400 VEZES… SÃO MARCOS!

Dizem que o sol nasce no Oriente… ou seria em Oriente?

36.000 minutos…
3.600.000 batimentos cardíacos… 648.000 respirações… 540.000 abrir e fechar de pálpebras… dores… treinos… broncas… risos… mais dores… lesões… recuperações… fisioterapia… decepções…  muita garra… amor… cirurgias… paciência… caráter… honra… lágrimas… brincadeiras… dedicação total… derrotas… vitórias…  fé… milagres…

Tudo isso, amigos, nós recebemos durante os 9 anos ou 400 jogos em que o Marcão, majestosamente, vestiu a nossa camisa. Temos uma história grandiosa de goleiros fantásticos, mas nenhum como Marcos Roberto da Silveira Reis. Essa lenda viva da história do Palmeiras que, permita o bom Deus, ficará embaixo das traves palestrinas ainda por muitos anos. Uma estrela de quinta grandeza que tem a alma tão grande quanto o seu talento e caráter.

Todos dizem que o Brasil sempre teve os melhores goleiros. Pode até ser. Mas igual ao Marcão não há no mundo inteiro. Você conhece algum craque que é querido e respeitado por torcedores de todos os times? Conhece, sim… Marcooos! Só ele! E isso nos enche tanto de orgulho, que o coração às vezes nem cabe no peito. E quando somos presenteados com suas defesas? Seus milagres? Só quem é palmeirense para saber o que se sente nessa hora.

Quem há de se esquecer da Libertadores de 99? Ele, reserva, entrou no time… pra nunca mais sair. E com as suas inacreditáveis defesas, que passaram a se chamar “milagres”, nos deu a inédita conquista da América. Encantou a Nação Palestrina e o Brasil… e virou Santo. São Marcos de Palestra Itália…

Quem não se lembra, em 2000, de novo na Libertadores, quando a falsidade e a hipocrisia sucumbiram nas mãos de São Marcos? Ele lavou a alma de milhões de torcedores, apenas com um penalti defendido.

Qual brasileiro se esquecerá da Copa do Mundo de 2002? Da conquista do Pentacampeonato? Do goleiro perfeito que parou os melhores atacantes europeus e encantou o mundo? Qual palmeirense não ficou maravilhado ao vê-lo chegar em carro aberto vestindo orgulhosamente a camisa do Palmeiras? E o que dizer de suas entrevistas e declarações sempre cheias de humor e simpatia, que vão direto ao coração de quem as ouve?  Esse é o Marcão…

O mesmo Marcos, que em 2002, após a glória do Penta, viu seu time de coração viver seu período mais obscuro, mais triste. E com que amor e garra ele passou por tão atribulados momentos. E com que grandeza de alma, recusou uma oferta do Arsenal (e não inventou a proposta, viu?), para ficar e levar o seu tão amado Palmeiras ao lugar de onde nunca deveria ter saído. Que outro atleta trata o seu torcedor com tamanho respeito? Só mesmo o nostro Santo.

A vida sempre tão generosa com o craque, cobrou bem caro tudo que lhe deu. Nosso Santo sofreu… contusão após contusão. Tratamentos, remédios, fisioterapias, volta antecipada, nova contusão, cirurgias, dores, medos… Pobre Marcos! Se fosse um simples mortal teria desistido, mas ele é “blindado” pelo amor que lhe dedicamos e nada o faz desistir, esmorecer…

Alguns disseram que ele deveria se aposentar; outros, com a inteligência etílicamente comprometida, se atreveram a dizer que ele estava “podre”… que grandes imbecis, não entendem nada de futebol. O Marcão está aí, do jeito que a gente gosta, pegando tudo como só ele sabe fazer. E cada vez melhor, se é que é possível melhorar a perfeição. Quem não chorou ao ouvi-lo antes de entrar em campo na final do Paulistão?

