Time x diretoria x torcida… Só a torcida faz a sua parte?

Bandeira

Explicar a emoção de ser palmeirense, a um palmeirense, é totalmente desnecessário. E a quem não é palmeirense… É simplesmente impossível! – Joelmir Beting

 

É amigos, o Palmeiras parece que engatou uma marcha errada e não consegue ir prá frente de maneira alguma. O torcedor atônito se pergunta: “Mas o que acontece com esse time?”. E se pergunta com razão afinal, os jogadores que temos, têm futebol para bem mais do que isso à que estamos assistindo. E uma diretoria, com Belluzzo à frente, não pode patinar tanto assim.

A culpa cai sobre todas as cabeças.  Na verdade, tantos anos de insucessos acabaram gerando uma atitude perdedora em todos os setores (time, diretoria, tecnico, torcida) relacionados ao futebol do Palmeiras. 

As desculpas sempre são  diversas, dependendo de quem o desculpante quer inocentar. Quem quer aliviar para a diretoria, culpa jogadores e torcida; quem quer aliviar para os jogadores, faz  o inverso… E cá estamos nós, há 11 anos de disputas inúmeras e com um único título. Alguns (eu), consideram que temos quatro, porque a Copa dos Campeões/2000, Torneio Rio-SP/2000 e o Campeonato conquistado para a volta à Série-A, são títulos também. Outros clubes queriam conquistá-los.Mas a maioria não pensa assim.Fora esses três, foram 35 campeonatos disputados, desde a nossa maior conquista:

TabelaBlog

Não estamos com problemas desde 2009, como afirmam alguns, não é mesmo?  Estamos há mais de uma década, repetindo atitudes que não nos têm levado à nada! De 35 campeonatos disputados, ganhamos um!!! Até outro dia, culpavam a torcida que só sabe reclamar e não deixa os nossos “craques” jogarem tranquilos no Palestra. Os tais amendoins que ficam xingando o tempo todo..  Tudo bem, isso é chato, mesmo. Quem vai ao campo tem que torcer primeiro, para só depois  reclamar. Mas será que é mesmo culpa da torcida que reclama, cobra e enche o saco, o fato de o Palmeiras não conseguir se impor no Palestra?

Felipão sempre reclamava do que ele batizou de torcedor “amendoim”. Eles já existiam no seu tempo, mas foi no Palestra que conseguimos todos os resultados que nos levaram à conquista da Libertadores (os jogos fora eram um Deus-nos-acuda), nosso título mais importante (há quem discorde). Conquistamos a danada, em casa, com amendoim e tudo!!! O que foi diferente daquela vez? OS JOGADORES QUERIAM GANHAR, DE QUALQUER JEITO! O TÉCNICO SABIA FAZER SEUS COMANDADOS “QUEREREM” GANHAR!

Agora, ao primeiro jogo em que a torcida deixou de comparecer ao Palestra (ainda que eu não concorde, foi merecido), depois de apresentações ridículas no Paulistão e da desclassificação (mais uma!) antecipada,  já são conclamados os “palmeirenses de verdade”. O texto do Mauro Beting, que está no site oficial, é belíssimo e habilmente escrito. Mas que papo mais “mandrake” é esse de “palmeirense de verdade”?  O Palestra não estava cheio no primeiro jogo do Paulistão, depois de termos amarelado e entregado um título quase ganho no Brasileiro/09? A torcida não foi apoiar? Todos esperavam que o Palestra estivesse vazio, naquela tarde. Mas não estava! Duvido que se fosse outro time, mais de 17 mil torcedores estariam ali, depois de toda a dor e frustração que foi perder aquele campeonato. Depois de todas as lágrimas…

Mas agora é hora dos “palmeirenses de verdade”! Puta papo furado! Eu pego a Megafoto da Samsung, procuro e procuro e não acho a maioria desses quantificadores da palestrinidade alheia. Ficar em Tribuna, camarote, com o carro estacionado no Palestra, sem pegar fila para entrar, é muito mais fácil!   E não são ‘palmeirenses de verdade’, os que continuam torcendo, comprando camisas, mesmo depois desses anos horríveis? Não são de verdade os que vão de ônibus, metrô e ainda ficam sem condução para voltar, com esses jogos em horários absurdos? Não são palmeirenses aqueles que pagam mais caro pelos ingressos e tão pouco conforto encontram na nossa casa? Pois foram esses palmeirenses aí, de carne e osso, que tomam chuva, torram no sol, que saem do trabalho e vão direto ao Palestra, sem saber à que horas vão conseguir chegar às suas casas, que não compareceram ao jogo (muito mal jogado, por sinal),diante do Mirassol “United”. QUEM É QUE PODE CULPÁ-LOS? Não é falta de amor ao Verdão! O torcedor está de saco cheio! Ofereçam bons espetáculos que o público certamente aparecerá!

