ENQUANTO OS REFORÇOS NÃO VÊM…

Eu ainda não tinha escrito sobre Palmeiras x Portuguesa. Fui ao jogo, assisti à tudo de pertinho e, ainda assim, não havia quase nada a dizer. Talvez eu pudesse reclamar, mas nem eu mesma consegui identificar o que estava errado com o time.

O relógio do microondas marcava 2h40 da manhã da sexta-feira, e lá estava eu, parada, no meio da cozinha, pensando em algumas coisas, pensando no jogo à que tinha assistido, no Palestra. Só uma palavra descreve o que foi aquilo: brochante. O pessoal corre, se esforça, mas tá tão esquisito que nada funciona, nada dá certo… Cleiton não estava no time, o que já é um baita problema, porque não temos ninguém para armar o jogo como ele, e a falta de atacantes  é um problemão. Quem é que esperava ficar sem dois deles? Obina (tenho saudade),  foi impulsivamente dispensado, e Vagner Love, alguns torcedores fizeram correr daqui. Tá certo que precisamos de contratações. Mas a falta de atacantes não faz a gente tomar os gols bestas que temos tomado…

A Lusa abriu o placar, numa falta de sorte de Armero (que até estava jogando a contento), e depois tivemos que correr atrás do prejuízo. Pobre Armero! Corre, se esforça, suporta a pressão, mas a sorte anda muito madrasta nessa má fase que o jogador atravessa. A bola bateu na cara do adversário e foi cair nos pés do atacante da Lusa. Marcos nada pode fazer.E o Robert nada de marcar um gol. AI QUE SAUDADE DO OBINA! Mas ainda bem que temos um zagueiro artilheiro! Danilo, com chute forte, preciso, tratou de igualar as coisas. Diego mandou uma na trave. Foi um pecado, para uma jogada individual tão linda… E foi só.

 
Mas quando o jogo acabou, um lance chamou a atenção do torcedor. Eu só soube depois. Armero foi até a torcida e pediu desculpas pela falha e pelo gol que acabou proporcionando à Lusa, sem querer. Que dignidade tem esse colombiano, hein? E ele tem o meu respeito e a minha torcida para que consiga encontrar seu melhor futebol.

Veio o final de semana, e o Palmeiras foi à Bragança (cidade da amiga Andréia), enfrentar o time da casa. Cleiton estava de volta, para formar dupla com Diego, e aí a conversa já era outra. Armero, que pediu para não jogar, para se recuperar psicologicamente, acabou dando lugar à Wendel; Edinho, foi para a zaga, substituir Léo. E o Palmeiras precisou de apenas seis minutos, para que a dupla Cleiton e Diego “pintasse” o jogo com outras cores. Numa levantada linda e genial de Diego, Cleiton abriu o placar chutando por cima do goleiro. Passe e finalização de encantar o torcedor. Era o Verdão na frente e com pinta de arrasador!

Só que depois do gol, o Bragantino começou a reagir e, pela esquerda, criava jogadas que levavam perigo ao Palmeiras. Aos 20′, o Bragantino marcou um gol, mas o juiz já havia apitado falta no lance. O Palmeiras criava algumas  chances mas, estranhamente, se mantinha recuado. O Bragantino, por sua vez, pressionava e chegou a marcar outra vez. Para nossa sorte, houve impedimento, devidamente assinalado pelo árbitro. A gente até estranha quando o juiz apita lances capitais corretamente. Embora não vá aceitar nunca, o palmeirense já está acostumado a ser roubado.

E o primeiro tempo terminou sem brilho algum, embora estivéssemos vencendo. Destaque apenas para algumas boa jogadas da dupla Cleiton Xavier e Diego Souza. Robert esteve apático, Sacconi errava várias vezes e Figueroa e Wendel tinham problemas com a velocidade de Esquerdinha e Diego Macedo.

Veio o segundo tempo e novamente aos 6′, o Palmeiras, que voltou atacando, marcou o seu gol. Wendel cruzou da esquerda e o goleiro do Bragantino soltou nos pés de Robert que, mais esperto, tratou de guardar. 2 x 0!!! Até que enfim!!  Parecia que o destino do Bragantino estava selado. Parecia… Não sei se, pela vantangem conseguida, ou algum outro fator determinante, mas o Palmeiras, mais uma vez, repetiu o roteiro e deixou que o Bragantino viesse prá cima. Um bom chute de fora da área, exigiu de Marcos uma bela defesa. Aos 13′, não teve jeito. O Bragantino cobrou falta e Marcos, atrapalhado pelo sol (ele já reclamava antes da cobrança), nem viu onde a bola entrou. Pô Marcos, tem que usar um boné, uma viseira, né?