Quem não vibrou, ao vê-lo como um menino, dar a volta olímpica, logo depois? Ele é o grande comandante desse time. Sozinho já garante 50% do nosso tão sonhado Penta. Foi por isso que Luxa bancou o Marcão no gol, porque ele tem o espírito de campeão. E não importa se a camisa é nº 1 ou nº 12. Se é o Marcão quem está com ela, a gente confia.

Parabéns, Marcos! Estamos comemorando 400 jogos e ainda vamos comemorar 500, 600… Agradecemos do fundo do nosso coração por você vestir a camisa do Palmeiras. O nosso amor por você é infinito e nunca poderemos lhe retribuir tanta dedicação e carinho. E desde já saiba, passe o tempo que passar, nunca iremos ver aquele gol sem você. Porque cada vez que olharmos aquelas traves, mesmo que tenhamos cem anos, iremos ver o nosso Santo, de camisa azul, braços abertos, olhos fechados, apontando para o céu… essa é a imagem que estará impressa em nossos corações pra sempre…

  • Tânia:

    Parabéns pelo texto e homenagem. Nosso Goleiro merece.

    Depois de tantos percalços, Marcos vem realizando uma temporada acima da média, digna de seus melhores momentos.

    “Construir para poder conquistar! Acreditar sempre!”

  • Marta

    PQP É O MELHOR GOLEIRO DO BRASIL MARCOSSSS!! E É DO VERDÃO, É PALMEIRENSE 🙂

    Que venha os 500 jogos, Obrigada São Marcos por defender o manto alviverde com amor, raça e dedicação.

    belissimo texto 🙂

    beijão

  • ernesto

    São Marcos granja, tudo q vai no gol entra, frangão q toma os gols + ridículos, gremio, fluminense, cruzeiro, atletico pr, etc., chega de enterrar o verdão, não serve nem prá jogar solteiro x casado.
    O falso ídolo, hexa desclassificado da copa do brasil, as 4 últimas vergonhosas: asa de arapiraca, vitoria, sto andré, sport.
    Com frangão em campo não tem placar em branco.
    Seu passe é valioso, ninguém quer, só os cegos palestrinos, vale só . . . sem milhões.
    Os bambis, corintianus, adoram, enqto ele jogar o verdão só vai ganhar títulos protestados.

  • Ernesto,
    Obrigada por acessar o Blog e também por comentar.
    Apesar de não concordar com a sua opinião, eu a respeito. Faço apenas uma ressalva: gambás não gostam do Marcos,afinal nunca conseguiram nem chegar numa final de Libertadores (e morrem por isso) por causa dele, sem contar que não fazem gols no Palmeiras há dois anos (no Paulista era o Marcos). E acho que bambis também não gostam, porque aquele goleiro de hóquei (vive de joelhos) que eles tem, nunca conseguiu ser titular e Campeão numa Copa do Mundo, Marcão já, e com todos os méritos. E você sabe que ele recebeu uma proposta do Arsenal, de verdade, enquanto que o dos bambis forjou, além de ter passado dez anos no clube sem ganhar nadinha. E os goleiros dos times que você citou também tomam cada frango, né? Na semi do Paulista o Léo Lima fez a festa… Enquanto que os bambis precisaram da usual ajuda do juiz para marcar, de mão, lembra?
    Procura reparar e vai ver que os outros também tem cada coisa ruim prá lembrar.
    Marcos já nos deu muitas alegrias.

    Abraço
    Tânia “Clorofila” Dainesi

  • Marta

    huahuahuahuahua Ernesto bambi VAI TOMAR NO SEU CÚ!!

    O merda do rogégio não serve nem para amarrar as chuteiras de São Marcos, haaaaaaaa quanta inveja heim!!

    ROGÉRIO CUZÃO..RESERVA DO MARCÃO!!

    E que coisa heim vocês que tanto falaram do roubo dos gambás em 2005 estão fazendo mesmo coisa, alias se superam 2007, 2008, mais um campeonato que podera ser conquista com o apito rosa amigo, veja bem, eu disse PODERA, porque meu Palmeiras vai incomodar e muito ainda.

    VAI SE FUDE, BAMBI!!

    humm se bem que vocês gostam né huahuhauhua