E QUE TAL OS PALMEIRENSES DE VERDADE LÁ DE DENTRO DO PALESTRA, DEIXAREM DE LADO A DISPUTA PELO PODER, E COMEÇAREM A TRABALHAR DIREITO? Chega de fazer burrada!! PODEM PARAR COM ISSO! Podem parar de se esconder! É hora de todo mundo, dar a cara para bater!! Precisamos parar de arrumar desculpas, parar de segregar a torcida e dividi-la em fatias, é preciso que cada qual faça a sua parte para que o Palmeiras supere essa fase horrorosa. O torcedor nunca deixou de amar e apoiar o Palmeiras. E nunca vai fazê-lo! Quem não tem feito a sua parte são os jogadores, diretoria e comissão técnica. São os palmeirenses da imprensa que nunca saem em defesa do Palmeiras, quando é de direito! Que ficam “pagando pau” para os outros times, enquanto “plantam” na cabeça do palestrino que no Palmeiras a coisa está errada e só no vizinho é bacana. Façam a sua parte parando de detonar o Palmeiras aos microfones da imprensa. Abracem o Palmeiras vocês também!! 

 Não foi por culpa da torcida que ganhamos um único título  desde a Conquista da Libertadores. Foi pelos times ridículos que foram montados; pelos presidentes “nem aí” que desmontaram bons times e venderam jogadores em hora errada; pelos  técnicos horríveis que comandaram nosso time (Levir Culpi, Márcio Araujo, Bonamigo, Candinho…), pelos jogadores medíocres que algumas diretorias permitiram vestirem a nossa camisa, pelos salários e bichos não pagos… Falar em união, em deixar as divergências de lado, é fácil… Mas que tal os cardeais palestrinos se unirem e pararem com essa papagaiada toda de situação “rachada” e  oposição trabalhando contra? Aí é que o bicho pega. São essas alianças e conchavos que interferem na hora de  se tomar decisões benéficas ao Palmeiras. Tá todo mundo sempre de mãos atadas para não quebrar a frágil aliança que mantém forte a situação. Para não melindrar egos imensos… Parem de pensar em vocês e pensem mais no Palmeiras, porra!

VAMOS SAIR DESSA FASE LAZARENTA EM QUE ESTAMOS AGORA, TENHO CERTEZA! MAS SÓ SE VOCÊS  AJUDAREM A TORCIDA E NÃO O CONTRÁRIO!

A nossa torcida é maravilhosa! O nosso pacto com o time foi feito no momento em que viemos ao mundo! É reafirmado no sangue que corre em nossas veias, é sentido no nosso coração, ainda que despedaçado tantas vezes. É extravasado nas nossas lágrimas, sejam de alegria, ou não. Ninguém tem que nos dizer como amar o Palmeiras! Já nascemos sabendo isso! E jamais abandonaremos o Verdão!! Façam o que diz  e faz  a torcida: TEM QUE JOGAR COM A ALMA E O CORAÇÃO!!!

 

  • Bárbara

    Nussssss foi d arrepiar………..sensacional…….. jah passamos por tantas coisas…..há tempos estamos com um grito preso na garganta……ja estivemos tao perto d solta-lo….é incrivel a nossa torcida será q não jah fizemos d + por um time q não nos recompensa???? CLARO Q NAUM….. TD Q FIZERMOS E + UM POUCO NÃO SERA O BASTANTE P DESMONSTRAR O AMOR Q TEMOS POR ESSE TIME!!!!! Estamos sempre c vc palmeiras…. só não fecharemos os olhos p as coisas q não estao certas……

    *PALMEIRAS MINHA É VIDA VC*

  • Como sempre….. perfeita sua análise !!! Cada um fazendo sua parte, a ” coisa ” anda de forma correta.

