É PERDENDO QUE SE APRENDE A VENCER…

Nossa! O Palmeiras perdeu e até parece que foi uma catástrofe. Nenhum de nós queria esse resultado, é verdade. Mas foi absolutamente normal. A nossa molecada, que nunca encarou uma parada dessa, até que deu conta do recado. Ninguém tremeu, ou se escondeu. Alguns ficaram perdidos na marcação adversária, como foi o caso do K9. O time da LDU, mais malandro e experiente, tirou proveito das jogadas aéreas. O Palmeiras, se não estava brilhante, também não estava morto em campo, não. Lutou e buscou o tempo todo. Eu gostei da postura do Verdão em Quito e acredito que o aprendizado da derrota de hoje, nos será muito útil nas vitórias que iremos buscar  amanhã. E temos que levar em consideração que, um adversário melhor que o Potosí, nos faria ter que correr mais, marcar mais, e estávamos na altitude, não é mesmo? Então, perdemos por causa da altitude? Claro que não, mas ela era mais um para combatermos e limitava o belo futebol do Palmeiras,que vem encantando a todos nós.

O jogo já começou atrasado. O Palmeiras que tinha feito seu aquecimento, teve que esperar 15 minutos até que retirassem a ‘tonelada’ de papel que a torcida local (bem América Latina, mesmo) jogara  no campo. O jogo, em seu início, mostrou a LDU melhor e o Palmeiras ainda meio tímido, com posse de bola, mas errando muitos passes. Eu estava nervosa prá caramba e  imagino que a nossa garotada estava pelo menos ansiosa e ainda tinha a história da bola mais rápida. Vai ver por isso errávamos os passes de curta e longa distância. Até os 10′ a LDU criou duas chances praticamente seguidas. Um arremate de Bieler, com uma grande defesa de Marcos, e uma cabeçada de Campos que raspou a trave palestrina. Aos 11′ um torpedo vindo da intermediária, obrigou Marcos a mais uma grande defesa. Aí o Verdão começou a se acertar em campo e as suas jogadas usuais até começaram a aparecer.

O nosso futebol crescendo e quem marcou foi a LDU. Saco! Bola levantada na área do Palmeiras e Calderón, IMPEDIDO, cabeceou pro gol. Isso sem falar na falta em Armero que o juiz não marcou, dando prosseguimento à jogada que resultaria em gol. PQP! Normalmente já é difícil; desse jeito então… Mas eu tava botando fé no Verdão. Não era um futebol brilhante, mas o Pameiras buscava. E não demorou muito. 4 minutos, apenas. Diego mandou um torpedo, o goleiro rebateu e Willians chegou para marcar seu primeiro gol com a camisa esmeraldina. Ah, moleque! Prá mim, foi lindo ver o garoto que era ‘corredor descalço’ em Aracaju, mostrar competência diante da campeã LDU, em sua própria casa.

O jogo estava movimentado, mas tem dia em que não é prá ser…  Aos 34′, Ambrossi lançou na área; Edmílson fez a cobertura mas, numa infelicidade, Marcos decidiu (acho eu) sair com os pés ao invés de agarrar a bola. Uma fração de segundo, uma decisão errada e tomamos o segundo gol. Ele que já tinha feito grandes defesas, acabou imerecidamente sendo o responsável pelo gol. E não acredito que Bruno teria feito uma partida melhor. Mas eu disse que o Palmeiras buscava… Segundo tempo e num 4-4-2, Maurício deu lugar a Marquinhos. O resultado logo apareceu. Xavi numa cobrança de falta, levantou na área e encontrou Edmílson livre para cabecear e empatar. Era o Palmeiras mostrando que tem cacife para uma Libertadores, sim senhor!!  E já estava melhor que a LDU. Luxa ainda colocou Lenny e Evandro. Pena que numa cobrança de falta, Manso colocou no ângulo, sem defesa e colocou a LDU à frente mais uma vez. O Palmeiras ainda assim esteve melhor, mas aos donos da casa coube dar uma ‘freada’, fazer o seu jogo e garantir o placar.

