TEM QUE JOGAR COM VONTADE, PALMEIRAS!

Eu não esperava um tropeço do Palmeiras no Beira Rio. Me lembrava de quando o Inter, chegando da conquista do Mundial de Clubes, recebia o Palmeiras que, mesmo com time mais acanhadinho, lutando como um leão, saiu com um empate, quando poderia e merecia ter sido o vitorioso. E, depois da luta ferrenha em HellCife, na terça-feira, era só o que poderíamos esperar: um time aguerrido e brigador. Ainda que o árbitro fosse o Beltrami… Juizinho safado, que é caseiro só quando está em outras paragens, bem longe das Perdizes.

Eu sei que tanto jogadores quanto torcedores,  estão com as “antenas” voltadas para a Libertadores, mas se é o Palmeiras que está em campo, eu espero sempre por muita luta e vontade de vencer. Só que nem bem o jogo começou, numa vacilada, o atacante colorado  saiu livre na cara do Marcos, que conseguiu chutar e tirar a bola. Respondemos no minuto seguinte, pena que Keirrison desperdiçou a oportunidade. “Pô, seja mais esperto, K9! Vai prá cima do marcador, caramba!”. Não sei qual era a intenção de Luxemburgo ao colocar Marquinhos em campo. Seria  deixar K9 ainda mais enrolado? O moleque já anda numa fase meio braba, se “escondendo” algumas vezes, mas, jogar com Marquinhos é de matar. Cruza mal, passa mal, perde bola infantilmente. Deve ter um empresário e tanto o rapaz. Onde será que anda o Lenny??? E qual o motivo para Ortigoza estar no banco? Luxa subestima o espírito de luta e a qualidade dos adversários. Não é porque o Inter, com a cabeça na Copa do Brasil, foi com um mistão à campo (fato que o Kleber Machado não se cansava de repetir), que nós podemos jogar com qualquer esquema tático. Que idéia mais estapafúrdia a de colocar Maurício de lateral (temos Wendel) e deixar Marquinhos caindo pela direita. Não entendo o fato de que jogador suplente, que faz boas partidas (Sacconi, Wendel, Ortigoza, Lenny), volte para o banco e, os que nunca jogam bem, a gente seja obrigado a engolir, na marra. Vide Jeci, Capixaba e agora Marquinhos. O Palmeiras, para Luxa, é apenas uma grande vitrine. Por isso, sob seu comando, já perdemos alguns títulos, bem fáceis de ganhar.

E, se o Palmeiras não se apresentava bem, o juiz, resolveu entrar em ação. Marcou um escanteio mandrake, no “grito” do jogador colorado e o Inter abriu o placar. Marcos é Santo, mas não é Deus. E essa “falha” do juiz iria nos custar caro, pois mudou completamente o jogo e quem sabe o resultado, também. Mais tarde, ele ainda iria expulsar injustamente Pierre. Só que o Palmeiras não jogava bem (nem por isso o juiz tem direito de “errar”). Cleiton Xavier errava passes demais. Acho que Luxa prejudica esse jogador com seu”exquema”, e acho também, que essa camisa 10 é muito prá ele. Tivéssemos um outro meia para jogar com ele, Cleiton poderia render bem mais. Diego (que joga bem), para armar, não é uma boa… “Quem armava, que era uma maravilha, você mandou embora, Luxa!! Só que o problema não eram só os passes errados, os chutes a gol (pouquíssimos) equivocados; faltava brilho, vontade de ganhar, faltava jogar com mais responsabilidade para quem usa a camisa verde esmeralda mais linda do mundo. Que apatia é essa, que apareceu já em muitas partidas nesse ano? Contra o Colo Colo, no Palestra; contra o Santos, Inter… Só pelo fato de usar essa camisa o jogador tem que entrar com “sangue no zóio”, caramba! E Luxa? Não é ele quem tem que motivar a equipe? Tá sempre arrumando desculpas, que, infelizmente, uma boa parte da torcida “engole”.

