, ou não, o toque de mais qualidade que temos é o de Lincoln.  Paulo Henrique, até se movimentou bem, mas acabou perdendo a bola do jogo, um gol feito. Mama mia! As ‘touceiras de amendoins’ só faltavam pular dentro de campo. O macho do ‘ritual de acasalamento’ deu um ‘show’! A fêmea não me parecia nem um pouco encantada, muito pelo contrário… Em campo, a única coisa que fez os “zumbis” voltarem à vida, foi uma bola do Prudente, tocada por cima de Marcos, que ia entrando no nosso gol e que Danilo tirou, antes que ultrapassasse a linha. Aí sim, todo mundo aplaudiu, gritou seu nome. Pena que o entusiasmo não tenha durado mais que um minuto…  Depois disso o jogo ficou monótono, a bola foi maltratada. E o jogo terminou assim…  Ao seu final, mais xingamentos e ofensas…  Nem o Santo aguentou e reclamou, enquanto concedia entrevista. Me senti extremamente aliviada por, finalmente, poder sair do malfadado Setor Azul, para nunca mais voltar. Jamais vou dar ao meu time, qualquer outra coisa que não seja amor…

Meu amigo, hoje, mais uma vez, vão colocar o nosso projeto da Arena em votação. Projeto esse, que já foi devidamente aprovado pelo Conselho Deliberativo do Palmeiras, mas alguns de seus membros parecem não estar de acordo com o que eles próprios acordaram meses atrás, e nova votação tem lugar hoje.

A Arena Palestra Itália é um direito nosso! É direito do torcedor e também dos associados do clube, uma vez que tantas benfeitorias serão feitas lá. A política suja e nociva de Mustafá Contursi e seus “comparsas” é que faz com que o início das obras seja adiado tantas vezes.

Vai haver um movimento da Mídia Palestrina, dos torcedores e de quem mais quiser apoiar o Palmeiras e a Arena Palestra Itália. Hoje, às 18:00 hs, estaremos na porta do Palestra, cobrando desses Conselheiros o direito de termos a nossa nova casa. EU VOU ESTAR LÁ, E O PALMEIRAS GOSTARIA MUITO QUE VOCÊ TAMBÉM ESTIVESSE!!

O MOMENTO É DE UNIÃO, PALESTRINO!! O PALMEIRAS PRECISA DE NÓS!!

  • Fernanda Lettiere

    Muito bom texto querida! Apesar de todos os percalços q nosso time vem passando não podemos jamais deixar de torcer pelo time q amamos… grande exemplo o seu 😉
    E muito boa sorte hoje lá, faça valer o direito de todos nos parmeristas q desejamos a Arena… Um grande beijo Fefa =*

  • Laura_Fiona

    Nossa Tania, imagino como deve ser horrivel assistir jogo perto dessa plantação.. como torcedores podem fazer isso com o próprio time, por mais que a fase não seja boa.. Nós torcedores devemos amar nosso Palmeiras e torcer pra empurrar o time pra frente e ajudar a melhorar alguma coisa.. Como jogadores novos como Gabriel e Vinicius vao ter tranquilidade pra adquirir experiência e melhorar seu futebol dessa maneira?? Ainda bem que essa é a minoria da torcida, e como vc disse.. do outro lado tinha um estádio inteiro apoiando!!! Mas essa fase vai passar e o nosso Palmeiras voltará a brilhar!

  • Fui assistir o jogo em um bar com meu irmão, e como lá estávamos em uma zona mista, ao primeiro erro de passe, escuto um “corneta”.
    A princípio pensamos que se tratava de um gambá, voltei pro jogo, e na segunda cornetada olhei pra trás, e para meu espanto, ele vestia o manto. Meu irmão me perguntou : “Ele tá usando a camisa do Palmeiras???” . Sim,ele estava. Era um amendoim.
    Para minha, nossa, irritação assim ele seguiu por todo jogo, soltando pérolas e mais pérolas, xingamentos e comentários patéticos.
    Eu que ali estava pra ver o jogo e torcer, perdi a paciência, a vontade e o foco no jogo. Se UM amendoim conseguiu me fazer isso, imagina dezenas e centenas durante 90 minutos, com vc em campo, tentando fazer o seu melhor? Sim, a turma do amendoim SABOTA o nosso time!
    É claro que esse time não nos enche os olhos, mas já está MUITO melhor do que era.
    O Kleber vem ai, o primeiro reforço de alguns necessários. Espero que com ele volte a paciência e o respeito para com o time.
    Nossos “torcedores” poderiam fazer uma aula com os argentinos que sabem o que é apoiar veramente o time.
    O Palmeiras é uma paixão de 15 milhões de pessoas e não saco de pancada pra meia dúzia de idiotas frustrados!
    Palmeiras pra sempre! Forza Palestra!

  • Rodolfo

    Otimo texto,Clo.
    Queria saber até quando esses amendoins vão atrapalhar o Palmeiras…
    Mas enquanto eles só reclamam nós vamos aqui humildemente sempre apoiar o nosso verdão querido.

  • Sei bem como é gente que só sabe criticar negativamente sem dar um pedaço de motivação da arquibancada. Quer cortar o tesão pleno de ir ao estádio é encontrar gente assim perto de você. A hora do jogo é hora de concentrar energias boas pro seu time de coração… a cornetagem e ranhetice não ajudam em nada. E os amendoin continuam por aí rolando. Uns frustrados, isso que eles são. Hunf!