    Abços do amigo Marcello Lima

  • Deddy Gatti

    Você sempre transforma nossos sentimentos em palavras, Tânia. Nossa torcida é maravilhosa, nosso amor é incondicional pelo Palmeiras e tenho certeza que se os jogadores sentissem esse amor, entrassem em campo com um único pensamento : AMOR, HONRA e GARRA por vestir essa camisa, voltaríamos ter alegrias. Se entendessem que quando gritamos, “Ei, Palmeiras minha vida é você!” Gritamos com toda pureza que temos e toda verdade que sabemos! Por mais que nos faça sofrer, Palmeiras, minha vida é você! Esse é o nosso lema e sempre será, sempre estaremos contigo!
    Parabéns Tania, nossa PALESTRINA mais querida!

  • Sensacional !!

    Tânia, concordo com voce em tudo que voce escreveu ai!!

    E é como voce disse no twitter, Só falta o Cipullo querer demitir a torcida, por que o resto ele já fez

    #ForaCipullo

  • Nelson da Cunha

    Bela defesa do maior patrimônio do Palestra. E não há quem discorde disso. Quase vinte milhões de palestrinos espalhados ao longo do planeta-bola, e que não merecem passar a humilhação que passamos agora. Com silepse de pessoa e tudo.
    Mas com Pessoa: ” Navegar é preciso. Viver não é preciso”. A vida não se faz com regra e esquadro, mas com sentimento, por isso não tem precisão. Mas ir em frente, navegar, isso sim pode ser medido, ponderado, planejado. E essa não é a função da torcida, da nossa grande torcida. Nossa função é torcer, aplaudir, vaiar, rir, chorar. Planeje-se, ponderer-se, meça-se, mas mexam-se todos, mas não mexam conosco, pois a única culpa que possuímos nesse vale de lágrimas é respirar Palmeiras 24 horas por dia, todo dia, todo hora, com um só refrão: Da-lhe, porco, dá-lhe, porco, eu o amo meu Verdão.

  • Mais um ótimo texto, meus parabéns !
    Mais uma vez a culpa caiu sobre nossas cabeças. Pobre torcedor, que além de tomar sol e chuva, além de pagar o ingresso mais caro do Brasil, além de ver seu time dar vexames contra os poderosos Santo André, São Caetano, Mirassol, Ponte Preta, agora é apontado como culpado pelo fracasso do Palmeiras.
    A torcida está fazendo sua parte a muito tempo. A torcida vem pagando mico a muito tempo.
    Então quem precisa pagar o “pacto” do Mauro Beting ?
    – Nossa diretoria, que se mostra a cada dia mais fora de sintonia. Que esses senhores (pra não falar outra coisa) comecem a pensar que o Palmeiras não é a casa deles, e que o Palmeiras não lhes pertence. Chega de politicagem, chega do “quanto pior, melhor”. O Palmeiras é um clube de futebol ! Comecem a olhar mais para o futebol e menos para os ganhos políticos, porra !
    #ForaCipullo
    – Nossos jogadores, que devem honrar a camisa que vestem. Que vazem todos os insatisfeitos.
    – Nossos gloriosos jornalistas esportivos torcedores do Palmeiras. Pelo amor de Deus, ou vocês unificam esse discurso (um para os palmeirenses e outro para a torcida em geral) ou vão caçar serviço ! Vamos ver se os palmeirenses de verdade da mídia esportiva também encampam esse chamado do Mauro Beting. Principalmente Mauro Beting.

  • Régis Girona

    Clap! Clap! Clap!

    Meus parabéns Tânia!

    E citar Joelmir Beting foi uma grande sacada!

    É a prova que nem sempre “filho de porco, porquinho é”…

    E quanto a análise, se vc quisesse podia ter voltado mais ainda no passado.

    De 1976 até 2010 são 34 anos!!!

    Desses 34 anos fomos o verdadeiro grande Palmeiras em 8!!! (1993 a 2000)

    Será que a diretoria sabe disso? Será que o Belluzzo tem a dimensão da esperança que ele representava? Será que não é motivo suficiente pra ele bater na mesa, parar com o que está dando errado, e arrumar essa casa de vez?

    Ou teremos que esperar outro que tenha coragem pra fazer isso?

    Da minha parte, concordo contigo: meu pacto está selado com o Palmeiras desde 1976, ano em que nasci…

    Mas estou esperando o Palmeiras cumprir a parte dele…

    Abraço!

