SOCORRO! EU QUERO MEU PALMEIRAS DE VOLTA!

Este, poderia ter sido apenas mais um tropeço. Coisa que  acontece. MAS NÃO É VERDADE! Desde a conquista do Paulistão 2008, que o Palmeiras amarga as consequências de inúmeros e sucessivos erros. O  time, estratégicamente montado para ser campeão, foi desfalcado de seu craque e ídolo, antes da metade do Brasileiro/08. De nada adiantaram os pedidos, campanhas e até o mesmo a criação de um site. Nossos dirigentes, tão amadores, venderam Valdivia. E o Palmeiras nunca mais foi o mesmo… Moral da história: sem um único jogador que chamasse a responsa e jogasse muita bola, perdemos o campeonato.  Mas, graças à derrota do Flamengo, ganhamos a vaga para a Libertadores/09, e o torcedor (só o ingênuo), com o coração sangrando, ‘comemorou’ a classificação como se fosse título… A culpa do campeonato perdido? Ah, essa foi dos jogadores (a maioria dispensada depois) que fizeram corpo mole..

Veio 2009, e com ele um novo presidente: Belluzzo! Tudo o que a gente queria! Modernidade, transparência, arrojo! Pois sim! O planejamento (deixado a cargo do técnico) ruim, as contratações equivocadas e a atual falta de capacidade de Luxemburgo,com seus “craques” inventados, jogaram fora um Paulistão (na semifinal), uma Libertadores (diante do fraquíssimo Nacional) e uma Sulamericana. Com o time mal das pernas no Brasileiro/09, Luxa foi demitido. Jorginho  assumiu, e de 12 partidas ganhou 11. O Palmeiras ressurgiu! Mas, sem experiência(?), Jorginho deu lugar ao badalado e campeão Muricy Ramalho, que conseguiu perder o campeonato mais ganho da nossa história! O torcedor tinha seu coração dilacerado outra vez, e da maneira mais cruel. A culpa? Dos jogadores que fizeram corpo mole por ciúme de Vagner Love…  de Obina e Maurício, sumariamente dispensados  por Cipullo, após trocarem sopapos em uma partida decisiva…  dos juízes…  dos torcedores que agrediram o centroavante do time…
 
Mas 2010 prometia. Muricy montaria o time à sua maneira e então as esperanças do torcedor renasceram. Só que, contratamos um técnico de ponta, e não lhe demos um time de ponta e nem mesmo um atacante.  A  Traffic, estranhamente parou de investir; nenhuma contratação ‘dava certo’; o fax que confirmaria a liberação de um atacante, nunca chegava e as “águas paradas” no Palestra Itália começaram a cheirar mal. Uma vergonhosa derrota  (4 x 1) para o São Caetano, pelo Paulistão 2010, foi a gota d’água e, num acordo que manteria o ineficiente  Cipullo, Muricy e Toninho Cecílio (outro incapaz) foram demitidos.  A culpa? Dos jogadores que fizeram corpo mole e “fritaram” o técnico (disse a torcida), de Muricy que não deu liga (diria a diretoria), afinal o time é muito bom (afirmava Cipullo); da parceira que não queria um técnico que barrasse contratações meia boca (diz o bom senso)…

Chegou então o inexperiente (esse pode?), Antonio Carlos Zago. Em sua estreia, colocou em campo o Palmeiras menos retrancado, que o torcedor tanto queria ver. Sem brilho, mas jogando certinho e com vontade, batemos os bambis com facilidade. No jogo seguinte, goleamos e despachamos o Flamengo/PI, pela Copa do Brasil. Num passe de mágica, as contratações (meia boca) voltaram, a máquina de fax, finalmente funcionou!! Mas o que foi sorte de estreante (só ontem me dei conta) não durou muito tempo… O Palmeiras foi à Rio Claro enfrentar o lanterna do campeonato e… PERDEU!!! A culpa? Da chuva e do gramado ruim. Como é que um time que é mais técnico (eu também me fiei nisso) pode jogar em condições tão adversas?