Podemos escolher discutir sobre a falha do Marcos; os erros defensivos; a afobação do Danilo, a “ausência” de Capixaba; a “palidez” de Evandro; sobre como o Diego segurou a bola excessivamente; como o Marquinhos (sem ritmo) errou alguns passes ingenuamente; sobre o erro de Luxa em não colocar mais um volante após o gol do Edmilson,  mas eu prefiro ressaltar que não nos acovardamos e lutamos até o final. E não pude deixar de lembrar de Palmeiras x Guaratinguetá no Paulistão 2008, quando tomamos três gols, as críticas se fizeram duríssimas; mas o Verdão mesmo derrotado, mostrou o perfil do time que viria a conquistar o Paulistão. Oxalá a história se repita… Eu boto fé nesse time! E você? 

  • Durante a noite eu estive pensando o porquê dessa derrota, de forma tão horrível, (não pelo placar, mas sim pelo futebol apresentado). A minha opinião o jovem time do Palmeiras sentiu sim o peso da Libertadores, e ainda por cima entrou com um pouco de salto alto, devido ao inicio arrasador na temporada.
    Mas a derrota tem sim seu lado positivo, afinal não foi a estréia que a nação palestrina, jogadores e comissão técnica queriam, mas o Palmeiras perdeu na hora certa, quando ainda se pode perder, mas acima de tudo essa derrota serviu para baixar um pouco o “oba oba” desse jovem time que com certeza absoluta, ainda dará imensas alegrias ao torcedor.

    Agora bola pra frente, erguer a cabeça, e voltar ao paulistão, pois lá, o Palmeiras ainda esta invicto.

  • Rolembergue

    Se corrigirmos os erros dessa primeira partida, seguramente teremos uma primeira fase que será uma barbada. Nao se esquecer que esse tal de LDU é o atual campeão, portanto nada a reclamar. A Libertadores começa mesmo nas oitavas. Essa primeira fase ja tá no papo. Que venha Colo-Colo, Sport, Bambis, Gambás (ah! esses não estão…). Nesse jogo só não gostei da presença do Marcos, pois já chegou a vez do Bruno, que devia ser o reserva do Diego Souza. Cada um tem sua vez, né? Tá na hora do Marcao parar. Vai lá e conquista essa Verdão. Aliás Tania, voce é mulher (sem essa de machismo, claro) mas vai entender de futebol assim, lá na China. Estou orgulhoso de voce.

  • Tânia.
    Livramo-nos do peso da invencibilidade e dos 100%. Confesso-lhe que sou supersticioso. Assisto aos jogs em um mesmo lugar, do lado direito da tela, evito chegar para ver o jogo após haver sido iniciado porque acho que dá azar e uma tenho uma série de rituais a serem cumpridos. Interessante é que quando não cumpro os meus rituais, o Palmeiras perde. Ontem fui antender a um telefonema na hora do início do jogo e não vi a partida começar. Perdemos. Pode parecer uma grande coincidência ou uma grande bobagem, mas é sempre assim.
    Qdo vi aquela tonelada de papeis no meio campo pensei: eles fizeram isso para prejudicar o aquecimento do Palmeiras. O time entrou louco para o jogo começar mas acabou esfriando. Fica como lição.
    Sobre o K9 é isso aí mesmo. Ele vai sumir em determinados jogos, mas certamente não será tão inoperante quanto Alex Mineiro. Vou repetir. Precisamos de outro centro-avante de características diferentes, um rompedor, para mudar a forma de jogar quando necessário. Ontem era.
    Não vou esmiuçar o jogo. Você já o fez com grande propriedade. Quero dizer a todos de uma irregularidade que ninguém registrou no lance da bola dividida. Foi um toque de mão muito visível do jogador da LDU que não foi irregular tivessem as leis do jogo uma linearidade e a “regra fosse clara” como insiste em dizer aquele palhaço da Rede Globo. Fosse um jogador do Palmeiras diriam que ele ajeitou com a mão. Se falam assim quando é contra o Verdão, o mesmo eu posso reclamar quando é a nosso favor.
    De qualquer forma perder para o campeão da Libertadores por 3 X 2 muito mais pela falha individual gritante de nosso goleiro do que por jogar mal, não é, como disse em meu blog, o fim do mundo. Mostramos capacidade de reação e revertemos o placar duas vezes. O que ninguém imaginava é que aquele argentino ia bater uma falta daquelas. Certamente ele vai tentar 100 vezes e vai acertar apenas uma. Aquela que infelizmente só entra nas redes do Palmeiras. Parece até vodu!
    Um abraço Tânia e anuncie seu blog em meu blog toda a vez que postar. A “Leal Palmeirense” tem de aprender que este é um espaço destinado a todos os palmeirenses.
    Saudações clorofiáticas