  • Isabella

    “Parem de pensar em vocês e pensem mais no Palmeiras, porra!” “A nossa torcida é maravilhosa! O nosso pacto com o time foi feito no momento em que viemos ao mundo! É reafirmado no sangue que corre em nossas veias, é sentido no nosso coração, ainda que despedaçado tantas vezes. É extravasado nas nossas lágrimas, sejam de alegria, ou não. Ninguém tem que nos dizer como amar o Palmeiras! Já nascemos sabendo isso! E jamais abandonaremos o Verdão!!” disse tudo, clô 🙂
    Como sempre seu blog maravilhoso né haha! beijos!

  • Dionelson

    Pois é Tânia, o sentimento Alviverde nunca se apaga, não é a toa que somos chamados de “A TORCIDA QUE CANTA E VIBRA”, pois nunca, repito NUNCA deixamos de apoiar o time, fosse os jogadores que fosse, o técnico que fosse, estavamos lá, apoiando e vibrando junto do time, e enquanto alguns dentro do clube, não deixarem o ego de lado e passarem a se preocupar com a instituição e não com os interesses pessoais, veremos isso que está acontecendo dentro de campo, perdendo para time como Rio Claro, empatando com Rio Branco, Mirassol… A nossa parte está sendo feita, falta eles fazerem a deles…

  • Esse nosso Verdão ultimamente só tem caído. Mas acredito na evolução, pois nosso time é um time de superar os gols perdidos, e lutar quando se quer realmente. Basta que a diretoria e os jogadores usem e honrem a camisa, como os torcedores o fazem. Mais uma vez parabéns pelo seu texto. Adoro e sempre que vejo que você escreveu algo, venho correndo para ler. Um beijo e sucesso!

  • Ruysap

    Muito bom…verdadeiro tapa na cara em alguns profissionais da mídia e palestrinos bajuladores do poder.

  • Cynthia Souza

    Por mais tristeza que sentimos, com o nosso time perdendo tanto, nunca deixamos de amar e incentivar o Palmeiras, pq acima de tudo, ainda acreditamos que daremos a volta por cima.

  • Diego Lago

    Tânia, pra mim, o seu texto foi definitivo sobre esta questão!
    Eu me senti ofendido a ser chamado de “um palmeirense de mentira”, pois não fui uma das vítimas enganadas no último sábado. (Vítimas sim! O Palmeiras virou uma grande propaganda enganosa. A gente paga o ingresso esperando uma coisa que prometem e na verdade nada acontece!).
    É uma sanagem alguém falar isso. O ano passado, até onde eu me consigo me lembrar, a torcida sempre apoiou o time, mesmo quando os jogadores já davam “sinais estranhos”, que não correspondem em nada com a grandiosidade de nossa camisa.

  • Irineu Curtulo

    Esse merda de jornalista só tem um lugar na mídia porque nasceu herdeiro.

  • Perfeito Baronesa!
    Disse tudo o que nós todos temos vontade de dizer!
    E sobre a besta do Mauro Betting,não passa de um “torcedor modinha” igual a torcida rosa do Jd Leoflor…Só torcem quando a coisa está boa
    É favor os escroques Mauro Betting e PVC esquecerem que o PALMEIRAS existe pois estou farto desses 2 modinhas que são piores que JUDAS

  • AugustoBH

    Parabéns pelo texto. Sensacional. Tão transformando o Palmeiras em time pequeno, e poucos tão percebendo isso. Tomara q exista alguém na diretoria q leia seus posts, bem como os do Seo Cruz no Cruz de Savóia.

    Abs, Augusto-BH.

  • Sergio R.I.Mendonça

    Gostei muito do texto, a verdade esta ai. Esse jornalista e muitos outros que constantemente estão na mídia, NÃO PAGAM INGRESSO, NAO COMPRAM CAMISAS DO TIME, NAO ASSISTEM AOS JOGOS, somente aparecem para se manterem na mídia e não cairem no esquecimento. Eu pago meus ingressos e de miha familia, compro produtos originais, além de ser sócio do clube, não ganho nada de ninguém, sou torcedor de arquibancada e quero que esse jornalista e todos os outros vão tudo tomar no …

  • Este comentário eu recebi no e-mail do Blog…
    Enviado: quinta-feira, 1 de abril de 2010 20:20:10

    Gostei muito do seu blog e da maneira como expressa seus sentimentos com relação ao nosso Verdão!!
    >
    > Parabéns, você conseguiu unir inteligência, razão, emoção e paixão!!!
    >
    > Muito Bacana!!
    >
    > Abraços,
    >
    > Júlio