  • Renan(@NananRe)

    Não acreditavamos no mar de mortos daquele saco de amendoins……quando puchavamos um grito…meia dúzia de mortos se arrastando….. caravana #Twitpigs pra Barueri ja!!!!! Ótimos relatos Tania..e comentários,como sempre.Bj.

  • Amendoim

    Amendoins, tbm são palmeirenses, sera q vc nunca cornetou?????? Então nao tente rebaixar torcedores!!! vc nao é mais ou menos do que os “amendoims” sao todos palmeirenses! E que mgosta de frescuragem é Bambi!!!!!

  • Caro Sr.(a) “Amendoim”,

    Talvez o seu nível de compreensão esteja um tanto quanto comprometido, uma vez que em momento algum eu disse que “amendoim” não é torcedor e tampouco que sou mais torcedora do que eles. AMENDOIM É TORCEDOR, SIM! E DOS MAIS CHATOS! Essa é a minha opinião, e ninguém é obrigado a concordar com ela.
    Quanto à frescuragem citada pelo Sr. eu estou de acordo! Os chiliques e pitis dos amendoins, lá na bancada, estavam muito mais para coisa de bambi do que de ‘parmera’.

    Ah, se esconder atrás de um pseudônimo que não o identifica, não é de muito bom tom, não é mesmo? Mais uma vez, parece coisa de bambi ou afins…

    Obrigada por acessar o Blog,
    Tânia “Clorofila” Dainesi.

  • Tânia… Por mais que a gente cobre o time e a gente queira que o time dê o seu melhor em campo, é impossível lidar com gente que vai pro estádio de mal com a vida, com gente que com o primeiro errinho imbecil, já malha fulano, sicrano e beltrano. Confesso que eu não consigo lidar com esse tipo de gente. Esse tipo de gente corneta até em jogo do time B, é mole?

    Eu acho que esse tempo sem o Palestra, é benéfico pro torcedor que tem alma de torcedor e pro próprio time… A “amendoinzada” será toda desfragmentada, e enfim, nossos ouvidos e os jogadores serão poupados de ouvir tanta imbecilidade.

    Beijo Tânia

  • Alcides Drummond

    Tânia
    Vc antecipou-se a mim. Eu iria escrever exatamente sobre isso. Falando com o meu irmão conversávamos sobre esse negócio de xingar exageradamente e eu dizia a ele que esse é um traço negativo da cultura italiana, do jeito palmeirense de ser. Meu irmão tem uma opinião com a qual compartilho de que quando passarmos a mandar os jogos em estádios nos quais o público fica um pouco mais longe do gramado, os jogadores vão melhorar de produção. É claro que isso existe também com os bambis e com os gambás, mas os xingamentos das torcidas deles é menos ouvido pelos jogadores que ficam mais distante das arquibancadas do que os nossos. Está aí, também, a explicação porque só o Palmeiras não consegue trabalhar com a base e com o bom e barato, que são as formas ideais de se formar um bom time de futebol. Eu não disse ruim e barato. Eu disse bom e barato. Mas um barato mesmo é querer formar time sem atacantes. Só o Cipullo mesmo! Estou escrevendo antes do jogo e rezo para que os deuses do futebol (só eles mesmo) coloquem em campo juntos o Paulo Henrique e o melhor atacante do momento no elenco do Palmeiras, Bruno Paulo. Um grande abraço a você e saudações verde-esmeralda a você e a todos do Blog.

  • Prucinski

    Amar o Palmeiras sobre todas as coisas !! Essa frase é forte mesmo !!! mais quem de nós tem o direito de explicar e julgar a palavra AMOR , acredito que cada torcedor ama realmente nosso palmeiras mais cada um ama do jeito que sua educação e cultura permite torcer uns chingam outros incentivam outros sempre estão de mau humor com a vida cada um do seu jeito mais com ctz AMAR nosso palmeiras todos os AMAM pois é um Amor Eterno !! então caro palestrino só estou postando essa opinião por q acho rediculo quando alguns escrevem sem pensar querendo impor um AMOR q é de todos , na minha opinião é q nossa diretoria é culpada por tudo isso q está acontecendo !! Nosso elenco é rediculo já venho falando isso algum tempo !! mais escutei mta critica né NOSSO ELENCO E BOM NÃO É RUIM !! tanta ingenuidade isso sim !! ontem contra o flamengo só tive mais uma prova de que o time não tem alma , coração e o tal AMOR pelo Palmeiras !! coitado do Marcos eterno e no guerreiro Pierre que o mesmo tbém esta sendo contagiado pelos perna de pau q temos no elenco pisando na bola e errando mtos passes , Ontem tbém convoquei duas sobrinhas uma de 4 e 10 anos para assistir o jogo com o avô palestrino doente , mais tivemos mais uma decepção !! escutar uma criança de 10 anos dizendo é só uma fase tio isso ela diz desde o ano passado !! pobre coração magoado e desrespeitado q estamos !! Torcedor vamos parar de ser bunda mole e exigir da nossa diretoria mais respeito e dignidade com nossa camisa, que conseguimos trazer Felipão te garanto q em uma smn ele faz uma limpa nesse elenco que realmente perdeu a vergonha na cara e alguns torcedores estão sendo contagiados !! Palestrinos vamos reagir e desculpas pelas palavras pois é isto q penso !! abrassssss