  • Andreia

    Também me lembrei do jogo contra o graratingueta no ano passado,perdemos mas foi bom porque assim o time se arrumou e deu no que deu “campeão paulista” e se DEUS quiser vai se repetir o mesmo perdemos para ldu mas vai dar tempo do time se arrumar e ser campeão da libertadores da américa.
    Tânia tenho certeza que esse ano vamos ter muitas alegrias com o nosso amado palmeiras.
    “palmeiras minha vida é vc”

  • Aversa

    Para, Rolembergue, o Marcos catou umas 3 lá que prova que ele é o cara e é bem melhor que um genérico mau caráter dele que tem por aí. Ele não devia jogar contra a LDU porque chegou em cima da hora, ficou parado bastante tempo e estava doente, mas daí a dizer que São Marcos tem que parar…
    Quando ele está 100% ele é o titular e não tem discussão. Se não estiver 100%, tudo bem, porque aí ele faz 3 defesas de melhor do mundo e logo depois faz uma cagada igual a que ele fez e põe tudo a perder.
    Agora mudando do verde pro pink.
    Quanto ao gol impedido, tudo certo. Já compensaram. Só pra estes cucarachas aprenderem, no Panetone, jogada legal, atacante colombiano sai na cara do gol, finta o tosco goleiro Tosco e… impedimento.
    Agora a honra do Brasil está lavada.
    Esse apito rosa está cada dia mais descarado…

  • Esmeraldino, eu também tenho meus rituais para assistir aos jogos do Palmeiras. E ontem, encontrei com uma pessoa quando chegava em casa, quase na hora do jogo. Um palmeirense, daqueles prá quem o time sempre está ruim e sempre vai perder. Pois eu também fiquei achando que foi ele o “culpado”… uhauhauh

    Concordo que precisamos de um outro centroavante com diferentes característicase, mas não podemos nos esquecer que precisamos também de um lateral-direito. Prá ontem.

    Jogamos contra um time mais forte, mais malandro e a nossa garotada (Luxa também)teriam que ficar atentos aos pontos fortes (jogadores)da LDU, que nem eram tantos assim. E isso porque o “olheiro” do Palmeiras foi lá. Mas tá tudo certo, uma lição sempre é bem-vinda. Principalmente se ela vem no começo da competição.

    Não termos ficado sabendo da expulsão do Armero, foi o fim da picada. Foi a “assinatura do recibo” de péssima transmissão que proporcionaram ao torcedor.
    Nem o narrador e tampouco o comentarista sabiam quem tinha saído time, nas substituições. E não souberam também que Armero foi expulso. Quem acompanhou a transmissão do Sportv, só soube no dia seguinte, pelo jornaleco. Uma vergonha!

    E você meu amigo, divulgue o Observatório Alviverde aqui também. Meus leitores merecem conhecer o seu Blog e debater com palmeirenses da qualidade dos frequentam o OAV.
    http://www.observatorioalviverde.blogspot.com

    Saudações Clorofiláticas (é emprestado, tá?)

  • Aversa, eu gostaria muito de saber quem financia o apito rosa. Porque o trabalho é em grande escala.
    O que tem de gente “trabalhando” em prol do apito rosa, não é brincadeira.
    O gol impedido da LDU, não “enxergaram”, mas “enxergaram” o impedimento do Independiente, que simplesmente não existiu…
    Sem “muletas” esse time não anda, hein? E bota descaramento nisso…

    Abraços

  • Tânia

    Oficialmente estou lhe doando a partir de hoje o termo saudações clorofiláticas!
    Se o seu blog é o da clorofila, nada mais justo que voce mande esse tipo de saudação.
    Os royalties que cobrarei de vc pela cessão é esta nossa amizade amalgamada pelo nosso amor sincero ao
    “green team”, nos que fazemos parte da “Leal-Verde” como eu batizei a nossa torcida. Se eles são fiéis, nós somos muito mais, somos leais.
    Green Greetings
    Esmeraldino

  • Confio no trabalho iniciado e acredito na recuperação. O potencial da equipe é imenso.

    Perdemos para nós mesmos, através de falhas individuais.

    “Construir para poder conquistar! Acreditar sempre!”

  • Camila s2

    aah, eu só quero o MAAGO de volta e nada mais importa !
    tee amo MAAGO, vooolta! POOOR FAAAVOR!
    foora Luuxa, *——-*
    Valdívia, meu amor, minha vida!