Nenhuma ‘maquiagem’ pode esconder por muito tempo a verdadeira ‘cara’ de um time ou de uma pessoa… O Palestra Itália, foi o palco escolhido para que a “cara feia” da equipe e do trabalho amador da nossa diretoria se mostrasse para o torcedor.  Diante do Santo André,  o Palmeiras caiu, mais  uma vez, com direito a levar até gol de ‘letra’. Pobre e incrédulo torcedor palestrino… Mais um vexame, de um time ridículo, sem vergonha alguma de perder para os “Rios Claros” e ‘Santo Andrés’ da vida! Time covarde, omisso, que nunca é cobrado forte por ninguém.  Quem lá do Palmeiras tem culhão para encostar e enquadrar esses caras que não honram a camisa? Porra, Belluzzo! Tá faltando comando aí!!!

Jogadores sem alma… como Diego Souza (nosso maior investimento!) que, por não saber jogar sob pressão, se escondeu o jogo inteiro, só dando toquinho de lado. Ele ainda chutou com total apatia, nas mãos do goleiro, uma puta oportunidade de marcar. E antes do final da partida, deu um “jeitinho” de ficar fora do muito provavel, próximo vexame. Já não temos ataque, e a defesa batia cabeça o tempo todo. Os adversários saindo na cara de Marcos de tudo quanto é jeito. O meio de campo não armava, Diego e Cleiton, que depois pediu para sair (eu, hein?) se escondiam… Armero pressionado não rendia o esperado; Eduardo também não; Edinho não funciona como zagueiro, mas a tetraplégica da novela vai estar fazendo aulas de ballet, antes que o nosso Depto Médico nos devolva Maurício Ramos; Souza (que foi bem ano passado) estava perdidaço; Lenny, que poderia ser um bom banco, tinha que resolver ao lado do “poste” Robert, e sua única jogadinha. Pierre, coitado… até ele se contaminou com a ruindade toda e não foi bem. Marcos (falarei dele em outro texto), nervoso, inseguro, falhou bisonhamente no segundo gol, mas nos salvou em outras oportunidades…

O PALMEIRAS DE HOJE É UM CATADO! Catado, que a nossa diretoria, por puro amadorismo (acredito nas boas intenções de Belluzzo), nos deu. Não sabem trabalhar e isso é fato! Passaram Luxemburgo, Muricy e agora, Zago, e o Palmeiras continua com a mesma cara!!! Sem graça, sem ousadia, sem brilho, sem fibra, sem magia… Magia que nos arrancaram à fórceps… O time luta, mas não tem padrão de jogo e, todo desarrumado, não chega a lugar algum. E, DESSE JEITO, NÃO VAI CHEGAR NUNCA!! Até são bons jogadores, mas  sem brios, sem gana de vencer. Não adianta inventarem uma desculpa diferente a cada tropeço. Não adianta tentarem enganar o torcedor… O que vão fazer agora? Contratar o técnico do Santo André? Ou jogar só contra os bambis, em todas as partidas que faltam?

Sinto que a diretoria perdeu completamente o sentido de orientação e vai naufragar… E O QUE É PIOR, ARRASTANDO O MEU TIME  COM ELA!!!!

Vamos nos preparar torcedor! Estamos sendo sugados para dentro de uma infernal Máquina do Tempo. Querem nos levar para 2002,outra vez, e enfiar um punhal em nosso coração! Vamos enxugar as lágrimas, remendar o coração, colocar a cabeça no lugar e dizer: NÃO!!! NÃO VAMOS ACEITAR E NEM PERMITIR QUE ISSO ACONTEÇA! SOMOS APAIXONADOS POR ESSE TIME! Muita calma nessa hora, palestrino! Queremos o nosso Palmeiras de volta, então  é hora de nos unirmos e nos fazermos mais fortes! O Palmeiras é nosso, e muito maior do que os que agora o prejudicam. E é so ele que nos interessa!