O Palmeiras continuava recuado e o Bragantino, depois do gol, se mostrava ainda mais motivado. Muricy colocou William no lugar de Sacconi. Eu reclamei! Dada a apatia de Robert, queria que Lenny entrasse no time. E ele entrou aos 33′. E exatamente aos 33′, o Palmeiras tomou o segundo gol. Quixadá, em jogada individual, chutou forte, de dentro da área. Marcos rebateu e o próprio Quixadá marcou. Era o empate! E o time da casa tava em cima do Verdão. O torcedor palestrino mal podia acreditar!

Mas sabe como é, né? A gente fica bravo, reclama, mas deixar de torcer, de acreditar… NEM PENSAR! Eu, que já queria o Lenny no time, depois de vê-lo entrar, torcia muito para que se saísse bem. O garoto é raçudo, sabe jogar e só precisa de sequência.  Cinco minutos depois do empate do Bragantino, enquanto na Arena Barueri, Rogério Ceni brincava de “Onde está Wally” com a bola e Robinho … Uhauhauhauha, Maestro Xavier cruzou da direita e o menino, iluminado, só escorou para fechar o placar!!  A torcida explodiu de alegria! Lenny comemorava com a felicidade do garoto que é. Garoto que sabe jogar que nem gente grande (melhor que Robert)!  Garoto que veste a camisa verde-esmeralda mais linda do mundo e sabe disso!

BOOORA, VERDÃO! CONTRATA AÍ, BELLUZZONE! VAI SER SÓ APERITIVO, EU SEI, MAS VAMOS GANHAR ESSA PORRA!!!

  • Sérgio Stampar

    Muito bom post Tânia!
    Realmente, concordo com você sobre o Armero. No ano passado ele era uma boa alternativa pela esquerda. Acho que ele precisa de um tempo, fora da titularidade, para voltar a ter segurança!
    Desde o primeiro momento eu disse (veja meus twitts) antes do campeonato. O Lenny pode ser um diferencial, desde que volta a jogar o que jogava nos Bambis Cariocas…
    Vamos aguardar, não estou tão seguro com essas contratações.
    Beijos
    Sérgio

  • clayton

    Enquanto muricy estiver no time, essa apatia, esse recuo, essa falta de brilho sempre vai acontecer. Parece que o time ta preso, que nao se solta! Desde que muricy chegou, no 1×0 sobre o fluminense ano passado, o time tornou-se totalmente pragmatico, dependendo do irregular diego souza, e de cleiton xavier, que quando marcado individualmente desaparece!

  • Armero: também admirei sua dignidade, e acho q ele vai fazer de tudo pra voltar calando a boca de muitos. Apesar de achar que Gabriel Silva vai assumir aquela posição num futuro próximo. Bom saber que ele tem vergonha na cara, e veja que Muricy lhe dá chances exatamente por isso!
    Marcos usando boné: Sempre achei que goleiro de boné fica com cara de A-3 do Paulistão, mas naquele momento teria adiantado um lado…rsrsrsr

  • JOSI

    Muito bom seu texto, Tânia! concordo com o que disse sobre o Armero.. eita má fase hein?? tudo dando errado pra ele… mas ele tem dignidade realmente… o fato de pedir desculpas pra torcida mostrou isso!
    Sobre o Lenny, sou meio suspeita pra falar… em 2008, qdo ele não fez um só golzinho no Verdão, todo mundo o criticava e eu sempre o apoiava, não queria que saísse não… daí em 2009 ele começou o ano mto bem, mas teve a contusão, e agora, 8 meses depois, está tendo sua chance novamente… espero que ele consiga se firmar no time… eu acredito no garoto! =) meio que o adotei rsrs vc me entende né?

    Parabéns por sempre escrever textos fantásticos!
    bjossss verdes!

  • “Enquanto na Arena Barueri, Rogério Ceni brincava de “Onde está Wally” com a bola e Robinho …” HAHAHAHAHAHAHA!!!! muito bom! inteligente, preciso e gostoso de ler! isso que é importante. Confesso que não gosto muito de ler e um texto desse tamanho geralmente não leio mas foi escrito com o coração (e o cérebro claro rsrs) e isso me prendeu e eu li tudo e parabens! concordo com tudo e você leu meu pensamento sobre o Armero, eu lembro ele jogando a pré-liberta e deixando o lateral deles loucos! driblando correndo (como sempre) e eu sempre gostei dele mas a sorte não sabe quando acaba e não se sabe quando volta e por isso ela pode voltar a qualquer momento (eu espero).
    Ótimo texto! #Tinhaqueserpalmeirense!!!