O jogo corria… Na vez em que Marquinhos acertou um passe, K9 escorregou lá na linha de fundo, próximo ao gol… Armero, muito faltoso, também não me agradava… Ai, ai,ai…  Aos 32′ não fosse Marcos, teríamos levado mais um… 35′, uma tabela K9, Diego, K9, e a bola passa raspando… Que falta de sorte… Mas eu esperava que no segunda etapa, pudéssemos buscar pelo menos o empate, que já seria de bom tamanho. Começou o segundo tempo e Luxa chamou Capixaba… meeeeeu Deeeeeeus!  O que será que Luxa pretende com ele em campo? Tirou o limitado Marquinhos para colocar o “cracaço” (ironic mode ON) do Capixaba, mas, pelo menos, colocou Ortigoza (no lugar de Danilo), o que já nos dava uma esperançazinha… Mas que nada! Até que melhoramos, é verdade, mas só porque alguns tinham uma vontade maior de buscar. K9, infelizmente, continuava como um “enfeite” no ataque. Cleiton, já dentro da área, não conseguiu dominar um passe excelente de Diego. Luxa colocou Mozart no meio  campo, mas ele não acrescentou nada. Tentou, é verdade, mas nada criou que nos ajudasse a mudar o placar. E, aos 48′ o Inter marcou mais um e fechou a conta. Final de partida… Um minuto de silêncio… O grande estrategista, motivador, que havia em Luxemburgo, morreu… Marcos falou um “monte”… Não entende quem não quer…  Espero que os nossos jogadores, nas próximas partidas, consigam se motivar e jogar tudo o que sabem (e sabem bem mais que isso)… E sorte nossa que temos Marcos…

NA RAÇA, VERDÃO!! O BRASILEIRO AINDA VAI LONGE, MAS NA LIBERTADORES FALTA SÓ UM POUQUINHO… FORÇA, PALMEIRAS!!!

 

  • Esmeraldino

    Oi Tânia. Ói nois aqui traveiz. Que bom poder escrever, compartilhar com vc a condição impar de ser palestrino. Bela postagem. Vc voltou em lindo estilo.
    Tânia, não vou abrir postagem pois não quero prejudicar o jogador, e muito menos o Palmeiras, mas digo aqui em seu blog, sem nenhum medo de errar que o canelinha de cristal é um blefe. Não fique chocada com o que eu disse, mas é a mais pura expressão da verdade.
    Ficar parado na frente, na garapoa como se diz lá no interior, esperando a bola chegar o Alex Mineiro também fazia e também era artilheiro, além de ajudar na marcação. Esse cara não faz nada é baita chupa-sangue e eu, em 40 anos de militância no futebol, garanto que ele não é muito melhor do que isso, não, Eu vi o Coritiba jogar ano passado e ele já era assim, cagão, medroso e que evitava as divididas. Como eu venho dizendo há muitos anos, chega de enfeitadores. Jogadores de força, já. Vc viu como os gambás melhoraram com um time de força ? Mas que se frise que eles também jogam com 10, com uma diferença. O nosso camisa 9 não joga bem porque não sabe. O deles porque não pode! Anote aí, apesar da imprensa a gambazada também tem um quase blefe no time. Tania mande-me um e-mail confirmando o seu endereço para eu repor no Observatório. O que eu vejo aqui tem um sópalmeiras embutido e termina com uma data e outras letras miúdas, isto é, não é o endereço exato. Por favor, passe-me assim que puder. Um abração e uma ótima volta. Abraços do Esmeraldino.

  • Henrique

    Que bom voltar a ler seus comentarios Clo… que por sinal são ótimos.
    Mas ñ concordo com alguns pontos que vc falou aqui, Certo que a tocida do verdão é mto exigente, mas acho que o jogo contra o inter ñ foi tão ruim assim. Achei que o time se comportou bem em campo, achei tbm que ñ faltou toda essa vontade que vc menciona…
    As vezes cobramos mto de um time que ñ pode render td isso que esperamos.
    abraço!

  • Oi Henrique, obrigada por acessar o Blog e pelas palavras. Sabe que talvez você esteja certo, e eu tenha exagerado na minha bronca. Mas é que fiquei sem internet dois meses e, portanto sem ver o Verdão jogar, anão ser o jogo contra o Santos quando fui ao Palestra.
    Ouvia só no rádio e, depois de termos conseguido resultados maravilhosos na Libertadores, graças à raça, empenho e uma puta vontade de ganhar (sem contar os milagres do Santo, né?), eu, sinceramente, esperava mais da garotada.
    E eu acredito que esse time pode render, sim. No começo do Paulista, não conseguimos aquelas partidas maravilhosas por acaso. Por isso minha bronca maior é com Luxa. O que ele anda fazendo que K9 e Cleiton já não rendem o mesmo que antes?
    Quero ganhar a Libertadores! Mas quero o Brasileiro, também!
    A Libertadores está pertinho, hein? O Boca Juniors já caiu fora e o caminho até a final, está ficando cada dia mais fácil. Dá até um friozonho na barriga pensar nisso, não é mesmo?
    Vamos continuar na torcida. Somos exigentes, mas temos um amor do tamanho do mundo pelo nosso Palmeiras!!!

    Saudações Clorofiláticas!

  • Henrique

    Entendo vc( como esse comentário sábio fica dificil ñ entender). Se Deus quiser, vamo ganhar essa libertadores… acho q esse friozinho está na barrga de cada palmeirense…
    abraço!!!