Que Deus ilumine as cabeças daqueles que ainda  podem mudar essa situação… 

  • Qro muito meu Palmeiras de volta!! Não o Palmeiras de 2008, qro o meu PALMEIRAS!! Inteiro, com vontade, com raça e com aquela força que sempre fazia os adversários entrarem em campo com frio na barriga, suando frio.. VAAAAAI PALMEIRAS!!!!!!

  • Irineu Curtulo

    A questão não passa pela esperança que depositamos, não, nem pelo amor incondicional que temos pelo Palmeiras, o problema é muito maior que nós, “simples” torcedores, imaginamos. Não participarei de “chutes” pra tentar decifrar esse enigma, mas que existe algo de muito estranho nesse elenco, isso existe. Por mais que demonstremos paciência com essa diretoria e, principalmente, com essa “Tráfico”, fica claro que nunca existiu, realmente, interesse pra que essa pareceria funcionasse, e aponto o “caso Mago” como o maior exemplo disso. Jamais, e digo jamais porque será sempre jamais, o DS apareceria como um craque com o Mago desfilando seu MARAVILHOSO futebol e carisma com a nossa “10″. Tinham que sumir com a ALEGRIA, tinham que por fim a um SONHO pra que o alto investimento (US$ 4,5 milhões) pudesse se apresentar, mas isso jamais aconteceria, pois a ALEGRIA, o SONHO, a MAGIA fora escurraçada do Palestra. Posso estar cometendo um tremendo erro de avaliação, mas jamais o Palmeiras foi o mesmo sem o MAGO. Nos iludimos em 2009 com a liderança no BR, nos iludimos com gol feito do meio de campo (nunca mais fará outro, tenham certeza disso), enfim, nos iludimos com uma parceria que jamais se mostrou parceira. Tomara eu esteja enganado de tudo isso, tomara!

  • Josi

    Tania querida… vc me fez chorar ao ler seu texto… falei ontem para meu pai: será que estão querendo nos dar de volta a dor amarga que passamos em 2002? não, não podemos aceitar isso… nosso Palmeiras é time grande… pq então está se apequenando frente a times medíocres?? Pq não temos mais jogadores que realmente honrem o manto q vestem? com exceção de Marcos e Pierre, e um pouco o Danilo tb, os outros parecem ser uma cambada de mercenários, somente isso… não aguento mais os sarros que tenho que ouvir sempre que um jogo do Verdão se encerra… toda semana é a mesma coisa, e vem sendo assim já há um bom tempo… aff, não dá… não somos palhaços… espero do fundo do coração que a diretoria comece a agir logo… ou o jogo Paulista X Palmeiras aqui em Jundiaí não será no Jaime Cintra, mas sim no Cemitério dos Ipês! =(

  • Andreia

    Tristeza………………………………………… só isso que sinto no meu coração.

    “palmeiras amor eterno”

  • marlon cardoso

    Muitooooooooooo Boooooom ! parabéns..

  • Isabella

    Muito bom o texto Tânia 🙂 E eu quero o Palmeiras de 2008 de volta urgentemente :/

  • Nelson

    Análise perfeita novamente. Bem lúcida sobre os problemas que atravessamos e com esperança de se encontrar uma solução…Tb gostaria muito dessa solução, mas realmente falta liderança, dentro e fora do campo.

    Nelson da Cunha

  • É verdade que o INCRA vai desapropriar o Parque Antártica para fins de Reforma Agrária? Parece que a alegação é BAIXA PRODUTIVIDADE NA ÁREA VERDE.
    {8¬)

  • lincoln

    KD O #MARCOSFACTS DEU UMA NO OLHO DO NETO

  • chinfrin

    Obs: aonde vc disse sobre D Souza, “nosso maior investimento” mude para maior investimento da Traffic. E acho que eles não trarão mais jogadores de nível, como Henrique, Keirrson, D Souza, Xavier…ficaremos com os nossos que são “melhores” não saem na noite e jogam muito…segunda, terça, quarta…